Cristiano Ronaldo

Ontem houve muito espaço para jogar, e um Luxemburguês não é propriamente um portento da técnica e da qualidade.

Mudança de carreira?

f9483a341f7f3ad95e7ed9394207a5d6-754x394.jpg

A grande questão, fora os argumentos da escola primária, é:
- A seleção joga melhor com ou sem Ronaldo no 11?

É que eu acho que joga bem melhor sem.

Mais uma vez, nada contra o rapaz, mas já não tem a agilidade daquela malta toda lá à frente. É uma velocidade ao pé da grande área que, presentemente, metade daquelas jogadas tinham morrido nos pés do Ronas.

Mais uma vez, nada contra o rapaz, mas já não tem a agilidade daquela malta toda lá à frente. É uma velocidade ao pé da grande área que, presentemente, metade daquelas jogadas tinham morrido nos pés do Ronas.

Há muito tempo que o digo, que ele ficaria muito bem no banco, para entrar a 20 minutos do fim. Se não quer prestar-se a isso, então é outro assunto.

É ainda um dos melhores PdL Portugueses neste momento... só não é o melhor, é dos melhores.

Jota, Leão e Ramos formam claramente uma frente de ataque mais móvel e agressiva.

Isso depende do jogo, é ver contra Marrocos, após um jogo contra a Suíça com toda a gente a achar que a solução mágica era só tirar CR7 do 11, em que perdemos.

O jogo de ontem não dá para tirar conclusões nenhumas...com espaço todos são muito bons.

O jogo de ontem não dá para tirar conclusões nenhumas...com espaço todos são muito bons.

Para mim, é isto. E nunca saberemos se, com ele ontem a titular, ganharíamos por 3-0 ou 10-0...
O que acho é que alguns jogadores são demasiado subservientes quando ele está em campo, não é preciso passar-lhe sempre a bola, pode passar-se aos outros colegas. Isso é que por vezes pode condicionar determinadas jogadas.

O problema desta opinião é que tem uma base de sustentação quase igual a zero... tem um pouco de achismo! Até porque felizmente ou infelizmente Ronaldo tem jogado praí 95% dos jogos por Portugal. Os que não jogou que não devem chegar a meia dúzia nos últimos muitos anos, não dá para tirar conclusão nenhuma, até porque as exibições e os resultados são completamente dispares. O pessoal fala da Suíça mas depois tem logo Marrocos, fala do Luxemburgo ontem, mas esquece que nem há 5 meses jogamos tanto como ontem ou quase, são 2 jogos que não dá para tirar conclusão nenhuma.
E no passado nos jogos em que Ronaldo não esteve houve de tudo, maus jogos e bons jogos.

Felizmente Ramos tem estado bem na seleção e tem marcado, esperemos que depois de Ronaldo acabar continue com essa veia, sendo que na realidade será o único que poderá lutar pelo seu lugar a breve trecho, senão andaremos com Paulinhos, Eders, Sá pintos e afins ou Felix´s.
Cada jogador dá opções diferentes à equipa, e isto é umas das coisas que quem critica Ronaldo mesmo com 38 ou 39 anos, não aceita, diria que estranhamente, até porque ele tem cumprido perfeitamente, e mesmo assim o pessoal continua a criticar.
Até as teorias do passado aqui repetidas até cansar estão todas a ir ao charco.
Bernardo tem 3 ou 4 golos em 5 jogos, quase tantos como em toda a época passada no City... coitado lá também deve ter pessoal a secar tudo à sua volta, ainda vou ver a pedir para tirar Halland da equipa para ele render mais.
Bruno F. que deve ser o gajo que mais critiquei aqui tem estado bem/excelente em praticamente todos os jogos, com e sem Ronaldo.

Uma coisa é certa. Ninguém poderá dizer que nos últimos 4/5 anos, a seleção joga melhor com Ronaldo do que sem Ronaldo.

Pode não ser o suficiente para o encostar de vez, mas de certeza que não é motivo para as ronaldetes rasgarem todas as suas vestes por verem o homem ir para o banco num jogo.

