Lino,
Acho que para ti, e considerando a leitura que faço do que gostas/ valorizas, nenhum dos 3 exemplares te vai satisfazer. Isto considerando que o teu serie 5 não tem algo que implica ser despachado ontem.
A Mercedes, será a que menos se enquadra. Repara que tu não vês mais valias num serie 5 vs um insignia. Ora, se não o vês, não verás certamente numa C S205 de 2016.
A Skoda, poderia ser uma hipótese, mas tem tudo aquilo que indicas que não gostas e que até te faz trocar o teu carro, nomeadamente cores e interiores. E também não é recente.
A Jaguar, também não me parece uma boa opção. Mais uma vez, indo ao encontro daquilo que escreves, creio que consegues algo mais recente, não estando a pagar pelo badge.
Do que tens partilhado, acho que o carro ideal para ti será algo tipo um insignia, um Talismã, um 508 ou algo no género. Deverá ser mais recente que qualquer um desses exemplares e mais potente. E deverá ter uma cor tipo champagne, castanho, rouxo ou assim, nunca cores comuns (ex.: cinzento, preto). E interiores bege ou castanhos, nunca escuros tipo floresta queimada.
Se o teu 5 estiver a rebentar pelas costuras (que creio que não está) e tiver de ser um desses 3, por aquilo que entendo do teu perfil, sugeria a Skoda.
Posso estar errado, está claro!