Continuam a subir os encargos com o crédito...

citação:Originalmente colocada por carla

Eu comprei o meu T4 este ano por 95 mil Euros a pagar a 40 anos e não estou arrependida nem conciderei mau Negocio estou a pagar 370€ por mês ao Bes.
Este foi o valor que posso pagar e espero amortizar antes e bem antes dos 40 anos mas para isso prefiro ter uma boa margem de manobra para poder viver "bem" todos os meses e juntar para um carro que espero ser possivel para o ano.
Eu estava a pagar 250€ pela renda de um T3 com já 16 anos e nunca era meu.
Quem não o tem para a compra tem que recorrer mesmo ao crédito e bem alargado agora quem o tem o caso muda de figura.;)

Onde é isto?? isso são preços impraticáveis em Lisboa ou na maioria das redondezas! :D

citação:Originalmente colocada por ebay

citação:Originalmente colocada por AutoFan

citação:Originalmente colocada por ebay

A ideia de que as casa valem xxxx euros é um bocado utópica...valem se houver alguém interessado em pagar por elas! Casas compradas hoje podem valer menos de metade daqui a 10 anos, se as taxas de crédito subirem, se houver menos rendimento disponível, se a zona se degradar, se houver mais oferta, se a oferta equivalente baixar preços,etc. Não há garantia que o imobiliário valorize com o tempo, há apenas uma expectativa...

Caro, desculpe-me. Uma casa daqui a 10 anos valer metade do que vale agora?:( É para rir, certo?

Desculpe-me mas está a ver o assunto, nao sei por qual prisma, mas concerteza algum muito desfasado da realidade.

Pensa assim...e se de repente na tua urbanização instalarem um bairro social, daqueles mesmo para ciganos e afins, tipo Alta de Lisboa..? A tua casa vai valorizar com a vizinhança..? Não!
E se no teu prédio, quando precisares de vender a casa, houver mais dois ou três que fazem o mesmo..? E se tiveres juros a 8% daqui a 5 anos (pode acontecer), haverá muita gente disponivel para aquisição de casa? O preço sobre com a procura - lei do mercado - se a procura descer...ou aguentas o esforço de pagar os juros ou tentas livrar-te do encargo! E quanto mais tempo passares a suportar o encargo, maior é a tendência para te livrares dele a qualquer preço.
Daí que a valorização do imobiliário seja apenas uma expectativa. Tem valorizado nos últimos anos porque houve baixa da taxa de juro e os bancos facilitaram créditos a qualquer um! Como essa fase está passada, convém ter algumas cautelas...

Tudo pode acontecer no entanto tx de juro de 8% nos próximos anos (10 anos) acho muito difícil ou mesmo impossível, aliás acima dos 4,5% já acho improvável!

De resto até pode haver mesmo uma pandemia (causada pela gripe das aves) e as implicações para economia são imprevisiveis mas certamente serão muito más.

Se se conjugarem determinados factores, o ebay terá razão... nomeadamente o afastamento da procura e a eventual degradação de determinadas zonas.

E bens imobiliários com grandes valorizações tb so com a conjugação de diversos factores, como por exemplo, compra de um imóvel em planta/ construção.

A bonificação da taxa de juro trouxe um efeito perverso ao mercado de habitação. A da subida do custo da habitação. Que foi justificada por um acesso supostamente mais fácil a valores mais elevados.
Ou seja, em vez de permitir aceder a casas melhores, as casa subiram de preço, ficando tudo na mesma.

Agora os preços dessas casas estão a encolher...

E nota-se é o decréscimo de revendedores (pessoas que compram na planta para vender na fase final). O que está a permitir aceder a casas por preços mais em conta.

