Conversa da treta

sim é isso, mas o Terrano só tem nos cardans.
Pode ter nas rotulas se já não forem as originais.
Já o Pajero tem copos de lubrificação por tudo quanto é sítio na suspensão dianteira e direção

É muito melhor ter isto que não ter, mas assim as marcas não faturavam tanto nas peças de desgaste :rolleyes:

Bruno, a chiadeira continua?

É muito melhor ter isto que não ter, mas assim as marcas não faturavam tanto nas peças de desgaste :rolleyes:

Bruno, a chiadeira continua?

Sim, mas em menor quantidade sem dúvida. Vou abordar esta questão com o mecânico quando lá for, talvez esta sexta ou sábado.

Entretanto, com a chuvinha que caiu hoje durante a noite, hoje de manhã já fui dar de comer ao bicho para ir dar um giro depois do trabalho! Vou procurar uma poça de lama para terminar a lubrificação [:)]

Mas reparei que tenho lá alguns desses copinhos em borracha que me parecem meios "esborrachados", ou seja, bem vazios.

Eu tive essa chiadeira no meu Toyota, e fiz o mesmo. Deitei litros de lubrificante, melhorava, mas passado pouco tempo estava na mesma.

As rotulas estavam nas couves, mudei e ficou novo.

Eu tive essa chiadeira no meu Toyota, e fiz o mesmo. Deitei litros de lubrificante, melhorava, mas passado pouco tempo estava na mesma.

As rotulas estavam nas couves, mudei e ficou novo.

Quando alinhei a direção avisaram-me que as ponteiras estavam já com alguma folga, provavelmente as rótulas também não estarão de grande saúde.

Tenho de ver disso tudo

Raios, hoje fui dar uma escapadela aqui no monte ao pé de casa e coloquei a Action Cam segura ao vidro para tentar fazer um video em condições.

Coloquei a filmar e segui. No fim vi que só filmou durante 25s e depois parou [8b] [8b]

Não faço a mínima do que se terá passado

Alguma definição de auto-stop, Ou cartão de memória sem velocidade suficiente para o buffering da gravação. Qual a classe do Cartão?

Alguma definição de auto-stop, Ou cartão de memória sem velocidade suficiente para o buffering da gravação. Qual a classe do Cartão?
O cartão é este:
IMG-20190508-155513.jpg

Será do cartão?

Se não vou ter que ver as definições da câmara

O cartão é este:
IMG-20190508-155513.jpg

Será do cartão?

Se não vou ter que ver as definições da câmara

Acho que isso é um classe 1. Provavelmente não tens buffer suficiente para escrever em fullHD. tenta definições mais baixas. Se os clips forem maiores está aí a tua resposta.

Acho que isso é um classe 1. Provavelmente não tens buffer suficiente para escrever em fullHD. tenta definições mais baixas. Se os clips forem maiores está aí a tua resposta.

ahhh então é mesmo do raio do cartão, é que estava também na dúvida porque é que não deixava filmar em 4K. Agora percebi. [8b]

Que tipo de cartão aconselham então?

Eu uso uma classe 10, não tenho certeza do resto mas posso ver logo. Costumo gravar a 1080 ou 720, a minha câmara divide em clips de 20minutos automaticamente. Para mim acho mais relevante gravar por exemplo a 720p 50fps do que 1080 a 25/30fps, porque gosto de tirar "fotos" do vídeo e quanto mais fps maior a chance de sucesso

Logo confirmo porque além da classe há mais definições importantes, mas só vendo.

Acho que classe 1 chega para fullHD. Para 4K é que só a 30fps idealmente

https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/comprar-cartao-microsd-dicas/

Eu só tenho cartões classe 10 porque para tirar fotos em raw na DSLR, se quisesse tirar 3,4,5 seguidas, como faço muitas vezes com aves, o classe 1 não tinha buffering para escrever as fotos "instantaneamente". Assim uso também na action cam, e uso inclusivé um de 128gb no macbook como extensor de memória [:D]

Aliás, pelos preços de hoje, não comprar um classe 10 não faz sentido, até porque já há várias classes dentro da mesma atualmente.
exemplo (pena estar esgotado): https://www.pcdiga.com/cart-o-memoria-samsung-evo-uhs-i-microsdhc-32gb-classe-10-adaptador-sd-134836
A série EVO da samsung, quer seja cartões ou discos SSD é muita porreira na relação preço/qualidade

Aliás Mike, agora que olhei melhor, isso é um classe 10. É estranho ter dado esse erro. Tenta outras definições. A SanDisk só tem pelo menos class10 na série Extreme. Também tenho um [:cool:]

Atenção às classes. Existem várias tipologias, e podem ser agregadas.

SD - vai de Classe 2 a 10. (o numero está dentro de uma bola) Velocidade minima de 10MB em classe 10.

SD XC - Classe UHS 1 e 3. (o numero está dentro de um U). Velocidade minima vai desde 10MB (em U1) até 30MB (em U3)

SD XC VSC (para video) - classe V6 a V90 (o numero está depois de um V). Velocidade minima de 6MB (em classe V6), e velocidade minima de 90MB (em classe V90

O do Mike é SD HC com UHS U1, o que é equivalente a classe 10 normal.
Seria mediano para Full HD.
Eu aconselho um U3 para HD, para garantir o mínimo de 30MB/s, ou um V60, para garantir o minimo de 60MB/s para 4K.

Bruno podes ter um Sandisk Classe 10, mas UHS 3, e com V60. Conta a classificação maior. Neste caso seria velocidade minima de 60MB's.
A Sandisk tem Classe10, V90, que nada tem a ver com um Classe10, V10.

Last edited:
Aliás Mike, agora que olhei melhor, isso é um classe 10. É estranho ter dado esse erro. Tenta outras definições. A SanDisk só tem pelo menos class10 na série Extreme. Também tenho um [:cool:]

hmmm

a definição está em 1080 (60fps)

Depois tem as seguintes opções:
1080 (30fps)
4k (25fps)
2.7k (30fps)
720 (120fps)

ao colocar o cartão as opções 4k e 2k deixam de ser selecionáveis.

Last edited:
hmmm

a definição está em 1080 (60fps)

Depois tem as seguintes opções:
1080 (30fps)
4k (25fps)
2.7k (30fps)
720 (120fps)

Testa 1080(30), e se não der, o que é possível, acho que 720(120) é muito.

experimenta....mas acho que vais ter de ir às compras

Back