Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

• Sim

Votes: 302 71.7%
  • Não

Votes: 87 20.7%
  • Indiferente

Votes: 32 7.6%

• Total voters
    421
Eu não sei o que o MOK escreveu mas qual é a dúvida sobre as mutações?!

Todos os vírus sofrem mutações... Aliás, é nas mutações que temos de ter cuidado e estudá-las para que sejam construídas as novas vacinas.
As mutações, para quem não sabe, são novos códigos genéticos (novas ligações de bases azotadas presentes no genoma dos vírus).

PS: As mutações nos vírus são formas naturais de adaptação à natureza e é a forma de se manterem activos (e muito chatinhos) no planeta.

Do que me lembro à uns dias atrás o MOK falou em mutações do virus e houve pessoal aqui do tópico que não concordou, que achou exagerado, etc

OK alguém me ajuda a decifrar esta informação que vem da OMS e outras autoridades:

Cenário 1: Uma pessoa contaminada (e em fase de contágio a terceiros) tosse para cima do manípulo da porta do prédio, toco num manípulo carregado de virus e depois tocar na boca fico infetado. Até aqui tudo bem. Compreensível.

Cenário 2: O padeiro contaminado (e em fase de contágio a terceiros) tosse para cima dum croissant no supermercado, eu compro e levo para casa. Lavo as mãos (evitando assim o cenário 1). Depois como o croissant. O croissant toca na boca, nas mucosas da garganta... mas tou safo porque não se transmite pela comida, porque o estômago destroi o virus???

Last edited:
Portanto, os quase 10% da taxa de mortalidade em Itália ou qualquer coisa abaixo dos 50% para ti é 'peaunuts' (ou piners, como diz o Jorge Jesus). É uma gripezinha como as outras, deixam-se lá de m*rdas e façam-se homens. :)

Pá, fico desesperado quando, com tudo o que se está a passar no mundo, ainda têm atitudes destas. É que neste momento não só já não tem graça, como custa vidas.

A situação, para já, é de mera emergência na resposta. Tendo em conta ser algo tão recente, e a taxa mortalidade não ser trágica, para já, é difícil fazer progósticos.

O comum vírus da gripe, já bastante conhecido e estudado, mata cerca de 375.000 pessoas por ano. E só em Portugal mata à volta de 3.500 pessoas todos os anos.

OK alguém me ajuda a decifrar esta informação que vem da OMS e outras autoridades:

Cenário 1: Uma pessoa contaminada (e em fase de contágio a terceiros) tosse para cima do manípulo da porta do prédio, toco num manípulo carregado de virus e depois tocar na boca fico infetado. Até aqui tudo bem. Compreensível.

Cenário 2: Uma pessoa contaminada (e em fase de contágio a terceiros) tosse para cima duma maçã no supermercado, eu pego na maçã e levo para casa. Lavo as mãos (evitando assim o cenário 1). Depois como a maçã. A maçã toca na boca, nas mucosas da garganta... mas tou safo porque não se transmite pela comida, porque o estômago destroi o virus???

Não costumas lavar a fruta antes de comer?

Cenário 2: Uma pessoa contaminada (e em fase de contágio a terceiros) tosse para cima duma maçã no supermercado, eu pego na maçã e levo para casa. Lavo as mãos (evitando assim o cenário 1). Depois como a maçã. A maçã toca na boca, nas mucosas da garganta... mas tou safo porque não se transmite pela comida, porque o estômago destroi o virus???

No cenário 2 estás lixado. Se comeres a maçã sem grandes cuidados, podes apanhar a doença. Se a lavares com sabão ou a colocares em quarentena durante 3 dias, dão-te ordem de marcha para o hospício. É preferível passar fome [:D]

-

Há pelo menos um hospital em Portugal que está com acessos altamente controlados, com identificação, etc.
O movimento lá dentro reduziu-se drasticamente.
Não pensem que as boas ideias só surgem neste forum.

Não penses que esta "informação" surge aqui do nada. [;)] Tenho "inside info".

Os riscos para quem está hospitalizado aumentaram bastante.

Do que me lembro à uns dias atrás o MOK falou em mutações do virus e houve pessoal aqui do tópico que não concordou, que achou exagerado, etc

Pois, é porque essas pessoas percebem imenso de vírus, então.
As pessoas informam e dizem que estamos a exagerar.

O que eu sinto vs a minha cara ao ler isso:

fetchimage?siteId=7575&v=2&jpgQuality=100&width=700&url=https%u00253A%2F%2Fi.kym-cdn.com%2Fentri.jpg

Colocas os alimentos em pratos, e atirar embalagens fora. E lavar as mãos claro.

