Cozer camarão

podes..

disse crus porque um amigo do meu tio come os camaroes praticamente crus...só os passa no vapor...[:blush:]

por acaso fritos acho que perdem sabor, ficam a saber fritos...mas gostos nao se discutem

Eu acho o contrário, cozidos não têm sabor... Gosto deles fritos a saber a alho e com aquele molho típico [br:)]

É muito simples, água com muito sal (e picante eventualmente), nem tem que ser muita água como dizem as receitas tradicionais (depende da quantidade do camarão e do choque térmico) a ferver ostensivamente, e espetas para lá os camarões. Atenção que se forem congelados tens que reduzir os mesmos à temperatura ambiente antes de os lançares ao tacho, isto para não cortarem a fervedura.

Quanto mais intenso for o choque térmico melhor. Quando as coisas estão equilibradas (água a ferver, quantidade e temperatura dos camarões adequada, bastam 2 ou 3 minutos de fervedura, ou menos se forem pequenos, dependendo da quantidade, nunca mais do que isso, só se for para estragar. Mas isso tem a ver com gostos também, 95% dos portugueses não sabem comer, juram que a receita que seguem é fabulosa, é ver os crimes que fazem por aí em restaurantes supostamente bons em que destroem completamente o peixe de tão bem passado que é. Com o camarão é a mesma coisa, esse método que puseram aí mais atrás, de pôr em água fria e aquecer até ferver é de quem não faz a mínima ideia de que processos químicos necessários para um bom camarão cozido ou do que é boa culinária , certamente que quem aprecia camarão assim não distingue um frango de aviário assado dum bom bife Kobe.

No final da cozedura, sim, espetar tudo em água fria, se tiver gelo ainda melhor. Precisamente para interromper a cozedura dos camarões, que mesmo com o lume desligado ficam a cozer na água quente, e um bom camarão devido à sua textura frágil e pequena se leva uns minutos a mais na cozedura facilmente passa de petisco húmido e sucolento para algo pastoso e desinteressante.

Camarão cozido é para meninos e não piada nenhuma [;)]

Uma coisa bem feita leva o camarão cozido descascado (com cabeça) mais um alhinho e uma cebolinha picada, um piri pirizinho, uma pimenta vermelha, umas ervinhas aromáticas, uma friturazinha em cerveja e azeite com um cálice de de whisky, e aí sim, já estamos a conversar (além do tempo de cozer os camarões leva no máximo mais uns 5 minutos e vale BEM a pena)!!!

... deus, de repente dei por mim a [br:)][br:)][br:)][br:)]

Ora bem, comer camarão cozido é estar a estraga-lo, grelhado com piri piri tambem é muito bom[br:)]

Para cozer é como já disseram atras, o mais importante acaba por ser o gelo no final de modo a que fiquem rijinhos.

Ora bem, comer camarão cozido é estar a estraga-lo, grelhado com piri piri tambem é muito bom[br:)]

Para cozer é como já disseram atras, o mais importante acaba por ser o gelo no final de modo a que fiquem rijinhos.

que exagero...gostos nao se discutem mas a forma como gosto mais é cozidos... cozidos é a forma que tem mais sabor a camarão depois de cozidos se houver um molho melhor.

Fritos perdem o sabor todo, só sabem a fritos... ha uns amos tive numa mariscada com pessoal indiano e o camarao era todo frito com caril..que desperdicio ao fim de comer 3 ou 4 ja tudo só sabia a picante e a caril, ou seja tar a comer camarão ou batatas só mudava a textura por o sabor era o mesmo picante e caril.[:blush:]

que exagero...gostos nao se discutem mas a forma como gosto mais é cozidos... cozidos é a forma que tem mais sabor a camarão depois de cozidos se houver um molho melhor.

Fritos perdem o sabor todo, só sabem a fritos... ha uns amos tive numa mariscada com pessoal indiano e o camarao era todo frito com caril..que desperdicio ao fim de comer 3 ou 4 ja tudo só sabia a picante e a caril, ou seja tar a comer camarão ou batatas só mudava a textura por o sabor era o mesmo picante e caril.[:blush:]

Caril...

drooling_homer_5d3Q6RnPoUBa.gif

Fritos é uma coisa....com caril é outra....

A minha mãe faz uns fenomenais, que ficam a marinar em cerveja, alho, louro e limão (não tenho 100% certeza, mas é algo assim) de um dia para outro. Depois são fritos, e no fim da fritura coloca-se um pouco da marinada e deixa-se reduzir para fazer o molho. Fica DELICIOSO![br:)][br:)]

Camarão bom é no forno ... com uma pasta de alho, azeite e malagueta ... depois 1 cerveja com alcool e siga para o forno ,... até estalam !

A maioria gosta é de comer camarão com as mãos [:D] e com outros modos de os preparar ficam mais difíceis.

Ora, o melhor camarão que já comi é aquele se faz cá em casa e que o meu pai me ensinou: "Camarão frito ou grelhado à moda de África" (é sucesso garantido!)

Preparação muito simples:
Abrirem as gambas com tesoura e tirar-lhe a tripa;
Colocar a marinar.
Marinada:
cerveja
uma cabeça de alho picada (muito alho)
pitada de sal
1 ou 2 folhas de louro
piri-piri

Depois de algum tempo a apurar, coloca-se manteiga (e um pouco de óleo se desejar) numa frigideira ou panela.
Depois fritar os camarões (se se desejar um tipo mais cozido, acrescenta-se a marinada e depois deixa-se cozer).

Servir as gambas (regando com molho da frigideira ou tacho) com rodelas de limão por cima para dar sabor (expremer se desejar).
Comer acompanhado de salada de alface e pão para molhar no molho.

Ah! Chazinho no fim[;)]

Acho que o autor do tópico deve estar mais confundido do que quando abriu o mesmo.

Mas isso é das coisas mais belas que pode haver. Imagina um mundo em que todos gostassem das coisas das mesmas coisas ou que a receita para tudo fosse exactamente a mesma. Caro amigo, o autor do tópico ficar baralhado é o maior elogio que se pode fazer à diversidade e formas de pensar e fazer. Enquanto nos pudermos dar a esse luxo, estaremos bem.

Back