Custos com veterinário [Act.]

Na Clinica Veterinária de Mafra, onde vou com os meus gatos cada consulta fica por 25€, não acho nada por aí além.

Infelizmente um dos meus gatos necessitou de consultas frequentes durante cerca de 2 meses, e aí, no meio de antibióticos, exames, vacinas e injecções foram cerca de 200€. (Para não falar da ração! cada saco de 4,5 kg são cerca de 50€!!!!)

Não se esqueçam que um veterinário é um "médico".

Aliás, eles têm uma formação que é muito semelhante à medicina humana... com a agravante de terem que estudar muitos animais diferentes [:D]

Além disso esquecem-se que a medicina humana é fortemente subsidiada pelo estado...

Eu acho que os honorários veterinários que li aqui e que eu tenho pago não são exagerados para o tipo de serviço...

Boa tarde..
Alguém sabe mais ou menos quanto custa uma TAC? O meu labrador está com uma massa estranha na pata e é capaz de precisar de um :(

Bem, este danifcp agora dava-me jeito estar aqui no fórum, a minha cadela pode vir a ter que ser operada e queria saber se era idêntica a operação! Ela comeu algo e já anda com problemas desde 5ª feira, hoje foi feito um RX e lá se viu o objecto no estômago e no intestino!!

Se aquilo não sair e a operação for os 500€ estou lixado!!

tenho uma gata a morrer, já tem 80 ou mais anos na idade humana

tem uma "massa" nos intestinos, os médicos não sabem ainda se é maligno ou não, mas deve ser

há coisa de 2 meses começou a perder peso, era forte, pesava 7kg e tal

foi a primeira coisa que notamos, a perda de peso, depois o comer pouco ou nada, e a prostração

está internada no hospital veterinário

eu não gosto de ver a sofrer e assistir à morte de quem quer que seja, fico deprimido

a minha mulher arranjou uma gatinha, chama-se Luna, deve ter 1 mês e tal, ainda não faz as necessidades na areia, não sei bem como ensinar

a despesa com o veterinário vai ser grande, se não a conseguir salvar desejo dar-lhe o máximo de conforto possível, mas sinceramente não a desejo ver a morrer em casa....é demasiado deprimente

Last edited:
tenho uma gata a morrer, já tem 80 ou mais anos na idade humana

tem uma "massa" nos intestinos, os médicos não sabem ainda se é maligno ou não, mas deve ser

há coisa de 2 meses começou a perder peso, era forte, pesava 7kg e tal

foi a primeira coisa que notamos, a perda de peso, depois o comer pouco ou nada, e a prostração

está internada no hospital veterinário

eu não gosto de ver a sofrer e assistir à morte de quem quer que seja, fico deprimido

a minha mulher arranjou uma gatinha, chama-se Luna, deve ter 1 mês e tal, ainda não faz as necessidades na areia, não sei bem como ensinar

a despesa com o veterinário vai ser grande, se não a conseguir salvar desejo dar-lhe o máximo de conforto possível, mas sinceramente não a desejo ver a morrer em casa....é demasiado deprimente

Gatos aprendem sozinhos a usar caixa de areia. Na natureza eles defecam na areja. Coloque perto do gato e o deixe ir. Se ele fizer em outros lugares da casa, insista e coloque lá. Até ele "aprender" criar o hábito. Nada de esfregar a cara do animal nas próprias fezes ou urina. Algumas pessoas fazem isso. Além de horrível não funciona. Tem que ter paciência se fizer fora. Com o tempo é automático. As minhas aprenderam sozinhas. Botei areia. Elas foram. Em relação a massa no intestino se tiver como um parecer se é maligno ou não. Se for incurável não vai ter jeito. Vocês vão pagar caro com veterinário só para manter o conforto da vida. Até partir. Sacrificar é doloroso mas alguns cogitam. E se ainda tiver jeito não há outra forma além de fazer o tratamento e esperar reagir. A prostração é normal quando animal está doente. Pelo menos vocês estão fazendo o que podem e tem recursos. Tem gente pra abandona quando adoece ou nem isso faz.

