Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

[:D] [:D]

Vamos a ver o que vai sair da manga do Governo. [:cool:]

Até porque, caso nas próximas eleições não se consiga fazer eleger todos os que são deputados e ou reconduzir companheiros de luta, uns bancos e grupos económicos encostados/intervencionados são sempre jeito para colocações.

O ebay já respondeu: safam-se os bancos que tiverem mangas para o pessoal do costume! [:D]

Os que se armarem em parvos ficam descalços. [;)]
(Só que nenhum é parvo - à excepção de um que não me parece ter feito bem a "cama" e serve bem de bode expiatório, se for caso disso)

Carlos, a culpa é claramente das instituições financeiras, pois ao conceder crédito de alto risco, colocaram-se no fio a navalha.

Escandalosamente, os gestores ainda receberam chorudos prémios de gestão por este comportamento irresponsável.

Não. Mas é isso que tenho, insistentemente, dito por cá!... [;)]
Quem tem andado neste forum nestes últimos tempos pode não ter reparado.

Recordo-me de afirmares e mais do que uma vez de que a conversa da crise era uma tanga para forçar as pessoas a aceitar condições abaixo do que mereciam.

Não foi? [:D] [;)]

Carlos, a culpa é claramente das instituições financeiras, pois ao conceder crédito de alto risco, colocaram-se no fio a navalha.

Escandalosamente, os gestores ainda receberam chorudos prémios de gestão por este comportamento irresponsável.
Toda a gente comprou créditos de alto risco.

Se te recordares da Fany Fannie e Freddie Mac, os governos 'amigos' eram convidados a comprar os seus títulos em vez de títulos do Tesouro dos USA.
E daí a pronta resposta do governo Federal para salvar a face perante terceiros. [;)]

Por isso entendo que a responsabilidade passa por muita gente. Desde o Céu ao Inferno. [:D] [:D]

Mas agora, há que salvar o coiro das instituições. E depois conversar sobre uma nova ordem económica. [:cool:]

Nope. A culpa é NOSSA.

Toda a sociedade está em "sobreaquecimento": todos exigimos o melhor produto ao mais baixo preço, a melhor rentabilidade para as nossas poupanças, o melhor retorno para o nosso investimento.

Compramos carros, casas, electrodomésticos, férias, temos um nível de vida material cada vez melhor e se formos analisar a evolução salarial da generalidade da população, os salários reais caíram nos últimos 20 anos!

As bolsas andaram sobreaquecidas com o dinheiro dos nossos fundos de pensões, com o dinheiro do povo que sem perceber nada foi atrás das melhores rentabilidades ao menor esforço.

Este excesso de liquidez nos mercados e a cada vez maior exigência dos clientes pressurizaram as empresas em geral para produzir cada vez melhor ao menor preço - com um imapcto profundo nos níveis salariais e no desemprego, através da procura de mercados de oferta de trabalho cada vez mais baratos.

A tecnologia democratizou-se - felizmente! - e permitiu a redução drástica dos custos de produção e a fácil diluição dos custos de I&D (dando corpo à famosa Lei de Moore) e toda a industria elevou os padrões de produtividade e de rentabilidade das suas operações.

Os generalizados retornos financeiros contribuíram para um ciclo de crescimento global que está hoje a permitir que países subdesenvolvidos passem por uma crise como esta sem as costumeiras crises políticas que assolavam a América Latina de cada vez que o Presidente dos EUA tossia.

Mas paradoxalmente, esta pressão sobre os mercados tem origem no cidadão comum - enquanto consumidor e enquanto investidor.
Enquanto consumidor, pelo já explicado.
Enquanto investidor, porque todos nós temos as nossas poupanças - mesmo aqueles que pensam nada ter, têm: o Estado, a Seg. Social e o Tesouro.

Os fundos imensos provenientes dos planos de reforma de todos os países desenvolvidos (o welfare state na verdadeira acepção da palavra), inundaram os mercados financeiros pressurizando-os.
A necessidade de rentabilizar aqueles fundos, mesmo que depositados em aplicações seguras, potenciaram aplicações sucessivas desenvolvendo simultâneamente produtos de engenharia financeira sofisticadíssima.

O sistema capitalista vive montado num castelo insuflável que de vez em quando tem que despressurizar para ganhar novo fôlego - é feito de confiança no sistema, sistema que é composto por cada um de nós.

E embora com correcções marginais, o sistema vai continuar a evoluir no mesmo sentido. [;)]

Quem tem andado neste forum nestes últimos tempos pode não ter reparado.

Recordo-me de afirmares e mais do que uma vez de que a conversa da crise era uma tanga para forçar as pessoas a aceitar condições abaixo do que mereciam.