Numa situação que acompanhei, de um amigo que comprou agora um T2 de 120m2 na Maia por 150,000€, verifiquei que os preços nestes últimos meses despencaram fortemente. Não há nenhuma base científica, apenas o método de observação. [8D]

No princípio do ano, vendiam-se uns semelhantes por 175,000 na mesma zona e com o mesmo valor de avaliação.

citação:Originalmente colocada por hpventura

Se se conjugarem determinados factores, o ebay terá razão... nomeadamente o afastamento da procura e a eventual degradação de determinadas zonas.

E bens imobiliários com grandes valorizações tb so com a conjugação de diversos factores, como por exemplo, compra de um imóvel em planta/ construção.

Este tema, para mim, por razoes várias tem particular interesse. Cada um terá a sua ideia, e ainda bem. Cada um tem as suas ideias, e ainda bem. A vida no fundo é uma escolha, que pode ser mais ou menos bem sucedida.

Mas gostava que me explicasse, como é que pode afirmar com tanta certeza como afirma isto:

E bens imobiliários com grandes valorizações tb so com a conjugação de diversos factores, como por exemplo, compra de um imóvel em planta/ construção

Vc tem algum conhecimento especifico do ramo? É que até aceito que entenda isso, mas digo-lhe que isso é o comentario de quem vê de fora.

Da minha experiencia, eu digo-lhe que esses casos que fala, são aqueles onde se ganha menos dinheiro.

Quanto á desvalorização dos imoveis, em casos muito muito muito especificos pode haver uma desvalorização. Admitindo isso, mostrem-me por A+B isso no plano pratico, em casas com 10 anos ou mais. É que eu nunca vi nenhum caso:D

"Tudo pode acontecer no entanto tx de juro de 8% nos próximos anos (10 anos) acho muito difícil ou mesmo impossível, aliás acima dos 4,5% já acho improvável!"

BCE vai fixar a taxa de referência minima nos 3,5% ainda este ano...

citação:Originalmente colocada por Jota17

T4 por 95 mil euros? Acho que por aqui não há nada que se assemelhe a esse preço!:(

O meu T4 é novo com garagem 4 quartos de 17m2 e uma sala de 32m2 cozinha grande despensa e lavandaria todos os quartos e sala com varanda.
e onde onde ...........

BISEUUUUUUUUUUUUU LOLOL

Concelho de Nelas ;)

citação:Originalmente colocada por hpventura

Este tema, para mim, por razoes várias tem particular interesse. Cada um terá a sua ideia, e ainda bem. Cada um tem as suas ideias, e ainda bem. A vida no fundo é uma escolha, que pode ser mais ou menos bem sucedida.

Mas gostava que me explicasse, como é que pode afirmar com tanta certeza como afirma isto:

E bens imobiliários com grandes valorizações tb so com a conjugação de diversos factores, como por exemplo</u>, compra de um imóvel em planta/ construção

Vc tem algum conhecimento especifico do ramo? É que até aceito que entenda isso, mas digo-lhe que isso é o comentario de quem vê de fora.

Da minha experiencia, eu digo-lhe que esses casos que fala, são aqueles onde se ganha menos dinheiro.

Quanto á desvalorização dos imoveis, em casos muito muito muito especificos pode haver uma desvalorização. Admitindo isso, mostrem-me por A+B isso no plano pratico, em casas com 10 anos ou mais. É que eu nunca vi nenhum caso:D

Se reparar disse, como por exemplo. Ou seja, um de vários cenários em que isso pode acontecer.

Se quiser perceber o que eu escrevi, o que digo é precisamente que há desvalorização em casos muito especificos ou com a conujugação de diversos factores.

Basta ver certas zonas da linha de Sintra para perceber o que eu digo.

Se contabilizar juros (pra quem se financia pela banca) e taxa de inflação, assim como as despesas associadas à compra de uma casa, vai ver que, na maioria dos casos, consegue-se ganhar dinheiro, mas não é o El Dorado que por aí se apregoa.

Claro, que, conhecendo bem o mercado e o potencial de valorização de determinadas zonas, se conseguem negócios fantásticos ! Mas não é a maioria nem nada que o valha...

