Consideras-te purista?

Consideras-te purista?

• Total voters
    108
Face à generalidade das pessoas sim, sou um purista da condução.

Sou capaz de mesmo devagarinho procurar fazer a trajectória ideal, de modo a diminuir os balanços no carro e procurar tornar a condução o mais suave possível. Mesmo no transito ir a treinar o ponta tacao a baixa velocidade.

Para me deslocar de A a B estou habituado a usar metro, comboio e aviao. Como tal a condução passa a ser uma experiencia de grande gozo.

Quanto aos carros, adoro conduzir carros mais antigos, o feeling não tem nada a ver. No entanto como a minha faceta de mecanico é reduzida, não tenho nem tempo nem paciencia para ter algo muito "velho".

Sinto-me privilegiado de conviver com alguma regularidade com um grupo de puristas - a malta do serrapowa. Para quem é de fora pode achar muito estranho nós estarmos um encontro inteiro com entusiasmo à volta de um alfa 75 2.0 com a tinta toda descascada, quando tinhamos um cooper S novinho ao lado.[:D]
É uma questão de espírito, com o qual me identifico completamente.

Também faço isso...[:D]
Pelo menos fazia (ponta tacão não tenho praticado muito, não!)

Também gosto de carros antigos, mas sou um atento às novidades e fascinam-me algumas coisas que se fazem actualmente.

As ajudas electronicas acho muito uteis para tornar a condução mais segura. Até podemos não gostar, e nem precisar, mas na estrada não andamos sozinhos. Por isso gosto de ter e gosto que os outros também tenham. Se quisermos sentir as reacçoes mais puras de um carro, simples, desligam-se...

Tocaste num ponto que acho muito interessante. Será que existe alguma relação entre o utilizar pouco o automóvel e o gosto nas sensações puras e concentradas.

Ou seja, será que quem tem de fazer 250km por dia (p.e.) não acaba por esquecer um pouco esse divertimento e prazer no hardcore para se render ao conforto, condução fácil, segura e económica.

E será que as pessoas que não têm hipotese de conduzir muito, quando o fazem, preferem logo um shot de adrenalina, uma experiencia de condução rica e concentrada.

Será que alguém que tenha de andar 150km por dia compra um Exige S, para uso diário, por muito purista que seja?

Cumprimentos

Isto é a visão de um entusiasta a quem falta um bocado para chegar aos 30.

Por acaso tenho a percepção de circularem muitos clássicos em Lx, desde 2cv, Carochas, Minis, Mgb, Lotus e mais uns quantos...

Eu não tenho o problema de enjoar o míudo e a mulher, a maior parte das vezes circulo de carro sozinho e assim que o trânsito me permite, gosto de andar mais próximo dos limites, que normalmente surgem mais cedo neste tipo de carro, mas não os prefiro pela eficácia, é mesmo pela resposta que me dão, e consequente prazer e até alguma rudeza... Quanto ao rádio passa muito tempo desligado, no AE86 acho que nunca o cheguei a ligar...

Mas é como dizes pode ser que com a idade passe...

Mas é sintomático, pegar num Guia do Automóvel, e folhear, folhear e nada, não há nada que me desperte o interesse, a mulher vibra com Minis, CZT's, A3 sportback e outros semelhantes, a mim, pouco ou nada me dizem...
Já fiz de um mini carro do meu dia-a-dia e grande experiencias que partilhamos um carro que me deixa imensa saudade.[;)]

No espírito do tópico, sou um purista! :)

Mas tenho a sorte de poder usufruir do bom de dois mundos:
uma boa berlina para trabalho (conforto, silêncio, automático, bom som, uns cavalitos e outros que tais) e um mais "puro" pelo puro prazer de condução, seja em estrada, passeio ou em pista.

Revejo-me em muito do que já foi dito por alguns puristas aqui e não vale a pena repetir...

