Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

• Sim

Votes: 302 71.7%
  • Não

Votes: 87 20.7%
  • Indiferente

Votes: 32 7.6%

• Total voters
    421
Quem for multado nos tais 100 euros, pode impugnar a multa. Mas paga as custas judiciais e os honorários. SE ganhar a causa as custas judiciais (102 euros) NÃO são devolvidas...e os honorários também não !!

E bastonadas? Não leva bastonadas?

Expliquem-me lá como se eu fosse muito burro, como é que funciona essa questão da declaração do compromisso de honra?

Basta fazer uma declaração para o "fim-de-semana" inteiro, bastando apenas declarar que o meu cargo profissional pode exigir deslocações ao concelho vizinho ou cada vez que precisar de efetuar uma deslocação é necessário andar a fazer declarações novas com hora, motivo, local, etc etc?

Isto a ser verdade é gravíssimo , mas ninguém da comunidade científica se juntam e se sentam para analisar isto a fundo ?

Ou não à interesse a nível político ?:sh)

O próprio inventor dos testes, Dr Karry Mullis, e que recebeu o prémio Nobel sobre tal invenção, sempre alertou sobre isso, dizia até que os testes PCR não foram feitos para detetar infeções pq leva a erros se forem mal utilizados...investiga.[;)]

Faleceu em Agosto do ano passado, hoje certamente seria mais um incomodo para a comunidade "cientifica", digo eu...

Isso aborda a má colocação da máscara. Não é disso que falei, nem é isso que vem patente no artigo que citei.

O que me preocupa é o uso da máscara em locais fechados, onde a mesma é obrigatória, locais esses não ventilados. No artigo que citei, indica que a segurança trazida pela máscara é reduzida nesses cenários.

E isso tem impactos no dia a dia: estou a escrever numa aula, onde está tudo de máscara e presumo que bem colocadas, pelo menos quem consigo ver. Isto é um anfiteatro grande, mas fechado, sem AC e sem ventilação exterior. Estão 50 pessoas num espaço de 100m^2.

A meu ver, estando tudo de máscara, se algum dos presentes estiver infetado, só contagiava no máximo um ou dois (dos 50). O artigo que citei, contudo, prevê o contágio de uma percentagem bastante elevada quando existe um "paciente zero", e os restantes estão de máscara, mas o ambiente tem pouca ventilação.

Acho que é importante analisar-se isto, porque são cenários do dia-a-dia e não fenómenos isotéricos.

O artigo que meteste mostra que as máscaras de facto funcionam, o que meti reforça isso para além demonstra dados sobre a eficácia e mostrar que bem colocada, ela funciona mesmo.

No final, estamos a demonstrar que a máscara funciona mesmo.

Quanto a lugares não ventilados, certo que não funciona tao bem, mas isso é algo que já se sabe a algum tempo daí as recomendações da DGS:

Deve ser assegurada, sempre que possível, uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas, nos períodos do dia com menor calor. Pode também ser utilizada ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Nestes casos deve ser garantida a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica1 (quando esta funcionalidade esteja disponível).

https://www.dgs.pt/directrizes-da-d...vas/orientacao-n-0092020-de-11032020-pdf.aspx

Por exemplo, trabalhei há pouco tempo num local com central de segurança (CCTV) que deveria de ter prai 5m2 (pequena, para 2 pessoas e mal dava a distância de 2m), e as indicações era ter porta aberta para ventilação do espaço, uso obrigatório de máscara (mesmo que não seja um espaço público e de acesso ao público) e higienizacao das mãos antes de entrar devido aos equipamentos que se tinham de operar.

O que esse artigo demonstra (e bem) é que (e mantendo a distância de segurança):

1- as máscaras funciona sempre para a redução de contágio.

2- juntamente as máscaras a ventilação dos espaços faz com que a redução do contágio seja bastante real.

Não há que reter dúvidas das máscaras, antes pelo contrário, cada vez há mais estudos e provas científica que elas funciona na redução dos contágios, e daí também cada vez mais o reforço em uso das mesmas, inclusive na rua, visto que a redução dos contágios é geral, mesmo que a eficiência seja variável.

