Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Portanto, quem é que _obrigou_ a banca a emprestar dinheiro sem garantias de retorno? Cabe na cabeça que a banca venda produtos financeiros com prejuízo para eles?
Portanto, o "a culpa é NOSSA" deixa-me de facto muito desconfiado...

Eu não acho que tenho nenhuma culpa no cartorio...
Comparando ao futebol, quem tem de assumir as responsabilidades pelas derrotas (apesar de alguns jogadores também terem culpa) é o treinador...
O pior é quem esta a sofrer é a "ovelhinha"...

Última edição:
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/418341

Derrocada da banca europeia continua com Islândia à beira da bancarrota
A crise juntou agora outro país à sua lista de vítimas: a Islândia está à beira da bancarrota. As bolsas mundiais estão hoje com uma tendência mista, pressionadas pela nacionalização de mais um banco na Islândia e reunião do governo britânico com os maiores bancos do país.

A situação na Islândia começou a agravar-se depois do governo islandês ter sido obrigado a adquirir uma participação de 75% do capital do Glitnir, o terceiro maior banco do país, por 600 milhões de euros. Com isto, a moeda islandesa caiu nos mercados cambiais e o risco de incumprimento ('default') da dívida pública disparou.
Já hoje, o Governo islandês teve de nacionalizar o LandsBanki, o segundo maior banco do país, e as dificuldades voltaram a agravar-se. A Islândia tem uma forte ligação ao mercado monetário do euro e necessita de cerca de 10 mil milhões de euros até ao final do 2009 para alimentar o seu sistema financeiro.
Só que o banco central islandês só terá disponíveis, neste momento, cerca de metade desse valor, embora tenha anunciado que terá chegado a acordo com a Rússia para um empréstimo de quatro mil milhões de euros. Um acordo, entretanto, já desmentido pelo vice-ministro russo das Finanças, Dimitri Pankine, citado pela agência noticiosa russa Ria-Novosti.
Na prática, a Islândia é uma economia em bancarrota: as reservas de moeda estrangeira são insuficientes para fazer face aos compromissos externos do país e a capacidade de endividamento internacional está seriamente afectada pela deterioração da qualidade de crédito - quer do Estado quer das instituições.
Enquanto isso, a moeda continua a perder valor e as dívidas em divisas estrangeiras tornam-se cada vez mais difíceis de pagar.

:eek: :eek: :eek:

Parece que a situação na Islandia ainda é pior que nos EUA!!!

Notem a mudança de discurso:

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1173084.html

Teixeira dos Santos diz:

Governo não vai permitir o colapso de nenhum banco "significativo"

Já sabemos que os políticos são tipo alguns vendedores de automóveis... tentam vender uma retoma bem coçada a um cliente que até percebe de automóveis acabam por dizer - ah e tal... este realmente não está nos trinques chefe... estou a ser muito sincero consigo! Acho que podíamos ver aquele Peugeot 106... certo que é mais caro 1000 Euros mas...

Se o cliente é completamente ignorante... - ah e tal... Este??? Está impecável e estimadinho! Foi usado por uma menina e esteve sempre guardado em garagem!

pinoquio.gif

Pinóquio és um mentiroso! Diz o Grilo Falante.

Eu? Não! Apenas nunca digo a verdade!

Ou muito me engano ou apenas se está a destapar o início de uma grande (ainda maior) crise.

Mas será que não havia nenhuma entidade a supervisionar todas os malabarismos financeiros? Transformaram a economia num jogo virtual em que todos vão sair a perder.

É incrível ler as notícias que vão saindo todos os dias... :sh)

Ou muito me engano ou vamos ter que ir todos aos bancos levantar as poupanças,na minha parte já faltou pouco mas ainda voltei com um pé atrás,vamos ver.

Em portugal que é sempre tudo mau, ainda não foi preciso resgatar nenhum banco :)

Aqui ao lado os bancos espanhois andam as compras na liquidação total [:D]

Se os nossos bancos se safarem incolumes merecem um pequeno louvor, ou não?

Ou muito me engano ou vamos ter que ir todos aos bancos levantar as poupanças,na minha parte já faltou pouco mas ainda voltei com um pé atrás,vamos ver.

Se o sistema financeiro der um estoiro, sempre podes fazer umas murtalhas e enrolar um charro com as notas[:)]

Em portugal que é sempre tudo mau, ainda não foi preciso resgatar nenhum banco :)

Aqui ao lado os bancos espanhois andam as compras na liquidação total [:D]

Se os nossos bancos se safarem incolumes merecem um pequeno louvor, ou não?

