crise vs tdi

Muito bem!

Eu: Passat TDI 90cv, de 1996.

Média em 70 litros de combustível, sem ser 100% auto-estrada: 5L/100, comprovados (sem ser estimativa de Computador de Bordo).

"...e com combustível do Jumbo." [:D]

Médias em estrada e para percursos de 90km é canja... médias de depósitos inteiros isso sim é preciso paciência. Arranques suaves, aproveitar descidas com a mudança mais alta engatada e largar o acelerador, Cruise control q.b. e em estrada manter a velocidade a 110. Em estradas mais sinuosas como a IP5/A25, andar a 100 é o suficiente.

Numa viagem de 100km, andando a 110 chegas lá em 54 minutos. Andando a 140 chegas lá em 42 minutos.

Se 12 minutos não são assim tão importantes, mais vale andar a uma velocidade mais segura e mais barata!

As médias que fazem no CB correspondem 100% a realidade quando vão a bomba???

È que já ouvi gente de audi A4 a dizer que as medias de CB nao representam bem a realidade. São boas para um gajo se gabar que tem um carro poupado...mas na bomba...é igual aos outros.

Com voces CB vs Realidade bate certo??

Cumps

óbvio que não correspondem a 100%, mas eu continuo a defender que o CB é mais preciso que nós a fazer contas.

Afinal quantos de nós tem em conta factores como bombas diferentes não debitarem correctamente os litros declarados, evaporação, etc?

amanha se acordar com paciência prometo que faço o caminho inverso à mesma velocidade e divulgo os resultados. :D

Em 2 carros com CB, um dá a conta certa, e o outro dá sempre 0,5l/100km a menos.

Não posso ser eu a enganar-me dezenas de vezes.

Em 2 carros com CB, um dá a conta certa, e o outro dá sempre 0,5l/100km a menos.

Não posso ser eu a enganar-me dezenas de vezes.

Ya. LOL eu se fosse director de markting duma marca metia os CB's sempre a dar menos 0,5 litros do que o real. Qué por causa das coisas =)

De certeza que é nesse sentido?
É que nem quero imaginar quanto fazias no sentido inverso...
Só para teres uma ideia à entrada da Asseiceira (quando começa a piso de betão) consigo tirar sempre 2 décimas (só nesse percurso, que são cerca de 15 Km) à média que tinha até aí.
Agora no sentido inverso.... Aumenta bastante nesse sentido.
Só mesmo a descer depois para o Mosteiro da Batalha e a descida de Leiria é que consigo baixar um pouco a média até então. De qualquer forma é sempre superior nesse sentido. E bem mais!

Em que carro é que obtiveste isso?

Sim , foi mesmo no sentido sul-norte[;)]

Fiz com o meu 2.0 D-4D, mas olha que foi com uma condução quase impraticável numa base de dia a dia normal[:D][;)]

Tinha muito tempo para matar mesmo [:)]

El-Nino estás completamente equivocado. [;)]

Existem uns certos, mas outros dão consumos mais baixos e outros mais altos...

Sim , foi mesmo no sentido sul-norte[;)]

Fiz com o meu 2.0 D-4D, mas olha que foi com uma condução quase impraticável numa base de dia a dia normal[:D][;)]

Tinha muito tempo para matar mesmo [:)]

Como disse, nem quero imaginar quanto é que conseguias fazer no sentido inverso. Só nesse percurso em betão desde pouco depois de Alcoentre até quase Rio Maior são muitas subidas. Que me lembre apanham-se pelo menos 3 de grande inclinação e principalmente muito longas.

Desde a Benedita até Porto de Mós, poucas descidas se apanha.

Depois só a descida para o Mosteiro e desde o Alto do Vieiro até Leiria.

No sentido inverso é ao contrário. Muito mais favorável.

Só duas questões: qual é a tua média habitual e geral do 2.0 d4d? E qual a desmultiplicação da 5ª velocidade, i.e., a que velocidade vais a 2000 rpms nessa relação?

Médias em estrada e para percursos de 90km é canja... médias de depósitos inteiros isso sim é preciso paciência.
Nesses percursos é fácil fazer boas médias. Por isso eu faço a média não de um depósito, pk aí consigo muitas vezes fazer médias de 4,4 e menos, basta fazer muita nacional mas sim média de 10000km. Aí dá para conter todo o tipo de condução e percursos. Essa média anda invariavelmente pelos 4.6 4,7.

