Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

• Sim

Votes: 302 71.7%
  • Não

Votes: 87 20.7%
  • Indiferente

Votes: 32 7.6%

• Total voters
    421
Não é preciso responsabilizar o Tony Carreira.

A Marta Temido e a directora geral da saúde -como boas abéculas que são- já têm feito um excelente trabalho a alarmar toda a gente enquanto desorganizam mais um bocadinho todo um sistema já de si muito pouco organizado [:D]

Não responsabilizo o Tony, mas também não desresponsabilizo... ele como artista tem de ter também responsabilidade cívica e neste caso não acho que seja imensamente sensato fazer um concerto com tanta gente aglomerada.

Quanto as ministra, nem comento muito, com cada patada na lógica que doi.

Tirado do post do André:

• Always carry tissues with you and use them to catch your cough or sneeze. Then bin the tissue, and wash your hands, or use a sanitiser gel.
  • Wash your hands often with soap and water, especially after using public transport. Use a sanitiser gel if soap and water are not available.
  • Avoid touching your eyes, nose and mouth with unwashed hands.
  • Avoid close contact with people who are unwell.

Só para referir aquilo que já tinha dito outro dia: não é necessário andar sempre a usar álcool; é perfeitamente possível usar sabão/detergente, mas sempre tendo em conta que deve-se ter bastante cuidado em ensaboar toda a mão, punho, zona entre os dedos, pontas dos dedos. O álcool ou álcool/gel pode ser reservado para situações em que não temos forma de lavar as mãos. Para quem estiver interessado de certeza que há vídeos e guias sobre boas práticas em relação à lavagem das mãos.
Ter também em atenção que no final da lavagem vamos muitas vezes manipular uma torneira. Tentar manipular da forma mais conservadora possível.

Eu acho que a informação disponibilizada online pela DGS está bem estruturada e é de leitura acessível. Tem uma primeira camada de informação mais básica (faq, etc) e depois quem quiser aprofundar também o pode fazer.

Mas atenção que apesar de tudo o grosso da informação não se faz pela internet. A maior parte das pessoas e sobretudo as mais interessadas que são as mais velhas acedem à informação pela televisão e aí acho que a Directora da DGS tem estado bem. Acho-a bastante mais clara no seu discurso do que o Francisco George no seu tempo.
É que nem pouco mais ou menos [:p]

Estão a começar a ter bastante cuidado em limparem várias vezes por dia superfícies altamente manipuladas; em transportes públicos por ex.
E começar a restringir fortemente eventos em que existam aglomeração de pessoas. há também quem esteja a recomentar com bastante veemência que pessoas com mais de 65 anos se resguardem o máximo que puderem.
Tudo medidas que parecem ter bastante lógica.
Esperemos que não aconteça. Mas vamos ver se quando houver indicações e conselhos para os velhotes saírem o menos possível de casa, se eles vão respeitar isso ou se vão fazer filas para as raspadinhas e para o cafézinho.

É que a avaliar pelos cuidados que lhes dizem para ter com alimentos cheios de sal e eles a ignorarem.......assim como beber água, etc.

Realmente há grandes diferenças na forma como se lida com isto em Portugal e lá fora.

Há hora de almoço vi as notícias da TV espanhola, onde foram apresentadas as várias medidas que estão a ser tomadas pelos deferentes sectores da sociedade.
Destaco a seguinte (tradução minha):

"os padres deixaram de por água bendita nas pilas"

Enquanto isso, em Portugal, temos uma Directora Geral da Saúde cuja imagem de marca é exibir diariamente broches na televisão … [:D]

Last edited:
Em Portugal, dia 14 vai haver um concerto do Tony Carreira no Altice Arena. Não passa nada.

Eventos deste tipo, eventos desportivos, etc ... vai ser uma luta entre os organizadores vs autoridades vs bom senso.
Por exemplo: o Giro de Itália; milhares de pessoas nas estradas, nas mesmas zonas durante horas à espera da passagem dos ciclistas. Toda a caravana com organizadores, mecânicos, directores, massagistas, ciclistas, pessoal das televisões/jornais/blogs, malta ligada aos patrocinadores, aficionados a ficarem na mesma cidade, em "meia dúzia" de hotéis. No dia seguinte "saltam" para outra cidade onde repetem o mesmo processo. Penso que também haverá viagem de avião durante a prova.
A parte final da prova será basicamente um saltitar entre várias zonas do norte da Itália.
Não estou a ver como não seja uma receita para "dar barraca".

