Conversa da treta

Não, são zonas de proteção especial onde apenas os residentes e naturais da aldeia comunitária da ermida podem passar. A interdição é de validade duvidosa, a nível de proteção da natureza, mas adiante. É proibido e a fiscalização costuma andar por lá :sh)

Em tempos idos andei por lá e a zona é lindíssima, agora só se podem usar como trilhos pedestres.

Mas vamos na mesma fazer algum offroad na zona, por isso tá-se bem :D
Tens razão em ficar na dúvida em relação à proteccao da natureza, ao fim ao cabo, aquilo são caminhos bem definidos que ate chegam a ter sinalética de direcção.
Mas por outro lado, e só de pensar na afluência que o Geres tem tido nos últimos anos, sem aquela proibição terias esses caminhos minados com centenas de carros, estacionamentos em qualquer lado, e lixo por toda a parte.

Já lá vai o tempo, e o que de bom trouxe a democratização do GPS, também leva agora muita gente a sítios outrora virgens.

Tens razão em ficar na dúvida em relação à proteccao da natureza, ao fim ao cabo, aquilo são caminhos bem definidos que ate chegam a ter sinalética de direcção.
Mas por outro lado, e só de pensar na afluência que o Geres tem tido nos últimos anos, sem aquela proibição terias esses caminhos minados com centenas de carros, estacionamentos em qualquer lado, e lixo por toda a parte.

Já lá vai o tempo, e o que de bom trouxe a democratização do GPS, também leva agora muita gente a sítios outrora virgens.

Será que não há maneira de pedir autorizações ou algo do género? Estou só a pensar por alto...

Um jipe preso na lama ou numa situação idêntica será que nao foi falta de bom senso do condutor avaliar o estado do terreno e a capacidade do seu carro para ultrapassar aquilo. Tudo muito bonito mas tentar safar um carro desta situação com outro idêntico será que nao podemos fod*** o diferencial do nosso carro ou ficar lá igualmente entalado. Se for com um camião ou um tractor aí tudo bem, mas agora com carro carro características idênticas nao estou ver bons resultados.
Ja sei que vai haver users a comentar que um milhao de vezes ja o fizeram e correu tudo bem, entao eu respondo ate um dia...

56506562_363859734338154_6449507970404319232_n.jpg

Acho que foste buscar uma foto extremista, que pelo aspecto deve ser lá perto dos nossos antípodas.
Mas claro, convém ter bom senso pois se há sítios que enganam, outros sabemos à partida que vai dar asneira.
Inclusive, situações mais extremas requerem um grupo de resgate (uma viatura semelhante não é suficiente).

Se quiseres um exemplo pratico, tens este:
56857533_362803891110405_5581901091731144704_n.jpg

Ocorreu esta sexta feira.
Quem conhece a zona sabe bem os problemas que esta passagem dá, quem é de fora pode ir ao engano pois aparenta ser apenas uma ligeira poça.

Faz de lapa, e tem um cheiro super agradável [:D]

Concordo contigo nesta questão, no entanto, também já defendo à muitos anos que o acesso a estes locais mais remotos deviam ser objeto de uma taxa de passagem (como por exemplo na Mata de Albergaria, mas neste caso todo o ano), que suportasse uma vigilância e conservação mais atenta do local por parte das autoridades. Como não se avança para isso, ou outra solução alternativa, o melhor é bem capaz de ser a interdição, por muito que nos custe, e pelas razões que enumeras.

Será que não há maneira de pedir autorizações ou algo do género? Estou só a pensar por alto...

Apenas se fores um operador de turismo de natureza certificado, e mesmo aí é pendente de análise o pedido. Isto veículos motorizados. Para acesso pedestre a zonas interditas qualquer um pode pedir autorização ao ICNF, tendo como limite o tamanho do grupo, e também este pedido é sujeito a análise.

Tive a felicidade de ter trabalhado como guia para um fotógrafo da national geographic que cá esteve, e o ICN autorizou a passagem em muitas zonas onde não era permitido. Por curiosidade, resultou esta reportagem: https://nationalgeographic.sapo.pt/...brio-do-primeiro-parque-de-portugal?showall=1

A fantástica Ponte do Arado em visita deste fim-de-semana
147510d1554733734-conversa-da-treta-img_20190406_153823.jpg

Attachments

• IMG_20190406_153823.jpg
    IMG_20190406_153823.jpg
    225 KB · Views: 0
Last edited:
Apenas se fores um operador de turismo de natureza certificado, e mesmo aí é pendente de análise o pedido. Isto veículos motorizados. Para acesso pedestre a zonas interditas qualquer um pode pedir autorização ao ICNF, tendo como limite o tamanho do grupo, e também este pedido é sujeito a análise.

