Continuam a subir os encargos com o crédito...

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Já muita gente avisou...a "bolha" está mesmo para rebentar...As condições estão todas reunidas, é so uma questão de tempo!

Eu continuo a espera que rebente, pois se realemnte rebentar, ai sim, compro uma casa a "preço da uva mijona" (salvo seja)!

Sim, e vc deve pensar que não existem tubaroes que ao menor sinal "abocanham" logo a presa..

Claro, mas existe mais peixe no mar que tubarões;)

Já reparei que estás dentro do ramo, mas pensa assim, existem 112 mil habitações em Lisboa por vender!SÒ em Lisboa!!!

Não vejo abrandamento na construção civil (ou pelo menos nada que seja digno de mencionar...)

Vai ter de baixar, é matemático!E se não baixar, vai ser pior!Pois vai ser uma queda que não se levantam tão cedo...

Sim, estou minimamente por dentro, pois é o meu ramo. De qualquer maneira eu vejo a questão de outro ponto de vista:

O segredo do negocio está na compra. E o problema é que algumas pessoas compram casas muito inflacionadas, que não valem o que custam. Claro que com a quantidade de casas á venda, o baixar os preços é o "clique" para despertar a venda mais rapida. Mas quem pode esperar, acaba por vender bem vendido.

E depois há outra questão. As vias de comunicação estão melhores, as pessoas deslocam-se cada vez mais, e preferem comprar casas perto, por exemplo em Santarém, :D - que é onde estou - e compram por aqui verdadeiras pechinchas, com quintal, espaço para piscina e tudo o que nem em sonhos podem ter em Lisboa. E claro, a qualidade de vida aqui é outra. E quando vcs falam em valores de 100 000€, e consideram um valor mt baixo, imaginem a 80km de Lisboa, terem uma casa com piscina, com quintal, com algumas arvores, por menos que esse valor?

Pois, e acaba por ser mais rapido ir daqui a Lisboa, que por exemplo de Cascais a Lisboa, ou de outros sitios. Por outro lado a construcção em Lisboa nao pára, e se os compradores forem menos, os preços têm que baixar alguma coisa!

citação:Originalmente colocada por ebay

Há ainda um factor que habitualmente é esquecido: o decréscimo populacional. Sabendo-se que a tendência da classe média é um filho por casal, daqui a 20/25 anos, essas crianças, então adultos, vão precisar de uma casa como casal mas vão herdar as habitações dos pais, ou seja, vão comprar 1 casa mas vão 2 na herança, que não vão habitar, sendo provável que a vendam. Ou seja, vai haver excesso de oferta para a procura naquele momento...

Essa tendência é colmatada pela vinda de imigrantes...[:p]

Por falar em Expo'98...

Tenho uma pessoa de família que formou uma cooperativa para a construção de um prédio lá na zona.

Inicialmente o custo do andar dele ficou orçamentado em 67,000cts.

Entretanto, o empreiteiro ficou sem $$$, andou desaparecido e depois encontrado e conclusão e moral de história, teve que entrar com mais 20,000cts. O custo total foi de 87,000cts.

A casa deve valer 90,000cts, se tanto.

Mas com a densidade de tráfego que se criou ali à volta dele, a zona deixou de ter esse grande valor.

Para ir lá a casa é um martíro - estacionamento é esquecê-lo - e ao fds é às camionetes de pessoal vindo de fora para passear na Expo. [:0]

A única coisa que se aproveita é à noite, a seguir ao jantar dar-se uma voltinha a pé nas redondezas.

citação:Originalmente colocada por JDEM

com o dinheiro na mão, fazem-se negócios da china até no centro de Lx.

Conheço casos de pessoas que compraram verdadeiras pechinchas pq pagaram a pronto e fizeram escrituras numa semana, quando normalmente se tiver intervenção de um banco o processo todo de crédito pode durar até 6 meses.
Acabas de me fazer entender um estranho telefonema que recebi há uns dias. Na reunião de condóminos disse que estava a pensar vender o meu andar, passados uns dias recebo um telefonema de uma fulana a dizer que estava interessada em comprar, que pagava a pronto e que a escritura podia ser feita pelo valor que me desse mais jeito.

Quer dizer… Então o andar ainda não está à venda e já recebo telefonemas com propostas de pronto pagamento?! :D

Isto é normal??

