Criacionismo ou Evolução-Ciência e Espiritualidade

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por Firefly
É de conhecimento geral que produtos naturais produzem em regra menos efeitos secundários.
É? Foi feito algum estudo independente sobre isto ou é apenas uma crença?

Já agora, tanto os "produtos naturais" como os medicamentos da medicina ocidental são... produtos químicos. Não existem moléculas "naturais" e moléculas "químicas", só existem... moléculas.

Por isso: tanto os "produtos naturais" como os medicamentos ocidentais podem curar e ter efeitos secundários indesejados. Tudo depende das moléculas que contêm...

PS: a cicuta, os cogumelos venenosos e a cocaína também são produtos naturais;)

Várias plantas, em pequenas doses, poderão ser benéficas, como o ricinio, mas a partir de certas doses podem ser letais.

Claro que muitos produtos naturais são químicos e intoxicantes.
A questão está nas moléculas utilizadas e no doseamento.
A Medicina Ocidental tem nesse aspecto um dos seus grandes pontos fracos, pois utiliza muitos tipos de moléculas prejudiciais além das benéficas claro, assim como desconhece muitas espécies utilizadas na Medicina Oriental e seusmodos de utilização. Felizmente esta é uma tendência que tende a esbater-se com a colaboração com a Medicina Oriental e com a busca de novas espécies de plantas que poderão ser novas curas para várias doenças ainda sem cura.Já se tem feito expedições à Índia tendo em vista um maior conhecimento sobre as plantas utilizadas na Medicina Oriental e os resultados são bastante interessantes.

Claro que muitos produtos naturais são químicos....

Muitos, não. TODOS!

Aliás, muitos dos medicamentos da medicina ocidental são feitos à base de plantas;)

O que vocês querem dizer é que uns são sintetizados, e outros são extraídos!!!

TODOS os medicamentos TODAS AS COISAS NO MUNDO SÂO QUÍMICAS!!!!
Isto porque TODAS as coisas do nosso planeta são feitas a partir de elementos naturais que existem na tabela periódica de elementos...

O que muda portanto são os arranjos moleculares que formam os vários compostos utilizados.

estes elementos, são os INGREDIENTES para tudo o que é material no universo!!!!

De qualquer modo água, feita em laboratório, e agua pura de uma fonte ( H2O ) são quimicamente, fisicamente, e todos os outros paramentos EXACTAMENTE iguais!!!

DO mesmo modo agua extraída de um esgoto, é quimicamente e em todos os outros parâmetros exactamente igual á agua de laboratório e á agua da nascente....

logo para o organismo, ele proprio uma maquina quimica, é indiferente a origem do que lhe é administrado ( sintetisado ou extraido), o efeito será sempre o mesmo....

É indiferente a origem do produto o que não é indiferente são os adicionantes que os produtos levam. É isso que faz a diferença num medicamento ou tratamento praticado entre Medicina Oriental e a Medicina Ocidental.
Mas isso está mais do que reconhecido...

Claro que muitos produtos naturais são químicos....

Muitos, não. TODOS!

Aliás, muitos dos medicamentos da medicina ocidental são feitos à base de plantas;)

O que quis dizer o Foliv entendeu.;)
Dá lá uma olhada.
No entanto,peço desculpa por não me ter explicado na melhor forma.

Eu diria que os medicamentos na Medicina Oriental levam mais tempo a dar efeito, têm que ser tomados durante mais tempo, mas o seu efeito curativo é igualmente mais duradouro e muito menos pernicioso em efeitos secundários.

Antes de mais nada boa noite a todos!
É verdade que a Medicina Oriental já é cientifíca... teve que aprender com a Medicina Ocidental e colocar-se na Época Contemporânea.
É verdade que muitos medicamentos ocidentais têm efeitos secundários perniciosos... mas os orientais são bem piores a esse nível e não têm essa má publicidade porque estão na moda: "é "natural" é bom!".
É verdade que existe uma cooperação entre médicos e investigadores dos dois lados... que utilizam métodos cinetíficos para aferir a qualidade, ou falta dela, das duas medicinas.
É verdade que a Medicina Oriental cura... mas a Ocidental mais e melhor (dados estatísticos oficiais).

