CORSA ou CLIO?

A diferença de 1s 0-100 passar de desesperante para engraçado, penso que seja algo exagerada, mas sim o 1.2 8v da Fiat não goza de ser propriamente muito mexido, mas por outro lado é muito suave.

Sem dúvida.. tão suave como um morto [:D]

Estou curioso por saber onde o user vai sentir essas diferenças nos trajetos curtos para que serve o carro...vocês fazem muitos arranques nos semáforos só pode [:D]

A diferença de 1s 0-100 passar de desesperante para engraçado, penso que seja algo exagerada, mas sim o 1.2 8v da Fiat não goza de ser propriamente muito mexido, mas por outro lado é muito suave.
Não ligo a esses números em carros banais.

Já as sensações, e o que os motores transmitem, valem para mim mais, e 1.2 da Renault é mais forte e mexido que o da Fiat.

Não percebo porque é que uma marca que fez um 1.2 de 80cv do melhor que havia no segmento, vai-se meter num 1.2 com 69cv... Normas anti-poluicao?

Não ligo a esses números em carros banais.

Já as sensações, e o que os motores transmitem, valem para mim mais, e 1.2 da Renault é mais forte e mexido que o da Fiat.

Não percebo porque é que uma marca que fez um 1.2 de 80cv do melhor que havia no segmento, vai-se meter num 1.2 com 69cv... Normas anti-poluicao?

O de 80 não era 16v?
Mas sim, nos anos 90 o 8v chegou a ter pelo menos 75cv.
Vá-se lá saber... Cá por mim embora preferisse mais uns cavalitos não deixei de fazer negócio. Gostei muito dos 3 FIRE mais que (ab)usados que tive até hoje, pelo que estou ansioso por ter um desde os 0km!

Outra coisa dos FIRE que não se percebe olhando para a ficha técnica é o à vontade com que eles sobem de rotação. Comparando com outros motores da época, e já agora com os tricilindricos atmosféricos actuais, o FIRE parece bem mais elástico.
Talvez esta sensação fosse ajudada pelo baixo peso dos carros, caixas bem escalonadas, e até por uma sonoridade de admissão mais cativante. O certo é que tendo experimentado vários motores a gasolina da época, as versões do FIRE pareciam-me sempre mais agradáveis de usar. E nem sequer foi preciso experimentar as versões mais potentes. O 750 casa bem com o Panda e a sua caixa de 4 velocidades. O 1.1 é um prazer de esgalhar no Seicento Sport(ing). E o 1.2 no Punto 60 (que já é um pouco mais burguês que os anteriores), é um mimo de suavidade, com binário suficiente para enfrentar as inclinações menos acentuadas sem preocupações com a caixa. E capaz até de cruzar tranquilamente a velocidades já ilegais em AE. Aqui ajuda e muito a nota agradável do motor, em vez do som de aspirador característico de muitos destes motores menos performantes.

Estou curioso para saber se o 1.2 de 69cv mantém todo este carisma dos FIRE dos anos 90.

Na sinceridade, o punto de 65cv parece algo pastelão logo o consumo aumentará, acho eu.
O de 69cv será de pensar se ouvir boa critica sobre ele...
O Clio já me deixou de pé atrás, se nao baixa dos 7l já é um pouco... Achava que fazia na ordem dos 5l a 6l...
O Corsa fico um pouco reticente, porque tem corrente de distribuição, ou seja, em carros pequenos nao sei se é bom!?
Como tenho orçamento limitado, vou vendo a melhor opção...

