[Estradas] Crep

ElGamal

New member
quais as vantagens e desvantagens de apanhar a CREP, sabendo que se vem da A1 sul/norte e se quer apanhar a A3?
ontem reparei que pouco antes da portagens dos carvalhos (ainda se chamam assim?) havia um painel informativo, convidando o pessoal a apanhar a CREP.

A única vantagem é que não tem trânsito. Mas, para a A3 não faz nenhum sentido apanhar essa estrada, primeiro porque são muitos mais quilómetros do que pela VCI (45 km contra +/- 30 km da opção convencional) e, segundo porque tem portagens.

Se o trânsito estiver a fluir bem fica mais barato atravessar o Porto agora se for hora de ponta com congestionamento na zona do Dragão a volta maior e mais cara pela CREP pode compensar o tempo perdido. Eu uso a CREP mas num trajecto diferente quando quero ir da A4 para a A1 ou vive versa.

A CREP serve sobretudo para passar mais por fora a zona do Porto, VCI e pontes, o que nas horas de ponta e/ou acidentes na VCI é muito útil, dado a facilidade e poupança de tempo.

Tem a desvantagem das portagens.

No entanto, reconheço que é mais útil para quem ou vai para Trás-os-Montes, Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Chaves ou Guimarães.

A CREP é útil sobretudo para quem vai para Nordeste, como já disseram.

Para seguir para Norte não faz sentido. Num dia normal, por muito congestionada que esteja a VCI muito dificilmente compensa os quilómetros a mais (uns 15km ou 20km a mais, assim de cabeça) e as portagens ainda são bem pesadas.

para guimarães não é muito ideal. basta chegares a famalicão e desviares, o preço é igual como se fosses para braga. o que evitas é mesmo o trânsito das pontes do porto, nada mais.

Honestamente, se vais para zona de Braga ou Viana: esquece a CREP, mesmo que haja transito no Dragão, perdes 5 a 10 minutos: nada do outro mundo. Pela crep são muitos mais Km...

A A32 fazia sentido se fosse mais pelo interior e fizesse ligação Porto - Viseu.

Não tem a mesma lógica de uma circular externa como a CREP com a função de evitar uma grande cidade na deslocação para o interior.

Existindo a A1...era terem feito uma A25 de raíz. Nunca uma A32 Porto-Viseu existindo o quadrado A1/A25/A4/A24...seria na minha opinião um completo desperdício (para não falar nos custos para fazer uma AE digna desse nome naquela zona)

A crep serve para quem quer vir de sul para norte sem passar pelo porto, e para qualquer lugar que fique depois de Valongo na A4, em tempo a andar no limite de 120 poupa-se sempre 10-15 min, caso esteja trânsito no Porto pode-se ganhar quase 30 min.. e se vier-mos a abrir, porque podemos vir, a estrada não tem ninguém, consegue-se ganhar sempre 15-20 minutos pelo menos... a minha namorada é da Feira , e eu sou de Penafiel, faço muitas vezes esta estrada, indo pela A4-VCI-A1-N1 (2€ + 60cent, saio no picoto, são 60km) demora cerca de 40 min mesmo que venha a andar bem rápido, que nunca se consegue andar tanto como pelo outro lado A4-A41-N1 (3,70€, são 50km) e consigo fazer no mínimo em cerca de 25 minutos, mas isto a andar mesmo no máximo... para mim dá jeito esta estrada, mas está sempre deserta... atenção que não tenho um carro muito rápido e a andar na AE só consigo manter velocidades na ordem dos 170-180, na crep um bocadito mais

A crep serve para quem quer vir de sul para norte sem passar pelo porto, e para qualquer lugar que fique depois de Valongo na A4, em tempo a andar no limite de 120 poupa-se sempre 10-15 min, caso esteja trânsito no Porto pode-se ganhar quase 30 min.. e se vier-mos a abrir, porque podemos vir, a estrada não tem ninguém, consegue-se ganhar sempre 15-20 minutos pelo menos... a minha namorada é da Feira , e eu sou de Penafiel, faço muitas vezes esta estrada, indo pela A4-VCI-A1-N1 (2€ + 60cent, saio no picoto, são 60km) demora cerca de 40 min mesmo que venha a andar bem rápido, que nunca se consegue andar tanto como pelo outro lado A4-A41-N1 (3,70€, são 50km) e consigo fazer no mínimo em cerca de 25 minutos, mas isto a andar mesmo no máximo... para mim dá jeito esta estrada, mas está sempre deserta... atenção que não tenho um carro muito rápido e a andar na AE só consigo manter velocidades na ordem dos 170-180, na crep um bocadito mais

Espero nunca ter o azar de ir à tua frente numa auto-estrada...:rolleyes:

Voltar
Superior