Cuidado com as Promoções do Pingo Doce

A maior parte das pessoas pega no 1º que vê, nem se preocupa em comparar preços...

Isso não é verdade. Só uma minoria faz isso hoje em dia.

Quem factura mais em Pt na grande distribuição nem é o continente nem o Junbo é a Lidl e o Intermarcher.

Por isso é que o Pingo doce está a mudar para low cost com um aumento de produtos linha branca até com paletes nos corredores...
O tuga anda a contar os tostões.

Isso é "estratégia de venda", ou ouro nome qq.

A maior parte das pessoas pega no 1º que vê, nem se preocupa em comparar preços...

Num extra do dvd do "Super size me", eles explicam isso... desde que entras num hipermercado até que sais está tudo estudado de forma a tentar com que gastes o máximo dinheiro lá... ou achas que é coincidência teres que passar por uma data de outras secções até chegares às secções de comida e bens de primeira necessidade? Ou as guloseimas que encontras mesmo à saída da caixa? é tudo pensado ao pormenor....

Se bem me lembro do pequeno documentário, a maioria das pessoas escolhe os produtos que estão mais ou menos à altura dos olhos e para um produtor ter o seu produto nesse nível tem de fazer acordos com o hipermercado...

A maioria das pessoas nem se dá ao luxo de comparar preços ou de "vergar a mola" para ver os produtos mais abaixo nas estantes.

Isso é "estratégia de venda", ou ouro nome qq.

Eu cá chamo-lhe estratégia do roubo. É como as letras pequeninas dos contratos de crédito à habitação.

Eu cá chamo-lhe estratégia do roubo. É como as letras pequeninas dos contratos de crédito à habitação.

que estão lá para tu leres...assim como os preços estão expostos para ver... naturalmente que darão mais destaque aos que derem mais rentabilidade à loja e tentarão "empurrar" esses primeiro...

Antigamente um gajo era explorado pelos merceeiros e proprietários de mini-mercados de bairro.

Agora, temos escolha ampla, preços mais baixos e atendimento pós-venda. Além de espaços agradáveis para estar e estacionar o carro.

Então, quem é que são os maus da fita?

sendo que a musica ambiente dos hipers proporcionam a que se perca tempo..e quanto mais tempo, mais hipoteses de gastar dinheiro em compras.

sendo que a musica ambiente dos hipers proporcionam a que se perca tempo..e quanto mais tempo, mais hipoteses de gastar dinheiro em compras.

nem queiras saber então como são feitos corredores e os respectivos lineares (vulgo prateleiras)...

é tudo feito para maximizar a relação vendedor/ comprador !

Antigamente um gajo era explorado pelos merceeiros e proprietários de mini-mercados de bairro.

Agora, temos escolha ampla, preços mais baixos e atendimento pós-venda. Além de espaços agradáveis para estar e estacionar o carro.

Então, quem é que são os maus da fita?

Eu não tenho conhecimento de causa, mas tenho a impressão que naquela altura, a "exploração" era mais "humana".

Os empregados nesses merceeiros podiam descansar ao fim de semana, os produtores da terra tinham preços mais justos pelos seus produtos, e nós, infelizmente, pagavamos mais por isso. Mas não sei se as margens de lucro dos merceeiros eram tão boas quanto as dos hipermercados, não haviam pagamentos a 120 dias, etc...

Como disse, falo sem conhecimento de causa, mas é esta a impressão que tenho.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.[;)]

Eu não sei lá porque é, mas o facto é que me sobra sempre cada vez mais mês no fim do ordenado.

São muitos a mamar: é o supermercado, é a hipoteca da casa mais a merd@ dos seguros obrigatórios, a água, o gáz, a electricidade, o telefone, o telemóvel, a internet, a televisão, o gasóleo, mais o seguro automóvel, as escolas dos filhos, e sei lá mais o quê...

