Cruise control

A ultima viagem que fiz com a C5, reparei no travar, e realmente noto um abrandamento suave, ate porque aquelas descidas ali para os lados de Tomar na A1, se nao travasse, tinha chegado ao fim bem acima dos 130km/h que ia no CC. Mas os stops nao acendem.

Como é que sabes?

Venho só trazer outra informação do CC. O meu Pai tem um 520d (o modelo actual), e o CC não é adaptativo, mas também trava (e bem, diz ele) e acende os stops.

Referiu-me também que em curva apertada o CC desce propositadamente a velocidade, e depois já em recta, recupera a velocidade inicialmente marcada.

Venho só trazer outra informação do CC. O meu Pai tem um 520d (o modelo actual), e o CC não é adaptativo, mas também trava (e bem, diz ele) e acende os stops.

Referiu-me também que em curva apertada o CC desce propositadamente a velocidade, e depois já em recta, recupera a velocidade inicialmente marcada.

Bem, só posso dizer que os carros que os teus pais tem tem um CC muito à frente e avançados.....

na minha antiga 520d dava para trocar de caixa (manual) com o CC a acelerar, por exemplo na saída da via verde, era esquisito mas trocava de mudanças, e confirmo que acende a luz de stop numa descida acentuada

Boas.

Geralmente em AE, uso mais o limitador que o Cruise Control. Em viagens maiores (200 km para cima) posso usar um bocado o CC, mas se houver muitas subidas e descidas e a viagem for pequena, prefiro apenas o limitador. As condições de transito (mais ou menos congestionado) também ditam se o cc se liga ou não... Na A1 basta chegar a Santarém que o quase não vale a pena.

O Limitador, não permite ultrapassar uma determinada velocidade, e qualquer gestão de acelerador é garantida pelo condutor.

Em relação ao CC, o do meu Peugeot 5008 parece bastante bem implementado. A cada alteração de condição o cc coloca-se automaticamente em pausa (travagens, acelerações, mudanças de caixa...). Para ligar novamente, num botão ele activa a velocidade a que vou. No outro, ativa a velocidade que já estava definida após a pausa. Outra funcionalidade que acho interessante é o controlo da velocidade pelo comando, que pode ser em incrementos de 1 ou 5 km.

O meu agora não lhe aptece ficar activo, nem a luz acende no quadrante.. Já li que pode ser qualquer coisa no pedal da embreagem, já vi relatos noutros carros que bastou puxar ou mexer que ficou bom, tenho que o levar a alguém para ver o que é realmente

A C5, devido ao spoiler traseiro, de noite, a 3ª luz faz reflexo e nota-se perfeitamente. Nao digo que nao acenda os stops, mas nao reparei em ela o ter feito e em descidas ate tive atento a isso.

Tens que pedir a alguém que vá atrás para ver[;)]

Bem, só posso dizer que os carros que os teus pais tem tem um CC muito à frente e avançados.....

Há alguma coisa que me escapou aqui? Os meu Pais são a minha Mãe com A4 B8 e o meu Pai com o 520d. Ora, o A4 trava e acende os stops quando ultrapassa a velocidade marcada, e dá para trocar de caixa sem desactivar o CC. O série 5, qualquer toque na embraiagem desactiva o CC, também trava e acende stops, e aparentemente (ainda não confirmei, mas tenciono fazê-lo) se estiver a perder tracção numa curva apertada, o CC alivia a velocidade, para depois a retomar.

Sinceramente não sei qual é o espanto disto, mas se calhar é como dizes, estes CCs avançados são do diabo...e vieram logo parar aos meus Pais.

na minha antiga 520d dava para trocar de caixa (manual) com o CC a acelerar, por exemplo na saída da via verde, era esquisito mas trocava de mudanças, e confirmo que acende a luz de stop numa descida acentuada

Portanto a versão anterior à actual. Antes deste o meu Pai teve um 320d de 2007 (N47, mas sem qualquer registo de avaria), que não fazia nada "destas coisas avançadas". Embraiagem desactivava, não travava, nem adaptava a velocidade numa curva apertada. Se calhar este vinha avariado, fazendo fé nas palavras do asjesus, já que não era "muito à frente nem avançado".

O que faz gastar mais ou menos é a velocidade média. Um condutor que nunca ultrapasse os 120 mas ande mais devagar nas subidas vai gastar menos que um CC sempre a 120, simplesmente porque a velocidade média será menor.

De resto, para uma mesma velocidade média, o facto de gastar mais nas subidas é compensado por gastar menos nas descidas, a não ser que seja um CC que actue no travão nas descidas mais pronunciadas em vez de apenas desacelerar totalmente.

Quanto ao conforto, sinceramente prefiro o limitador de velocidade. Não me custa nada ter o pé no acelerador, e sinto-me mais seguro por ter o travão mais à mão, além de sentir que não perco o controlo pois basta-me desacelerar para o carro desacelerar.

Na realidade mesmo sem CC o meu pé tem uma força mágica que o faz ficar mais pesado no início das subidas e mais leve no final das subidas.

Last edited:
Eu só testei em passagem de caixa e também estranhei, como estás a fazer. Vinha com o CC a 70 no túnel da Cril em 5ª e no sentido Algés, À saida tens uma subida, e eu gosto de acelerar e colocar-me na esquerda para não apanhar os carros que vêm da 2ª circular, coloquei a 4ª acelerei e qual não é o meu espanto quando me apercebo que o CC continua activo. Claro que me deixou acelerar, também assim seria se ainda estivesse em 5ª e acelerasse. Tive que desligar na manete.

Por acaso não conheço mais ninguém com um A4, mas ainda vou tentar saber se é assim em todos.

Na minha anterior Octavia 2, com cx manual, quando carregava no pedal da embraiagem (ou seja quando desembraiava), o cruise control era automaticamente desactivado. Tal como se tivesse pressionado o travão.

No entanto, na minha actual Octavia 3 (também com cx. manual), o cruise control mantém-se activo quando se desembraia. Mas é desactivado se mantiver o pedal pressionado durante 8 segundos.

Enquanto se desembraia - para mudar de relação de caixa - o motor mantém o mesmo regime. Não acelera.

Já falaram aqui no C5 II e confirmo que ele trava mesmo nas descidas e sente-se bem. Os stops não faço ideia se acendem. Qualquer toque na embraiagem ou no travão ou acção do Esp, faz desligar o cruise control. Ao acelerar a indicação da velocidade programada começa a piscar e quando se deixa de acelerar ele volta à velocidade programada.

Last edited:
Quando o limitador de velocidade actua também tenho a sensação de travar, mas é apenas ilusão por ir contra a sensação que o corpo está à espera. Acontece-me o mesmo quando entro ou saio em rampas rolantes paradas.

O meu não trava e ainda bem, isso prejudicar-me-ia os consumos.

Back