Jacare
New member
Os bancos emprestaram dinheiro a longo prazo, 30 anos para cima... E considerando a instabilidade de emprego nos EUA, onde és despedido de um dia para o outro, sem subsídios, sem indemnização, sem nada, os americanos não conseguem pagar os empréstimos... E lá o processo de despejo é num piscar de olhos... Mesmo arranjando emprego uns meses mais tarde tens toda a dívida acumulada...
Em Portugal e na Europa, tens pessoas que contrairam empréstimos a longo prazo e ficaram desempregados, mas aguentam-se porque receberam uma indemnização e têm subsídio de desemprego...
Não me choca que o estado proteja o trabalhador pagando-lhe um subsídio de desemprego por tempo limitado, desde que promova ao mesmo tempo a eficiência do mercado de trabalho... (algo que não acontece por cá!) Por outras palavras, que não interfira artificialmente nas políticas contratuais das empresas e dos trabalhadores.
Eu sei que há muitos políticos e economistas da "ala liberal" que são contra qualquer intervenção estatal a nivel de subsídios de despedimento... mas o que se tem verificado nos países da "flexisegurança" é que estas políticas promoveram a rotatividade do emprego e principalmente a produtividade da economia num todo.
O desemprego torna-se de curta duração e por arrasto faz com que a confiança do próprio empregado melhore. Em termos práticos a troca de emprego resulta quase sempre a favor do trabalhador e este acaba por sair mais valorizado no próprio mercado.
Mercado pode ser uma palavra fria e desumana quando a aplicamos a pessoas... mas a realidade é que temos de tratar os bois pelos nomes e sem complexos.
Já agora, se os EUA tivessem um mercado de trabalho mais regulado, a crise surgiria à mesma! Mas o problema seria mais complicado de resolver visto termos um mercado mais fechado, menos flexivel e muito menos eficiente a adaptar-se à crise... Não ficava surpreendido que daqui a 4 ou 5 anos já ninguem se lembre desta crise... tivessem os EUA um mercado de trabalho regulado e fechado e creio que nos próximos 10 ou 15 anos não se falaria de outra coisa... ...olha estavam como nós... isto já dura e dura e dura e vai continuar enquanto os nossos políticos não perceberem que "It's the Economy Stupid!" neste caso, os Mercados....