Mas sou mais radical nalgumas coisas:
Não ao Diesel,
não ao turbo,
nada de electrónica de ajuda à condução,
NA, sim (+ compressor talvez),
ABS (na estrada)
e DA, no máximo!
Tudo o resto só serve para atrapalhar [8b]

Todas aquelas siglas, apitos e luzes avisadoras, enervam-me, fazem-me dor de cabeça e distraem-me do que interessa!
Senão consegues dominar o animal, ou este não presta ou faltam unhas para ele e é melhor esquecê-lo [;)] Agora "drogar" o animal para parecer mansinho, é que não [:D]

Até tenho uma teoria da conspiração sobre os carros que hoje saiem da maior parte dos fabricantes, com potências elevadas, e que são uma bosta, sendo "guiáveis" só por terem a electrónica a controlá-los! E são um enorme perigo na estrada! [:p]

Resumindo e, como exemplo, há já uns anos, ao fim de uns tempos de guiar um 525tds (que chatice que aquilo era) tive que arranjar um S2000 para relembrar o gozo que se pode tirar da condução. E não tem nada a ver com velocidade... O Cobra desceveu bem o que está em causa apr:)
Concordo com este post e o que coloquei a bold são também, sempre, as minhas premissas quando toca a escolher um automóvel.[;)]

Será que alguém que tenha de andar 150km por dia compra um Exige S, para uso diário, por muito purista que seja?

Eu não comprava.

Mas a reacção das pessoas ao sentarem-se nesse carro é um bom indicador do grau de "purista".

Face à tortuosidade da entrada e saida, e ao interior espartano, muita gente deve achar aquilo um carro de brincar.

Eu quando entrei num, fiquei com um sorriso de orelha a orelha, como que... "para conduzir, é mesmo isto"[:blush:] .

Se formos a ver, as marcas hoje em dia quando querem fazer um carro realmente especial, para os amantes de carros realmente especiais, seguem este caminho do purismo...
Despem de Gps, Rádio e sistema de som, usam materiais mais leves para reduzir peso, muitas vezes só deixam lá os vidros eléctricos, ABS e pouco mais, para melhorar a experiência de condução em termos de "desportividade" é como ressuscitar carros antigos com tecnologia de hoje ao nível da segurança, e são sublimes...

*M3 CSL
*911 (964) RS
*911 (993) RS
*Mégane R26 R
*Clio Rs Cup

Até me via a usar um destes a bold como daily driver

Last edited:
Sou capaz de mesmo devagarinho procurar fazer a trajectória ideal, de modo a diminuir os balanços no carro e procurar tornar a condução o mais suave possível. Mesmo no transito ir a treinar o ponta tacao a baixa velocidade.
Exactamente. apr:) Quem andar contigo, mesmo devagar, facilmente se apercebe que és uma pessoa que sabe conduzir.

A minha morada segue por PM. [br:)]

Eu começo a pensar que muitos dos puristas daqui no seu dia-a-dia devem fazer poucos quilometros, pois se fizessem os entre 60.000-70.00kms por ano que eu faço, mandavam o "purismo" logo á fava. Eu estava habituado a andar com carros do seguemento do focus no meu antigo emprego, e no actual "deram-me" um 207 e eu já ando farto daquilo, pois não é carro para andar a fazer tantos kms, quanto mais se tivesse que andar com um "chasso" antigo.
Se andasse 20 ou 30 kms por dia se calhar podia dar-me ao luxo de ser purista!

Quando se diz que se consegue fazer de um carro antigo o seu carro diario deve-se ter em conta o dia a dia de cada pessoa.
Eu quando tirei a carta, tinha para carro diario um alfa 33 de carburadores sem ac e era uma maquina e adorei aquele carro, só que na verdade era raro fazer mais de 90 kms de seguida com ele, se tivesse que fazer 400 ou 500km com ele num dia acho que nem queria ver o carro á minha frente!

Last edited:
Também faço isso...[:D]

A minha morada segue por PM. [br:)]

RPM, não me leves a mal mas parece haver aqui um contra-senso.
Tu andas constantemente a tentar bater recordes de baixo consumo, e depois falas numa condução purista ?

Ainda o mês passado andei uma semana com o s2000, e o facto é que adorei. Acho que é um carro 'puro' que chegue.
Mas foi num determinado contexto: estava de férias, ia de calções e t-shirt, completamente alheado das preocupações do dia-a-dia e o importante não era onde ia, mas sim como ia.
Mesmo sem grandes loucuras, o s2000 é puro que chegue para pedir ao condutor que o pilote e não que o conduza.
Enquanto se está a conduzir um carro assim não estamos a pensar em mais nada (e é bom que assim seja), pois o carro absorve muita atenção. Faz-me lembrar muito o que se passa quando conduzo a mota.

