Continuam a subir os encargos com o crédito...

tenho o péssimo hábito de pensar por mim e por muito que lhes custe os crash imobiliários não fui eu que os inventei, nem são fenómenos teóricos. Já aconteceram antes na história, podem voltar a acontecer, aliás em ciclos económicos de 30 ou 40 anos nem seria de estranhar que acontecessem até mais do que 1 vez.

Portanto antes de catalogar os outros o melhor é recolher um pouco de informação. Lá por não haver memória de 1 em Portugal não quer dizer que não aconteça nem que os ingredientes para que aconteça não estejam presentes.

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Caro, reporte-mo-nos a factos reais e não teorias de quem não está nem por dentro, nem tem nenhuma inteligencia.
Eu, pelo que tenho visto das tuas intervenções, recomendava-te a teres um pouco mais de ponderação.

Porque além de dizeres sempre o mesmo, usas de uma agressividade para com os outros que não abona muito a teu favor.

E para quem está sempre a falar de inteligência, a propósito do tudo e do nada, não me parece que tenhas um grande usofruto dela.

citação:Originalmente colocada por eu

Carlos Alves, não pretendi ferir susceptibilidades.

Mas é um facto que um empréstimo a 40 anos é um mau negócio. Por exemplo, para um empréstimo de 100,000 Euros, acabas por pagar um total de... cerca de 212,000 Euros!

Comprar um imóvel que vale 100,000 Euros por mais de 200,000 só pode ser considerado um mau negócio...
OK.

Já li as respostas todas até aqui e aproveito para expor o seguinte caso:

A minha namorada, devido a contingências da vida, teve de arrendar, há quatro anos atrás, um apartamento T2+1 em Canidelo (V. N. Gaia); se não tivesse beneficiado do subsídio de arrendamento jovem (o qual é concedido por prazo limitado de 5 anos e até aos 30 anos de idade) teria de suportar uma renda de 400 euros (isto ao abrigo do antigo RAU); estamos a falar de uma casa que valeria, muito bem avaliada, 75000 euros (pela localização).

Mas, como mencionei, o subsídio de arrendamento jovem não dura para sempre; como tal foi preciso arranjar uma alternativa e surgiu a oportunidade de adquirir (ou seja, nem sequer havia a hipótese de arrendar ;)) um apartamento, igualmente um T2+1, na mesma zona, com menos anos e num prédio de longe muito melhor, pela módica quantia de 75000 euros.

Teve alguma dificuldade em obter o crédito, devido à panóplia de exigências dos bancos, mas conseguiu. Com um spread altíssimo, fruto, na altura, de ter um vínculo de trabalho precário.
Mas isso será revisto em breve, espero...

Facto 1: a casa foi avaliada em 90000 euros e a prestação mensal ronda os 330 euros; crédito a 45 anos, o prazo máximo possível.

Facto 2: a casa não é para manter. Será para vender, mais tarde ou mais cedo, logo se verá como a vida corre. Uma coisa é certa: não é para ficar na posse dela os 45 anos!

Foi a solução que se arranjou. Agora pensa comigo: tanto um apartamento como o outro eram ou são habitações temporárias; o que te parece que compensa mais? Perder o dinheiro todo do arrendamento ou - mesmo que a casa não valorize - recuperar algum do "investimento" feito? ;)

Entendes melhor porque disse que não deverias meter toda a gente no mesmo saco?

citação:Originalmente colocada por Duro

tenho o péssimo hábito de pensar por mim e por muito que lhes custe os crash imobiliários não fui eu que os inventei, nem são fenómenos teóricos. Já aconteceram antes na história, podem voltar a acontecer, aliás em ciclos económicos de 30 ou 40 anos nem seria de estranhar que acontecessem até mais do que 1 vez.

Portanto antes de catalogar os outros o melhor é recolher um pouco de informação. Lá por não haver memória de 1 em Portugal não quer dizer que não aconteça nem que os ingredientes para que aconteça não estejam presentes.

Bem em relação a uma casa daqui a 40anos valer mais ou menos é mto discutivel, depende do tipo de construção e no estado em que se encontra e na sua conservação pois 40anos depois pode apenas valer o terreno que é repartido por todos e ter despesas altissimas de reparações etc.

Daqui a 40anos um predio de boa qualidade pode ser pouco mas num predio "fraco" mesmo novo pode ser mto.
As despesas serão sempre grandes;)

citação:Originalmente colocada por Carlos Alves
A minha namorada, devido a contingências da vida, teve de arrendar, há quatro anos atrás, um apartamento T2+1 em Canidelo (V. N. Gaia); se não tivesse beneficiado do subsídio de arrendamento jovem (o qual é concedido por prazo limitado de 5 anos e até aos 30 anos de idade) teria de suportar uma renda de 400 euros (isto ao abrigo do antigo RAU); estamos a falar de uma casa que valeria, muito bem avaliada, 75000 euros (pela localização).

Mas, como mencionei, o subsídio de arrendamento jovem não dura para sempre; como tal foi preciso arranjar uma alternativa e surgiu a oportunidade de adquirir (ou seja, nem sequer havia a hipótese de arrendar ;)) um apartamento, igualmente um T2+1, na mesma zona, com menos anos e num prédio de longe muito melhor, pela módica quantia de 75000 euros.

