Consumos: uma questão de leituras

No meu (206 1.6 HDi) o CB só mostra valores quando vamos acima dos
30Km/h, e o instantâneo para passar dos 11 ou 12 litros só mesmo se
puxar bem uma mudança lá em cima ou se estiver numa subida.
Em ponto morto, não baixa dos 0.7/0.8 que é o que ele precisa para
manter o motor a trabalhar, mas numa descida engatado e sem acelerar
ele, com o tempo, acaba por ir aos 0 litros.
Eu vejo esse mesmo fenómeno dos 31 litros instantâneos e logo a seguir
zero no Astra GTC 1.9 e acho muito estranho, o meu é muito mais
progressivo apesar de reagir imediatamente ao pé direito.

Por norma, a rondar o intervalo dos 5 aos 7 litroz de média no CB,
os valores reais costumam ser acrescidos de cerca de 0,4 a 0,5 litros
aos 100.

citação:Originalmente colocada por ffg

boas,
na Alfa o computador nunca desce abaixo dos 2,0 L litros nem sequer parado ao ralenti...

Parado ao ralenti não mostra nada porque o consumo em l/100km é infinito. Estás a consumir e não estás a andar! :D

Agora a coisa estranha que também deves ter notado... Se tiveres o carro engatado ele nunca desce abaixo dos 2.0 nem sobe acima dos 25 (pelo menos no meu) mas se tiveres o carro em ponto morto e estiveres a andar... p.ex. a descer ele chega a mostrar valores abaixo de 2.0 se fores suficientemente depressa. Experimenta ir numa AE e por o carro em ponto morto. Acho que isso é uma incoerência na programação do CB

Bem , também nunca percebi bem porquê, mas o meu Stilo também faz sempre no arranque 25L/100km e em ponto morto faz os mesmos 2L/100km

Já agora a titulo de curiosidade, tanto o meu FIAT Stilo como o Citroen C5 que tive, quando a autonomia passava dos 50km para baixo, aparecia o tal "-----"

Isso que descreves é o actuar tipico dos CB Toyota.quando se está parado, o instantâneo não faz leitura (ficam uns traços) os CB´s vão até aos 99L/100. Quando engatado em desaceleração, faz os 0,0L/100.

Esta tudo OK nesse CB e faz tudo sentido.

Tudo depende do software utilizado por cada marca.

O facto do Stilo indicar 2l ao ralenti poderá querer indicar que é o consumo mínimo que é necessário despender numa hora nessas condições

Paulo Alexandre: isso deve ser para o condutor não se fiar na indicação do CB, para que não haja excesso de confiança. Afinal de contas, estamos a falar de valores muito baixos e qualquer erro pode ser "fatal". Se aparecesse lá "autonomia 10km", é bem provável que muito boa gente andasse (ou tentasse andar) esses 10km até uma bomba.

Ainda bem que é assim, é da maneira que procuramos logo uma bomba pois não sabemos se a gota dá para 1 km ou para 100km, evitando alguns dissabores e constrangimentos.

cumps

citação:Originalmente colocada por colin

Paulo Alexandre: isso deve ser para o condutor não se fiar na indicação do CB, para que não haja excesso de confiança. Afinal de contas, estamos a falar de valores muito baixos e qualquer erro pode ser "fatal". Se aparecesse lá "autonomia 10km", é bem provável que muito boa gente andasse (ou tentasse andar) esses 10km até uma bomba.