Certamente que já ouviram falar de um amigo/primo/conhecido... que não tinha sorte com os médicos e para resolver o seu problema foi a um profissional de uma Medicina Alternativa (como a Oriental, por exemplo) e ficou curado! E isto depois dos médicos desesperarem do seu caso... Isto é o cérebro a funcionar! Estou a falar a sério e tal já foi provado:
Realizou-se um experiência com dois grupos de doentes: A e B.
Ao grupo A os pesquisadores deram um medicamento e disseram, mais ou menos, isto: "O vosso caso é desesperado, já não sabemos mais o que fazer. Temos este medicamento... mas não temos grandes esperanças que funcione. De qualquer maneira pouco mais se pode fazer!
Ao grupo B apresentou-se o caso de uma maneira totalmente diferente:"Boas notícias! Temos aqui o medicamento que vai curar o vosso problema. Foi testado e é eficaz!
No grupo A ninguém se curou.
No grupo B creio que se curaram todos.
O "medicamento" eram comprimidos sem qualquer efeito!
As pessoas curaram-se não por causa dos comprimidos, mas por pura sugestão!
A doença não era especificada, mas indicavam que era muito pouco grave.
Infelizmente não me lembro onde tenho esse artigo... mas se achar coloco-o aqui!

O efeito placebo tb é importante se é disso que falas.As pessoas quando acreditam que ficam curadas ficam com maiores probabilidades de o ficarem realmente.
Só discordo completamente e porque tenho bases sólidas em que apoiar-me, que a Medicina Oriental não é nada muito pior que a Medicina Ocidental em efeitos secundários, é exactamente oposto aliás.
Na Medicina Oriental os medicamentos são administrados de forma muito mais suave inclusive, para o corpo aceitar melhor o medicamento...
Contudo nunca desvalorizei a importância dos estudos que se fazem na Medicina Ocidental e acredito que cada vez mais remédios dão menos efeitos secundários dadas as investigações feitas nesse sentido.
Não comparo( a nível de ser melhor ou pior) estas 2 medicinas, pois ambas tem o seu grau de importâncias em diferentes aspectos.
Certos problemas de saúde que eventualmente possa vir a ter, trato na Medicina Ocidental ou na M. Oriental consoante o problema em questão. Mas isso sou eu...;)

Já agora, Firefly, quais são os Países em que as populações mais recorrem à medicina Oriental?

Eu gosto de discutir factos. Por isso, seria interessante comparar as esperanças médias de vida desses Países com os dados dos Países que usam a "medicina ocidental".

Países asiáticos.
O Japão por exemplo é o que tem maior esperança média de vida. E nem me vou estander mais.;)
Mas se queres discutir factos sobre este assunto,não vás por aqui, pois muitos países têm problemas de carências alimentares e a questão de viver mais ou menos, não se prende tanto com o tipo de medicina utilizada, mas antes com a FOME.;)

Engrçado... tinha a ideia que a "medicina oriental" até era mais usada em Países como a China, a Tailândia, o Sri Lanka...

Qual é a esperança de vida nestes países?

citação:Originalmente colocada por Tó

Mendes77 já percebi que és um crente nestas matérias mais esotéricas (nota que não o digo por mofa, é que são mesmo matérias esotéricas!). Respeito a tua opinião mas discordo frontalmente da mesma!

Eu limito-me a analisar as provas produzidas, e o facto é que se fala muito destas "espiritualidades" especialmente desde o século XIX... agora prová-las de forma factual?
Aí é que "a porca torce o rabo!".

Só para terminar este "post" gostaria de sugerir um livro muito interessante, escrito por Carl Sagan; "Um Mundo Infestado de Demónios", acreditem vale a pena lê-lo!

