Contornar garantia?

Picard

Well-known member
Um stand - legal, aberto há mais de 10 anos, com algum renome - pode vender e anunciar viaturas com a frase "vendido sem garantia a pedido do cliente"?

Isto a mim soa-me a chico-espertismo para escapar à lei das garantias e devia ser ilegal.

Já me fizeram o favor de colocar um carro meu, particular, em stand para venda, por uma questão de maior visibilidade, sendo que a venda foi realizada por mim, entre particulares.

Já me fizeram o favor de colocar um carro meu, particular, em stand para venda, por uma questão de maior visibilidade, sendo que a venda foi realizada por mim, entre particulares.

Isso seria uma venda à consignação ou similar. Agora a frota inteira???

Não há forma de escapar à lei das garantias.
Mesmo que um carro seja vendido "à consignação" têm que passar fatura, a partir do momento que tens fatura, tens garantia.

o problema é que nestes casos de consignação eles indicam logo que não podem emitir fatura e que estão a fazer um favor a um conhecido. claro que depois entre eles se o carro é vendido por 10500€, suponhamos, o stand vai ficar com a parte dele como intermediário num negócio entre dono do carro e eles próprios sem o comprador ficar a saber.

quanto às viaturas todas, isso é ilegal, eles até poderão ter alguns carros à venda nos moldes indicados acima, à consignação, mas imagina que o stand tem 30 viaturas. quantas estarão neste sistema? 5?10, assim só para parecer que têm muitas viaturas disponíveis? e o resto? com certeza que não será nesse sistema.

Não sei se posso meter aqui o link. O stand tem site (mauzinho diga-se) mas também publica no Marketplace e ali mete sempre essa descrição que referi.

porque é que não haverias de poder partilhar aqui? Ainda por cima uma prática ilegal...

Porreiro ...
Tu lá conseguiste vender o carro por "10.000", depois deste "1.000" o tipo do stand que os meteu no bolso sem grande trabalho e claramente sem dar qualquer tipo de garantia e sem pagar qualquer tipo de imposto ... que o zé povinho vai pagando ... e depois vem o pessoal do tópico do IRS dizer que este ano recebeu menos do que no ano anterior e que isto é tudo um cambada de fdp que só roubam quem trabalha...:sh)

A situação que o autor do tópico refere é bastante comum, mas no totalidade dos automóveis é nova para mim!

Quando vendo/compro um carro ou moto cá de casa a "coisa" é simples: se for entre particulares, faz-se pagamento e registo e cada um vai à sua vida...

Se for de stand na compra não abro mão de fatura e na venda não abro mão que o carro seja registado pelo stand. Não aceite declaração de venda apenas assinada por mim.

Long time ago fiz isso e uns meses largos depois apareceu selo para pagar de um carro que vender há meio ano ou mais! Nunca mais!

Porreiro ...
Tu lá conseguiste vender o carro por "10.000", depois deste "1.000" o tipo do stand que os meteu no bolso sem grande trabalho e claramente sem dar qualquer tipo de garantia e sem pagar qualquer tipo de imposto ... que o zé povinho vai pagando ... e depois vem o pessoal do tópico do IRS dizer que este ano recebeu menos do que no ano anterior e que isto é tudo um cambada de fdp que só roubam quem trabalha...:sh)

Isso até nem do pior...

Um colega meu tinha o carro à venda por 1500€. Meteu num stand de um cliente para ter mais destaque. Por acaso nessa altura estava à procura de um carro desse valor e ele disse-me para ir ao dito stand ver. Fui, dei uma voltinha e no fim perguntei qual era o melhor preço. 3000€. O meu colega ficou f_d_p e foi lá buscar o carro no dia a seguir.

A história ainda tem continuação :sh):sh) mas vou só adiantar que acabei por não ficar com o carro.

Alguém em tempos me vendeu uma mota nessas condições. O valor que me davam de retoma era muito abaixo do que eu esperava e resolvi falar com um conhecido que tem um stand, disse-lhe quanto queria. Disse-me que no máximo numa semana estava vendida e o que conseguisse a mais do que o valor que eu queria era para ele. Passado dois dias estava vendida. Oficialmente foi uma venda de particular a particular, mas eu nem cheguei a ver o dono seguinte.

Porreiro ...

Uh?
Deve ter sido quote por engano...

Uh?
Deve ter sido quote por engano...

Não foi nada por engano.
Naturalmente não conheço o teu caso particular, mas o que disseste, muita gente faz pelo que peguei no "exemplo".

As pessoas, na maior parte das vezes, nem se apercebem das implicações indiretas que tem uma questão destas, já para não falar dos inúmeros casos com contornos como os referidos pelo Picard que têm ainda umas coisequ~encias maiores.

Atenção que a venda direta entre particulares é perfeitamente legal e nada tem a ver com este tipo de situações.

Não foi nada por engano.
Naturalmente não conheço o teu caso particular, mas o que disseste, muita gente faz pelo que peguei no "exemplo".

As pessoas, na maior parte das vezes, nem se apercebem das implicações indiretas que tem uma questão destas, já para não falar dos inúmeros casos com contornos como os referidos pelo Picard que têm ainda umas coisequ~encias maiores.

Atenção que a venda direta entre particulares é perfeitamente legal e nada tem a ver com este tipo de situações.

Pois, isso sei eu percebi, podias era ter desvinculado da minha pessoa a tua imaginação fértil.

Fizeram o FAVOR, enquanto pessoa amiga e da minha confiança, de ter lá o meu carro estacionado e dar o meu contacto directo a quem se interessasse.

Boas meu caro amigo madeirense, esse stand de renome não tem nada... é só mais um que por ai anda.
Stands de renome aqui na Madeira são muito poucos mesmo.

Boas meu caro amigo madeirense, esse stand de renome não tem nada... é só mais um que por ai anda.
Stands de renome aqui na Madeira são muito poucos mesmo.

À nossa medida eu diria que está entre os primeiros 10 mais conhecidos.

é comprar com confiança, porque como não há mutuo acordo, a garantia passa de 18 para 36 meses.

Agora se o cliente aceitar comprar o carro sem fatura...é obvio que facilita tudo a todos menos ao próprio.

Back