[Sociedade] Crowdfunding

Soviet

New member
O crowdfunding ainda não é muito divulgado por Portugal, mas para os que sabem o que é gostaria de perguntar se já participaram ou se participariam numa ideia excelente. E já agora o que acham sobre este método de desenvolvimento de projectos?

Acho interessante, é uma espécie me mecenato no fundo. Visto que os investidores, não ganham nada.
É uma mais valia para projectos relacionados com a cultura e a ecologia, por exemplo, já que são muitas vezes esquecidos pelo estado.

Acho interessante, é uma espécie me mecenato no fundo. Visto que os investidores, não ganham nada.
É uma mais valia para projectos relacionados com a cultura e a ecologia, por exemplo, já que são muitas vezes esquecidos pelo estado.

Os investidores por vezes ganham algo em troca quer seja simbólico ou material.
Tal como disseste, os projectos apresentados em Portugal são ligados à cultura e à ecologia mas lá fora utiliza-se bastante para desenvolver tecnologias interessantes

É interessante a ideia e participaria quer em ajudar em algo com que me identificasse ou até mesmo para divulgar uma ideia.

Só uma coisa, os investidores recebem sempre "algo" em troca do investimento. Uma das regras é haver uma recompensa.

Os investidores ganham. Basta dar uma volta pelo Kickstarter ou pelo Indiegogo para perceber como é que isto funciona. Em quase todos os projectos os investidores ganham o produto final.

O crowdfunding ainda não é muito divulgado por Portugal, mas para os que sabem o que é gostaria de perguntar se já participaram ou se participariam numa ideia excelente. E já agora o que acham sobre este método de desenvolvimento de projectos?

Alguém anda a ler a Exame Informática

Quanto o donativo é "reduzido" a recompensa é uma menção e um agradecimento num espaço concreto.
Num projecto de solidariedade, em que o objectivo é criar algo para dar a quem mais precisa, participariam mesmo que apenas recebecem uma menção? Acham que tinha pernas para andar em Portugal?

Uma das principais plataformas de crowfunding europeias é em grande parte Portuguesa (Seedrs | Invest In Startups Online), aceita start-ups de toda a Europa.

E sim os investidores também ganham com o sucesso das empresas, o investimento é feito sobre equity da empresa, ou seja, quem investe recebe sempre uma % da empresa. Esta % pode-se transformar em dinheiro caso sejam pagos dividendos, venda da empresa ou uma eventual entrada em bolsa (IPO).

Acho uma excelente solução para quem procura investimento para uma start-up sem que se assuma um risco desmedido.

Podem ver mais informações no site.

Penso que essa plataforma seja um pouco diferente do Kickstarter e do Indiegogo, mas posso estar errado claro...:sh)

Até o próprio banco BES tem uma plataforma de crowdfunding e entra no investimento sem contrapartidas mas nao sei se nos dias que correm nao terá ratoeira [:)]

Crowdfunding, não está a resultar muito bem para a minha viagem à volta da Europa de bicicleta. Cheira-me que nem dando uma palestra sobre a pegada ecológica conseguiria fundos! [:D]

Last edited:
Penso que essa plataforma seja um pouco diferente do Kickstarter e do Indiegogo, mas posso estar errado claro...:sh)

Até o próprio banco BES tem uma plataforma de crowdfunding e entra no investimento sem contrapartidas mas nao sei se nos dias que correm nao terá ratoeira [:)]

Todas assentam no principio de crowdfunding, só que no Kickstarter e no Indiegogo as empresas não oferecem equity em troca de financiamento... oferecem lembranças ou o produto em si se for uma empresa de produto.

O BES crowdfunding tem limitações como por exemplo: "A plataforma destina-se a iniciativas de cariz social promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Organizações Não-Governamentais (ONG)".
Não é aberto a toda a gente.

Todas assentam no principio de crowdfunding, só que no Kickstarter e no Indiegogo as empresas não oferecem equity em troca de financiamento... oferecem lembranças ou o produto em si se for uma empresa de produto.

O BES crowdfunding tem limitações como por exemplo: "A plataforma destina-se a iniciativas de cariz social promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Organizações Não-Governamentais (ONG)".
Não é aberto a toda a gente.

Agora que mencionaste isso: eu comecei a ver o crowdfunding quando surgiu numa conversa de café fazer uma doação, a uma instituição de crianças, de algo único. Porém teriamos de adquirir alguns equipamentos para tornar a ideia possivel. Será que isso encaixava sendo nós particulares?

Agora que mencionaste isso: eu comecei a ver o crowdfunding quando surgiu numa conversa de café fazer uma doação, a uma instituição de crianças, de algo único. Porém teriamos de adquirir alguns equipamentos para tornar a ideia possivel. Será que isso encaixava sendo nós particulares?

Se fizeram uma parceria com uma insituição e usarem o nome deles para o crowdfunding BES devem conseguir... como particulares acho complicado no BES. Mas devem existir mais soluções, sei que o Millenium pensou em avançar e chegou a ter a plataforma feita mas acho que depois a ideia ficou suspensa, é uma questão de procurarem.

O que está a dar é abrir plataformas...e começar a encaixar dinheiro...

Não me parece que dê por aí alem... Eu ando com ideias de começar um com um valor mesmo baixo mas a quantidade de projectos que vejo por lá até me fazem sentir mal [:D]

Não me parece que dê por aí alem... Eu ando com ideias de começar um com um valor mesmo baixo mas a quantidade de projectos que vejo por lá até me fazem sentir mal [:D]
Pelo que vi, entre 5 a 7% dos projectos que forem financiados com sucesso. Bastante bom, para um site de classificados.

Onde é que isso acontece?

Talvez não me tenha explicado bem.

A percentagem é o fee que os sites que organizam os apoios financeiros, cobram.

Isto é, se tiveres um projecto que precise de um investimento de 10.000€, caso consigas obter este financiamento através do site, terás de pagar 500€ de comissão ao site, por exemplo.

Back