Eu até sou um gajo espartano, mas viver nas cidades está cada vez mais difícil. Estou quase a mudar-me para o campo, cultivar alfaces e criar galinhas, para ver se me aguento.[8b]

Comprei há pouco tempo um polvo nesse supermercado e adivinhem... quando entrou na panela... MINGOU! Bem, fomos reclamar. O tipo até foi sincero e disse que é uma coisa que eles deitam no polvo e tal, para a gente ter paciencia. A gente com pena do gajo (por ter sido sincero) deixou passar. Assim soubemos o que se passou e de certeza nunca mais vamos lá!
Aqui há dias, eu e o meu pai, apanhamos uma valente diarreia com os mexilhões comprados num hipermercado de renome (cadeia francesa)! Andei 3 dias que nem podia.
Estou a ficar com a ideia que as grandes superfícies não trazem assim um acréscimo tão grande em termos de qualidade. Num país onde até a qualidade se compra... Eu já não me acredito muito no fenómeno hipermercado! Feitas as contas sai-me ao mesmo preço e até tenho que andar à procura de estacionamento, andar na fila até pagar, sou tratado como se não existisse e se surge algum problema a culpa nunca é deles. Depois fazem promoções que não existem. Desculpem lá o desabafo, mas são coisas muito graves para quem propagandeia todos os dias a QUALIDADE! Estou farto da brincadeira. Nós só servimos para comprar, fazer o grupo X enriquecer e eles afinal de contas só pensam em LUCRO. [:vm)]O merceeiro vizinho até me traz a mercadoria a casa e pelo menos é atencioso. Já foi tempo em que eu ia às grandes superfícies porque era mais barato.

O merceeiro vizinho até me traz a mercadoria a casa e pelo menos é atencioso. Já foi tempo em que eu ia às grandes superfícies porque era mais barato.

Tens sorte em ter um merceeiro vizinho... eu estou mais perto de 2 hiper-mercados do que merceeiros...

Eu não tenho conhecimento de causa, mas tenho a impressão que naquela altura, a "exploração" era mais "humana".

Os empregados nesses merceeiros podiam descansar ao fim de semana, os produtores da terra tinham preços mais justos pelos seus produtos, e nós, infelizmente, pagavamos mais por isso. Mas não sei se as margens de lucro dos merceeiros eram tão boas quanto as dos hipermercados, não haviam pagamentos a 120 dias, etc...

Como disse, falo sem conhecimento de causa, mas é esta a impressão que tenho.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.[;)]
Eu também não tenho conhecimentos profundos na área. Sou apenas consumidor. [:cool:]

Penso que em teoria, ficámos todos a ganhar, pois esta fenónemo de larga distribuição contribuíu para formatar muitas regras no mercado.

Mais gente, mais dinheiro, menores margens, maior acesso a produtos,...

Dizem os mais velhos, que o sabor agora é diferente. Talvez as bactérias de sabor tenham mudado, não sei... [;)]

Não acredito que os erros sejam propositados já que não é por uns euros que faça diferença mas esses euros podem custar uma reputação.

Como são milhares de produtos sempre a alterar os preços pode acontecer, é uma questão de estarmos atento.

Tenho ideia que a mim já me aconteceu numa superficie deste tipo erros para os dois lados[;)]

Mas muito pontuais!

Last edited:
Eu também não tenho conhecimentos profundos na área. Sou apenas consumidor. [:cool:]

Penso que em teoria, ficámos todos a ganhar, pois esta fenónemo de larga distribuição contribuíu para formatar muitas regras no mercado.

Mais gente, mais dinheiro, menores margens, maior acesso a produtos,...

Dizem os mais velhos, que o sabor agora é diferente. Talvez as bactérias de sabor tenham mudado, não sei... [;)]

sim é diferente, cresci numa aldeia e agora vivo numa cidade, os meus pais fazem criação de animais e alguma agricultura... e o sabor é definitivamente diferente, quer na carne (menos branca, menos amanteigada e com mais sabor e mais intenso) quer na fruta e nos vegetais, etc...