Outra originalidade. A um amigo meu que vendeu um andar no Parque Europa queriam-lhe pagar o andar com uma mala de dinheiro. Foi uma trabalheira convencer o comprador a usar um método de pagamento mais de acordo com a quantia em causa. :D

citação:Originalmente colocada por Duro

conheço pessoas do ramo que estao há anos para vender certas casas... e até têm qualidade.

Nem mais...Mas como o AutoFan disse, o negócio está agora é em comprar casa longe/mudar-se para fora dos grandes centros!

Eu até fico parvo...Em Leiria (Numa zona boa, nada de "parvónia") um T4 duplex com 2 lugares de estacionamento em box, custa 150 mil euros!

E isto é tipo numa zona Central! Se te afastares, pimba, por menos compras uma vivenda T2200 + 50 com piscina e 40000M2 de terreno...

Se encontrares algo na Grande Lisboa de jeito por 150 mil euros, é um achado...

conheço pessoas do ramo que estao há anos para vender certas casas... e até têm qualidade.

Nem mais...Mas como o AutoFan disse, o negócio está agora é em comprar casa longe/mudar-se para fora dos grandes centros!

Eu até fico parvo...Em Leiria (Numa zona boa, nada de "parvónia") um T4 duplex com 2 lugares de estacionamento em box, custa 150 mil euros!

E isto é tipo numa zona Central! Se te afastares, pimba, por menos compras uma vivenda T2200 + 50 com piscina e 40000M2 de terreno...

nem te digo a casa que o meu irmao está a construir aí... por menos do preço de um T1-T2 na zona de Lisboa

nem te digo a casa que o meu irmao está a construir aí... por menos do preço de um T1-T2 na zona de Lisboa

Eu estou MUITO atento a essa zona, muito mesmo;)

Lisboa ao lado, Praias ao lado, Porto ali ao pé, Serra da Estrela ao pé, Terrenos/casa a preços justos e Leiria tem um nivel de vida muito bom!

Se arranjares um emprego jeitosinho, e tiveres dinheiro no bolso, estas garantido!;)

É verdade, a malta amiga da minha idade (35 a 40 anos) é o que anda a fazer. Não tarda nada, no meu grupo de amigos, eu serei o último dos resistentes à tentação de sair de Lisboa.

Por enquanto ainda me vou mantendo por aqui apenas para não obrigar os miúdos a mudar de escola.

citação:Originalmente colocada por jbranco

É verdade, a malta amiga da minha idade (35 a 40 anos) é o que anda a fazer. Não tarda nada, no meu grupo de amigos, eu serei o último dos resistentes à tentação de sair de Lisboa.

Por enquanto ainda me vou mantendo por aqui apenas para não obrigar os miúdos a mudar de escola.

Eu so estou a espera de uma desculpa...E se não for Leiria, vai ser mesmo para a Covilhâ, pois já tenho lá casa!

E bem melhor do que a casa que tenho aqui na Grande Lisboa[8)]

Vendi algo de "jeito" por 150.000€ em carnaxide, por ser um achado, tive 3 propostas fixas numa semana e vendi a casa em 2 semanas [8D]
Não quis ser ganâncioso, e pedi o valor justo, o BPI (banco que financiou) avaliou em 190.000€...

citação:Originalmente colocada por jbranco

citação:Originalmente colocada por JDEM

com o dinheiro na mão, fazem-se negócios da china até no centro de Lx.

Conheço casos de pessoas que compraram verdadeiras pechinchas pq pagaram a pronto e fizeram escrituras numa semana, quando normalmente se tiver intervenção de um banco o processo todo de crédito pode durar até 6 meses.
Acabas de me fazer entender um estranho telefonema que recebi há uns dias. Na reunião de condóminos disse que estava a pensar vender o meu andar, passados uns dias recebo um telefonema de uma fulana a dizer que estava interessada em comprar, que pagava a pronto e que a escritura podia ser feita pelo valor que me desse mais jeito.

Quer dizer… Então o andar ainda não está à venda e já recebo telefonemas com propostas de pronto pagamento?! :D

Isto é normal??

Outra originalidade. A um amigo meu que vendeu um andar no Parque Europa queriam-lhe pagar o andar com uma mala de dinheiro. Foi uma trabalheira convencer o comprador a usar um método de pagamento mais de acordo com a quantia em causa. :D

Conheço apenas uma pessoa que fazia esses negócios, por sinal muito meu amigo.