Quem quiser ter noção de como "saltitam" dentro do país (o início é na Hungria):

Route 2020 - Giro d'Italia 2020: Official Site

Last edited:
Já experimentaram fazer compras online de massas e enlatados nos grandes distribuidores nos últimos dias? O Continente anda a limitar as encomendas e até manda uma declaração a dizer que é para cumprir uma política responsável contra o açambarcamento.

É que nem pouco mais ou menos [:p]

Ao contrário.
Esse senhor esteve ontem à noite no jornal da RTP3 (é puxar para trás e ver) 20 minutos a falar sobre o COVID19 que foi de fazer chorar as pedras da calçada, conseguiu gastar os 20 minutos que tinha sem dizer absolutamente nada de proveitoso para o comum cidadão. E a jornalista ainda tentou umas 2 ou 3x trazer o homem para a realidade, mas não conseguiu.

O diretor da Organização Mundial de Saúde revelou que o novo coronavírus é mais mortal que a gripe regular, já que ainda não há registos de alguém ter criado imunidade para o covid-19. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a taxa de mortalidade deste novo coronavírus é de 3,4 por cento, valor superior aos dois por cento que foram reportados recentemente.

"Enquanto várias pessoas conseguiram ganhar imunidade para a gripe regular, o Covid-19 é um vírus novo para o qual ninguém tem imunidade. Isso significa que muitas mais pessoas são susceptíveis à infeção e algumas vão sofrer de doença severa".

"Globalmente, 3,4 por cento dos casos reportados redundaram em vítimas mortais. Em comparação, a gripe regular mata menos de um por cento dos que são afetados", concluiu Ghebreyesus.

Uma nota que me parece relevante. A pessoa reportada como falecida em Espanha fruto do covid19 faleceu de penumonia dia 13 de Fevereiro. Foi autopsiada agora. O que quer dizer que terá sido infetada muito antes (diria quase 1 mês) tendo em conta o periodo de incubação, internamento, agravamento, etc..

Isto poderá querer dizer que o virus já anda por aí há algum tempo.

Curiosamente, e falo do meu caso em particular, vale o que vale, estive fortemente engripado no inicio de Janeiro, a minha mulher também, a minha filha adolescente, que é grupo de risco, toma vacina da gripe há 5 anos por ser grupo de risco, apanhou gripe este ano no inicio do ano, chegando a fazer febre (coisa que nunca tinha acontecido) tenho colegas de trabalho que no final de Janeiro, principios de Fevereiro estiveram bastante afetados, com exatamente todos os sintomas deste virus: tosse muito aguda e febre durante alguns dias. Os meus amigos mais proximos estiveram com gripes de 5/7 dias todos eles (casal e filhos) muito mais fortes do que o habitual. Trabalho numa multinacional, tenho muitos colegas sempre de um lado para o outro da Europa (neste momento não).

Acredito que já cá ande há bastante tempo.

Last edited:
Tirado do post do André:

• Always carry tissues with you and use them to catch your cough or sneeze. Then bin the tissue, and wash your hands, or use a sanitiser gel.
  • Wash your hands often with soap and water, especially after using public transport. Use a sanitiser gel if soap and water are not available.
  • Avoid touching your eyes, nose and mouth with unwashed hands.
  • Avoid close contact with people who are unwell.

Só para referir aquilo que já tinha dito outro dia: não é necessário andar sempre a usar álcool; é perfeitamente possível usar sabão/detergente, mas sempre tendo em conta que deve-se ter bastante cuidado em ensaboar toda a mão, punho, zona entre os dedos, pontas dos dedos. O álcool ou álcool/gel pode ser reservado para situações em que não temos forma de lavar as mãos. Para quem estiver interessado de certeza que há vídeos e guias sobre boas práticas em relação à lavagem das mãos.
Ter também em atenção que no final da lavagem vamos muitas vezes manipular uma torneira. Tentar manipular da forma mais conservadora possível.