Uma massa no intestino de um gato costuma ser um indicativo de tumor, sendo o linfoma intestinal (câncer das células de defesa) o diagnóstico mais comum na espécie. Outras causas menos frequentes incluem adenocarcinoma (outro tipo de câncer) ou, raramente, corpos estranhos acumulados e inflamações graves. [1, 2, 3, 4, 5]

Sintomas comuns
Se o seu gato tem uma massa ou espessamento no trato intestinal, ele costuma apresentar os seguintes sinais:
  • Vômitos frequentes e/ou diarreia crônica
  • Emagrecimento severo e progressivo, mesmo que o gato ainda coma
  • Falta de apetite (hiporexia) ou recusa total de comida
  • Apatia, letargia e fraqueza
  • Em casos de nódulos maiores, pode ocorrer constipação ou até obstrução intestinal total [1, 2, 3, 4]

Como é feito o diagnóstico?
O veterinário deve realizar um exame físico minucioso (onde nódulos ou alças espessadas podem ser sentidos na palpação abdominal), além de exames complementares como: [1, 2, 3]
  • Ultrassonografia abdominal: Permite visualizar o tamanho, a localização da massa e o aspecto das paredes do intestino.
  • Exames de sangue e sorologias: Para descartar doenças virais como o FeLV e FIV, além de avaliar o funcionamento dos rins e fígado.
  • Citologia ou Biópsia: A confirmação do tipo de massa (se é benigna, maligna, ou decorrente de um processo inflamatório grave) geralmente é feita através da coleta de fragmentos (biópsia) ou aspiração com agulha fina (citologia) guiada por ultrassom ou cirurgia. [1, 2]
Tratamento e Expectativa
O tratamento depende fundamentalmente da natureza da massa: [1, 2]
  • Linfoma alimentar de baixo grau: Frequentemente tratado com quimioterapia oral ou injetável. Muitos gatos respondem extremamente bem e podem ter uma excelente qualidade de vida e sobrevida que varia de meses a anos. [1, 2, 3]
  • Linfoma de alto grau ou Adenocarcinoma: São tumores mais agressivos. O tratamento geralmente envolve cirurgia para remoção da massa (se não houver metástase) combinada a protocolos quimioterápicos mais intensos.

são os sintomas que tem

Emagrecimento severo e progressivo
Falta de apetite (hiporexia) ou recusa total de comida
Apatia, letargia e fraqueza

esteve uns dias no hospital, já tem metástases

e tem um tubo ou sonda ligada à traqueia por onde a alimentamos

raramente se levanta

é deprimente assistir aos últimos momentos de uma vida

por outro lado temos uma gatinha de pouco mais de um mês, ajuda a contrabalançar a tristeza​

são os sintomas que tem

Emagrecimento severo e progressivo
Falta de apetite (hiporexia) ou recusa total de comida
Apatia, letargia e fraqueza

esteve uns dias no hospital, já tem metástases

e tem um tubo ou sonda ligada à traqueia por onde a alimentamos

raramente se levanta

é deprimente assistir aos últimos momentos de uma vida

por outro lado temos uma gatinha de pouco mais de um mês, ajuda a contrabalançar a tristeza​
Desculpa a sinceridade e a frieza, mas já tinha posto a bicha a dormir.😔

Desculpa a sinceridade e a frieza, mas já tinha posto a bicha a dormir.😔

é uma decisão sempre dolorosa de tomar, temos que nos mentalizar

vim ontem do veterinário e já tenho um diagnóstico definitivo, é um adenocarcinoma​ em fase terminal

ela ainda vai fazer as necessidades à caixa da areia, e não tem dores porque está medicada

mas já tenho as linhas vermelhas, se por acaso deixar de ir à caixa da areia e lhe custar a respirar é a hora, agora é dia a dia

porque raios insistimos ter animais de estimação para passar por isto ?! até ter filhos porque então aqui estamos sempre preocupados....

