Conversa da treta

Nada de novo.[:D]
Esquecendo o óbvio, que é ter o investimento feito no melhor material possível, este tipo de filmagens tem como base o seguinte:

- Quem filma, não pode ser um membro activo na condução/navegação, nem vai disfrutar da mesma maneira (been there, done that)
- É implicito as paragens e arranjo de cena, onde por vezes repetem o movimento. Coisas pouco compatíveis com um verdadeiro trail/raid, mas mais compativeis com pequenas voltas "só para o cenário"

A cena é essa. Existindo uma segunda pessoa disposta a isso é outra história
Sim, o segredo é levar outra pessoa ou ir sozinho, mas já sabendo que para fazer um vídeo de um minuto, demora meia hora no terreno. Editar assim, com tantos planos de corte e a narrar é mais para o pessoal que quer alimentar um canal mais profissionalmente.
Meti aqui porque achei engraçado e com tanto pessoal a fazer upload de vídeos, dá para tirar algumas ideias e perceber como certos planos dos carros são feitos.
Eu pelo menos tirei umas ideias, falta depois é tirar a preguiça para levar a câmera e fazer múltiplas passagens no mesmo local.

Sim, o segredo é levar outra pessoa ou ir sozinho, mas já sabendo que para fazer um vídeo de um minuto, demora meia hora no terreno. Editar assim, com tantos planos de corte e a narrar é mais para o pessoal que quer alimentar um canal mais profissionalmente.
Meti aqui porque achei engraçado e com tanto pessoal a fazer upload de vídeos, dá para tirar algumas ideias e perceber como certos planos dos carros são feitos.
Eu pelo menos tirei umas ideias, falta depois é tirar a preguiça para levar a câmera e fazer múltiplas passagens no mesmo local.

Eu gosto de filmar os trajetos e por vezes gostava de ter mais filmagens exteriores, mas não tenho pachorra para andar a sair do carro e fazer dezenas de metros a pé para filmar o carro a passar ou então deixar lá a camara e fazer a passagem 2 ou 3x de vários angulos.

Claro que fica muito bonito mas a essência do passeio que é usufruir da condução e das paisagens dilui-se completamente.

O último passeio que fiz por acaso deu para uma ou outra cena exterior porque ia com um amigo e iamos um só carro.

Era porreiro era se todos os que vão no passeio tivessem Dashcam assim todos se filmavam uns aos outros sem paragens pelo meio. Dava era mais trabalho a montar o filme...

Combinamos, e tiramos a preguiça a ambos! [:D]

Dos poucos canais que eu sigo, o canal português de overland que tem mais qualidade nos vídeos é este
https://youtu.be/vCrc71m4Qro

Quantas mais action cam houverem mais trabalho da para o gajo que vai editar, mas claro que fica logo outra loiça.
Quanto a parte do gajo que filma intrometer-se muito no passeio ou não disfrutar, acho que tem haver muito com a experiência que a pessoa tem, quanto mais experiência, mais à vontade está e mais rápido faz sem perder tempo .
Também seja dita a verdade, aquela parte mais técnica do passeio, que é aonde se tira mais imagens espectaculares, normalmente o pessoal está na conversa ou a espera que passe carro a carro.

O meu interesse na edição é mesmo efetuar um resumo de uma voltinha.
Não interessa ter gigabytes de filmes chatos.
Eventualmente uma ou outra paragem exterior e uma filmagem com tripé.
Drone também manda planos altamente, mas...keep it simple [:D]
Obrigado pelas dicas rjpmendes [;)]

Nunca me esqueço da primeira vez que levei uma GOPRO para Marrocos... Punha aquilo a filmar km e km de estradas e trilhos a pensar que depois chegava a casa e editava aquilo rapidamente. TOdos os dias eram gigas e gigas de filmes a ir do cartão para o pc.

Quando cheguei a casa, cap*ta de seca... ter de andar a ver longas sequências de filmes para ver se se aproveitava alguma coisa, etc... Pior, ter de estar atento ao som do filme, pois muitas vezes filmava a frente do carro a partir do interior e tinha de ver se as conversas podiam ficar públicas.

Ainda me lembro de um filme de quase meia hora (era um percurso muito bonito) que ouvi na totalidade e parecia estar ok para publicar sem alterar nada. E não é que, nos segundos finais, a pessoa que ia no carro comigo disse algo que era impublicável e pronto... quase tudo estragado [:)][:)]

No ano seguinte fui muito mais comedido e a coisa correu muito melhor.

Tenho muita coisa de Marrocos no meu youtube: https://www.youtube.com/user/realsweden/videos

Já pensei num drone, mas os bons são caros e a duração das baterias tb é curta.

O que ainda estou para comprar é um gimbal para ter filmagens "à mão" mais estáveis.

Última edição:
Nunca me esqueço da primeira vez que levei uma GOPRO para Marrocos... Punha aquilo a filmar km e km de estradas e trilhos a pensar que depois chegava a casa e editava aquilo rapidamente. TOdos os dias eram gigas e gigas de filmes a ir do cartão para o pc.

Quando cheguei a casa, cap*ta de seca... ter de andar a ver longas sequências de filmes para ver se se aproveitava alguma coisa, etc... Pior, ter de estar atento ao som do filme, pois muitas vezes filmava a frente do carro a partir do interior e tinha de ver se as conversas podiam ficar públicas.

Ainda me lembro de um filme de quase meia hora (era um percurso muito bonito) que ouvi na totalidade e parecia estar ok para publicar sem alterar nada. E não é que, nos segundos finais, a pessoa que ia no carro comigo disse algo que era impublicável e pronto... quase tudo estragado [:)][:)]

No ano seguinte fui muito mais comedido e a coisa correu muito melhor.

Tenho muita coisa de Marrocos no meu youtube: https://www.youtube.com/user/realsweden/videos

Já pensei num drone, mas os bons são caros e a duração das baterias tb é curta.

O que ainda estou para comprar é um gimbal para ter filmagens "à mão" mais estáveis.
Subscribed

Ainda sobre as filmagens, um dos canais que sigo @jkoverland tem algo de muito vantajoso.
É que a mulher, que neste caso, vai 99% do tempo no lugar do pendura é quem filma e não se importa de escalar montes e dunas etc para efetuar a filmagem.
Esse trabalho em equipa torna tudo mais fácil para poder ter bons planos.
Ela só conduz uma vez por outra e maioritariamente quando ele quer fazer filmagens com drone.

Voltar
Superior