Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Bastava que a comunicação do gabinete de design e a do Governo não tivessem usado esse tipo de linguagem nas memórias descritivas nem se pusessem a justificar a mudança com argumentos ocos de significado. O novo logótipo não encerra em si quaisquer ideias woke nem sequer idelogia. É uma representação gráfica que do ponto de vista prático é muito mais adequada aos tempos modernos do que a anterior. A única mudança que eu acho que seria obrigatória era escrever "Governo da República Portuguesa" em vez de apenas "República Portuguesa".
Mas não, quiseram dar uma de modernaços com um discurso cheio de palavras wokes e ocas e pronto, deitaram tudo a perder.

https://identidade.portugal.gov.pt/logotipo/

Lendo o descritivo, occore-me a questão: o que é um logotipo "isento"? Isento de quê?

Já agora porque dizes que era adaptado aos tempos modernos? Eu nunca tive dificuldades em percepcionar o logotipo antigo em formato digital, e tu?

​​​​​

(João Miguel Tavares) Faltar à tomada de posse do Governo não é radicalismo?

Precisamente porque não estamos a viver dias normais; precisamente porque estamos a habitar um tempo em que cada gesto é analisado ao pormenor, convém que os partidos políticos e os seus líderes pensem bem na dimensão simbólica de cada um dos seus actos – e muito em particular o que significa faltar à tomada de posse de um governo democraticamente eleito no actual contexto político. O PCP não esteve presente. O Bloco de Esquerda não esteve presente. Rui Tavares não esteve presente. Pedro Nuno Santos não esteve presente. Não serão todas estas ausências um gesto de puro radicalismo? Ou o radicalismo em 2024 é um exclusivo do Chega?

https://www.publico.pt/2024/04/03/opiniao/opiniao/faltar-tomada-posse-governo-nao-radicalismo-2085781

Lendo o descritivo, occore-me a questão: o que é um logotipo "isento"? Isento de quê?

Já agora porque dizes que era adaptado aos tempos modernos? Eu nunca tive dificuldades em percepcionar o logotipo antigo em formato digital, e tu?

​​​​​

Do ponto de vista da comunicação visual, a linguagem do logo antigo é muito típica dos anos 2000-2015 com foco na tridimensionalidade e detalhes nos elementos. Nos nossos dias os logos estão mais bidimensionais e com os elementos simplificados. Podemos inclusivamente ver isso nos sucessivos restylings dos logos das marcas automóveis. O artista deveria era ter incluído a esfera armilar e o escudo na sua versão ajustados à linguagem estética atual. Mas põe-se a justificar as alterações com palavras como "isento" "inclusivo" e outros que tais e pronto, mostram logo ao que vêm. O readotado nota-se bem que não foi desenhado agora mas ainda assim é bem melhor que aquele aborto conceptual.

Um dos argumentos que tenho visto a fazer do logo do ovo estrelado, era a dificuldade de ver os detalhes em versões pequenas impressas do logo que foi agora repescado.

Ora, alguém no Reddit (u/s1gma17) deu-se ao trabalho de fazer um apanhado de logos de governos um pouco por todo o Mundo e parece que isso só é um problema por cá:

Click image for larger version  Name:	logos governos 1.jpg Size:	116.9 KB ID:	14437566
fetch

fetch

Attachments

• logos governos 1.jpg
    logos governos 1.jpg
    116.9 KB · Views: 0
  • logos governos 2.jpg
    logos governos 2.jpg
    134.5 KB · Views: 0
  • logos governos 3.jpg
    logos governos 3.jpg
    135.2 KB · Views: 0
Um dos argumentos que tenho visto a fazer do logo do ovo estrelado, era a dificuldade de ver os detalhes em versões pequenas impressas do logo que foi agora repescado.

Ora, alguém no Reddit (u/s1gma17) deu-se ao trabalho de fazer um apanhado de logos de governos um pouco por todo o Mundo e parece que isso só é um problema por cá:

Os tipos são tão incompetentes (ou pior) que nem sabem que é governo da república portuguesa e não república portuguesa.

​​​​​

Não indo tanto ao pormenor como foi o Icedevice, até porque não tenho competência técnica para isso, eu diria que o logotipo "ex-novo" tem uma linguagem visual muito mais alinhada com tudo o que se vê nas marcas atuais. Percebe-se isso de forma intuitiva, da mesma forma que se percebe logo que um screenshot de Iphone ou Android de há 10 anos está "datado" face a um screenshot atual.

filedata/fetch?id=14437566&d=1712229393
fetch

fetch

É tudo uma questão de gosto pessoal, mas destes logos todos eu acho que os da Austria, França, Nova Zelândia e Suíça são claramente os mais desenpoeirados.
O logo do governo dos EUA também é bastante "moderno". Não é o que aparece ali em cima.

O novo logo ovo estrelado é totalmente estéril, isso sim. Se têm vergonha dos símbolos nacionais, metam-se em casa a brincar com o paint, mas não nos brindem com os seus "trabalhos".
Em todos os outros exemplos não há vergonha da simbologia nacional. Cá tem de ser igual.

Há aí alguns que estão perfeitamente adequados aos cânones atuais sem contudo renunciar à simbologia nacional (Alemanha, Suíça, Eslovénia, França, Irlanda, Rep. Checa, Lituânia...) Notem como é importante que o logo tenha uma variante para o perfil nas redes sociais (último conjunto de imagens) e nestes casos a identidade tem que ser clara. É por isso que nalguns casos ficam apenas os símbolos mais importantes (por exemplo os leões sob fundo contrastante do Luxemburgo, PB, Noruega, Finlândia, a Águia alemã ou a face da Republica Francesa)

Há contudo alguns que precisavam de ser trabalhados como o Canadá, Itália, Grécia...

Referia-me a SMO nessas 3 décadas. [;)]

O meu SMO é dos anos 80 e foi feito como Meliciano saído da CGM da EPI de Mafra. Quem for um baby-boom entende estes códigos

Moi aussi!
CGM e depois COM na EPI. 1º turno de 84, fez 40 anos agora!!!!
Depois 1 ano com Asp. Of. Mil.

"Códigos" dos bons...
[:D]

Será que alguém sabe quando será o próximo concurso ou vai ser ajuste directo ?
Gostava de participar pelos tais 74.000€
[:D]

bandeira 2.jpg bandeira 3.jpg bamdeira 1.jpg

Attachments

• bandeira 2.jpg
    bandeira 2.jpg
    10.9 KB · Views: 0
  • bandeira 3.jpg
    bandeira 3.jpg
    60 KB · Views: 0
  • bandeira 2.jpg
    bandeira 2.jpg