2 exemplos são, neste momento, a Comporta e os apartamentos de luxo em Lisboa...dá para ganhar bastante... como já foi (não sei se ainda é) em Santo Estevão, por exemplo

Há ainda um factor que habitualmente é esquecido: o decréscimo populacional. Sabendo-se que a tendência da classe média é um filho por casal, daqui a 20/25 anos, essas crianças, então adultos, vão precisar de uma casa como casal mas vão herdar as habitações dos pais, ou seja, vão comprar 1 casa mas vão 2 na herança, que não vão habitar, sendo provável que a vendam. Ou seja, vai haver excesso de oferta para a procura naquele momento...

Autofan, ainda relativamente às casas em planta/ construção, o user JDEM saber-te-á dizer quanto custava um apartamento em Carnaxide numa dada urbanização nesta fase e em quanto já vão as cedências de posição.

Já muita gente avisou...a "bolha" está mesmo para rebentar...As condições estão todas reunidas, é so uma questão de tempo!

Eu continuo a espera que rebente, pois se realemnte rebentar, ai sim, compro uma casa a "preço da uva mijona" (salvo seja)!

PS:Estive a ver casas, por desporto, e assim á cabeça, se o cliente tivesse um valor jeitoso para dar de entrada, tiravam por vezes assim do nada, 25 mil euros ao preço...imaginem daqui a uns 2 3 anos!

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Já muita gente avisou...a "bolha" está mesmo para rebentar...As condições estão todas reunidas, é so uma questão de tempo!

Eu continuo a espera que rebente, pois se realemnte rebentar, ai sim, compro uma casa a "preço da uva mijona" (salvo seja)!

Sim, e vc deve pensar que não existem tubaroes que ao menor sinal "abocanham" logo a presa..:D

Fiquem á espera, que enquanto ficam e não ficam os negocios vão-se fazendo...:)

No meu caso, não me preocupo tanto com as subidas da taxa de juro, uma vez que a casa já está paga.

Mas penso nas pessoas que têm empréstimos e de cada vez que sobem as taxas de juro lá vão ter que pagar mais 10 ou 20 euros no final do mês...

Sim, e vc deve pensar que não existem tubaroes que ao menor sinal "abocanham" logo a presa..

Claro, mas existe mais peixe no mar que tubarões;)

Já reparei que estás dentro do ramo, mas pensa assim, existem 112 mil habitações em Lisboa por vender!SÒ em Lisboa!!!

Não vejo abrandamento na construção civil (ou pelo menos nada que seja digno de mencionar...)

Vai ter de baixar, é matemático!E se não baixar, vai ser pior!Pois vai ser uma queda que não se levantam tão cedo...

com o dinheiro na mão, fazem-se negócios da china até no centro de Lx.

Conheço casos de pessoas que compraram verdadeiras pechinchas pq pagaram a pronto e fizeram escrituras numa semana, quando normalmente se tiver intervenção de um banco o processo todo de crédito pode durar até 6 meses.

Sim, e vc deve pensar que não existem tubaroes que ao menor sinal "abocanham" logo a presa..

Claro, mas existe mais peixe no mar que tubarões;)

Já reparei que estás dentro do ramo, mas pensa assim, existem 112 mil habitações em Lisboa por vender!SÒ em Lisboa!!!

Não vejo abrandamento na construção civil (ou pelo menos nada que seja digno de mencionar...)</u>

Vai ter de baixar, é matemático!E se não baixar, vai ser pior!Pois vai ser uma queda que não se levantam tão cedo...

Por acaso até tem havido. Cerca de 6% so no ultimo ano ;)

Passem pela Expo e vejam prédios com 2 e 3 anos onde há uma mão cheia de cartazes com VENDE-SE.
São pessoas que podem ter feito mal as contas e agora começa a ser complicado aguentar o esforço..e quando há vários a vender produtos idênticos, apesar de combinarem preços, há sempre um que fura o acordado e tenta safar-se primeiro...

Voltar
Superior