Pegando neste caso, há algum tipo de sabonete que se venda em supermercados, que tenha algum tipo de agente desinfectante?

Já aqui foi falado da corrida ao supermercado em Italia e pegaram o exemplo da greve dos motoristas, fazendo entender que os Portugueses são "irracionais" na corrida aos supermercados, pois na Noruega com 48 casos (15 confirmados hoje), os supermercados estão a ter um aumento de produtos secos muito grande, e avisam que não existe necessidade por são abastecidos com frequencia, ontem fui as compras e não notei nada de especial, algumas pessoas mais produtos, mas nada fora do normal no principio do mês.

Acho que todos deveríamos ter um stock de comida em casa para qualquer emergência que possa aparecer, entre uma a duas semanas é razoavel, não existe é necessidade de fazer stock para meses...

https://translate.google.pt/transla...ikkhyllene_-_-det-er-helt-vilt-her-1.14928513

PI_fR-Etm2h-MD14-RjPqAwfAhl3GjcvMr3YfGcTTupw.jpg

Já experimentaram fazer compras online de massas e enlatados nos grandes distribuidores nos últimos dias? O Continente anda a limitar as encomendas e até manda uma declaração a dizer que é para cumprir uma política responsável contra o açambarcamento.

Pois, já seria de esperar.

Sou sincero, não entendo muito está loucura de comprar stock para quarentenas. A maioria está a espera de ter o vírus? É que se não está, não vejo lógica nisso. Nem em Itália houve um isolamento tao radical, como na China, para se andar a fazer stock de enlatados para o fim do mundo.

Depois, essas mesmas pessoa, são capazes de ignorar recomendações básicas de saneamento de higiene, descurar o lavar as mãos e andarem a espirrar e a tossir nem qualquer cuidado.

Pegando neste caso, há algum tipo de sabonete que se venda em supermercados, que tenha algum tipo de agente desinfectante?

Os "desinfectantes" (que podem ser N substâncias) não são universais. Não acredito que já existam dados sobre que eficácia teriam sobre o Covid.
E há que realçar que nesses sabonetes que dizem matar 99% dos microorganismos, vais reparar que quase sempre há um * .... depois vais lá ver e vão citar um teste qualquer, ou um estudo qualquer. Muitas vezes a concentração e o tempo de exposição que vais utilizar durante a lavagem não tem comparação com as condições do tal teste que garante os 99% e que serve de suporte ao rótulo.

Eu não me preocuparia com a questão da marca. Teria sim cuidado com a técnica, em ser metódico e em realizar as lavagem com alguma frequência (ou quando for evidentemente necessário). Então na altura de comer/manipular alimentos, tais cuidados são essenciais.

Last edited:
Uma nota que me parece relevante. A pessoa reportada como falecida em Espanha fruto do covid19 faleceu de penumonia dia 13 de Fevereiro. Foi autopsiada agora. O que quer dizer que terá sido infetada muito antes (diria quase 1 mês) tendo em conta o periodo de incubação, internamento, agravamento, etc..

Isto poderá querer dizer que o virus já anda por aí há algum tempo.

Curiosamente, e falo do meu caso em particular, vale o que vale, estive fortemente engripado no inicio de Janeiro, a minha mulher também, a minha filha adolescente, que é grupo de risco, toma vacina da gripe há 5 anos por ser grupo de risco, apanhou gripe este ano no inicio do ano, chegando a fazer febre (coisa que nunca tinha acontecido) tenho colegas de trabalho que no final de Janeiro, principios de Fevereiro estiveram bastante afetados, com exatamente todos os sintomas deste virus: tosse muito aguda e febre durante alguns dias. Os meus amigos mais proximos estiveram com gripes de 5/7 dias todos eles (casal e filhos) muito mais fortes do que o habitual. Trabalho numa multinacional, tenho muitos colegas sempre de um lado para o outro da Europa (neste momento não).

Acredito que já cá ande há bastante tempo.