Last edited:
[;)]
Como disse, nem quero imaginar quanto é que conseguias fazer no sentido inverso. Só nesse percurso em betão desde pouco depois de Alcoentre até quase Rio Maior são muitas subidas. Que me lembre apanham-se pelo menos 3 de grande inclinação e principalmente muito longas.

Desde a Benedita até Porto de Mós, poucas descidas se apanha.

Depois só a descida para o Mosteiro e desde o Alto do Vieiro até Leiria.

No sentido inverso é ao contrário. Muito mais favorável.

Só duas questões: qual é a tua média habitual e geral do 2.0 d4d? E qual a desmultiplicação da 5ª velocidade, i.e., a que velocidade vais a 2000 rpms nessa relação?

Claro que se fosse no sentido inverso, norte -sul, ainda seria mais vantajoso[;)]

Para norte não existem grandes descidas para ajudar no cut-off, algumas maiores mas nada de mais, talvez a descida para o Mosteiro e outra agora num sitio que não me lembro do nome ainda na parte de Betão acho eu!

Mas não faço a N1 já á mais de um ano, logo ja não me lembro de muita coisa!O que me lembro bem são as bifanas do Bigodes [:)]

A minha média habitual e geral nos ultimos 3 anos, feitas em todos os regimes de estrada é de 5.8 L aos 100.

As duas mil rotações em 5ª não tenho noção, mas as 3000 se não me engano vou a cerca de 140, mas depois confirmo isso[;)]

[;)]

Claro que se fosse no sentido inverso, norte -sul, ainda seria mais vantajoso[;)]

Para norte não existem grandes descidas para ajudar no cut-off, algumas maiores mas nada de mais, talvez a descida para o Mosteiro e outra agora num sitio que não me lembro do nome ainda na parte de Betão acho eu!

Mas não faço a N1 já á mais de um ano, logo ja não me lembro de muita coisa!O que me lembro bem são as bifanas do Bigodes [:)]

A minha média habitual e geral nos ultimos 3 anos, feitas em todos os regimes de estrada é de 5.8 L aos 100.

As duas mil rotações em 5ª não tenho noção, mas as 3000 se não me engano vou a cerca de 140, mas depois confirmo isso[;)]

Se tens consciência que nesse percurso ainda seria mais favorável, tendo um carro ao qual estás perfeitamente adaptado e aplicando várias tecnicas de condução económica, apenas pergunto porque é que não alcançaste valores ainda mais baixos do que esses 2,8 L/100 Km?

Isto numa base de quilómetros idêntica, ou superior a esses 90 Km.

Como já disseram esse percurso é extremamente favorável a médias boas, no entanto não deixa de ser notável

Eu quase todos os dias faço muitos km por isso estou familiarizado com bons e maus consumos!

O mínimo que fiz no meu 120d foi Porto-Lisboa média de 5,1L a uns 120km/h

Se tens consciência que nesse percurso ainda seria mais favorável, tendo um carro ao qual estás perfeitamente adaptado e aplicando várias tecnicas de condução económica, apenas pergunto porque é que não alcançaste valores ainda mais baixos do que esses 2,8 L/100 Km?

Isto numa base de quilómetros idêntica, ou superior a esses 90 Km.

Porque nunca mais tentei[:D][:D][;)]

Já tinha dito que tinha MUITO tempo para matar[;)]

Além disso, o 2.0 D-4D ao contrario do que pode parecer pelos 2.8L/100 que consegui fazer, não é um carro necessariamente poupado (acho eu)...

3,3 L aos 100 fazia eu as vezes por brincadeira (ou seja, sem grandes esforços) já no meu antigo GT-Tdi [:cool:]

E até acrescento, no meu Civic (1.6 VTEC 110 cavalos de 2005) a gasolina, já consegui manter 4,5 L ao 100 sem grande dificuldade.

Basta querer e ter paciência...

Last edited:
Na Astra caravan 1.7 CDTI tenho em 82000km 4,9L/100km de média geral.
O mínimo durante um depósito foi de 4,13L/100 para 1211km com 50L e o máximo 5,83L/100km logo no 1º depósito.

Tenho um smart 61cv'sa gasolina
O mínimo dum deposito foram 2,5l.
A andar devagar faço 5l.
A dar gas faço 6l.

Uma destas afirmações é mentira.
Isto de falar atras de um computador podemos mandar petas a vontade que ninguem nos pode acuzar de mentiroso....[:D]

cumps

eL_niNo, grandes consumos.[;)] Mas aposto que consegues melhor sem Cruise Control. Andar a 100 ou a menos disso na A25 não é muito fácil, ainda no Sábado me dei conta disso, raramente andei abaixo de 110. Só indo a ouvir qualquer coisa que tome a tua atenção de modo a que vás a conduzir em "piloto automático". Um e-book, por exemplo...