Com alguns alimentos é simples fazer isso. Com outros, nem tanto. Por isso, há que ter alguma imaginação e encontrar soluções, pois no actual contexto mais vale pecar por excesso, que por desleixe.

-

Acho que a Bastos & Viegas fabrica; mas não conheço o local da(s) fábrica(s).

A bastos e viegas penso que anunciou que ia triplicar os turnos, passando de 8h para 24h dia de produção, para produção máxima. Só não disseram quantas máscaras iriam conseguir produzir por dia...

Com alguns alimentos é simples fazer isso. Com outros, nem tanto. Por isso, há que ter alguma imaginação e encontrar soluções, pois no actual contexto mais vale pecar por excesso, que por desleixe.

-

A maioria dos take-away da para fazer isso com alguma tranquilidade.

Sushi e que não sei porque não gosto. Pedi outro dia um bitoque de um restaurante aqui perto vindo do Uber Eats e foi na boa.

Todos os vírus sofrem mutações. E não é por terem nenhuma capacidade especial de adaptação mas porque são elementos muito instáveis incapazes de programar as células que infectam para produzirem cópias 100% rigorosas. Mas daí a nascer uma nova estirpe que infecte muitas pessoas vai um grande passo. A esmagadora maioria das mutações não vai longe.
É por causa deste "comportamento" quase aleatório dos virus que a tendência é que as mutações resultem em virus menos letais e não o contrário.

outra coisa que esta pandemia pôs a nú é o fiasco enorme que é esta união europeia.

não há estratégia comum para lidar com o vírus, cada país fecha o que quiser, faz o que quiser quando quiser. Além disso, cada país açambarcou-se logo dos recursos que tinha e nada de pensar numa estratégia europeia de lidar com isto e ajudarem-se uns aos outros.

na China, em Wuhan, foram colocados 40 mil profissionais de saúde de outras regiões, mas na UE nem passou pela cabeça de ninguém de ir transferindo pessoal médico e recursos dos países menos afectados para os mais afectados. Se tivesse sido feito, talvez tivesse ser possível conter isto na Itália.

se a UE tivesse dito: a nossa estratégia é parar a propagação dentro da UE, fechava-se a Itália por completo logo de início, partilhavam-se recursos, e no final a UE pagava a factura à Itália por estarem 2 meses todos parados.

mas esta UE é apenas uma cambada de burocratas, que só sabem fazer leis da treta e regular, regular, regular, em vez de terem um papel estratégico na resposta a ameaças comuns.

No máximo dos máximos no fds de 7/8 de Março (mas deveria ter sido antes), acabar logo com a palhaçada de existirem concentrações de pessoas. Todo o tipo de eventos desportivos, culturais, religiosos, manifs, etc. era logo dar directrizes muito claras de que era completamente irresponsável este tipo de eventos com público continuarem.
Já havia conhecimento claro de que era preciso conter, e conter o mais rápido possível.
Dizer que não havia conhecimento científico para tomar tal decisão no início de Março é uma mentira pegada e um spin para damage control.
Esta "brincadeira" vai avassalar os serviços de UCI e custar milhares de vidas. A sorte é que a maioria dos eleitores não vai pescar este tipo de detalhes e vai ser comido de cebolada com a conversa das "dúvidas entre cientistas" ...

Last edited:
Não tenho pratos suficientes para as latas de atum que tenho na despensa :sh)

Claro, por isso se as latas de atum ficarem "a repousar" mais de 5 dias na despensa, já se resolve só por si um eventual e muito pouco provável problema, só por descargo de consciência e para poderes estar totalmente tranquilo. Mas os sóbrios, chamar-te-ão de louco [:D]

-

Hoje ao fim de uma semana tive de ir ao meu trabalho fazer umas coisas de deixar outras.

O transito apensa de pouco, parece-me mais do que seria de esperar.

No emprego estamos a uns 5% de frequencia, o restp está tudo em tele-trabalho.

Por fim, passei num continete, não havia fila e entrei.
Estava claramente mais gente do que há 1 semana quando havia fila.
E há malta que vai lá simplesmente passear. Vêem familias inteiras... 3 4 5 pessoas juntas.
Vê-se amigos ás compras talvez para alguma festa.
E vê-se malta simplesmente a ver as vistas para não estarem fechados em casa.

Havia muita comida e estava calma no açambarcamento.

Mas não se pode ir para a rua apanhar ar. E depois os super servem de passeio. [s)]

Back