Confirmados 27 casos de gripe entre funcionários do Hospital da Guarda

Ò ginho, já se percebeu que és a Madre Teresa de Calcutá em pessoa.

Fica por explicar a falta coerência em relação à toma da vacina, ponto esse bem mais grave.

Vocês falam da vacina da gripe como se fosse a salvação para todas as doenças. Em ambiente hospitalar à diversos tipos de doentes e alguns têm doenças bem mais contagiantes e mortais. Acham mesmo que existem vacinas para todas elas??

Quem não sabe, mais vale estar calado. Parece aqueles treinadores de bancada ao sábado à noite no café da terrinha [8b]

Ouves dezenas de noticias em centenas de milhoes de vacinas tomadas. Provavelmente tens mais hipoteses de morrer num acidente se te meteres no carro hoje do que teres um efeito adverso da vacina da gripe. Como profissional de saude devias saber disso.

E não estou a dizer que a vacinação devia ser forçada, mas quem recusasse devia assumir a responsabilidade, sendo a maneira mais óbvia a baixa não remunerada. Mas da responsabilidade moral ninguem vos livra, se não estão dispostos a fazer um pequeno sacrifício pessoal para o bem comum, deviam ter escolhido outra profissão. Logo os enfermeiros, sempre à cabeceira do doente 24h, bla, bla... São muito dedicados mas é só para o que vos interessa...

Vamos ver se eu percebi bem..

A última vez que fiz a vacina da gripe sazonal fiquei logo 3 dias de cama e para não meter baixa tive que fazer trocas com colegas para ficar o serviço assegurado.. Será que deveria meter baixa e pedir ao Hospital que me indemenize pelos danos causados ? É que se meter baixa tiram-me 20% do ordenado..

Ainda não percebi muito bem a comprovação efectiva da vacina.. há 4 anos que não a faço e nunca fiquei doente..

Esta historia da baixa só numa ditadura..

Ok, já percebi que os enfermeiros portugueses estão na posse de informação privilegiada que a OMS e a nossa DGS não dispõem.

Para quem ler este tópico e não ser desinformado pelas barbaridades que aqui se escreveram, sugiro:

WHO | Influenza
Direcção-Geral da Saúde

Quanto às restantes questões colaterais, os Srs. moderadores que avaliem...

Vamos deixar-nos de conversa fiada.

Avant, diz-me lá, foste vacinado?

É que tem tanta obrigação moral e social um Enfermeiro vacinar-se para estar "disponível" para cuidar dos outros, como têm obrigação os outros cidadãos (os que segundo a tua opinião, podem escolher se querem ou não ser vacinados) de fazerem tudo para não ficarem doentes e não contribuir para encher urgências e serviços de internamento.

Afinal de contas, isto é uma sociedade e a liberdade de um começa onde acaba a do outro.

Vais obrigar-me também a fazer anti-retrovíricos e antibióticos permanentemente, só para prevenir que eu fique doente quando exposto à carrada de "bicharada" que à pelo hospital?

Deixem-se de hipocrisias.

Vamos deixar-nos de conversa fiada.

Avant, diz-me lá, foste vacinado?

É que tem tanta obrigação moral e social um Enfermeiro vacinar-se para estar "disponível" para cuidar dos outros, como têm obrigação os outros cidadãos (os que segundo a tua opinião, podem escolher se querem ou não ser vacinados) de fazerem tudo para não ficarem doentes e não contribuir para encher urgências e serviços de internamento.

Afinal de contas, isto é uma sociedade e a liberdade de um começa onde acaba a do outro.

Vais obrigar-me também a fazer anti-retrovíricos e antibióticos permanentemente, só para prevenir que eu fique doente quando exposto à carrada de "bicharada" que à pelo hospital?

Deixem-se de hipocrisias.

Claro que fui vacinado. Mau era estar para aqui com estas coisas e não ter sido vacinado. Em 2009 fui das primeiras pessoas a ser vacinado contra a gripe A, pois estava na "frente" da batalha, e fiz parte do grupo de trabalho para a pandemia do H1N1 no meu hospital.

Há recomendações para a vacina da gripe, e esta não engloba toda a população.