Acredito piamente que já ande cá há muito tempo. Já reportei aqui o meu caso: meados de fevereiro sintomas de dores no corpo, ligeira febre, dores fortes de garganta e algo que já não tinha há muito tempo desta intensidade, tosse sorte com bastante fluido, mesmo agora ainda tenho alguma tosse mas já ligeira. Passou a maioria dos sintomas com cha de limão e mel, fluimicil e ilvico. E curiosamente foi também em meados de fevereiro, o pior dia foi no 12 que tive uma pontada de febre, está “gripe” para mim foi atípica porque não costumo fazer tosse desta maneira, era forte e tive dias que ter dificuldades em dormir porque deitado era pior.

Quem me diz que não foi também este Covid? Não estive em contacto que saiba, com alguém da China etc. Mas...

Daí que tenho batido na mesma tecla: há muito caso que não está a ser reportado e muito caso que ainda não se sabe a confirmação. Daí que as taxas de mortalidades tem de ser levada com uma pitada de sal.

Realmente há grandes diferenças na forma como se lida com isto em Portugal e lá fora.

Há hora de almoço vi as notícias da TV espanhola, onde foram apresentadas as várias medidas que estão a ser tomadas pelos deferentes sectores da sociedade.
Destaco a seguinte (tradução minha):

"os padres deixaram de por água bendita nas pilas"

Enquanto isso, em Portugal, temos uma Directora Geral da Saúde cuja imagem de marca é exibir diariamente broches na televisão … [:D]

A começar pelos crentes tugas que acreditam piamente (nas duas loiras que andam há dias nas TV´s) que há APENAS 4 casos positivos!

[:)][:D]

PS: Às beatas do politicamente correcto. Os smiles são apenas para os crentes, não para a realidade

Acredito piamente que já ande cá há muito tempo. Já reportei aqui o meu caso: meados de fevereiro sintomas de dores no corpo, ligeira febre, dores fortes de garganta e algo que já não tinha há muito tempo desta intensidade, tosse sorte com bastante fluido, mesmo agora ainda tenho alguma tosse mas já ligeira. Passou a maioria dos sintomas com cha de limão e mel, fluimicil e ilvico. E curiosamente foi também em meados de fevereiro, o pior dia foi no 12 que tive uma pontada de febre, está “gripe” para mim foi atípica porque não costumo fazer tosse desta maneira, era forte e tive dias que ter dificuldades em dormir porque deitado era pior.

Quem me diz que não foi também este Covid? Não estive em contacto que saiba, com alguém da China etc. Mas...

Daí que tenho batido na mesma tecla: há muito caso que não está a ser reportado e muito caso que ainda não se sabe a confirmação. Daí que as taxas de mortalidades tem de ser levada com uma pitada de sal.

os teu sintomas são um pouco diferentes dos do COVID19.

A começar pelos crentes tugas que acreditam piamente (nas duas loiras que andam há dias nas TV´s) que há APENAS 4 casos positivos!

[:)][:D]

PS: Às beatas do politicamente correcto. Os smiles são apenas para os crentes, não para a realidade

ó meu amigo, não descansas da labuta politica nem 1 segundo.

Aqui toda a gente percebe o que são casos confirmados....... já tu...

edit. e não são 4, são 5.... nem nisso.

Este ano já se falava que a gripe comum iria ser mais agressiva do que habitualmente. Em Janeiro também fui ao médico, não por gripe, mas por uma constipação, com garganta muito inflamada, febre baixa, tratamento com penicilina. Já é o 3º ano seguido. Mas este ano pegou-me mais forte. Fiquei abananado 3 dias, fui trabalhar 2 ainda à rasca. E mesmo o fim de semana seguinte foi complicado.

Ainda hoje estou com tosse e expectoração. Tem pegado forte. O problema deste COVID19 é ter sintomas idênticos e claro que vamos ficar receosos com tudo.
Tenho chegado à escola e é ver os miúdos doentes, chegarem-se a ti, agarrarem-se, querer dar beijinhos e o diabo a 7, com tudo isto... tenho um aluno que é filho de um sr. que esteve vários dias com o escritor aqui na Póvoa. Se um gajo andar com medo de tudo, não sai de casa e... mesmo assim....

Back