Não acredito que os erros sejam propositados já que não é por uns euros que faça diferença mas esses euros podem custar uma reputação.

Como são milhares de produtos sempre a alterar os preços pode acontecer, é uma questão de estarmos atento.

Tenho ideia que a mim já me aconteceu numa superficie deste tipo erros para os dois lados[;)]

Mas muito pontuais!

Esse tipo de erros acontece em todos os sítios, não existe distinções entre o mercado X, Y ou Z.

Onde está a distinção é na política pós descoberta de erro e também na pessoa que apanhas pela frente quando estás a reclamar.

Já me aconteceu muitas vezes, feira-nova, carrefour, etc...até pode não ser por mal...mas se colar, as pessoas pagam o preço antigo! No meu caso sempre que vi e reclamei, devolveram

Num extra do dvd do "Super size me", eles explicam isso... desde que entras num hipermercado até que sais está tudo estudado de forma a tentar com que gastes o máximo dinheiro lá... ou achas que é coincidência teres que passar por uma data de outras secções até chegares às secções de comida e bens de primeira necessidade? Ou as guloseimas que encontras mesmo à saída da caixa? é tudo pensado ao pormenor....

Se bem me lembro do pequeno documentário, a maioria das pessoas escolhe os produtos que estão mais ou menos à altura dos olhos e para um produtor ter o seu produto nesse nível tem de fazer acordos com o hipermercado...

A maioria das pessoas nem se dá ao luxo de comparar preços ou de "vergar a mola" para ver os produtos mais abaixo nas estantes.
é verdade sim sr, ou vcs nunca repararam que por exemplo na parte dos iogurtes os mais acessiveis são 90% das vezes aqueles destinados a crianças? Porque será? [;)]

A mim faz-me fugir [:D]

Já se sabe que isto das prateleiras, os preços marcados mais coloridos para atrairem atenção, os corredores, é tudo um plano maquiavélico para a malta consumir, mas... hum... não me dignam que são hipnotizados por um conjunto de corredores?? Uhhh, feitos zombies consumistas a tirarem tudo das prateleiras do meio! Bah...

E como já foi por aqui dito esses preços mudam constantemente e por vezes as bases de dados só após um reset actualizam, ora como passam quase 24h ligadas por vezes não actualizam bem...

E dou-vos mais um conselho, espreitem os preços durante a semana de 10 produtos tipo e dps ao fim de semana vão lá vê-los outra vez, muitos aumentam de preço durante os fins de semana, é aí que eles ganham e não nesses enganos que até trazem imagem negativa para o establecimento.

é verdade sim sr, ou vcs nunca repararam que por exemplo na parte dos iogurtes os mais acessiveis são 90% das vezes aqueles destinados a crianças? Porque será? [;)]

É isso e as "misturas" de produtos uns com os outro...porque quem leva frango assado de certeza que vai levar umas batatinhas fritas (metem das mais caras ao lado) e até umas cervejinhas (para quem está por dentro das tecnologias, eles usam técnicas de datamining para encontrar padrões nas compras e produtos associados).

Mas já que estamos a falar nisto dos hypermercados, a táctica que mais "gosto" é a das promoções no papel higiénico (e outros), por exemplo: 32 + 16 (48 rolos) por 13 euros...quando se pode comprar dois packs de 24 por 4 euros cada! O pessoal mais distraído pensa que comprando o maior que poupa...mas está a gastar muito mais!

E depois fazem ainda outra estratégia que é meter os pacotes com número de artigos ou quantidade que não sejam fácilmente comparáveis: tipo um pacote com 24 e outro com 32...para sabermos qual fica mais barato temos de fazer contas (eu uso o telemóvel e poupo muitos trocos)...divido o preço do pacote de 32 por 32 e multiplico por 24 e se for mais barato que o de 24, levo o de 32, se não levo 1 ou dois de 24...

ir às compras é uma ciência![;)]

Back