Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Exactamente. Portanto será mesmo o indivíduo ideal para a presidência do PSD e, por conseguinte, um futuro PM:sh)

Espero que RR fique. Acredito que com a convicção que tem, assim vai acontecer. E, com o tempo, provará que é a pessoa certa para o PSD. Com princípios como honestidade, carácter e hombridade, será uma lufada de ar fresco para a política em geral. Senhores destes só aparecem de 50 a 50 anos, ou mais..

Tenho que reconhecer que fiquei positivamente impressionado pela campanha eleitoral dele.

Pena não ter começado mais cedo a ir para o terreno e a promover o debate e as ideias.

Pena também que muitos no PSD lhe tenham feito "a cama", tal como o Marques Mendes, o Marcelo e o Montenegro.

É que o Marcelo tem levado ao colo o PS e a geringonça...

A direita só vai ter espaço para crescer quanto tiver a inteligência de se desligar do conservadorismo dos costumes, sob pena de nunca apanhar o voto dos que já cresceram no séc XXI, e se limitar ao voto de meia dúzia de "jarretas" enertidos a vociferar contra o fim da família tradicional e coisas assim. O mundo mudou. A IL parece ser, em Portugal, o único partido de direita que percebeu isso.

Não estou tão certo que isso faça grande diferença. Quando olho à minha volta, as pessoas que conheço que são de esquerda, homens mulheres, acima dos 45/50 anos que ninguém lhes fale em casamentos homossexuais ou outros termos idênticos.
Haverá assim tanta gente e preferir votar na esquerda que na direita apenas porque há mais liberdade de costumes?
A questão dos costumes é muito sociológica e nesse aspeto penso que o país ainda está muito "atrasado", da esquerda à direita.

Até o Montenegro sabe que o PSD é um partido de "centro e centro direita". Ou seja, em nenhum momento ele se definiu de direita. Mas.... só o faz com propósitos eleitorais. Porque na prática ele é mesmo de direita. O que ele fará é o que o PPC fez na campanha: Mentir.

Um certo eu retorcido até gostaria de o ver a líder só para me divertir com as trapalhadas que fará.

Terás mais uma surpresa como tiveste da IL, onde inicialmente colocaste um grande ceticismo

Keep calm and carry on! [;)]

A direita, o centro direita, como quiseres, sobreviverá ao RR e à Assunção.

A direita só vai ter espaço para crescer quanto tiver a inteligência de se desligar do conservadorismo dos costumes, sob pena de nunca apanhar o voto dos que já cresceram no séc XXI, e se limitar ao voto de meia dúzia de "jarretas" enertidos a vociferar contra o fim da família tradicional e coisas assim. O mundo mudou. A IL parece ser, em Portugal, o único partido de direita que percebeu isso.

Enquanto PS e PSD tiverem a esmagadora maioria dos votos (como foi o caso destas últimas eleições), ainda se manterá o voto tradicional. Concordo que a IL será o partido inovador, mas isso só se verificará, na perspectiva de o "mundo estar a mudar", no futuro, se este partido continuar a crescer.

Não tem nada de estúpido. Resulta da ideia de que os desencartados, os que não votam, são eleitores potenciais de partidos de direita.

O António Costa é mesmo, e com muitas provas dadas. Onde ele mais me impressionou até foi há uns bons anos na CML.

É uma ideia estúpida, essa de que o universo da abstenção tem uma distribuição muito diferente do universo dos votantes.

Tenho que reconhecer que fiquei positivamente impressionado pela campanha eleitoral dele.

Pena não ter começado mais cedo a ir para o terreno e a promover o debate e as ideias.

Pena também que muitos no PSD lhe tenham feito "a cama", tal como o Marques Mendes, o Marcelo e o Montenegro.

É que o Marcelo tem levado ao colo o PS e a geringonça...

