Posso opinar?
Para o Lino, nenhuma.
Mas das 3, aquela que oferece de certeza uma convivência mais agradável seria a Superb, pelo facto de ter DSG.
A dsg é uma cx fantástica, embora dependa da dsg (há várias).
Mas para o género de carro em causa, ser dsg ou ZF não é distintivo.
O que as distingue é a velocidade com que reagem às reduções no modo manual.
Estas carrinhas familiares a gasóleo estão mais orientadas para andar em auto e aí as de conversor de binário são até mais suaves.
Mas mais a tua certeza não faz muito sentido, porque eu, por exemplo, seja para o dia a dia, seja para viagens, etc. prefiro cx manuais. Prefiro o convivio com cx manuais, embora nalguns carros reconheça que as auto fazem sentido.
Outro tema o motor 2,2 da ford que se não me engano é o bloco utilizado nas ford transit e nos defender dos últimos anos, tenho ideia de que é muito fiável, fico com a ideia que o pessoal opina com pouca fundamentação.
Outro tema diferente é a marca jaguar como um todo e o conceito de fiabilidade associado, que talvez não seja tão bom como por exemplo um Audi ou um BMW.
Estas 3 carrinhas são diferentes mas todas elas válidas, só talvez não sejam grande troca para quem vem de um 520d.
Mas depende do que se procura, a SuperB tem muito espaço, em especial espaço para as pernas dos passageiros traseiros, o Jaguar é um carro aproximadamente ao nível do 520d e o motor anda bem para um 4 cilindros e pelo menos na versão sedan tem um um comportamento porreiro para um carro familiar de quase 5 mts.