Como tinha uns (valentes) cobres no bolso à cerca de 6/7 anos resolveu-se dedicar ao imobiliário em Lx, criou uma imobiliária (é perfeito porque na altura só se pagava SISA na 1ª casa) e comprou 4/5 casas, todas em locais "premium" de Lx, como tinha contactos fazia as escrituras em 2/3 semanas, chegando a fazer uma escritura numa semana [:0].
O pagamento era obviamente sempre a pronto, mas desta maneira fez negócios brutais! Depois tinha um arquitecto que trabalhava para ele mais um empreiteiro, faziam obras, normalmente muito bem feitas e de elevada qualidade, e depois era só fazer bons negócios na venda.
Lembro-me de um caso que comprou uma casa (velhíssima) de 180m2 por 100.000€ (pediam 175k€) meteu 75.000€ em obras e vendeu por 350.000€ [}:)] Isto nem foi à muitos anos tvz à 3/4.

Mas exigia demasiada dedicação pesquisa, etc, farto-se vendeu todas as casas e a imobiliária e foi viver para fora :)

No prédio onde moro (Linha de Sintra - Cacém) dois vizinhos meus venderam recentemente os seus apartamentos por valores inferiores ao que custaram novos em 1998-99. Isto depois de ambos terem estado à venda por mais de um ano.

Neste caso confirma-se o que já foi dito por aqui, que nalguns locais da Linha de Sintra existe uma real desvalorização da habitação.
No caso particular do meu prédio não existe degradação do mesmo, o factor localização não piorou (aliás, acho que até está melhor) e as condições de transito até melhoraram.
Pelo que me parece (sem ter a certeza e sendo um perfeito leigo nesta matéria) que esta situação de desvalorização se deve apenas ao excesso de oferta.

Obviamente que esta situação me preocupa pois pretendo também mudar de casa dentro de 2-3 anos.

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por ELgatu
conheço essa urbanizaçao...o meu irmao comprou casa mesmo na rua da primeira imagem, do lado esquerdo...T3 por 69mil euros + 9 mil da garagem, nao lhe calhou arrecadaçao...area total util do APT 112m2...

e ja agora é na quinta do grafanil nas galinheiras....
e para lembrar q em breve essas casas vao valorizar bastante, dentro de meses, o eixo norte sul vai passar no final dessa rua!

É essa mesmo, mas os T3 eram a 74 mil, os T2 foram a 59 mil.

Não é uma zona nobre, mas pelo preço é difícil encontrar melhor...

pois eu tenho uma semi-solução propria...

amortizações!! (ahhhh e estou mesmo muito longe de ser rico...)

sempre que possível pimba lá vão mais 1250 euros...isto parecendo que não baixa bastante a prestação, tenho como objectivo pagar uma ninharia nos ultimos 20 anos (menos de 200 euros)

vamos ver...;)

citação:Originalmente colocada por fmls

No prédio onde moro (Linha de Sintra - Cacém) dois vizinhos meus venderam recentemente os seus apartamentos por valores inferiores ao que custaram novos em 1998-99. Isto depois de ambos terem estado à venda por mais de um ano.

Neste caso confirma-se o que já foi dito por aqui, que nalguns locais da Linha de Sintra existe uma real desvalorização da habitação.
No caso particular do meu prédio não existe degradação do mesmo, o factor localização não piorou (aliás, acho que até está melhor) e as condições de transito até melhoraram.
Pelo que me parece (sem ter a certeza e sendo um perfeito leigo nesta matéria) que esta situação de desvalorização se deve apenas ao execesso de oferta</u>.

Obviamente que esta situação me preocupa pois pretendo também mudar de casa dentro de 2-3 anos.

Cumprimentos,

excesso de oferta, assim como diminuição da procura, em virtude de as casas nessa zona serem tipicamente de classe média, a mais afectada pelo clima económico vivido e pela subida nas taxas de juro.

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

pois eu tenho uma semi-solução propria...

amortizações!! (ahhhh e estou mesmo muito longe de ser rico...)

sempre que possível pimba lá vão mais 1250 euros...isto parecendo que não baixa bastante a prestação, tenho como objectivo pagar uma ninharia nos ultimos 20 anos (menos de 200 euros)

vamos ver...;)

Excelente opção ;)

A amortização pode ser feita de outra forma: redução do prazo.

Um amigo meu começou à uns anos com CH a 30 anos, neste momento vai a 15 anos, o resto foi amortizando com o passar dos anos, e mantêm sempre a mesma prestação.

Voltar
Superior