Olha que eu era capaz de apostar que, quando o senhor Presidente da República, foi até Celorico de Basto pôr a cruz, que seria no Partido Social Democrata... até porque, teoricamente, RR era um dos braços direito de Marcelo em 1996 quando este era presidente do partido.

Se porventura, votou no rival directo..[:vm)]

Se isso fosse a bolsa o PSD deveria fazer um IPO ao Chega ou ao IL e pegar em qq um dos líderes deste dois partidos.[:D][:)]

O Montenegro é só lenha para arder devagarinho.
A malta anseia por líderes novos e gente nova fora do sistema vinda da sociedade civil, qual é dúvida?
IPO, ou OPA?

Tá giro, ela foi bastante elogiada por aqui e até ficou em primeiro lugar naquela sondagem sobre em quem os users iam votar.
O forum não tem nada a ver. Isto são meia dúzia de gatos pingados.

Muito diferente de uma sondagem ou mais ainda, de uma previsão.

Mas, era a única a fazer oposição a este lamacento governo...

Terás mais uma surpresa como tiveste da IL, onde inicialmente colocaste um grande ceticismo

Keep calm and carry on! [;)]

A direita, o centro direita, como quiseres, sobreviverá ao RR e à Assunção.

A IL é direita e assume-se como tal. O PSD devia ser de centro. O Montenegro sabe que é no centro que se ganham eleições. Vai vender um produto de centro e centro direita. Mas depois vai governar à direita com os amiguinhos.

E eu não fui ceptico em relação à IL, apenas sei que aquilo não tem consistência e é apoiado por um bando de sanguessugas. Terá algum sucesso, mas mesmo assim nunca representará uma larga faixa de eleitorado. Nestas eleições teve 1,3% dos votos, não nos esqueçamos e um deputado em 230. O PAN tem 4 vezes mais.

Mas como muleta do PSD vai influenciar ativamente as politicas de um futuro governo, tal como fez o PCP e Bloco mesmo representado um eleitorado pequeno. É assim a democracia, temos que nos adaptar.

A IL é direita e assume-se como tal. O PSD devia ser de centro. O Montenegro sabe que é no centro que se ganham eleições. Vai vender um produto de centro e centro direita. Mas depois vai governar à direita com os amiguinhos.

E eu não fui ceptico em relação à IL, apenas sei que aquilo não tem consistência e é apoiado por um bando de sanguessugas. Terá algum sucesso, mas mesmo assim nunca representará uma larga faixa de eleitorado. Nestas eleições teve 1,3% dos votos, não nos esqueçamos e um deputado em 230. O PAN tem 4 vezes mais.

Vê-lá só se um gajo sem talento oratório como o do PAN consegue eleger 4 deputados, imagina depois de uns quantos portugueses desatentos ouvirem o Chega e a IL na AR [;)]

Mas como muleta do PSD vai influenciar ativamente as politicas de um futuro governo, tal como fez o PCP e Bloco mesmo representado um eleitorado pequeno. É assim a democracia, temos que nos adaptar.

Quantos anos de existência tem a IL vs o PAN? A quantas eleições concorreram, um e outro partido?! :confused::confused:

EDIT- para quem não se quer dar ao trabalho, nem conhece a história, fica aqui a resenha histórica de um e outro:

IL: Foi fundado em 2017 e concorreu às suas primeiras eleições nas europeias de 2019, tendo elegido um deputado nas eleições legislativas de 2019.
PAN: Fundado em 22 de Maio de 2009 sob o nome Partido pelos Animais (PPA). Nas legislativas de 2015 elege um deputado. Em 2019 o partido elegeu o seu primeiro deputado para o parlamento europeu. 2019, nas eleições legislativas portuguesas, o PAN elegeu quatro deputados.

Estamos a comparar uma criança de 2 anos, como uma de 10 na sua habilidade de correr!? [:)]

Última edição:

Sanguessugas?????
Podes desevolver o porque de ser sanguessugas

Sanguessugas?????
Podes desevolver o porque de ser sanguessugas

Vai lá ver qual a atitude de grandes grupos económicos em relação à IL. Jornais económicos, comentadores como o Camilo Lourenço, e empresários em geral estão a esfregar as mãos para criar uma espécie de anarquismo capitalista. é só elogios aos senhores dos cartazes fixes.

