Uma nota que me parece relevante. A pessoa reportada como falecida em Espanha fruto do covid19 faleceu de penumonia dia 13 de Fevereiro. Foi autopsiada agora. O que quer dizer que terá sido infetada muito antes (diria quase 1 mês) tendo em conta o periodo de incubação, internamento, agravamento, etc..
Isto poderá querer dizer que o virus já anda por aí há algum tempo.
Curiosamente, e falo do meu caso em particular, vale o que vale, estive fortemente engripado no inicio de Janeiro, a minha mulher também, a minha filha adolescente, que é grupo de risco, toma vacina da gripe há 5 anos por ser grupo de risco, apanhou gripe este ano no inicio do ano, chegando a fazer febre (coisa que nunca tinha acontecido) tenho colegas de trabalho que no final de Janeiro, principios de Fevereiro estiveram bastante afetados, com exatamente todos os sintomas deste virus: tosse muito aguda e febre durante alguns dias. Os meus amigos mais proximos estiveram com gripes de 5/7 dias todos eles (casal e filhos) muito mais fortes do que o habitual. Trabalho numa multinacional, tenho muitos colegas sempre de um lado para o outro da Europa (neste momento não).
Acredito que já cá ande há bastante tempo.