Cruise control- consumos

MGil

New member
Pois é eu tenho a minha opinião formada, mas gostava de saber a vossa, o carro gasta mais com o cruise control ligado?

Abraço

teoricamente gasta mais, pq ele está sempre a usar o motor para controlar a velocidade... mas sem CC é impossivel manter a velocidade a um nivel constante como o CC faz, logo n será muito correcto fazer comparaçoes!

O que faz o carro gastar mais é aquelas acelerações de repente, com o cruise control como o regime do carro sofre poucas alterações, apenas por causa da oscilação da estrada o carro consome menos.
Ou seja não á grandes alterações de rotação...

Depende da tua condução. O condutor normal, em AE, normalmente deixa o carro morrer mais nas subidas e tira o pé em descidas. O CC mantêm a velocidade nestas condições e então o consumo aumenta ligeiramente. Das experiências que tenho com CC, o consumo foi sempre maior. Claro que se tiveres uma condução mais agressiva, com menos suavidade nas acelerações, o CC irá fazer-te poupar combustível, mas regra geral não é o que acontece.

Em algumas situações o consumo instantaneo até passa para metade mal activo o CC. Claro que há alturas em que ele está a injectar combustivel quando se fosse eu a conduzir não o faria. Mas de qualquer forma com CC poupa-me quase 3 litros.

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por migueldefender

Em algumas situações o consumo instantaneo até passa para metade mal activo o CC. Claro que há alturas em que ele está a injectar combustivel quando se fosse eu a conduzir não o faria. Mas de qualquer forma com CC poupa-me quase 3 litros.

Cumprimentos,

3 litros??? lol

deves ser como eu... quando ando sem cc é sempre prego a fundo! [:p]

O motor é que é um 3.2 a puxar 2 toneladas. Logo os consumos andam á volta dos 14/15 sem CC e 10.5/11.5 com CC.

Cumprimentos,

o que conta pro consumo e o que carregas no acelarador,..nao em que mudança vai, poderam haver situaçoes em que seria necessario trocar de mudança.. para manter a velocidade por exemplo.. tem muitas variaveis neste campo logo a velocidade em que se marca o cruise, se o carro tem caixa automatica, etc..

logo acho que como a pergunta esta feita, nao se pode dizer que o carro gasta menos com CC, logo o meu voto e nao. ;)

cumps

O meu BMW a 80 com cc gasta por volta de 3-4 litros com cc na minha mao gasta 3-3.5
pelo que eu acho mas nunca se consegue uma velocidade mesmo constante

cumps

os CC's mais recentes pouco teem a ver com os antigos. no entanto não teem capacidade de previsao. não sabem se se aproxima uma subida, uma descida, uma curva mais apertada, transito, quanto tempo dura a subida, etc.
o bom condutor consegue PREVER essas situaçoes e adaptar a sua acçao a essa situaçao antes dela chegar, logo conseguirá sempre melhores consumos.

claro, tudo depende do condutor. a ver pela qualidade de ensino, é natural que para a maioria das pessoas o consumo com CC seja mais baixo.

se nós deixarmos o carro morrer na auto-estrada, temos que acelerar depois, o que vai implicar um aumento do fluxo do combustível. se for com o cc ligado, o fluxo é menor e muito mais constante.

dizem que gasta mais, mas olha que eu nao sei... ontem vim a 90 na via rápida e fiz 5.1. sem o cc faço uns 5.4 em média.

Já tive a mesma conversa com o pessoal do trabalho .
O meu carro , assim como uma dezena de carros que a empresa tem , gastam menos claro .
( Testado e mais que comprovado, a 140 Kmh em AE , o consumo baixa pois nao há variaveis na pressao do acelerador). É o metodo mais economico que encontro para consumos baixos .

citação:Originalmente colocada por Vieira

nao se pode dizer que o carro gasta menos com CC

Não?! Então como explicas a situação acima referida por mim. Ainda por cima é automático, logo a tendência da caixa reduzir é muita.

Cumprimentos,

É relativo se gasta mais ou menos pois depende de uma série de factores.

Na minha experiência, quando conheço o percurso que vou realizar e se este é relativamente plano, uso sempre o CC, quanto mais não seja pela comodidade. Por outro lado, se o percurso for relativamente acidentado, prefiro não usar o CC.

Dá-me a sensação que carros mais recentes, com sistemas de injecção mais evoluídos combinam melhor com o CC do que há uns anos atrás, ajustando instantaneamente o acelerador em função da velocidade.

Carros com caixa automática, ainda é melhor porque o carro faz tudo sozinho. A minha experiência num Altea 2.0 TDi com DSG, provou-me isso mesmo. Como a rotação é sempre a adequada à carga do acelerador, a poupança consegue ser melhor, principalmente em subida que é o ponto onde a caixa manual e o CC não "casam" lá muito bem!

O CC gasta mais para a mesma velocidade média em determinado percurso se for utilizada uma condução inteligente. E não existem dúvidas disso, é claro como água.
O CC tenta manter a velocidade e em determinadas situações isso significa gastar mais combustível. Por ex. é melhor deixar a velocidade cair um pouco nas subidas e compensar nas descidas.
O CC também recupera a velocidade com acelerações mais ou menos fortes, sendo mais lento nas retomas de velocidade poupa-se combustível.
Obviamente para quem gosta de por o pé no fundo nas retomas de velocidade, excede os limites e trava demasiado (não prevê com antecedência a necessidade de perder velocidade), acelera forte nas subidas, etc. obtêm um consumo superior.

Normalmente qdo ligo o cc fico sempre com uma média melhor do que qdo fazo uso do pedal, mas isso tem a ver com a velocidade a que normalmente ligo o cc em ae (+/-140) e á que circulo qdo não o uso.

Nunca me peocupei em faze-lo, mas acredito que seja possivel fazer melhores consumos que com o cc, adaptando a condução á estrada e ao terreno e usando a caixa de velocidades.

Back