Cruise control

Em alguns sistemas de CC, noutros simplesmente não há travão e o carro embala (mesmo com o consumo instantâneo a zeros).

Exatamente. Tanto no Megane II 1.5dci como na Superb, se a inclinação da descida for alguma, o carro ganha mais velocidade e o consumo instantâneo é zero.

Recupero esta discussão para confirmar a questão dos travões. O A4 B8 TRAVA efectivamente o carro, para não deixar a velocidade aumentar, em caso de embalar numa descida. Sente-se mesmo bem a travagem, não há dúvida.

Então ele actua os travões mas não desliga o CC, e se fores tu a actuar o travão no A4 com o pé, ele desliga o CC ou não?
Como sabes na Astra desliga-se o CC ao travarmos.

Então ele actua os travões mas não desliga o CC, e se fores tu a actuar o travão no A4 com o pé, ele desliga o CC ou não?

Exatamente. Eu acho estranho o carro aplicar travão para controlar a velocidade e manter o CC ligado.

Além do mais, o CC utilizado nessa A4 não deve ser diferente do resto da gama do grupo VAG excluindo naturalmente os mais modernos com radar. E assim, o carro numa descida pronunciada ganha velocidade e o CC não trava.
Penso eu de que....

A minha Navara é de caixa Automática e garantidamente o consumo é maior utilizando o CC. Sempre que enfrento uma subida com uma inclinação maior o carro reduz por forma a garantir que a velocidade é mantida,por vezes mais que uma mudança. Desta forma, considero que se estivermos numa AE sinuosa, como a A4 no Porto, o meu carro vai gastar mais em comparação à condução so com o pé direito onde consigo fazer com que o carro não reduza de mudança. Claro está que conduzir sem o CC ligado significa que umas vezes vou a 130km/h e outras a 110Km/h.

Última edição:
No W203 C220 CDI que tive, a descer não travava (só com o motor claro), a velocidade podia passar uns 5 km/h ou mais da marcada. A E90 LCI 20d ainda não percebi se o cc usa os travões, mas espero bem que não pois é um desperdício travar a descer!

Pela experiência que tive com esse carro, penso que não trave. Já o novo série 5, parece-me que sim, mas tenho que confirmar.

Não desliga, e faz sentido que não o faça. Aliás, este A4 mesmo trocando de relação, a embraiagem não desactiva o CC, algo que faz em muitos outros carros.

Edit: óbvio que desactiva com o travão de pé, eu é que li mal a questão.

Última edição:
Exatamente. Eu acho estranho o carro aplicar travão para controlar a velocidade e manter o CC ligado.

Além do mais, o CC utilizado nessa A4 não deve ser diferente do resto da gama do grupo VAG excluindo naturalmente os mais modernos com radar. E assim, o carro numa descida pronunciada ganha velocidade e o CC não trava.
Penso eu de que....

Isso já não sei. Esta A4 é de 08/2008. E seguramente que trava. Se andasse acompanhado pedia para fazerem um filme, é por demais notório, e mesmo pela desaceleração no conta-quilómetros (já que o resto das sensações de travagem não passa pelo video), é possivel perceber que os travões são accionados.

Sempre que posso utilizo CC permiti me andar sempre a uma velocidade constante, logo noto consumos mais reduzidos, para não falar da comodidade que é conduzir com os pés fora dos pedais

É a única coisa que sinto falta no meu carro... quero lá saber de consumos!

Nunca notei diferenças de consumos por causa do CC, sobretudo em maiores viagens (100-400 km, seja o que for), fossem Focus, Octavias, A4, 320d, E220, GL320... se houver alguma diferença será irrisória no fim da viagem e dá tanto gozo manter a mesma velocidade em qq subida... [;)]

Nem mais, numa viagem de 300 kms se o CC gastar mais meio litro no fim da viagem gastou-se mais 1,5 l de combustível. Para mim é irrelevante face ao conforto proporcionado por uma viagem longa com o CC ligado.

Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).

Também me parece que sim, pelo menos é a sensação que dá mas nunca fiz medições de cronómetro na mão[:D]

Penso eu de que....

Já tive alguns VAG com CC (Leon II, Golf VI) e nenhum deles travava em descidas. Nas mais acentuadas o CC não conseguia manter a velocidade programada, tinha de ser eu a travar com o pé.

Se o carro tiver esp o CC desliga e já fiz questão de testar isso.

Irei tentar fazer o mesmo no meu S que não tem esp e logo digo se corresponde á verdade.

Um abraço

Boa tarde DeCeli neste fórum como já alguém disse já se falou muito sobre o CC mas nunca é demais repetir o mesmo tema; quando chove não se deve usar o CC porque podes apanhar lençois de agua e o carro desliza faz aquaplaning é evidente que os carros mais atuais têm sensores que ao detetarem chuva desliga o CC ......

Se o carro tiver esp o CC desliga e já fiz questão de testar isso.

Irei tentar fazer o mesmo no meu S que não tem esp e logo digo se corresponde á verdade.

Um abraço

Não precisa de ter ESP.

O meu Mégane tem CC e não tem ESP e ele desliga o CC sempre que detecte que uma das rodas perde velocidade em relação a uma das restantes (algo que se verificar quando se entra numa poça de água, com apenas uma das rodas, por exemplo). Para que isto aconteça, acho que basta o carro tem ABS de 4 vias.

Num MB OC500 ou num O510 não sei como é, mas estes já travam sozinhos numa descida após uma determinada velocidade estipulada.

Li numa revista auto o seguinte; o fabricante de camiões Scania desenvolveu um sistema de CC com antecipação ativa, que utiliza o GPS para lêr a posição do carro e prever a topografia da estrada a ser percorrida até 3klm adiante, poupando até 3% de combustível...a velocidade de cruzeiro é ajustada antes de o veiculo entrar numa subida ou numa descida ajudando assim o condutor a poupar combustível.

Voltar
Superior