Ainda bem que é assim, é da maneira que procuramos logo uma bomba pois não sabemos se a gota dá para 1 km ou para 100km, evitando alguns dissabores e constrangimentos.

cumps

No meu stilo quando a autonomia desce para baixo de 50km, põe só traços.
O meu entra normalmente na reserva com autonomia para 160km.

citação:Originalmente colocada por Nightwisher
Exatamente igual ao meu GP:). O software, com certeza deve ser o mesmo.
E não emite um "bip", seguido de uma mensagem, quando chega aos 50 km's de autonomia?

citação:Originalmente colocada por RTC

citação:Originalmente colocada por Nightwisher
Exatamente igual ao meu GP:). O software, com certeza deve ser o mesmo.
E não emite um "bip", seguido de uma mensagem, quando chega aos 50 km's de autonomia?
Não. Dá é um "bing" (tipo sinal para apertar os cintos nos aviões) quando entra na reserva.

citação:Originalmente colocada por Iuri

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Estás a falar de não indicar a autonomia depois de entrar na reserva?

É que ele com média de 8,5l/100 km entra na reserva por volta dos 60 km de autonomia :D:D;) logo ainda tem + coisa - coisa 5 litros no depósito ;)

Salvo o erro, isto porque raramente deixo chegar à reserva, o meu deixa de assinalar a autonomia a partir de quase meio da reserva.

o teu deixa de assinalar a autonomia quando esta desce abaixo dos 50 kms. o que tanto pode significar que tens 8 litros de combustível no depósito ou apenas 3... [}:)][}:)][}:)] depende do andamento que levas nesse momento!!!

a reserva sao 9 litros

É que ele com média de 8,5l/100 km entra na reserva por volta dos 60 km de autonomia :D:D;) logo ainda tem + coisa - coisa 5 litros no depósito ;)
À conta de confiar na autonomia do CB do Clio, no 1º ano de vida houve um dia passou de 60 para traços, UM QUILÓMETRO DEPOIS foi-se abaixo, e só pegou quando regressei da bomba...

Quer o Clio II quer o Punto II (e acredito que outros destas marcas) escondem a autonomia quando entram na reserva para não abusarmos da sorte. Eu comecei a ir à bomba quando a autonomia ainda vai nos 100 litros, até porque as impurezas no fim do depósito não dão saúde.

Hum...o meu é um CB característico da renault :D:D se deixar o carro parado ao ralenti a média vai subindo...se for em andamento até 30 km/h aparece um traço [|)] a descer engatado sem acelerar o consumo é 0, ou 0,2/0,3. Se por acaso fizer uma descida em ponto morto volta a aparecer o dito traço...de resto, instantâneo o máximo que vi ( embora seja provável que já tenha feito mais ) foi 20,2 l e não foi em arranque[}:)];)
Em ponto morto, se for a mais de 30 Km/h o meu mostra 3 a 4 l/100 Km. O teu Clio é de quando? O meu é de 2003/08 (Clio II fase b).

citação:Originalmente colocada por RAD

Hum...o meu é um CB característico da renault :D:D se deixar o carro parado ao ralenti a média vai subindo...se for em andamento até 30 km/h aparece um traço [|)] a descer engatado sem acelerar o consumo é 0, ou 0,2/0,3. Se por acaso fizer uma descida em ponto morto volta a aparecer o dito traço...de resto, instantâneo o máximo que vi ( embora seja provável que já tenha feito mais ) foi 20,2 l e não foi em arranque[}:)];)
Em ponto morto, se for a mais de 30 Km/h o meu mostra 3 a 4 l/100 Km. O teu Clio é de quando? O meu é de 2003/08 (Clio II fase b).

O meu é de 2005/11, ou seja, é um III ;)

citação:Originalmente colocada por RAD

À conta de confiar na autonomia do CB do Clio, no 1º ano de vida houve um dia passou de 60 para traços, UM QUILÓMETRO DEPOIS foi-se abaixo, e só pegou quando regressei da bomba...

Quer o Clio II quer o Punto II (e acredito que outros destas marcas) escondem a autonomia quando entram na reserva para não abusarmos da sorte. Eu comecei a ir à bomba quando a autonomia ainda vai nos 100 litros, até porque as impurezas no fim do depósito não dão saúde.

Pois, também acho que é disso ;):)

Voltar
Superior