O Chico-Espertismo de facto não é sujeito a nenhuma contra-ordenação.
Mas eu não consigo ver como é que numa situação descrita e com a agravante de não conhecer a zona, o user tenha conseguido fazer a manobra sem causar embaraço nem resultar numa manobra perigosa.
E o facto de não conhecer a zona não desculpa em nada uma manobra perigosa.
Acho que a argumentação será sempre muito complicada, já que chamada a depor o policia que autuou irá com certeza apresentar os colegas como testemunhas da situação, indicando o que viu acontecer. Já o condutor não terá nenhuma hipótese em provar que não abrandou nem entrou apertando ou causando perigo.
Costumas passar a imagem que és muito correto, e que estás muito por dentro do que dizes, mas neste caso por exemplo, mais valia não estares a comentar o que não sabes.
O que para ti é chico-espertismo, na realidade nao é mais do que defender-se com as ferramentas que nos sao dadas pela lei. Afinal não vivemos numa ditadura, e se podes ter uma opiniao diferente da minha -e muito bem- eu tambem posso ter uma diferente da tua.
E garanto-te que no caso que foi aqui apresentado, se fosse comigo, com uma certeza nao de 100%, mas de 500%, a razao seria minha, e eu nunca seria culpado.
Defender-se nessa multa, é pouco menos que uma brincadeira de crianças.
Mas pegando nas tuas palavras, basta tao só e apenas, arrolar uma testemunha que argumente o que o condutor diz. Nas multas de transito, está lá mencionado quem presenciou a manobra. E caso nao esteja lá nenhuma testemunha, não é possivel, ao contrario do que dizes, em fase de inquerito arrolar uma testemunha. O autoado e a testemunha, prevalecem sobre a o policia.. São dois contra um!
Portanto, quanto à questao inicial aconselho a contactar alguem que seja entendido na matéria, pois a grande maior parte das multas basta uma boa defesa, e argumentação, para que ou esta prescreva, ou que seja dada razao.
Quanto á tua ideia de chico-espertismo -que respeito, mas nao concordo- terias toda a razao, mas terias se a policia tivesse o papel que deveria ter como entidade que zela pelos cidadaos, e que os ajuda, e nao como uma força RELES que apenas tem como objetivo passar multas -das mais simples para nao dar muito trabalho.
É obvio que ainda bem que há policia, mas como papel apenas intimidador, e pouco menos que entidade que se preocupa em COBRAR impostos, e esse nao é o papel para o qual as forças da autoridade foram criadas!