Não foi? [:D] [;)]
Isso é uma confusão de crises ou uma crise de entendimento?

Talvez seja vontade de fazer conversa de café... :rolleyes:

Afinal não sou eu que preciso de provar que tenho a 4ª classe.

Punir quem vive à custa do trabalho dos outros?:confused: :confused:

[:D] [:)]
Sim eu sei...

...é utópico demais
z0tdntknw.gif
.

Nope. A culpa é NOSSA.

Toda a sociedade está em "sobreaquecimento": todos exigimos o melhor produto ao mais baixo preço, a melhor rentabilidade para as nossas poupanças, o melhor retorno para o nosso investimento.

Compramos carros, casas, electrodomésticos, férias, temos um nível de vida material cada vez melhor e se formos analisar a evolução salarial da generalidade da população, os salários reais caíram nos últimos 20 anos!

As bolsas andaram sobreaquecidas com o dinheiro dos nossos fundos de pensões, com o dinheiro do povo que sem perceber nada foi atrás das melhores rentabilidades ao menor esforço.

Este excesso de liquidez nos mercados e a cada vez maior exigência dos clientes pressurizaram as empresas em geral para produzir cada vez melhor ao menor preço - com um imapcto profundo nos níveis salariais e no desemprego, através da procura de mercados de oferta de trabalho cada vez mais baratos.

A tecnologia democratizou-se - felizmente! - e permitiu a redução drástica dos custos de produção e a fácil diluição dos custos de I&D (dando corpo à famosa Lei de Moore) e toda a industria elevou os padrões de produtividade e de rentabilidade das suas operações.

Os generalizados retornos financeiros contribuíram para um ciclo de crescimento global que está hoje a permitir que países subdesenvolvidos passem por uma crise como esta sem as costumeiras crises políticas que assolavam a América Latina de cada vez que o Presidente dos EUA tossia.

Mas paradoxalmente, esta pressão sobre os mercados tem origem no cidadão comum - enquanto consumidor e enquanto investidor.
Enquanto consumidor, pelo já explicado.
Enquanto investidor, porque todos nós temos as nossas poupanças - mesmo aqueles que pensam nada ter, têm: o Estado, a Seg. Social e o Tesouro.

Os fundos imensos provenientes dos planos de reforma de todos os países desenvolvidos (o welfare state na verdadeira acepção da palavra), inundaram os mercados financeiros pressurizando-os.
A necessidade de rentabilizar aqueles fundos, mesmo que depositados em aplicações seguras, potenciaram aplicações sucessivas desenvolvendo simultâneamente produtos de engenharia financeira sofisticadíssima.

O sistema capitalista vive montado num castelo insuflável que de vez em quando tem que despressurizar para ganhar novo fôlego - é feito de confiança no sistema, sistema que é composto por cada um de nós.

E embora com correcções marginais, o sistema vai continuar a evoluir no mesmo sentido. [;)]

mto bom [;)]

Nao vou estar aqui a fazer uma lista que resolva todos os problemas[:D] , mas comecar a viver de acordo com as possibilidades seria um bom comeco (ou seja, nao ficar com a corda na garganta por ter uma euribor a 7%, por exemplo).

Nao vou estar aqui a fazer uma lista que resolva todos os problemas[:D] , mas comecar a viver de acordo com as possibilidades seria um bom comeco (ou seja, nao ficar com a corda na garganta por ter uma euribor a 7%, por exemplo).

Isso ja faço a algum tempo... é o meu modo de vida... Se não tenho para comprar, não compro... Tenho um carro simples de 2001, com o que ganho poderia comprar um BMW série 3 novo a crédito...
Comprei um apartamento T2 contruido em 1976 em Lisboa, com o que ganho poderia atirar-me para um apartamento T3 na Expo que custaria bem mais do dobro da que custou a minha casa...
Claro que sobraria apenas o suficiente para eu viver e bastava a Euribor subir estaria em maus lençois...
Isto que dizer que afinal não tenho culpa? Vocês é que dizem que "todos" temos culpa...
Para informação, prefiro gastar mais dinheiro e comprar "Made in Portugal"... Não me sinto minimamente culpado por esta crise, faço a minha parte, portanto culpo a quem não faz...

Nem é preciso dizer mais nada. é tao simples como issoapr:) .

mas ha-de sempre haver quem teime em passar a culpa para os outros. Invariavelmente ela cai sempre nas "elites" exploradoras[:D] .

As Instituições financeiras concederam o crédito até a mendigos, tal era a fome de lucro e ganância das percentagens...

A pressão dos accionistas, no fecho das contas, era tal que para obterem os milhões de lucros ano após ano faziam de tudo...

Não atirem areia para os olhos...

O PIB mundial cresceu muito à custa da especulação...

Voltar
Superior