Agora, como carro de dia-a-dia, se for necessário fazer muitos kms a conversa já é outra.
Uma pessoa vai com a cabeça ocupada com as coisas do dia-a-dia, por vezes com pressa, por vezes com a necessidade de fazer muitos kms e com pouca vontade de os fazer, e isso pede um carro claramente diferente.
Aí já pede o carro eficaz mas previsível, no fresquinho do ar condicionado, confortável, disponível a qualquer rotação e com as ajudas eléctronicas.
Nessas alturas não queremos um carro que a 150 km/h pareça que vai a 200 km/h e sim o contrário.

Eu tenho a séria sensação que muita gente fala de carros puro e duros sem ter tido um convívio diário com eles e ignorando que muitas vezes a descarga de emoções que eles dão não são assim tão bem vindas.

Se um dia andares comigo certamente irás perceber. [;)]
Uma condução pura não é necessariamente uma condução de acelerador a fundo.

não, não![:D]

o que eu quis dizer é que desde que a relação peso potência seja verdadeiramente interessante(abaixo de 5 pronto), não ligo muito aos restantes atributos, acho que vale sempre a pena![;)]

agora com valores de relação peso potência acima de 8, já prefiro outro tipo de veículos! que me transmitam maiores emoções ao volante!

Normalmente mantenho o 10 como o nível de referência.[;)]
É a fronteira entre o balofo e o levezinho.hehe

[:D] [:D]

os verdadeiros puristas vão estar no domingo a curtir umas voltas e a desgastar os seus veículos!apr:)

Há os que não podem Sr. Filipe![:D]
O RMP bate todos.[:D]

Se tivesse que fazer uma lista de puristas colocaria sem dúvidas nenhumas (excluindo-me):

RPM
Nitro
Filipe Dias

O purista - individuo que aprecia exclusivamente o que apresenta na sua constituição, singularidade de elementos ou caracteristicas, perde por definição, a capacidade de usufruir da maior eficacia da conjugação complementar de multiplos elementos ou carecteristicas.

Os aqui declarados puristas, que experimentem beber agua destilada...

Não não sou purista em nada, adoro mestiças, agua de nascente, blended whisky (aqui abro excepção aos Single Malt, mas na verdade estes não são puros), etc...

Não podes juntar o purismo na sua forma mais lata ao significado de purismo deste tópico, e sabe-lo bem.
Diria que purismo, "automovelmente" falando, é a ausência de elementos que ajudem na condução; de tudo o que seja supérfluo e inútil.
Purismo nem é tão somente sequer ter um grande motor num chassi leve.
É ter apenas estes 2 elementos chave e periféricos essenciais à condução.
No fundo, é o elemento base; a singularidade de elementos que falas na tua descrição.

O Nitro ???

Ele não prescinde do A/C, da direcção assistida e de muitas outras coisas.

Aliás, dessa lista o único purista que vejo é o Filipe Dias, que nem A/C tem.

Mad Dragon, que carro é que tu tens ?

(Desculpa se já disseste alguma vez, mas torna-se complicado memorizar os carros do pessoal todo).

Nada disso. Basta ver o post do Mad Dragon.

Eu também adorava andar assim... num autódromo ou numa estrada de montanha.
Agora gostava de te ver a fazer 1500km por semana num carro com essas condições [:D]

Tal como disse no meu post anterior, tudo depende dos percursos e da utilização!

Mas eu já ando há 21 anos em carros "podres".
O que pode parecer bizarro para vocês, o facto de fazer quilómetros em carros desconfortáveis, sem A/C e DA, para mim é o dia a dia.
Nasci assim, a conviver com este tipo de automóveis.
Chegámos a fazer 600KM num dia, até Fátima (vindos do Porto).
Foi cansativo?
Sim.
Preferia fazê-lo num carro confortável?
Não, porque já o fiz e foi das viagens mais entediantes que já fiz na vida e estas férias lá vamos outra vez:sh)).