, por muito que nos achemos “os melhores”, os únicos munido das “ferramentas certas” para entender a realidade, a verdade é que independentemente do que acreditemos ou não sempre teremos uma visão parcial do que nos rodeia. Como já disse algures cada um de nos vê o mundo da sua perspectiva, a nossa educação, formação, experiências, percepções determina a nossa visão. Por muito interessante que seja ou pareça a visão de Carl Sagan é certamente incompleta, de qualquer maneira qualquer amante da verdade saberá apreciar o seu contributo por muito pequeno que seja em comparação com imenso, diria até, infinito campo do conhecimento, todos contribuem com o seu grão de areia, paradoxalmente todos contribuem também para atrapalhar. , acreditas mesmo que não es crente? Acreditas que não es regido por um sistema de crenças?:)

“EU” todas as correntes do pensamento humano tem a pretensão da Verdade, a “Seita newtoniana-cartesiana” em que muitos de vocês se apoiam não é excepção, é isso mesmo, pode ser visto como uma seita! É uma seita que se fundamenta no dogma mecanicista-reducionista como único “parâmetro” valido para explicar o Universo e a Vida, inspirado nos “profetas” Newton e Descartes.

Hoje os adeptos mais fanáticos dessa corrente representam na minha óptica os “novos inquisidores”, uma doutrina que se bem tenha contribuído para o nosso bem-estar (aplausos), comete o erro de se considerar a única munida dos “parâmetros certos” para compreender todos os mistérios da Vida e do Universo, nada mais errado! é absurda essa pretensão ainda mais quando estão perfeitamente identificados os limites do dogma em que se apoiam, inclusive há bons exemplos de “discípulos” que por não concordarem totalmente com certos “dogmas” foram “excomungados” do seio dos “Iluminados”, ou injustamente condenados.

Mas como toda doutrina dominante que se envereda pelo “totalitarismo” acaba mais tarde ou mais cedo por perder a sua autoridade e respeito, cedendo lugar a outras correntes mais capazes, abrangentes, holisticas, sistémicas, integrais, ou como preferires chamar. Há quem afirme que a mudança de paradigma já esta a acontecer. Tenho a sensação que sim.

Uma área em que se torna mais evidente o erro da vossa “seita” é sua insistência em querer explicar todos os fenómenos da consciência pelo dogma mecanicista-reducionista (que novidade…) , apesar de terem chegado num beco sem saída… para vocês o pensamento, os sentimentos mais subtis não passam de “secreções” do cérebro, assim como o fígado produz a bílis.

Como explicar a tristeza, a alegria, o riso?

Como explicar de forma INTEGRAL e cientificamente irrefutável as emoções tão diversas que nos invadem? São “secreções” do cérebro?

O Amor por alguém ou algo também se resume a secreção do cérebro?

A sensação que definimos como “saudade” também?

A “intuição” como se explica?

Como explicar a “Compaixão”, a pena?

Como explicar a consciência do “EU”, da nossa individualidade? Secreções do cérebro?

Como explicar o processo por detrás do “raciocino”, a “vontade própria”?

Como explicar a “memória”? A capacidade que temos de “guardar” recordações de 30, 50 anos atrás (para não falar em “memoria-extracerebral”)? No dia que os Newtonianos.C conseguirem apagar ou introduzir uma memoria em alguém através de uma manipulação física (sem sugestão hipnotica) ai sim podem dar-se por satisfeitos, o que quer dizer: nunca! (minha opinião)

Como explicar todas as propriedades da consciência pelo dogma mecanicista-reducionista de forma INTEGRAL, cientificamente IRREFUTAVEL?

E como conciliar a complexidade da nossa consciência com a "teoria da evolução cega", surgida da magia do acaso?

“EU” não vejo problema nenhum que os newtonianos-cartesianos se entretenham com suas teorias "tresloucadas", agora não podemos permitir que esses ensinamentos “bizarros” sejam ensinados como “verdade” porque NÃO são! E ainda menos serem ensinados nas escolas como facto comprovado. Vocês que tanto criticam (e bem) a postura dos “criacionistas” estão a cometer um erro semelhante.

