Estive a estagiar lá até há poucas semanas. Espero que não chegue a Castelo Branco, não me dava jeito ter de faltar.
Ouves dezenas de noticias em centenas de milhoes de vacinas tomadas. Provavelmente tens mais hipoteses de morrer num acidente se te meteres no carro hoje do que teres um efeito adverso da vacina da gripe. Como profissional de saude devias saber disso.
E não estou a dizer que a vacinação devia ser forçada, mas quem recusasse devia assumir a responsabilidade, sendo a maneira mais óbvia a baixa não remunerada. Mas da responsabilidade moral ninguem vos livra, se não estão dispostos a fazer um pequeno sacrifício pessoal para o bem comum, deviam ter escolhido outra profissão. Logo os enfermeiros, sempre à cabeceira do doente 24h, bla, bla... São muito dedicados mas é só para o que vos interessa...
Vamos deixar-nos de conversa fiada.
Avant, diz-me lá, foste vacinado?
É que tem tanta obrigação moral e social um Enfermeiro vacinar-se para estar "disponível" para cuidar dos outros, como têm obrigação os outros cidadãos (os que segundo a tua opinião, podem escolher se querem ou não ser vacinados) de fazerem tudo para não ficarem doentes e não contribuir para encher urgências e serviços de internamento.
Afinal de contas, isto é uma sociedade e a liberdade de um começa onde acaba a do outro.
Vais obrigar-me também a fazer anti-retrovíricos e antibióticos permanentemente, só para prevenir que eu fique doente quando exposto à carrada de "bicharada" que à pelo hospital?
Deixem-se de hipocrisias.
Vocês falam da vacina da gripe como se fosse a salvação para todas as doenças. Em ambiente hospitalar à diversos tipos de doentes e alguns têm doenças bem mais contagiantes e mortais. Acham mesmo que existem vacinas para todas elas??
Quem não sabe, mais vale estar calado. Parece aqueles treinadores de bancada ao sábado à noite no café da terrinha [8b]
Ok, já percebi que os enfermeiros portugueses estão na posse de informação privilegiada que a OMS e a nossa DGS não dispõem.
Quanto às restantes questões colaterais, os Srs. moderadores que avaliem...
Chato é conspurcar o tópico com posts sem sentido desviando o fio condutor da conversa só porque sim. Essa sim, uma atitude boa do treinador de bancada ao sábado à noite no café da terrinha.
Casos de Gripe A no Hospital da Guarda aumentam para 41
2011-01-11 11:34:18
Guarda – O número de casos de Gripe A aumentou para 41 no Hospital da Guarda, informou fonte do conselho de administração de administração da Unidade Local de Saúde (ULS).
O número de casos de gripe aumentou no Hospital Sousa Martins, na Guarda, e chega agora aos 41. Dois profissionais de saúde estão internados sob vigilância médica, 36 estão a recuperar em casa e há três utentes internados, mas todas com outras patologias além da gripe.
Entre profissionais e utentes do Hospital desde sexta-feira foram detectadas 77 pessoas infectadas com os vírus da gripe em circulação este ano no país: 28 pessoas tem o tipo A e 49 o vírus do tipo B.
Nenhum dos profissionais de saúde tinha tomado a vacina sazonal, adiantou a Direcção-Geral da Saúde, e o seu afastamento obrigou ao reforço da escala com colegas vacinados. Segundo a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, apenas 30% a 40% dos profissionais de saúde se vacinam contra a gripe - um número abaixo do desejável.