Provavelmente acharão que sou um pobre coitado e têm pena.
Eu é que tenho pena de vocês por não usufruirem um automóvel na sua essência como fui habituado.

Sempre me disseram que havia de mudar a minha forma de pensar, mas até hoje continuo fiel às origens, não por não querer dar o braço a torcer à modernidade e evolução, mas simplesmente porque não me identifico com ela.

Aqui está o carro perfeito segundo a tua descrição! [:blush:]

Giulietta%201.JPG

Penso que cheguei a dizer-te uma vez que não gostava nada do Nuova, mas hoje vejo-o com outros olhos.[;)]

Acho sempre muita graça a estas discussões! [:D]

Aposto que a maior dos que aqui dizem que gostam é de carros sem ABS e sem ajudas electrónicas nunca conduziram um carro desses e, se os levar para uma estrada de serra, à primeira travagem vão abraçar um pinheiro...

A Playstation é um bocadinho diferente da realidade, meus amigos.
No mundo virtual é que é fácil andar a fazer powerslides com um desportivo dos anos 80'. Na vida real, é fácil começá-lo e depois acabá-lo numa vala...

Eu também adoro automóveis, mas daí até ser cego vai uma distância muito grande. Gosto muito de conduzir e ter prazer de condução. No entanto, isso não implica que precise de andar num carro sem ABS ou Ar condicionado, por exemplo.

E isto não é ser purista, é não ter noção da realidade.

Se a pergunta for em relação ao preferir um 335i ou 335d, aí respondo que sim, sou purista e prefiro, de longe, o 335i.

Se ser purista é gastar 100 mil euros num M3 ao invés de os gastar num Q7, sim, sou purista!

Não necessito de andar a fazer powerslides e infringir n regras do código de estrada para sentir prazer ao volante e é aqui que se diferencia um grande purista de um que não o é, o saber retirar prazer de cada bocado da condução.

Concordo.

Os automóveis mais recentes e mais equipados são melhores em termos absolutos, não adianta os fundamentalismos para nada.

Acho que ninguém pôs isso em causa.

Hoje em dia, comprar um carro de carburador, sem direcção assistida, sem ar condicionado era algo completamente colocado fora de questão por mim.

São dos primeiros a comprar, para mim.
Aliás, posso já dizer que 99% das hipóteses de um substituto do meu actual será pré 90's e a carburador.

Conduzi muitos anos carros com essas características, e só os românticos é que podem achar piada a isso.

Para por o carro a frio a trabalhar, puxa o ar, em alguns casos injecta-se com o acelerador e está a trabalhar. Depois à medida que o carro vai aquecendo, toca a contrabalançar com a posição do manípulo do ar, para o carro não ficar acelerado. Enquanto está frio, cuidado com os arranques a baixas rpm porque pode engasgar-se...

Mas é essa a mística toda.
Qual a piada de se dar à chave a arrancar logo?
Mas que automatismo é esse?
Sem querer ofender, não costumas dar preliminares à tua parceira?[:D][:p]

Quem tiver saudades disto tem uma noção estranha de prazer de condução.

Estranho é ser conduzido e não conduzir.

Depois a questão do abs. É certo que andei mais de 10 anos com carros sem abs e nunca bati, mas é um facto incontornável que numa travagem de emergência 99% das pessoas mete o pé a fundo no travão,e aí o ABS faz uma diferença tremenda.

Volto a dizer que no que respeita a segurança, não coloco nada em causa.
Mas prefiro que não tenha ABS.

Depois vêm as questões de isolamento acústico e vibrações/suspensão. Um carro normal com 15 anos é um martírio hoje para fazer uma viagem um pouco maior. È barulho do motor, é barulho de rolamento...
...parecem carroças comparado com os actuais (de gama média/baixa).

Detesto isolamento acústico.
Sou dos que gosta da chapa a separar o compartimento do motor do habitáculo (no verão é um cheirinho a motor delicioso[:p]).

O meu purismo resume-se a preferir um motor a gasolina potente num roadster ou algo parecido, porque de resto sou um adepto de todas as tecnologias que transformam os carros em viaturas melhores.

BOLD...

Back