Ainda estamos longe de lavar os cestos...

Então? Somos ou não somos? [:D]
Tb somos, mas não na proporção que se diz.

Um país assimétrico é um país com mais ricos que pobres?
Não, é um país em que pouca gente controla a maioria da riqueza e o resto sobrevive.

Os EUA têm uma classe média fortíssima
Media alta e muito pequena. A maioria da população pertence a classe media baixa.

Aliás, se o "povo" tivesse conhecimento do que se passou no private banking no tempo das "vacas gordas", faziam um motim. [:D]
Lá como cá, se a maioria das pessoas pensasse um pouco...[;)]

Que formas existem de garantir "o melhor produto ao mais baixo preço"?
Já se fazem omoletes sem ovos?
Se estás a oferecer limões a metade do preço, alguém ficou a arder - achas que foi o grande retalhista ou o pequeno produtor? Ou este (que ficou com os limões na árvore) e o amazonas que recebeu arroz em troca e ficou todo contente?
Chama-se tecnologia e investigação educação e formação, modernização e justiça
gifs_demonios.gif
.

Não estou a falar de vender algo por €2 que custou €0.2 a fazer.

Alto e pára o baile! [:D]
Então os fundos de investimento são compostos por quê?

Tu podes não "jogar" na bolsa, mas quando subscreves um fundo de investimento ao balcão do banco estás a comprar partes de acções e/ou obrigações.
A única diferença é que por cada 1€ que investes, divide-lo por n acções de poucos cêntimos fazendo com que o risco fique diluído - se uma das empresas do cabaz "rebentar", só perdes a parte dos cêntimos que a gestora do fundo investiu nessa acção/obrigação.

É a mesma coisa que comprar um carro com ABS e ESP em vez de um carro com travões de tambor - quando é para estoirar, estoira na mesma, apenas mais devagar. [;)]
Não é a mesma coisa como bem sabes, quer nos riscos, quer na recuperação.

Uma coisa é a procura de crédito que originou a crise, outra coisa são os efeitos da mesma.
O sistema é muito complexo - é certo que o rastinho foram os créditos hipotecários nos EUA, mas os efeitos são generalizados.
E se calhar até mais nefastos nos países aforradores que compraram esses créditos, como é o caso da Suiça ou países nórdicos.
E no caso da Suiça - que sempre foi a reserva ocidental - Martin Wolf já veio dizer que mesmo que o Estado suiço queira salvar a UBS, não tem capacidade para tal.
Espera um pouco que ainda vamos no adro.

It Ain’t Over ’til the Fat Lady Sings

O sistema capitalista não tem alternativa viável.
Nenhum outro sistema garante o bem-estar à população que este proporciona, por muitas crises que aí venham.
O capitalismo é uma "coisa" que vive agarrada as costas da democracia não uma alternativa ou complemento a esta.

Creio que uma pinça desinfectada e um pouco de betadine servem para resolver o assunto.

A queda do muro de Berlim provou-o: o Estado-providência, que é o bastião da Europa social, só é viável numa economia de mercado.
De outra forma, viveríamos numa URSS.
O muro não tem nada a ver com o estado social, alias tudo o que ele representava era exactamente o contrario de um sistema democrático e de liberdade.

Como bem sabes.

Última edição:
Já alguém notou movimento nos bancos? Por acaso não tenho reparado... Então como fica o pessoal se algum banco estourar, as poupanças vão ao ar, e as dividas ficam??!!

Última edição:
Tudo certo.

Mas há coisas que me custam a compreender.

Façamos um paralelismo, já que estamos num fórum de automóveis.

Quando compro um automóvel, também quero (e é legítimo e lógico querê-lo) o menor consumo, a maior qualidade e a melhor garantia para o meu carro novo. Como eu, todos os outros consumidores também o querem.

No entanto, não conseguimos convencer o fabricante de automóveis a vender-nos um carro com prejuízo para eles, seja directamente no carro ou através de um contrato de manutenção, por exemplo!

Portanto, quem é que _obrigou_ a banca a emprestar dinheiro sem garantias de retorno? Cabe na cabeça que a banca venda produtos financeiros com prejuízo para eles?

Portanto, o "a culpa é NOSSA" deixa-me de facto muito desconfiado...

