Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Quais os sectores que mais sofrerão se a actual crise se mantiver, ou agravar?

Quais os sectores que mais sofrerão se a actual crise se mantiver, ou agravar?

No seguimento deste tópico
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=56690

fiquei a pensar no que se falou, e nas empresas americanas que estão a despedir empregados. Já noutro tópico, alguém falou que a AutoEuropa não ficará muito mais tempo cá em Portugal...

Na vossa opinião, quais os sectores onde a crise vai provocar mais estragos? E porquê?

Obrigado

Sectores de mão-de-obra intensiva e barata - facilmente se deslocalizam. Aliás, é o que está a acontecer em boa parte das fábricas que fecham.

No seguimento deste tópico
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=56690

fiquei a pensar no que se falou, e nas empresas americanas que estão a despedir empregados. Já noutro tópico, alguém falou que a AutoEuropa não ficará muito mais tempo cá em Portugal...

Na vossa opinião, quais os sectores onde a crise vai provocar mais estragos? E porquê?

Obrigado

Numa perspectiva geral, podemos identificar 2 factores especialmente ameaçadores para as empresas em Portugal: a dependência do mercado interno e as actividades de baixo valor acrescentado.

Do lado da dependência do mercado interno estão todas as empresas (especialmente industriais) que não foram ainda capazes de se orientar para a exportação, ou cuja actividade não tem relamente vocação exportadora. Um exemplo clássico são as empresas PMEs da área da construção civil.
O problema nestes casos é a fraqueza do mercado nacional, que devido a parcos rendimentos e sobre-endividamento, não tem capacidade para continuar a expandir o consumo.

Do lado das actividades de baixo valor acrescentado vem a velha questão da produtividade e da concorrência de países como a China, Paquistão, Vietname, etc. As empresas portuguesas que continuam a basear a sua actividade em baixos salários e baixas qualificações, pouca inovação e pouco investimento, em suma baixo valor acrescentado, enfrentam a demolidora concorrência daqueles países, capazes de produzir as mesmas coisas a custos muito inferiores.

Em termos de emprego isto traduz-se, como sempre, em maiores dificuldades para os trabalhadores menos qualificados e portanto menos capazes de responder a estes desafios e que são so que, em caso de desemprego, mais dificuldades terão em reconverter-se e encontrar novas ocupações.

a resposta é sem duvida alguma, todos. cada um á sua maneira e uns mais do que outros.

penso que a industria ligada á produçao de bens essenciais se os preços nao aumentarem muito, podem ter sair bastante menos prejudicadas, ou até beneficiadas. com o salário real a diminuir, só há uma coisa que as familias nao podem prescindir, de comer e beber!
por outro lado, no mesmo sector alimentar, a industria de qualidade de elite também poderá crescer dada a esta desigualdade social cada vez maior dividindo a sociedade em duas. os ricos e os pobres, em que 70% do dinheiro está nos 15% da populaçao que pertence á classe mais abastada.

critiquem e opinem!

Todos.

Pois os aumentos vão conduzir, mais cedo ou mais tarde, à subida dos preços pois vão acabar por ser reflectidos no consumidor, desde o produtor a passar pelo transportador...

a resposta é sem duvida alguma, todos. cada um á sua maneira e uns mais do que outros.

penso que a industria ligada á produçao de bens essenciais se os preços nao aumentarem muito, podem ter sair bastante menos prejudicadas, ou até beneficiadas. com o salário real a diminuir, só há uma coisa que as familias nao podem prescindir, de comer e beber!
por outro lado, no mesmo sector alimentar, a industria de qualidade de elite também poderá crescer dada a esta desigualdade social cada vez maior dividindo a sociedade em duas. os ricos e os pobres, em que 70% do dinheiro está nos 15% da populaçao que pertence á classe mais abastada.

critiquem e opinem!

A minha área (Hotelaria) vai sofrer muito (ainda mais) com a crise, creio...

É sempre muito vulnerável...

Será que é provável passar-se o mesmo? A Hotelaria MUITO cara, virada para quem tem MUITO dinheiro, vai sofrer menos que a generalidade?

Quem pode ir passar uma quinzena a Montecarlo ou ao Dubai, vai poder continuar a faze-lo.
Aqueles que iam 10 dias para Punta Cana vão-se cortar nas despesas.

No meu entender quase todos os sectores vão sofrer, e muito. Digo quase porque se safam os arrumadores de carros, assaltantes de gasolineiras, multibancos e afins, e pouco mais [:D]

Entre os quase todos, acho que, infelizmente, um sector que se vai destacar é a agricultura.
Como todos sabem a agricultura em Portugal encontra-se reduzida a muito pouco, e com a continuação da crise, receio que quase acabe. Talvez resistam meia centena de grandes agricultura (empresas, na sua maioria).

A agricultura vem a sofrer desde à muito tempo. Dou exemplo dos jovens agricultores. No antigo quadro comunitário eram atribuídos 25000 a cada um. Foram muito poucos e, no meu entender, ainda foi dinheiro mal atribuído (posso explicar porque é que penso isso). Actualmente, o prémio são 40000€, mas quase de certeza que haverá ainda menos (e mais uma vez, mal atribuídos).

Não sei como é que o país vai ficar sem agricultura, mas assusta-me um pouco. Actualmente vemos nos hipermercados muitos produtos espanhóis, mas imaginem não haver nenhum nacional...

Sou um ignorante na matéria, e posso estar enganado, mas o que precisamos não é de apoios à instalação, mas sim de apoios ao funcionamento. Melhoria das fileiras, por exemplo.

Não me vou alongar mais porque o tema é a crise, e essa vai afectar-nos a (quase) todos.

Vi quase todo o prós e contras na RTP sobre este tema. Conclusões tirei sobretudo uma:

Não temos governo e não temos oposição capazes sequer de melhorar o estado deste país. Ao ouvi-los, só me apetecia tratá-los mal [8b]. É um que se defende com submarinos, é outro que ridiculariza a situação, outro que tenta mostrar que estamos bem... Enfim, podiam juntar-se todos num jantar de convivio e combinarem demitir-se em bloco [8b]

Mas qual crise?

O tópico em referência era sobre a crise Bolsista.

E a Bolsa em Portugal sempre foi um modo de sacar dinheiro a uns patos.

Por mim, bem que podia desaparecer...

A minha área (Hotelaria) vai sofrer muito (ainda mais) com a crise, creio...

É sempre muito vulnerável...

Será que é provável passar-se o mesmo? A Hotelaria MUITO cara, virada para quem tem MUITO dinheiro, vai sofrer menos que a generalidade?

A tua área é muito voltada para quem tem dinheiro - exceptua os pequenos restaurantes e tasquinhos. O preço de uma noite em Hotel é sempre um absurdo, para mais sabendo a diferença de preços que fazem a um particular e a empresas!

Voltar
Superior