Repara que um motor depende de muita coisa. Qualquer material sofre do problema de alteracoes com diferenças de temperaturas.
Regral geral o metal dilata quando aquece e comprime qdo arrefece. Imagina um motor que faz 3 kms e desligas. Frio, aquece e arrefece,
Um motor que faz 500 kms seguidos aquece e continua quente. Depois depende do tratamento.
Quem tiver um astra 1,3 e experimente em cada viagem em AE fazer 180 de media ele nao vai ter muita saude.
A fiablidade e feita por carros que conheças.
Eu conheço carros (o mm modelo) que mudaram motor ao fim de 90 000 e um com 260 000 nem embraiagem mudou.
Eu acho que deves escolher o que mais agradares.
Outra coisa: Na minha filosofia, um 1,7 cdti 100, 1,6 hdi 92 custa pouco mais. Se tivesse tantas duvidas em comprar um motor a diesel e pq me incomoda logo ia para um maior.
Depois e assim: Imaginas que metes 50 000/ano no carro e o motor dura 5 anos. É assim tao problematico meter outro motor? É que nem falo noutro motor mas sim o que significa falta de fiabilidade? Partir 1 injector? Turbo?
Eu por exemplo tenho um corsa 1,2 de 75 cvs. Sempre que pego nele e prego a fundo. Sei que o motor nao durara mais de 100 000 com este tratamento (durar ate pode durar mas aceito que nao dure) e depois meto um 1,4
Vejo tanta gente a preocupar-se e depois trocam de carro