Uma simples “pesquisada” demonstra que nem mesmo os cientistas (newtonianos-cartesianos) mais conceituados da área se entendem. Sydney Brenner cientista e premio Nobel da medicina em 2002 fazendo referencia ao futuro da área em questão disse (intuiu?!?):

“Os nossos sucessores ficarão estupefactos com a quantidade de lixo científico que se discute hoje em dia – isto é se tiverem a paciência de se arrastarem pelos arquivos electrónicos de revistas cientificas obsoletas”.

É precisamente o que penso a uns bons anos. Não sei exactamente o que ele se estaria a referir, mas a ideia serve perfeitamente: Toda teoria que resuma a consciência única e exclusivamente a meros processos bioquímicos não passa de LIXO CIENTIFICO.

“EU” em quanto a vossa “seita” não demonstrar cientificamente de forma “independente e irrefutável” que TODAS as manifestações da consciência se resume a um produto do cérebro ou que tem origem “material”… nada feito! Quando conseguirem ai sim vão desferir o golpe fatal que tanto desejam, mas estou plenamente convencido que isso nunca vai acontecer pelos mesmos motivos que tenho defendido: Os tais fenómenos extraordinários da consciência, suas “evidencias”, que muitos de vocês insistem em negar.

Os fundamentalistas newtonianos-cartesianos se irritam quando se fala nesses fenómenos, muitos simplesmente negam. Porque?

A verdade e que esses senhores não estão dispostos a jogar no lixo anos e anos de trabalho em volta de suas tão queridas teorias, sim porque as “evidencias” dos fenómenos extraordinários de consciência a serem consideradas faria precisamente isso o que seria um duro golpe para o orgulho desses senhores, e acabaria de uma hora para outra com certos patrocínios… pois é… para alem da questão “ideológica”, muitos dos ilustres “investigadores científicos” (newtonianos-cartesianos) estão intimamente comprometidos com vários sectores da indústria, o que quer dizer que a maioria deles veneram o Deus “Dinheiro”, não condeno, a final de contas todos nos apreciamos o conforto que o dinheiro proporciona mas lamento que a “ciência” seja regido quase que exclusivamente pela regras do mercado. A maior parte das pesquisas científicas são patrocinadas pelos grandes laboratórios ou corporações científicas que investem em área do conhecimento potencialmente lucrativas. Não estou a ver o interesse desses mercantilistas por áreas de difícil investigação onde não existe possibilidade de retorno financeiro. Achas que sim?

A iniciativa do Dr Luís Portela presidente do Grupo Bial, Laboratório Bial/Fundação Bial é uma bela excepção.

citação:Originalmente colocada por Mendes77
“EU” todas as correntes do pensamento humano tem a pretensão da Verdade, a “Seita newtoniana-cartesiana” em que muitos de vocês se apoiam não é excepção, é isso mesmo, pode ser visto como uma seita! É uma seita que se fundamenta no dogma mecanicista-reducionista como único “parâmetro” valido para explicar o Universo e a Vida, inspirado nos “profetas” Newton e Descartes.

Esta seita não se inspira em ninguém, inspira-se no "método científico", essa ferramenta que nos permitiu descobrir/produzir as células, os micróbios, os antibióticos, o ADN, a electricidade, os satélites, a Internet, etc etc etc...