é uma decisão sempre dolorosa de tomar, temos que nos mentalizar

vim ontem do veterinário e já tenho um diagnóstico definitivo, é um adenocarcinoma​ em fase terminal

ela ainda vai fazer as necessidades à caixa da areia, e não tem dores porque está medicada

mas já tenho as linhas vermelhas, se por acaso deixar de ir à caixa da areia e lhe custar a respirar é a hora, agora é dia a dia

porque raios insistimos ter animais de estimação para passar por isto ?! até ter filhos porque então aqui estamos sempre preocupados....

Porque somos egoístas e o prazer da sua companhia ultrapassa a dor do seu sofrimento e perda. Ou talvez porque primeiro vem o prazer e só no final a dor.

Dito isto, tenho um cão. Espero que a tua gata sofra o mínimo possível.

Há uns anos tinha uma gata com alguns 8 ou 9 anos com sintomas parecidos. Quase não comia, andava pela casa prostrada... Levei ao veterinário e diagnosticaram um cancro no estómago. Em algumas partes, a parede tinha 1cm de espessura.

Deram duas hipóteses.... Trazia a gata para casa e ia acompanhando o processo de decadência até ela morrer, proporcionando o máximo conforto possível ou, eutanásia.

Na altura, o meu filho tinha uns 4 ou 5 anos e não quis arriscar que fosse ele a dar com a gatinha morta algures em casa, por isso optei pela eutanásia.

Acho que foi o melhor para todos, inclusivé a gata.

Claro que sim! Deixar o pobre animal a agoniar lentamente até à morte e a sofrer todos os dias é, como alguém disse mais acima, uma prova irrefutável de egoísmo! :sh)

Ela vai morrer mais dia menos dia, é inevitável, por isso façam um favor a todos (e especialmente ao animal em sofrimento) e adormeçam-na quanto antes!! [s)]

já acabou tudo, ontem à noite

ela ainda se mexia e ia ao WC e com a medicação não sentia dores, mas reparamos que de um dia para o outro o abdômen ficou mais inchado, foi a linha vermelha

eu não quis assistir

usei o Seguro da EDP para as despesas, é bom

Que pena. Pelo menos você fez tudo o que pôde até o fim. Isso importa muito. A poodle da minha tia faleceu de tumor mandíbula já idosa. Meus primos ajudaram a pagar o tratamento caro. Mas não adiantou. Ela partiu na clínica também.
Eu estou com uma cachorra idosa que não queria muito ter. Foi abandonada no meu bairro pelos antigos donos. Já idosa. Eu fui alimentar ela uma vez na rua e não parou de me seguir. Me seguia pelo bairro, até o serviço. Ela lutou tanto para ter um lar que eu peguei. E meu cachorro cruzou com ela eu achei que por ser idosa não dava mais cria. Teve 5 filhotes, doei todos. Foi castrada. E ficou cega e surda ano passado. E perdeu dois dentes. Os dentes restantes estão pretos por causa dos anos na rua. Ela teve doença do carrapato gastei meu último dinheiro do último emprego para pagar veterinário. Entrou em choque e teve sangramento na urina. Depois de um mês de tratamento melhorou. Agora não quer comer ração de cachorro adulto. Só aceita coisas macias como chuchu, arroz, fígado. Ou coisas que não pode como hambúrguer, presunto, batata frita. Tudo isso ela come. Claro não pode dar. Mas está difícil. Eu não tenho dinheiro para comprar ração pastosa e sênior. Ela não quer muito a de adulto. Reduzi a po não aceita. Quebrei a ração de cachorro adulto não quer. Só aceita com caldo de frango ou fígado. Ficou mimada.
Eu vou ter que ver o que faço. Estou sem emprego infelizmente. Tentar arrumar doação daquelas gorduras de carne. Aí eu frito. Sem tempero. E tento dar. Ela só aceita ração com um caldo gostoso. Mas toda hora cozinhar fígado é complicado. Ela tá magrelinha, banguela. As perninhas bambas. Mas está feliz. E gosta de viver. Passear. Ganhar petisco.
Não tem muito o que fazer com um cachorro assim. Só cuidar mesmo.

Back