Todas as recomendações apontam para a vacinação dos profissionais de saúde, não só por serem um grupo de risco para contágio, como também para evitar situações de contingência, da qual este episódio do H. da Guarda é um perfeito exemplo - vários profissionais do mesmo serviço adoecerem ao mesmo tempo. E quem diz os profissionais de saúde, pode-se dizer de outros serviços essenciais, como forças de segurança.

Acho que isto é mais do que claro.

Vocês falam da vacina da gripe como se fosse a salvação para todas as doenças. Em ambiente hospitalar à diversos tipos de doentes e alguns têm doenças bem mais contagiantes e mortais. Acham mesmo que existem vacinas para todas elas??

Quem não sabe, mais vale estar calado. Parece aqueles treinadores de bancada ao sábado à noite no café da terrinha [8b]

A vacina da gripe serve para prevenir... surpresa, a gripe!

Ninguém, repito, ninguém afirmou que a vacina da gripe sazonal era a solução para os problemas do mundo.

Aqui discute-se uma premissa bastante simples e linear, que até o indivíduo mais leigo na matéria compreenderá certamente.

Chato é conspurcar o tópico com posts sem sentido desviando o fio condutor da conversa só porque sim. Essa sim, uma atitude boa do treinador de bancada ao sábado à noite no café da terrinha.

Ok, já percebi que os enfermeiros portugueses estão na posse de informação privilegiada que a OMS e a nossa DGS não dispõem.

Quanto às restantes questões colaterais, os Srs. moderadores que avaliem...

A mesma OMS que falas, é a mesma que foi posta em causa quando no ano passado (após ter passado toda a histeria da gripe A e se ver que a peixeirada já tinha passado), que terá sido pressionada para declarar estado de pandemia em Abril de 2009! E por quem? talvez pelo lobby e indústria farmacêutica que foi a única que teve algo a ganhar! Se acredito?? Aii acredito piamente nisso!
Credibilidade da OMS? Baixou muito!

Não possuímos informação privilegiada que a OMS e a DGS não dispõe, mas até o o próprio bastonário da Ordem dos Médicos, que teve um pouco de senso nesta situação e nunca revelou se ia ser vacinado ou não... (se realmente tivesse sido vacinado, não andava com rodeios). Tomando como exemplo este, e concerteza haverá muitos mais e mesmo de altos governantes a nível mundial, daí voltar referir que grandes governos à face deste planeta, recusaram a vacina administrada em Portugal, o que coloca logicamente em causa a DGS portuguesa, que acredito também ter sido forçada! claro que não passam de teorias de conspiração, das quais poderão nunca vir a ser confirmadas, mas será sempre algo que qualquer profissional de saúde já ouviu falar!

Chato é conspurcar o tópico com posts sem sentido desviando o fio condutor da conversa só porque sim. Essa sim, uma atitude boa do treinador de bancada ao sábado à noite no café da terrinha.

Exactamente!
O desvio iniciou-se quando alguém decidiu por em causa o profissionalismo de uma classe profissional... E lógico que quem tem orgulho naquilo que faz diariamente, defende com o quanto possa as suas convicções e os seus![;)]

Casos de Gripe A no Hospital da Guarda aumentam para 41 | Jornal Digital

Casos de Gripe A no Hospital da Guarda aumentam para 41
2011-01-11 11:34:18

Guarda – O número de casos de Gripe A aumentou para 41 no Hospital da Guarda, informou fonte do conselho de administração de administração da Unidade Local de Saúde (ULS).

O número de casos de gripe aumentou no Hospital Sousa Martins, na Guarda, e chega agora aos 41. Dois profissionais de saúde estão internados sob vigilância médica, 36 estão a recuperar em casa e há três utentes internados, mas todas com outras patologias além da gripe.

Entre profissionais e utentes do Hospital desde sexta-feira foram detectadas 77 pessoas infectadas com os vírus da gripe em circulação este ano no país: 28 pessoas tem o tipo A e 49 o vírus do tipo B.

Nenhum dos profissionais de saúde tinha tomado a vacina sazonal, adiantou a Direcção-Geral da Saúde, e o seu afastamento obrigou ao reforço da escala com colegas vacinados. Segundo a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, apenas 30% a 40% dos profissionais de saúde se vacinam contra a gripe - um número abaixo do desejável.

Suponho que também seja justo sobrecarregar quem cumpriu as suas obrigações... de facto esperto foi que não se vacinou, que está em casa a comer caldos quentes, quem se vacinou que trabalhe...

Back