Bem, uma coisa é o rancho. Outra, é a associação! [;)]

1) o rancho: o melhor carro ao melhor preço.
A crescente exigência do consumidor + a mais crescente ainda competição das empresas no mercado + o exponencial desenvolvimento tecnológico dos últimos 60 anos fizeram com que o value-for-money da generalidade dos bens comercializados nos países ocidentais aumentasse fortemente.

O carro que é oferecido a preço decrescente com melhor value-for-money é o produto final de um sistema de optimização industrial, comercial e financeiro que foi exigido pelo consumidor e pelo mercado (accionistas que querem lucros crescentes).
O fabricante não teve prejuízo - se calhar até aumentou os lucros - porque se o carro é melhor e mais barato, vende-se de certeza. Se se vende bem, gera lucros, aumentando a confiança do mercado na empresa, o crédito oferecido pelos bancos e a atractividade dos capitais do accionista que compra acções em bolsa.

2) e agora a associação:

A máquina descrita no caso do carro entrou em sobrecarga - neste caso, aplicando-se ao mercado imobiliário nos EUA: foi quando alguém se lembrou que as soberbas casas suburbanas vendidas a hispânicos e negros que finalmente poderiam sair dos prédios decadentes arrendados e ter uma american-way-of-life como os brancos, afinal poderiam ser excessivas para o que o mercado comportava e não valer aquilo que os construtores, financiadores e compradores estavam a pagar por elas.
Quando foram ver, afinal não valiam nada porque o serviço de dívida era incomportável para os clientes-alvo e já havia casa em excesso para o segmento dos que poderiam ficar com elas.
E aqui, quando a confiança no mercado cai, vai tudo pelo cano - os culpados, os inocentes e os outros.

Quem obrigou a banca a emprestar dinheiro a quem não podia pagar?
O povo. Que sempre quis ter uma casinha com piscina e está disposto a tudo para a ter - nem que para isso deixe de comer.
E se esse negócio for rentável para o banco, porque não emprestar?

E aqui reside a culpa final: o dinheiro estave barato demais durante muito tempo - as taxas de juro historicamente baixas estão na raíz do problema, porque colocaram muito dinheiro no mercado bolsista (impulsionando o investimento) e ao mesmo tempo "desbarataram" o conceito de dinheiro.

Como dizia no fim-de-semana Warren Buffet: "o dinheiro é como o oxigénio - se não faltar, ninguém pensa nele [e utilizam-no mal]. Mas se faltar por 5 segundos fica tudo aflito".

Liquidez excessiva no mercado, esse foi o mote.
Depois, a pressão da sociedade em querer mais, mais e mais, accionou o gatilho.

Tb somos, mas não na proporção que se diz.

Não, é um país em que pouca gente controla a maioria da riqueza e o resto sobrevive.

Media alta e muito pequena. A maioria da população pertence a classe media baixa.

Lá como cá, se a maioria das pessoas pensasse um pouco...[;)]

Chama-se tecnologia e investigação educação e formação, modernização e justiça
gifs_demonios.gif
.

Não estou a falar de vender algo por €2 que custou €0.2 a fazer.

Não é a mesma coisa como bem sabes, quer nos riscos, quer na recuperação.

Espera um pouco que ainda vamos no adro.

It Ain’t Over ’til the Fat Lady Signs

O capitalismo é uma "coisa" que vive agarrada as costas da democracia não uma alternativa ou complemento a esta.

Creio que uma pinça desinfectada e um pouco de betadine servem para resolver o assunto.

O muro não tem nada a ver com o estado social, alias tudo o que ele representava era exactamente o contrario de um sistema democrático e de liberdade.

Como bem sabes.

Epá, já não consigo responder-te - dá muito trabalho seccionar os quotes...[:D]

Mas olha que quando a fat lady cantar, não vai haver tijolos para fazer muros de "berlinde". [:p]

A Islândia nacionalizou a banca e já se ferrou toda - há 3 meses li um artigo na Courrier sobre o "milagre islândes" que hoje é uma anedota pegada...

[Actual crise] Pedido de opinião

[Actual crise] Pedido de opinião

Situação hipotética com valores fictícios:

Tinham 100.000€ num banco (ex: Montepio Geral). Segundo o que se está a passar actualmente o que fariam?

- Não mexer na conta.
- Transferir e abrir uma conta de 50.000€ noutro banco (ex: Caixa Geral de Depósitos).

Qual delas escolheriam? E porquê?

Voltar
Superior