Pelo que tenho visto os carros "franceses" a gasolina bebem bem para o que andam, desde o meu clio a megane e até citroen c4 em todos eles já fiz viagens grandes e sempre com médias algo altas, em carros japoneses a gasolina a melhor experiência que tenho é de um toyota yaris (que conduzi durante 3 anos) que bebe muito pouco apesar de andar muito pouco também mas serve para aquilo que foi concebido, e se tivesse encontrado algum japonês a bom preço era por onde tinha ido, talvez um swift ou algo identico, mas não são tao comuns com não "muitos" km's a preços de clios ou puntos, são carros que desvalorizam menos em relação aos franceses mas em todos noto muito melhores acabamentos e durabilidade, o toyota da minha mae é de 2001 e não um único ruído parasita e já para não falar de quase ou nenhuns problemas com 180 mil, já o meu de 2010 já está com bastantes barulhos e bem mais degradado por dentro no que toca a plásticos, o yaris para mmim peca pela estética, o mais recente é muito bonito mas as versões anteriores ehhhhhh

Japoneses gosto dos Jazz, isto mantendo-me nos citadinos/utilitários...
Diz serem melhor que todos esses mas o preço até dói... Eheheheh

Japoneses gosto dos Jazz, isto mantendo-me nos citadinos/utilitários...
Diz serem melhor que todos esses mas o preço até dói... Eheheheh

No stand virtual os jazz de 2007 2008 não são mais caros que um clio de 2010, agora de 2010 para cima já são mais puxadotes, os swift é que se vêm menos e acho o carro bem mais bonito que o clio/jazz/yaris e por ai, e também rondam os preços do jazz de 2007 2008 mais ou menos
Eu é como digo se tivesse arranjado um japonês mesmo que mais antigo 2 ou 3 anos com os mesmo km´s +/- seria a minha escolha, mas é a minha opinião... mas acho que acima de tudo é questão de sorte e historial do carro

Last edited:
Ok, na minha cabeça tenho já o seguinte
Logo que possa, de momento está dependente de outros factores, virá um Jazz caso encontre a um preço porreiro e bem estimado.
Caso não dê, porque são carotes, será um corsa 80cv...
Mas segundo vi, estes vêm com corrente distribuição, à partida são-me bem, visto que grandes maquinões também usam.
Agora pergunto, se nestes carros é sempre uma mais valia ou piora alguma coisa? Algum cuidado a ter? Sei lá, qualquer coisa!?

Logo que possa, de momento está dependente de outros factores, virá um Jazz caso encontre a um preço porreiro e bem estimado.
Mas segundo vi, estes vêm com corrente distribuição, à partida são-me bem, visto que grandes maquinões também usam.
Agora pergunto, se nestes carros é sempre uma mais valia ou piora alguma coisa? Algum cuidado a ter? Sei lá, qualquer coisa!?
O Jazz tem o problema de as peças serem mais caras que quaisquer outros modelos de generalistas europeias. Isto tudo além de ser sobrevalorizado no mercado de usados por ser Honda.

Um sistema de corrente de distribuição que tenha sido bem dimensionado, e que ande com bom óleo, é a opção menos onerosa... Conjuntamente com os sistemas de carretos... Estes sistemas não existem apenas nos grandes "maquinões"... Vários Toyotas desde o Starlet ao Avensis equipa(va)m com corrente por exemplo.

Vendi recentemente um carro com 455k km e 0 problemas de corrente, tenho outro com 177k km e 0 problemas na corrente, outro com 235k km e sem problemas na corrente,

Quanto ao Corsa, é um carro bem construído, talvez com o motor mais pujante dos 3 e melhor poder de travagem. Perde para o Clio na estabilidade em curva e na comodidade dos bancos/suspensões que são péssimos.

O Punto é bem construído no seu interior embora o tacto dos materiais seja muito áspero, razoável - a curvar e lento nas prestações. Há tempos fiz uns 1000km em dois dias num 1.3 MJET 90 cv de aluguer... num ritmo mais vivo o carro deve ter descolado uma roda do solo e entrou imediatamente em modo de segurança (limitação das rpm, desativação de controlo de tracção e julgo que de ABS) ... Tive que o desligar e voltar a ligar.[8b]

O Jazz não conheço, logo não me posso pronunciar. Lembro-me apenas de um amigo que teve um de 2003 que teve de levar uma centralina... De resto nunca andei num.

Back