Teve alguma dificuldade em obter o crédito, devido à panóplia de exigências dos bancos, mas conseguiu. Com um spread altíssimo, fruto, na altura, de ter um vínculo de trabalho precário.
Mas isso será revisto em breve, espero...

Facto 1: a casa foi avaliada em 90000 euros e a prestação mensal ronda os 330 euros; crédito a 45 anos, o prazo máximo possível.

Facto 2: a casa não é para manter. Será para vender, mais tarde ou mais cedo, logo se verá como a vida corre. Uma coisa é certa: não é para ficar na posse dela os 45 anos!

Foi a solução que se arranjou. Agora pensa comigo: tanto um apartamento como o outro eram ou são habitações temporárias; o que te parece que compensa mais? Perder o dinheiro todo do arrendamento ou - mesmo que a casa não valorize - recuperar algum do "investimento" feito? ;)

Entendes melhor porque disse que não deverias meter toda a gente no mesmo saco?
Sim;) Neste caso particular parece ser uma melhor opção.

Para quem está convencido que os imóveis vão continuar sempre a valorizar, recomendo uma busca no google por "real estate crash". Divirtam-se;)

O que acham deste caso real:

Casa comprada em inícios de 2006 (este ano), numa zona à saída de Lisboa, perto do Lumiar e da Alta de Lisboa, mas que ainda pertence a Lisboa.
A casa é um T3 duplex, num condomínio fechado só para moradores, tem um jardim interior para os miudos brincarem, mas não tem luxos como piscina, tennis ou relva.
Tem 1 arrecadação e 1 lugar de garagem e tem lojas nos r/c do bloco.
Esta casa com isto tudo não chegou aos 90.000 euros e foi paga a pronto, pelo que não há nenhum compromisso com bancos.

O que acham desta situação?

citação:Originalmente colocada por FLP

Casa comprada em inícios de 2006 (este ano), numa zona à saída de Lisboa, perto do Lumiar e da Alta de Lisboa, mas que ainda pertence a Lisboa.
A casa é um T3 duplex, num condomínio fechado só para moradores, tem um jardim interior para os miudos brincarem, mas não tem luxos como piscina, tennis ou relva.
Esta casa com isto tudo não chegou aos 90.000 euros e foi paga a pronto, pelo que não há nenhum compromisso com bancos.

Pela descrição e por esse preço parece um "achado"!
Qual é a parte má?

citação:Originalmente colocada por ClioII

Pela descrição e por esse preço parece um "achado"!
Qual é a parte má?

Pois é que não há almoços grátis...

Fica perto de bairros marados...

Umas imagens da casa, ainda em construção, mas dá para ter uma idéia do que falo:

2006910124828_IMAG0081.JPG

2006910124911_IMAG0099.JPG

2006910125649_IMAG0078.JPG

Tirada de noite, com os vizinhos numa pequena festa:

2006910125923_IMAG0094.JPG

Mas voltando ao tema do post, o que queria referir é que se consegue comprar uma casa a pronto sem recorrer ao crédito.

Daqui a 40 anos a casa está igualmente valorizada e não se pagou juros de todo esse tempo.

O que achas? Vendo a qualidade/preço acho que esta muito bom.
Fica perto da Alta de Lisboa e do Lumiar.

Desculpa...

É que as janelas tão pequenas, fazem-me lembrar os prédios de bairros sociais.

Eu já vivi num bairro social...

Não são pequenas, considero-as normais, podes comparar com o tamanha das montras e das portas na 3ª foto.

Devem parecer pequenas porque as fotos foram tiradas ao longe e a máquina é reles ;)

Carlos Alves, não pretendi ferir susceptibilidades.

Mas é um facto que um empréstimo a 40 anos é um mau negócio. Por exemplo, para um empréstimo de 100,000 Euros, acabas por pagar um total de... cerca de 212,000 Euros!

Comprar um imóvel que vale 100,000 Euros por mais de 200,000 só pode ser considerado um mau negócio...
ese valor actualizado para daqui a 40 anos não passam de niqueis.:D;)

200 mil euros daqui a 40 anos, é como 20 mil agora.

E largaemnte preferivel comprar a 40 anso, que por exemplopagar a pronto .
Isto se se souber por o dinheitro a mexer:)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu diria que parte da culpa da especulação imobiliária é culpa... dos compradores.
Sim, em parte. Mas os bancos têm a sua parte nesta trapalhada. Além do Estado, quando procedeu à bonificação do Crédito.

E com isto, os compradores estabelecem um limite já por si elevado, e em vez de avaliar propostas mais baratas, vão ainda ver mais algumas, ainda melhores, dentro desses limites.
Pra mim a bonificação do credito foi das piores coisas que ja se fizeram em PT descde o 25 de abril:)

Ha aqui pessoas q nao devem saber o q é a inflação !

120.000€ hoje, considerando uma inflação anual na casa dos 3% (normalissima portanto), representa cerca de 390.000 € daqui a 40 anos !

onde é q anda a mega valorização das casas mm ?!

onde é q anda o "pagar 2 casas" por causa dos juros, mm ?!

De facto, o crédito é a única solução para quem quer comprar uma casa e não tem o montante para poder comprar a pronto.

Quem puder comprar a pronto é o melhor que faz, não paga juros e as despesas de registos e escrituras só se fazem 1 vez.

Voltar
Superior