citação:Originalmente colocada por Tó
Mendes77 já percebi que és um crente nestas matérias mais esotéricas (nota que não o digo por mofa, é que são mesmo matérias esotéricas!). Respeito a tua opinião mas discordo frontalmente da mesma!
Eu limito-me a analisar as provas produzidas, e o facto é que se fala muito destas "espiritualidades" especialmente desde o século XIX... agora prová-las de forma factual?
Aí é que "a porca torce o rabo!".
Só para terminar este "post" gostaria de sugerir um livro muito interessante, escrito por Carl Sagan; "Um Mundo Infestado de Demónios", acreditem vale a pena lê-lo!
Tó, por muito que nos achemos “os melhores”, os únicos munido das “ferramentas certas” para entender a
realidade, a verdade é que independentemente do que acreditemos ou não sempre teremos uma visão parcial do que nos rodeia. Como já disse algures cada um de nos vê o mundo da sua perspectiva, a nossa educação, formação, experiências,
percepções determina a nossa visão. Por muito interessante que seja ou pareça a visão de Carl Sagan é certamente incompleta, de qualquer maneira qualquer amante da verdade saberá apreciar o seu contributo por muito pequeno que seja em comparação com imenso, diria até, infinito campo do conhecimento, todos contribuem com o seu grão de areia, paradoxalmente todos contribuem também para atrapalhar.
Tó, acreditas mesmo que não es crente? Acreditas que não es regido por um sistema de crenças?
“EU” todas as correntes do pensamento humano tem a pretensão da Verdade, a “Seita newtoniana-cartesiana” em que muitos de vocês se apoiam não é excepção, é isso mesmo, pode ser visto como uma seita! É uma seita que se fundamenta no dogma mecanicista-reducionista como único “parâmetro” valido para explicar o Universo e a Vida, inspirado nos “profetas” Newton e Descartes.
Hoje os adeptos mais fanáticos dessa corrente representam na minha óptica os “novos inquisidores”, uma doutrina que se bem tenha contribuído para o nosso bem-estar (aplausos), comete o erro de se considerar a única munida dos “parâmetros certos” para compreender todos os mistérios da Vida e do Universo, nada mais errado! é absurda essa pretensão ainda mais quando estão perfeitamente identificados os limites do dogma em que se apoiam, inclusive há bons exemplos de “discípulos” que por não concordarem totalmente com certos “dogmas” foram “excomungados” do seio dos “Iluminados”, ou injustamente condenados.
Mas como toda doutrina dominante que se envereda pelo “totalitarismo” acaba mais tarde ou mais cedo por
perder a sua autoridade e respeito, cedendo lugar a outras correntes mais capazes, abrangentes, holisticas, sistémicas, integrais, ou como preferires chamar. Há quem afirme que a mudança de paradigma já esta a acontecer. Tenho a sensação que sim.
Uma área em que se torna mais evidente o erro da vossa “seita” é sua insistência em querer explicar todos os fenómenos da consciência pelo dogma mecanicista-reducionista (que novidade…) , apesar de terem chegado num beco sem saída… para vocês o pensamento, os sentimentos mais subtis não passam de “secreções” do cérebro, assim como o fígado produz a bílis.
Como explicar a tristeza, a alegria, o riso?
Como explicar de forma
INTEGRAL e cientificamente irrefutável as emoções tão diversas que nos invadem? São “secreções” do cérebro?
O Amor por alguém ou algo também se resume a secreção do cérebro?
A sensação que definimos como “saudade” também?
A “intuição” como se explica?
Como explicar a “Compaixão”, a pena?
Como explicar a consciência do “EU”, da nossa individualidade? Secreções do cérebro?
Como explicar o processo por detrás do “raciocino”, a “vontade própria”?
Como explicar a “memória”? A capacidade que temos de “guardar” recordações de 30, 50 anos atrás (para não falar em “memoria-extracerebral”)? No dia que os Newtonianos.C conseguirem apagar ou introduzir uma memoria em alguém através de uma manipulação física (sem sugestão hipnotica) ai sim podem dar-se por satisfeitos, o que quer dizer: nunca! (minha opinião)
Como explicar todas as propriedades da consciência pelo dogma mecanicista-reducionista de forma INTEGRAL, cientificamente IRREFUTAVEL?
E como conciliar a complexidade da nossa consciência com a "teoria da evolução cega",
surgida da magia do acaso?
“EU” não vejo problema nenhum que os newtonianos-cartesianos se entretenham com suas teorias "tresloucadas", agora não podemos permitir que esses ensinamentos “bizarros” sejam ensinados como “verdade” porque NÃO são! E ainda menos serem ensinados nas escolas como facto comprovado. Vocês que tanto criticam (e bem) a postura dos “criacionistas” estão a cometer um erro semelhante.
Uma simples “pesquisada” demonstra que nem mesmo os cientistas (newtonianos-cartesianos) mais conceituados da área se entendem. Sydney Brenner cientista e premio Nobel da medicina em 2002 fazendo referencia ao futuro da área em questão disse (intuiu?!?):
“Os nossos sucessores ficarão estupefactos com a quantidade de lixo científico que se discute hoje em dia – isto é se tiverem a paciência de se arrastarem pelos arquivos electrónicos de revistas cientificas obsoletas”.
É precisamente o que penso a uns bons anos. Não sei exactamente o que ele se estaria a referir, mas a ideia serve perfeitamente: Toda teoria que resuma a consciência única e exclusivamente a meros processos bioquímicos não passa de
LIXO CIENTIFICO.
“EU” em quanto a vossa “seita” não demonstrar cientificamente de forma “independente e irrefutável” que TODAS as manifestações da consciência se resume a um produto do cérebro ou que tem origem “material”… nada feito! Quando conseguirem ai sim vão desferir o golpe fatal que tanto desejam, mas estou plenamente convencido que isso nunca vai acontecer pelos mesmos motivos que tenho defendido: Os tais fenómenos extraordinários da consciência, suas “evidencias”, que muitos de vocês insistem em negar.
Os fundamentalistas newtonianos-cartesianos se irritam quando se fala nesses fenómenos, muitos simplesmente negam. Porque?
A verdade e que esses senhores não estão dispostos a jogar no lixo anos e anos de trabalho em volta de suas tão queridas teorias, sim porque as “evidencias” dos fenómenos extraordinários de consciência a serem consideradas faria precisamente isso o que seria um duro golpe para o orgulho desses senhores, e acabaria de uma hora para outra com certos patrocínios… pois é… para alem da questão “ideológica”, muitos dos ilustres “investigadores científicos” (newtonianos-cartesianos) estão intimamente comprometidos com vários sectores da indústria, o que quer dizer que a maioria deles veneram o Deus “Dinheiro”, não condeno, a final de contas todos nos apreciamos o conforto que o dinheiro proporciona mas lamento que a “ciência” seja regido quase que exclusivamente pela regras do mercado. A maior parte das pesquisas científicas são patrocinadas pelos grandes laboratórios ou corporações científicas que investem em área do conhecimento potencialmente lucrativas. Não estou a ver o interesse desses mercantilistas por áreas de difícil investigação onde não existe possibilidade de
retorno financeiro. Achas que sim?
A iniciativa do Dr Luís Portela presidente do Grupo Bial, Laboratório Bial/Fundação Bial é uma bela excepção.