CUPRA Terramar

A Cupra tem propostas muito agressivas nos mercados mais importantes, somando isto a um design apelativo resulta em vendas altas.

Eu tinha um Formentor VZ 1.4 hibrido, pagava 209 EUR/mês sem entrada durante 2 anos com 12.000km/ano (mais nada incluido). Sendo a versao VZ já tinha tudo e mais alguma coisa de equipamento, além disso meti wireless CarPlay, banco do condutor regulavel eletronicamente e a cor cinzenta escura.
Desde Julho tenho um Leon ST 2.0 310cv, pago 261 EUR/mês sem entrada durante 2 anos com 12.000km/ano, no entanto tem manutencao incluida (40EUR/mês), porque este vai 2 vezes à oficina em 2 anos e compensa-me. Tem como extras a cor cinzenta escura (igual ao Formentor), banco do condutor regulavel eletronicamente, CarPlay wireless e camera de marcha atrás.

E querem comparar com Citroen/DS? Impossível. A Cupra oferece melhores carros, com melhores motores, por melhores precos, é um no brainer.
Arrisco-me até a dizer que de momento é a marca com melhor produto pelo preco oferecido. Nao me refiro ao PVP de compra, esses precos sao absurdamente altos e espero que ninguém os pague, mas pela Europa fora há propostas irrecusáveis. Infelizmente no nosso cantinho em Portugal só chegam propostas para empresas, é o normal.

Negócio interessantíssimo para o cliente.

onde até fica difícil perceber como é que a seat ganha dinheiro.
cobra cerca de 5% do valor do carro por ano. O configurador alemão funciona mal e nem consigo ver quanto custa esse Leon para estimar o preço. O base 1.5 custa 37k pvp.
Isto numa altura em que a Euribor está acima de 3%, pelo que quase nem cobre financiamento do carro ao colocar spread.

e ainda falta saber qual a desvalorização real do carro que está do lado da marca. Após esses 2 anos.
Visto que no ano 0 compram o carro a si próprios com mais de 20% de desconto, não ao PVP.
Mas existindo um negócio desses para um carro novo, para particulares, não vejo qual o incentivo para algum cliente ir comprar um usado com 2 anos a 70-80% do valor de novo (simplificação para ser o preço que a marca pagou a si própria) e ir levar com a desvalorização do carro (que é vendido novo ao desbarato nesses contratos de 2 anos) e ainda custos financeiros (para comparar diretamente com a situação acima, que nunca serão menos que na compra do novo)

só se tiverem margens maiores no cupra. Porque a diferença do cupra para o seat são uns pára-choques e jantes.

por exemplo um seat Leon st híbrido custava 27,5 +iva em PT e o seat cupra híbrido custava 32k+iva.
É capaz de ser por aí que ganham o dinheiro

Última edição:
Negócio interessantíssimo para o cliente.

onde até fica difícil perceber como é que a seat ganha dinheiro.
cobra cerca de 5% do valor do carro por ano. O configurador alemão funciona mal e nem consigo ver quanto custa esse Leon para estimar o preço. O base 1.5 custa 37k pvp.
Isto numa altura em que a Euribor está acima de 3%, pelo que quase nem cobre financiamento do carro ao colocar spread.

e ainda falta saber qual a desvalorização real do carro que está do lado da marca. Após esses 2 anos.
Visto que no ano 0 compram o carro a si próprios com mais de 20% de desconto, não ao PVP.
Mas existindo um negócio desses para um carro novo, para particulares, não vejo qual o incentivo para algum cliente ir comprar um usado com 2 anos a 70-80% do valor de novo (simplificação para ser o preço que a marca pagou a si própria) e ir levar com a desvalorização do carro (que é vendido novo ao desbarato nesses contratos de 2 anos) e ainda custos financeiros (para comparar diretamente com a situação acima, que nunca serão menos que na compra do novo)

só se tiverem margens maiores no cupra. Porque a diferença do cupra para o seat são uns pára-choques e jantes.

por exemplo um seat Leon st híbrido custava 27,5 +iva em PT e o seat cupra híbrido custava 32k+iva.
É capaz de ser por aí que ganham o dinheiro

Percebo a tua pergunta e coloco-me a mesma questao também. O Formentor tinha PVP de cerca e 48k, nao me recordo ao certo, o Leon tinha PVP de 50k. No caso do Formentor devo especificar que dei uma entrada de 4.500 EUR que me foi devolvida pelo estado por ser híbrido (apenas possível até meados de 2022), pelo que a Cupra na verdade fez 10.000 EUR com o carro em 2 anos. No caso do Leon vai ficar mesmo por ~6.000 EUR para 2 anos.

Eu só consigo imaginar que estes carros sejam "tao" baratos de produzir, que eles no mercado de usados conseguem ainda assim fazer margem.
Outra ideia que tenho é que precisem de vender estes carros para baixar as médias de emissoes / para os permitir nas marcas irmas vender carros com emissoes mais elevadas.
Por último, nao esquecer as manutencoes caríssimas, caso nao haja pacote de manutencao incluido. No Formentor paguei 370 EUR para uma mudanca de oleo num 1.4. Se bem que aqui o dinheiro nao vai diretamente para a Cupra, mas em grande parte para o stand que faz o trabalho.