Tive a felicidade de ter trabalhado como guia para um fotógrafo da national geographic que cá esteve, e o ICN autorizou a passagem em muitas zonas onde não era permitido. Por curiosidade, resultou esta reportagem: https://nationalgeographic.sapo.pt/...brio-do-primeiro-parque-de-portugal?showall=1

Muito bom! apr:)

Acho que foste buscar uma foto extremista, que pelo aspecto deve ser lá perto dos nossos antípodas.
Mas claro, convém ter bom senso pois se há sítios que enganam, outros sabemos à partida que vai dar asneira.
Inclusive, situações mais extremas requerem um grupo de resgate (uma viatura semelhante não é suficiente).

Se quiseres um exemplo pratico, tens este:
56857533_362803891110405_5581901091731144704_n.jpg

Ocorreu esta sexta feira.
Quem conhece a zona sabe bem os problemas que esta passagem dá, quem é de fora pode ir ao engano pois aparenta ser apenas uma ligeira poça.

Faz de lapa, e tem um cheiro super agradável [:D]

Confesso que exagerei com a foto, fui radical [:D]
Com meu jipe nao dou reboques que zelo por ele, mas antes que digam que sou ruim eu trabalho com mercedes axor com 330cv e reduçao nos cubos+bloqueio diferencial desde que fique na estrada bem assente e arrumarem uma corrente bem forte eu puxo o carro seja la em que situaçao tiver, pode é ficar na lama a cabine e arrancar chassis [:D] [:D]

Quando o meu jipe era bébé, o meu pai rebocou um camião que foi parar a um campo agrícola devido a gelo na estrada. Como naquela altura havia dinheiro que chegasse e sobrasse ligaram-se dois cabos de metal ao chassis do Terrano, ligaram-se as redutoras e siga. Não puxou por onde entrou, teve de ser pelo outro lado, o que fez com que trouxesse o camião para a estrada juntamente com um murado de pedra [:cool:]

Quando o meu jipe era bébé, o meu pai rebocou um camião que foi parar a um campo agrícola devido a gelo na estrada. Como naquela altura havia dinheiro que chegasse e sobrasse ligaram-se dois cabos de metal ao chassis do Terrano, ligaram-se as redutoras e siga. Não puxou por onde entrou, teve de ser pelo outro lado, o que fez com que trouxesse o camião para a estrada juntamente com um murado de pedra [:cool:]

Terrano nao puxou o camiao, mas sim auxiliou pois ele tinha traçao e foi o quanto basta para ele sair dali. Do mesmo jeito é o suficiente quando umas quantas pessoas auxiliam empurrar um carro que nao tenha traçao por falta de atrito. Como diz a publicidade "faltou aquele bocadinho" Mas agora em casos extremos soterrados na lama ou porque os danos mecanicos impossibilitam de sair dali pode dizer que tem que ser puxado por uma bruta maquina

Terrano nao puxou o camiao, mas sim auxiliou pois ele tinha traçao e foi o quanto basta para ele sair dali. Do mesmo jeito é o suficiente quando umas quantas pessoas auxiliam empurrar um carro que nao tenha traçao por falta de atrito. Como diz a publicidade "faltou aquele bocadinho" Mas agora em casos extremos soterrados na lama ou porque os danos mecanicos impossibilitam de sair dali pode dizer que tem que ser puxado por uma bruta maquina

Obviamente que não foi peso morto, acho que isso é bem aparente [:D]

Agora, para usar dois cabos (o 1º partiu) e as redutoras, não foi uma situação assim tão simples

Obviamente que não foi peso morto, acho que isso é bem aparente [:D]

Agora, para usar dois cabos (o 1º partiu) e as redutoras, não foi uma situação assim tão simples

Nao te censuro, faço essa caridade e nao nego nem cobro nada mas é com veiculo bem superior o que precisa ser rebocado

O gajo que se cruza contigo aos 24m, bem que podia ter facilitado um bocado mais. Tu pelo lado da ladeira é que chegas para fora.

Em relação ao resto.... TOP!!!!!!

O gajo que se cruza contigo aos 24m, bem que podia ter facilitado um bocado mais. Tu pelo lado da ladeira é que chegas para fora.

Em relação ao resto.... TOP!!!!!!
eram funcionários da EDP que deviam ir em socorro das eólicas. Não quiseram arriscar e acabar como os da notícia! [:)]

Back