Curioso o teu post. Também há tempos foi abordado que os carros avariam, ou seja, é crónico.
Na primeira resposta a este tópico referi: "motor gripado é muito vago, pois pode ter "gripado" por várias razões", e o teu post refere exactamente o mesmo, simplesmente gripou.
O único problema crónico dos 1.5 DCI que pode "gripar" o motor são os bronzes, e afecta unidades até 2007. Dependendo do caso, pode danificar apenas a cambota e biela. A cambota pode ser trocada ou retificada, e a biela afectada trocada. Obviamente que envolve abrir o motor e faz sentido trocar também outros componentes, mas adiante.
Este é o tipo de avaria onde na marca simplesmente trocam um motor, e um mecânico em condições o repara. Além do preço mais baixo, fica-se com um motor "reconstruido".
Em relação à questão de todos griparem pelo 4º cilindro, tenho dúvidas. Tive o problema dos bronzes no meu carro e a biela afectada foi a 1º, as outras estavam sem folga. Outros carros que tive conhecimento o mesmo. O 1º cilindro é o que fica mais afastado da bomba de óleo. Tendo em conta claro, que nos Renault se contam os cilindros a partir da caixa.
Quanto à chamada do mecânico para o departamento da Renault, acho também curiosa. Quando tive o problema no carro falei com vários mecânicos, inclusivé da Renault, e ninguém me perguntou se era o 2 ou 3º cilindro. Simplesmente fala-se que os bronzes "foram à vida". A reparação é a mesma para qualquer cilindro, o mais trabalhoso é sempre tirar a cambota.
Resumindo: esses motores que viste griparam mesmo porquê?