A verdade é que se vê muitos aqui na Alemanha, grande maioria no mesmo barco que eu, pelo que prejuizo nao fazem de certeza!

não percebi:
"Formentor VZ 1.4 hibrido, pagava 209 EUR/mês sem entrada "
"No caso do Formentor devo especificar que dei uma entrada de 4.500 EUR"

assim ... afinal ficou em quase 10k por 2 anos, é isso ?
209€ x 24 = 5.016€ + 4.500€ = 9.516€

preços / configurador em PT
mais 2k que o Formentor tsi /dsg, com mais espaço e interior mais diferenciado

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	670.4 KB ID:	14501726

Anexos

• image.png
    image.png
    670,4KB · Visualizações: 0
  • image.png
    image.png
    670,4KB · Visualizações: 0
Última edição:
preços / configurador em PT
mais 2k que o Formentor tsi /dsg, com mais espaço e interior mais diferenciado

filedata/fetch?id=14501726&d=1725626837

Já se esperava um preço superior ao primo gémeo, VW Tiguan. Descobri ainda que o Formentor tem o mesmo preço do Tiguan, o que para mim é incompreensível.
Não consigo perceber este lançamento do Terramar na Cupra, quando existe o Formentor com uma volumetria muito similar e é um modelo exclusivo no grupo.

O Tiguan Plug in na versão elegance custa menos 2000€ (53k) que este Terramar e tem melhor qualidade de interiores (pelos videos que vi) e acaba por ter um pouco mais de equipamento de série que o Cupra (a Cupra priveligia os plásticos exteriores, jantes e imagem arrojada e a VW tem mais equipamento e materiais de conforto ).

Fico curioso para saber como se irá posicionar o novo Audi Q3 a nível de preços. Será 57k modelo base e com muito menos equipamento de série que os primos, como tem sido apanágio da marca?

ou seja, 55 mil euros a versão híbrida? apenas mais 1000€ que em espanha (basicamente custos - avolumados - de transporte)? fico muito espantado. se calhar então em espanha é que está caro! mas este custar mais que o tiguan igual não lembra a ninguém. numa cor agressiva (branco/vermelho) se calhar iria para o tiguan. esperemos para preços de usados com 2 ou 3 anos lá fora...

em PT

o Q3 é bem abaixo dos 57K
e o tiguan 35k + iva

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	179.0 KB ID:	14501742 Click image for larger version  Name:	image.png Size:	195.5 KB ID:	14501743

image.png

Anexos

• image.png
    image.png
    179KB · Visualizações: 0
  • image.png
    image.png
    195,5KB · Visualizações: 0
  • image.png
    image.png
    325,2KB · Visualizações: 0
Última edição:
em PT

o Q3 é bem abaixo dos 57K
e o tiguan 35k + iva

Estava a referir-me ao futuro e novo Q3 (deve ser apresentado em breve também), versão 2025, nas versões Plug in de 272cv.
Os preços de 53k para o Tiguan Elegance e 55k para o Terramar VZ são as versões 1.5 tsi Plug in 272cv, 120km de autonomia elétrica.

Valores c/ IVA, obviamente.

ou seja, 55 mil euros a versão híbrida? apenas mais 1000€ que em espanha (basicamente custos - avolumados - de transporte)? fico muito espantado. se calhar então em espanha é que está caro! mas este custar mais que o tiguan igual não lembra a ninguém. numa cor agressiva (branco/vermelho) se calhar iria para o tiguan. esperemos para preços de usados com 2 ou 3 anos lá fora...

Sim, para a versão plug in de 272cv. A versão de 204cv (ainda) não aparece no site português da Cupra. O Tiguan tem essa versão em 2 níveis de equipamento, sendo a mais barata o Tiguan Urban 204cv por 49.600€.

Claramente estão a tentar colocar a Cupra com uma imagem "upmarket" que, pessoalmente, não considero corresponder à realidade dentro do grupo nem do que o produto oferece.

A título de curiosidade, somente para ilustrar o que eu referia ao posicionamento dos produtos, quanto às suas dimensões (CxLxA):
Formentor - 4.450 x 1.839 x 1.528
Terramar - 4.519 x 1.869 x 1.586
Tiguan - 4.539 x 1.842 x 1.660

O Formentor e Terramar apostam numa largura maior e altura mais reduzida, tendo um aspecto mais de crossover. O Tiguan, com os seus 1.660 de altura, um SUV "puro". A título comparativo, uma Bmw Série 2 Active Tourer (pequena monovolume) tem 1.576 de altura.

edit: O Tiguan R-Line plug in, que poderá ser o que alinha com a filosofia de equipamento da Cupra tem 2 versões: 204cv por 54.556€ e 272cv por 56.619€.

Última edição:
não percebi:
"Formentor VZ 1.4 hibrido, pagava 209 EUR/mês sem entrada "
"No caso do Formentor devo especificar que dei uma entrada de 4.500 EUR"

assim ... afinal ficou em quase 10k por 2 anos, é isso ?
209€ x 24 = 5.016€ + 4.500€ = 9.516€

Está tudo explicado. A mim nao custou entrada nenhuma, já que o estado financiou 4.500eur, que foi a entrada para o hibrido. Para a Seat é indiferente, receberam 10k.

Está literalmente tudo no post :)

Voltar
Superior