O problema com o Ronaldo nem é o facto de quando joga toda a gente jogar para ele ou ele ser mais lento que antigamente. O problema neste momento é que ele não acerta. Atrapalha-se, perde a bola, atira ao lado. Dá a impressão que tenta demasiado e isso prejudica a eficácia. Continuo a achar que tem lugar na seleção. Talvez não como titular mas como suplente com uma experiência incrível e que ainda assim pode decidir jogos como fez contra a Islândia.

O problema com o Ronaldo nem é o facto de quando joga toda a gente jogar para ele ou ele ser mais lento que antigamente. O problema neste momento é que ele não acerta. Atrapalha-se, perde a bola, atira ao lado. Dá a impressão que tenta demasiado e isso prejudica a eficácia. Continuo a achar que tem lugar na seleção. Talvez não como titular mas como suplente com uma experiência incrível e que ainda assim pode decidir jogos como fez contra a Islândia.

Se não acerta e já marcou 5 golos no apuramento em 4 jogos, quantos teria marcado se acertasse?
Quantos teria marcado outro avançado qualquer que teria jogado no lugar dele? 10 golos?
Mesmo jogando na arábia tem 12 golos marcados em 11 jogos.
Um dos problemas é este, é que Ronaldo é tão mau neste momento que mal para reserva serve, e continua a marcar golos na seleção, com uma eficácia que ainda é acima da média diria de qualquer jogador por esse mundo fora e a seleção vai ganhando. Imagino o que será quando Ronaldo não jogar, pelo que vejo vai ser no mínimo 9-0 a todas as seleções com o avançado que deduzo será muito melhor que Ronaldo a marcar em todos os jogos e mais que um golo. E diz-se isto quando mesmo sem estes 9 golos íamos provavelmente com a melhor média de sempre de um apuramento, ou seja provavelmente a seleção tem sido eficaz. E tem marcado Ronaldo como têm marcado os colegas.
A utilização deste jogo do Luxemburgo para comparações futebolísticas, então é do mais ridículo que pode haver, com demagogia aos pontapés, mesmo em comparação os 2jogos do Luxemburgo chegaram ao intervalo com 4-0, a diferença esteve em que Portugal marcou mais 2 e falhou um penalty no Luxemburgo (já sem Ronaldo), e neste jogo marcou mais 5 na 2ªparte.
O que parece é que algum pessoal (se calhar muito) começou a ver futebol a semana passada, tal a facilidade com que se diz estas coisas... e mesmo quando se ganha 6 jogos seguidos e se bate recordes de pontos, golos e afins o tuga tem sempre que andar atrás de problemas, se não fosse verdade até dava para rir.

(...)
Um dos problemas é este, é que Ronaldo é tão mau neste momento que mal para reserva serve, e continua a marcar golos na seleção, com uma eficácia que ainda é acima da média diria de qualquer jogador por esse mundo fora e a seleção vai ganhando. (...)

Nem com os concorrentes diretos tem grande comparação.

Neste apuramento:
Ramos, 1 golo a cada 49 minutos (sem penaltis);
Jota, 1 golo a cada 51 minutos (sem penaltis);
CR, 1 golo a cada 83 minutos (1 penalti incluido).

Fica-se pelo 24º lugar nesse ranking a nível europeu.

O Ronaldo faz falta à seleção ? Penso que sim, mas para impôr ordem e metodologia de trabalho. No futuro poderá ter o mesmo papel que o rei Eusébio !

Em termos táticos, vi em alguns jogos do FS já para o fim, o Ron a pedir para acalmar o jogo quando o FS pedia para a equipa ir para a frente.....

Quanto ao jogador: a idade nao perdoa....a resposta rápida às solicitações de jogo ainda é melhor que muitos jogadores, mas a idade não perdoa e já não é algo de extraordinário como ele nos habitou....é a idade. Isto é claro e nota-se facilmente.