É certo que para fazer 2.8L estava quase a pastar (mesmo assim ia a 80-100, por vezes é que descia aos 60) mas consumos na casa dos 4-5 L são relativamente faceis de obter, desde que se queira e não é preciso andar a morrer na estrada[;)]
Durante 3 meses andei a fazer 5,7 com um Accord i-CTDI, com imenso uso do Cruise Control (na circular de Coimbra e na IP3... e no percurso Coimbra-Lisboa-Coimbra... boa parte das vezes, por preguiça). [;)]

No Rover 216 Coupé o melhor que tinha feito até recentemente tinha sido 6,56 no Verão de 2007. Mas no final deste Verão fiz 6,02 ao longo de 1700 kms. Uns 100 kms antes de acabar esse depósito troquei o termostato, que não estava a vedar e, por isso, refrigerava em excesso e demorava bastante a aquecer o motor... o que é péssimo para os consumos. Fica o link: http://www.spritmonitor.de/en/detail/174457.html . Em parte, isto deve-se ao conjunto motor e caixa: motor barulhento + caixa ridiculamente curta = velocidades mais baixas para o motor se notar menos. [:D] Isso e o facto de que já me passou o pé pesado... está cada vez mais leve.

Infelizmente, em nenhum destes carros tenho computador de bordo, e acabo por nunca fazer médias de viagens... apenas com depósitos completos.

amanha se acordar com paciência prometo que faço o caminho inverso à mesma velocidade e divulgo os resultados. :D
Isto agora é só passeio? [:D]

Porque nunca mais tentei[:D][:D][;)]

Já tinha dito que tinha MUITO tempo para matar[;)]

Além disso, o 2.0 D-4D ao contrario do que pode parecer pelos 2.8L/100 que consegui fazer, não é um carro necessariamente poupado (acho eu)...

3,3 L aos 100 fazia eu as vezes por brincadeira (ou seja, sem grandes esforços) já no meu antigo GT-Tdi [:cool:]

E até acrescento, no meu Civic (1.6 VTEC 110 cavalos de 2005) a gasolina, já consegui manter 4,5 L ao 100 sem grande dificuldade.

Basta querer e ter paciência...

O mínimo que eu alcancei (e foi no sentido inverso ao teu) foram 3,2 L/100 Km. Está por aí documentado com fotos no tópico Como vão os Astras. E foi em condições um pouco especiais, nomeadamente o facto de o carro ser recente e na altura deveria ter 60000 Km. Em especial, tinha acabado de fazer a revisão, ou seja filtros todos novos e óleo limpinho.

No sentido inverso é impossível colocar o Astra a fazer menos de 3,6 L/100 Km. Já o testei por diversas vezes e dá sempre mais do que isso. Novamente esse valor de 3,6 foi na mesma altura dos 3,2 L/100 Km.

E tu dizes que os 2,8 L/100 Km até nem são muito económicos? :confused:
E que ainda tens margem para muito melhor?

Achas que um 1.4 D4D conseguiria ser melhor do que o teu?
No aspecto dos consumos.

Tenho um smart 61cv'sa gasolina
O mínimo dum deposito foram 2,5l.
A andar devagar faço 5l.
A dar gas faço 6l.

Uma destas afirmações é mentira.
Isto de falar atras de um computador podemos mandar petas a vontade que ninguem nos pode acuzar de mentiroso....[:D]

cumps

Mas pode-se pensar... [:D]

Na Astra caravan 1.7 CDTI tenho em 82000km 4,9L/100km de média geral.
O mínimo durante um depósito foi de 4,13L/100 para 1211km com 50L e o máximo 5,83L/100km logo no 1º depósito.

Tenho o CB1 do Astra já com 12000 Km (é a esse tempo que não voltaram a fazer actualizações à CIM...) e a média está em 5,0 L/100 Km. Mas é um valor que está a "puxar" para os 4,9 L/100 Km. Ontem tive que fazer uma centena de quilómetros e já tinha feito as contas e precisava de fazer cerca de 800 Km a uma média de 4,5 L/100 Km, para o CB1 voltar aos 4,9 L/100 Km.

À ida tudo conforme os planos. À vinda (já passava da meia noite e a A17 é um marasmo) foram outros tantos quilómetros a fundo! [:blush:]

Agora devem ter que ser uns 1000 Km a uma média de 4,2 L/100 Km para o voltar a colocar nos 4,9 L/100 Km. [:D]

Desisto![:D]

Back