O método científico já demonstrou ao longo de décadas a sua validade. É pena que quando o método científico põe em causa certas "crenças" seja atacado desta forma.

citação:Como explicar de forma INTEGRAL e cientificamente irrefutável as emoções tão diversas que nos invadem? São “secreções” do cérebro?
Em parte sim!!! Tanto é assim, que é possível modificar estados de espírito modificando o equilíbrio químico do cérebro.

citação:No dia que os Newtonianos.C conseguirem apagar ou introduzir uma memoria em alguém através de uma manipulação física (sem sugestão hipnotica) ai sim podem dar-se por satisfeitos, o que quer dizer: nunca! (minha opinião)
Já ouviste falar de amnésia provocada por lesões no cérebro?

citação:Toda teoria que resuma a consciência única e exclusivamente a meros processos bioquímicos não passa de LIXO CIENTIFICO.
Porque tu assim o queres?

citação:“EU” em quanto a vossa “seita” não demonstrar cientificamente de forma “independente e irrefutável” que TODAS as manifestações da consciência se resume a um produto do cérebro ou que tem origem “material”… nada feito! Quando conseguirem ai sim vão desferir o golpe fatal que tanto desejam, mas estou plenamente convencido que isso nunca vai acontecer pelos mesmos motivos que tenho defendido: Os tais fenómenos extraordinários da consciência, suas “evidencias”, que muitos de vocês insistem em negar.

Tu ainda não percebeste que o "método científico" não tem nada a ver com os desejos dos cientistas? Enquanto tu não perceberes que a ciência se baseia em factos e não em desejos, nunca compreenderás a visão científica do mundo. Tu pensas que os cientistas desejam que o homem não passe de uma máquina química? Achas que alguém gosta disso?

Eu desejaria que fôssemos algo de especial, criados à imagem de Deus, com uma consciência/alma imortal. Eu gostava que isso fosse verdade. Só que, infelizmente a ciência está-se a marimbar para os nossos desejos: a ciência apenas se baseia em factos, e os factos por vezes dizem-nos algo que não queríamos ouvir...

Felizmente cada um de nós pode escolher a via da ilusão ou dos factos.

citação:Os fundamentalistas newtonianos-cartesianos se irritam quando se fala nesses fenómenos, muitos simplesmente negam. Porque?
Que fenómenos? Alucinações?

Deixo-te aqui um desafio: arranja-me duas pessoas que aleguem, por exemplo, ter poderes telepáticos. Eu ofereço-me para preparar uma experiência que demonstre se eles têm ou não esses poderes. Tu também podes participar na elaboração dessa experiência. A experiência será filmada e ambos concordaremos em aceitar os resultados. Os resultados serão divulgados neste tópico.

Em vez da telepatia pode ser outra qualquer manifestação paranormal, desde que possa ser testada de forma inequívoca.

Aceitas o desafio?

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Esta seita não se inspira em ninguém, inspira-se no "método científico", essa ferramenta que nos permitiu descobrir/produzir as células, os micróbios, os antibióticos, o ADN, a electricidade, os satélites, a Internet, etc etc etc...

O método científico já demonstrou ao longo de décadas a sua validade. É pena que quando o método científico põe em causa certas "crenças" seja atacado desta forma.

Mendes 77
O método científico serve para resolver ISTO:
todos contribuem com o seu grão de areia, paradoxalmente todos contribuem também para atrapalhar.

Permite ir eleminando o que atrapalha.
E permite ir corrigindo.

Resultado: Avanço no conhecimento verificado.

Muitos cientistas são crentes em religiões e esoterismos.
Mas isso está no intimo de cada um.
A ciência e o seu método não são "atrapalhados" por essas crenças pessoais.

RS_20_0110.jpg

:D :D

Mendes77 as emoções são realmente o resultado de complexas interacções químicas e eléctricas que o nosso cérebro tem. Nós somos uma "máquina" de carne, ossos e sangue, com consciência própria, que se desenvolve através das interacções com o mundo exterior.
Esta visão pode ser dura para as pessoas, mas é a verdade!
Somos simplesmente a mais avançada e afortunada espécie animal que existe!
Não penses que eu quero converter alguém... Gostaria, isso sim, que as pessoas deixassem de aceitar explicações fantásticas para os mistérios ainda não totalmente explicados pela ciência.

Desde o século XIX que se demonstra racionalmente como a noção de deus é um artifício psicológico objectivando auto-protecção:

deus ex-machina, isto é: deus como artifício.

Voltar
Superior