Não considero os últimos 2 jogos referenciais, Nem tento á terra, nem tanto ao mar. A "perfeição" está numa consistência exibicional positiva independentemente do adversário ou de quem joga a titular. Ronaldo fez isso durante quase 20 anos.
Se continuar a marcar golos deve ser titular, caso contrario tem de ir para o banco. Ponto.
Quando era mais novo nunca jogava mal, nos últimos tempos tem tido exibições mais fracas. A idade não perdoa. Ponto

Não considero os últimos 2 jogos referenciais, Nem tento á terra, nem tanto ao mar. A "perfeição" está numa consistência exibicional positiva independentemente do adversário ou de quem joga a titular. Ronaldo fez isso durante quase 20 anos.
Se continuar a marcar golos deve ser titular, caso contrario tem de ir para o banco. Ponto.
Quando era mais novo nunca jogava mal, nos últimos tempos tem tido exibições mais fracas. A idade não perdoa. Ponto

Experimenta ir ler este tópico ou o da seleção aí 5 ou 10 anos para trás... tudo o que estás a ler hoje está aí repetido vezes sem conta, só que agora a desculpa é que está velho (e está), na altura arranjavam-se outras. Esta conversa não nasceu hoje, Ronaldo para muitos foi sempre mais problema que solução.
O ponto a discutir essas exibições mais fracas é se são ainda melhores ou piores que as soluções que existem? Neste aspecto acho que se pode discutir Ramos, de resto penso que nem há nada sequer lá perto, o pessoal vai descobrir isso quando acabar a jogar com Paulinhos ou com adaptados a avançados como JVP.

Nem com os concorrentes diretos tem grande comparação.

Neste apuramento:
Ramos, 1 golo a cada 49 minutos (sem penaltis);
Jota, 1 golo a cada 51 minutos (sem penaltis);
CR, 1 golo a cada 83 minutos (1 penalti incluido).

Fica-se pelo 24º lugar nesse ranking a nível europeu.

Vamos então colocar o Gonçalo Inácio a avançado, por essa estatística deve estar bem colocado.

Vamos então colocar o Gonçalo Inácio a avançado, por essa estatística deve estar bem colocado.

Por isso é que eu falei nos concorrentes diretos dele à posição.

Mas o Inácio está pior que ele em minutos por golo. Além dos 2 referidos, a nível de portugueses, quer dizer, jogadores da seleção nacional, melhor que o CR está também o Otávio.

Edit: e o meu post foi apenas para contrariar a ideia de que, pelo menos em números, o CR continua o rei da cocada. É mentira.

Last edited:
É impossível ter qualquer discussão sobre este assunto devido aos ódios/amores........Até aqui CR7 só batia recordes pq só marcava aos mancos...agora jogámos contra um Luxemburgo que subitamente deve ter passado a ser uma seleção Top 10 no mundo "e quiçá até na Europa" e subitamente Portugal fez uma grande exibição daquelas que são para valorizar...

É impossível ter qualquer discussão sobre este assunto devido aos ódios/amores........Até aqui CR7 só batia recordes pq só marcava aos mancos...agora jogámos contra um Luxemburgo que subitamente deve ter passado a ser uma seleção Top 10 no mundo "e quiçá até na Europa" e subitamente Portugal fez uma grande exibição daquelas que são para valorizar...

Não, não é impossível. A parte subjetiva, como a qualidade de jogo, pode (e deve) ser discutida com opiniões. Eu acho que ele já não tem qualidade para ser titular na seleção. Tu podes achar que sim. Está lá um gajo que tem que decidir isso, e concordemos ou não, temos de aceitar. Se bem que o gajo que decidiu que ele não tinha qualidade para titular, foi corrido[:D].

O que não se deve fazer é apontar factos objetivos, facilmente comprovados por números, como uma mera opinião pessoal, que facilmente se comprova como falsa.

Loucura em Teerão por CR7.

Tiveram de desmarcar o treino de adaptação por razões de segurança [:D]

Last edited:
Back