Uma aposta a longo prazo. A IL quadruplicará os deputados nas próximas legislativas.

Aceitas?

PS. Sanguessuga é exactamente o que temos tido nestes últimos 20 anos. A IL é o oposto, precisas de calibrar essa bussula

Vai lá ver qual a atitude de grandes grupos económicos em relação à IL. Jornais económicos, comentadores como o Camilo Lourenço, e empresários em geral estão a esfregar as mãos para criar uma espécie de anarquismo capitalista. é só elogios aos senhores dos cartazes fixes.

anarquismo capitalista? :sh) Mas o IL defende algum anarquismo?

Eu acho que a IL vai ter pelo menos 8 deputados nas próximas eleições. A IL é exatamente o que o CDS não consegue ser por causa da sua história: Liberal na economia [algo que muita gente quer] e liberal nos costumes [algo que na prática quase todas as novas gerações são]. Por isso tem um potencial, no mínimo igual ao do CDS nos seus melheres dias : 10-14% dos votos. Ou seja a IL será o Bloco da Direita.

Se eles não tivessem eleito um deputado desta vez talvez o projeto morresse [o PSD o CDS iam mudar para atingir aquele eleitorado, o chega ia ocupar o lugar "bruto-liberal" e a IL teria dificuldades em entrar]. Mas como entrou, eu acho sinceramente que eles vão entrar no poder a breve trecho.

Mas a questao é porque é que isso nao tem consistencia? Um partido com boa imprensa tem sempre boas oportunidades para se tornar relevante, veja-se o BE.

Ainda me dei ao trabalho de ver hoje o Montenegro para ver se mudava a minha opinião acerca dele, mas nada... continuo na mesma, aquilo não é um lider, não tem carisma, não tem discurso virado para a população, parece que só está mesmo a pensar em assaltar o poder dentro do PSD, não consegue transmitir uma ideia para o país que nos fique na memória, nadinha, é como se tivéssemos o tempo todo a olhar para um boneco a falar a abrir e fechar a boca, mas não diz nada. :sh)

E nota-se que há ali muito anti-Rio, e a sua luta anti-Rio também prejudicou muito o PSD neste último ano, nesse aspecto acho que o RR tem toda a razão.
No PS o Seguro perdeu e não andou a atormentar o Costa. O Passos quando deixou de ser lider do PSD saiu e não voltou a aparecer. Porque é que ele não ficou calado também quando perdeu?
E agora até o Acabado bem falar do RR, mas que se passa? Quem tem esta gente contra o RR?

Há muito jogo político, disputa por poder, por protagonismo. Deve ser por isso que o RR levou tanta porrada.

Mas uma parte da porrada que levou até se entende. Toda a gente que esteve ligada ao governo do PPC deve ter ficado bastante lixada com a postura do RR. O deixar avançar (ao não fazer oposição feroz) a narrativa de que o governo anterior empobreceu o país; que havia quase uma missão sádica do governo do PPC em ver as pessoas mal e em afundar o país.

O RR ao chegar à presidência do PSD e ir logo a correr apertar a mão ao PM deve ter causado uma urticária enorme a muita gente (principalmente ligada a governação anterior). Não esquecer que Costa encabeçava a geringonça, e que todos os membros dessa geringonça passaram o tempo todo com branqueamentos históricos e com um discurso completamente hostil em relação ao que foi a governação da PaF. Nunca houve uma postura minimamente correcta e construtiva da parte dos partidos da geringonça. RR chegar ao topo do PSD e basicamente passar uma borracha sobre essa parte do passado político recente deve ter deixado muita gente no PSD a espumar-se toda. E no fundo não deixam de ter alguma razão.

Voltar
Superior