Isto a ser verdade é gravíssimo , mas ninguém da comunidade científica se juntam e se sentam para analisar isto a fundo ?

Ou não à interesse a nível político ?:sh)

A chamada doença dos falsos positivos, que enche hospitais. Internados falsos positivos? Só pode.

Dizem que usar máscaras faz crescer pelos na palma das mãos.

Gosto dos estudos escolhidos a dedo para desvalorizar as máscaras.

Ora era os “médicos” pela verdade” que usaram um estudo que não concluía que a máscara causava efeitos de descontração a um cirurgião por falta de oxigenação (mas eles afirmavam que sim).

Agora é usar uma N95 em movimentos CPR.

E um estudo a demonstrar o uso comunitário de uma máscara, concreto e claro, que a mesmas não tem efeitos redutores na transmissão do virus? Pois...

Quem for multado nos tais 100 euros, pode impugnar a multa. Mas paga as custas judiciais e os honorários. SE ganhar a causa as custas judiciais (102 euros) NÃO são devolvidas...e os honorários também não !!

Pagar mais em multas por não usar uma máscara ainda impugnar a multa. Todo o sentido do mundo [:D]

E depois ainda há os que se ficam apenas com fact-checkers enviesados...tentando tapar o sol com a peneira.

A partir do min 4:50, se não quiserem ver o vídeo na totalidade.

A professora da minha mais velha foi posta em isolamento profilático. Acabei de ganhar 14 dias em teletrabalho e telescola.:sh) Mas o que mais me assusta é que isto revela como as autoridades andam a fazer o contact tracing muito lentamente. Pelos vistos, na escola da minha filha os professores primários tiveram um contacto com um positivo. De um total de 6, o primeiro foi posto em isolamento na semana passada e os dois últimos foram hoje.[8b] Mas o problema são as máscaras na rua e a APP......... Quem quiser perceber o crescimento descontrolado da epidemia, é mesmo só abrir os olhos

Este fds é um balão de ensaio para o Natal, mas os testes a sério vão ser o 1 e 8 Dezembro. [;)]

Edd :)

Quanto aos (votos) positivos na Assembleia da República, até ver são apenas os deputados do PS... os outros ou votam contra ou se abstêm!

Olha! É uma maneira de se reduzir o rácio deputados/população!

Se a Alemanha vive bem com 8,3 deputados, em duas câmaras!, por milhão de habitantes... porque é que nós precisamos de 22,5 deputados pelo mesmo milhão de habitantes? Somos mais ricos que a Alemanha?

Last edited:
A professora da minha mais velha foi posta em isolamento profilático. Acabei de ganhar 14 dias em teletrabalho e telescola.:sh) Mas o que mais me assusta é que isto revela como as autoridades andam a fazer o contact tracing muito lentamente. Pelos vistos, na escola da minha filha os professores primários tiveram um contacto com um positivo. De um total de 6, o primeiro foi posto em isolamento na semana passada e os dois últimos foram hoje.[8b] Mas o problema são as máscaras na rua e a APP......... Quem quiser perceber o crescimento descontrolado da epidemia, é mesmo só abrir os olhos

Luís... sabes bem que isso só quer dizer que já não há pessoal suficiente na Saúde Pública para o trabalho que existe.

Quanto menos distância física, quanto menos higiene respiratória (o tossir ou espirrar para cima dos outros ou para o ar), quanto menos uso de máscaras (não é de respiradores! bastam as máscaras sociais aprovadas pelo Citeve...), mais trabalho estamos a dar a quem tem que rastrear os contactos e tentar seguir o fio à meada.

E, em breve!, quando se chegar aos ~750 nos UCI, ou até muito antes (porque o SNS trabalha em rede mas não é viável enviar doentes nesse estado de Lisboa para Faro ou do Porto para Bragança...) irão começar os problemas que já vimos noutros países na 1ª vaga ou que estamos a ver agora, onde, por exemplo, na Bélgica os médicos e outros profissionais de saúde Covid positivos, embora assintomáticos, são "convidados" a ir trabalhar. Porque, se eles não forem trabalhar, não há retaguarda!

Back