Mad tu és um membro que até tenho em boa conta, em parte porque te considero um entusiasta e apaixonado pelos automóveis e vives essa paixão de forma forte e intensa.
O que o Esprit te disse no entanto são palavras de uma pessoa que é igualmente apaixonada por automóveis mas mais experiente que é ele.
Eu compreendo o que dizes embora também percebo que está cheio de contradições, porque se por um lado defendes os puros e duros espartanos sem rádio, etc. por outro lado um dos teus carros preferidos é o GTR recente que é uma especie de computador com rodas ou seja a antítese dos puros. Por outro lado gostas de carros potentes mas defendes que é possivel disfrutar muito respeitando o Código da Estrada o que num pais sem grande tradição de TD também é uma contradição, achas que os diesel independentemente do carro e motorização nunca são tão emocionantes como os gasolinas e por aqui fora ....
Eu também aprecio conduzir e também acho que qualquer carro pode ser potencialmente interessante neste particular, mas uns claramente mais do que outros, também gosto de carros desportivos mas considero os SUVs excelentes para uma utilização diária, etc. Prefiro gasolinas mas também gosto de dieseis, etc. O que realmente importa para quem aprecia automóveis é degustar as oportunidades de conduzir que vai tendo, umas vezes depressa outras devagar, umas vezes num carro mais básico, outras num mais sofisticado, umas vezes de dia outras à noite, etc.
Não me parece que para um grande apreciador de carros como tu se tenha que escolher uma cor em detrimento de outra, podemos apreciar tudo, cada coisa tem o seu encanto [

]
Antes de mais, é preciso ter em conta que tudo o que vou dizer e o que disse até agora, é uma opinião pessoal que, a meu ver, não está a ser levada como tal mas antes como que geral e não é isso que pretendo.
Falo apenas e só por mim.
Vou por partes:
O caso do GTR já o falei por aqui imensas vezes. A linhagem GTR é a minha preferida do mundo automóvel que, por acaso, até são automóveis bem Á frente no que de tecnologia diz respeito.
É de facto uma antítese à pureza que procuro, mas é daqueles amores que ficam, que não se consegue explicar.
Não é a primeira vez que me confrontam com este aspecto do GTR, nem será de certeza a última.
A resposta que dou é sempre do tipo, "é porque é", porque de facto não tenho palavras para exprimir os sentimentos que me levam a ser um apaixonado por este automóvel.
O ESPRIT fez um bom post e não tenho problemas em dizer que terá mais experiência do que eu, ainda que possa achar que tenho alguma dada a minha quase tenra idade. Sinto até um pouco de orgulho nisso porque daquilo que falo por aqui e lá fora, é tudo fruto de experiência. Do que não sei, falo com reservas ou nem falo sequer.
No entanto, o ESPRIT dá como um dado adquirido que, com o passar dos anos, vamos-nos tornar um pouco "moles", quase sem excepção, o que não acredito.
Aliás, acredito que seja por obrigação (mulher, filhos) e não por mudança de gostos.
Qualquer entusiasta defende carros potentes.
Quem não gosta?
Aliás, nem precisa ser entusiasta. As nossas mulheres podem não perceber muito de automóveis, mas de certeza que gostam de algo bem potente, algo com raça.
É algo que está na nossa natureza, gostar do melhor, do que nos pode dar mais adrenalina
A potência e a velocidade são como que afrodisíacos, pelo menos para mim.
No entanto, defendo que, até mesmo com um automóvel parado, ao relanti, conseguímos obter prazer, para mim, muito mais notório em motores antigos e a carburador.
Se fecharmos os olhos conseguímos ouvir tudo o que quisermos, desde as válvulas e êmbolos até ao próprio carburador a engasgar e não há nada que pague ou substitua tamanho prazer, senão pegar no carro e dar umas voltas.
O topo de prazer e demonstração de adrenalina por parte de um automóvel é revelado muito mais cedo nos automóveis antigos do que nos modernos.
isto é algo fulcral e de certeza que concordas, daí que não seja necessário andarmos muito depressa para nos sentirmos realizados.
Aliás, sou um adepto fervoroso de caixas curtas, ainda que contradigam o factor velocidade elevada (aqui provo-te, mais uma vez, como consigo gostar de 2 coisas relativamente diferentes).
Quanto ao diesel, já disse algumas vezes em conversas (mesmo fora daqui) que é uma "espinha entalada na minha garganta".
Eu próprio como entusiasta, tenho pena de não gostar de diesel, mas...
De facto, eu não consigo, por mais que tente, retirar prazer de um motor diesel e basta isto para não admirar os motores diesel.
Reconheço-lhe mérito pelo que aquilo que é capaz nos consumos, disponibilidade etc, mas não naquilo que mais me interessa, o factor
fun.
Peço desculpa pelo tamanha do post, mas para esperar ser compreendido, há muito a dizer, ainda que se calhar tenha ficado muito mais por falar.[

]