[Lançamento] Dacia Jogger

Por muito que à primeira vista a qualidade não pareça tão diferente, após uma viagem de 600kms vais estar em melhor "estado" na Scenic que no Jogger.

Os bancos são de melhor qualidade, o ruído de motor/aerodinâmico é menor, os controlos estarão posicionados no sítio mais adequado na Scenic.

Nunca irias aguentar 8 quilómetros quanto mais aguentares 800 na 3ª fila de uma GScénic... [:)]

Sim, a 3ª fila de bancos do Jogger é de longe melhor que a da GScénic... [:p]

Nunca irias aguentar 8 quilómetros quanto mais aguentares 800 na 3ª fila de uma GScénic... [:)]

É verdade, confirmo que o Jogger tem um bom espaço para os ocupantes da 3ª fila.

Mas o material/ consistência desses bancos é mais macio que a esponja que utilizo para lavar o carro [:D]

Quando andei com uma de aluguer com a lotação esgotada aguentaram 600 e tal kms (com paragens pelo meio) sem queixumes... Mas também a alternativa era ficar em terra, portanto mais vale manter o silêncio [:D]

A diferença de preço é excessiva? Talvez.

Mas nunca poderia ser esses 3k que falas.

Por muito que à primeira vista a qualidade não pareça tão diferente, após uma viagem de 600kms vais estar em melhor "estado" na Scenic que no Jogger.

Os bancos são de melhor qualidade, o ruído de motor/aerodinâmico é menor, os controlos estarão posicionados no sítio mais adequado na Scenic.

As pequenas coisas práticas como a consola deslizante ou o rebatimento automático dos bancos da Scenic são pormenores que normalmente quem tem depois não quer prescindir... E pagam-se.

No Jogger depois da viagem ainda tens de carregar os bancos, na Scenic carregas num botão e vais embora.

A isto soma-se a parte mecânica, a Scenic terá sempre uma reserva de potência maior que a do Jogger em caso de necessidade.

Com isto não estou a querer dizer que o Jogger é um mau produto, ou a Scenic um excelente produto. Apenas que a diferença é notória e tem de se reflectir no preço.

A ranhô custa mais 25%. Tem de trazer algo a mais. A questão é se se está disposto a prescindir disso.

Quando andei com uma de aluguer com a lotação esgotada aguentaram 600 e tal kms (com paragens pelo meio) sem queixumes... Mas também a alternativa era ficar em terra, portanto mais vale manter o silêncio [:D]

Lá está... [:D]

Agora a sério, creio que até 1,50/1,55 metros de altura e sem serem muito corpulentos, a GScénic dê para safar. Mais do que isso... :sh)

Quando trabalhei na rent-a-car, era ver famílias de 6 e 7 pessoas a alugarem monovolumes compactos. E era giro ver os esforços para tudo caber, pessoas e respectivas malas. [:)]

Se nas Zafira e GScénic a coisa disfarçava, nas Toyota Verso ou C-Max era completamente arrepiante e constrangedor ver tal cena.

Claro está que as Allambra/Sharan eram bem mais caras de alugar, as Vito ou Classe V (versão longa) ainda mais...

Lá está... [:D]

Agora a sério, creio que até 1,50/1,55 metros de altura e sem serem muito corpulentos, a GScénic dê para safar. Mais do que isso... :sh)

Quando trabalhei na rent-a-car, era ver famílias de 6 e 7 pessoas a alugarem monovolumes compactos. E era giro ver os esforços para tudo caber, pessoas e respectivas malas. [:)]

Se nas Zafira e GScénic a coisa disfarçava, nas Toyota Verso ou C-Max era completamente arrepiante e constrangedor ver tal cena.

Claro está que as Allambra/Sharan eram bem mais caras de alugar, as Vito ou Classe V (versão longa) ainda mais...

Isso é complicar muito.

Fizemos 600kms no verão passado na minha GTourer com a minha mulher num dos lugares da 3ª fila e diz ela que adorou, principalmente porque o enconto central da fila do meio ia deitado então ela ia "deitada" com as pernas esticadas nesse encosto.

Ainda assim ela já fez mais viagens no banco da 3ª fila sentada normalmente e faz muito bem, escusado será dizer que não é tão confortável como os bancos das outras filas, mas dá muito bem para o gasto.

Ela mede 1.55

Como se sabe, a Dacia não tem competidor ao nível de preço, talvez por isso as pessoas aceitem a falta de qualidade da marca, por não haver um concorrente.

Por essa ordem de ideias, qualquer produto abaixo de um Classe S tem falta de qualidade.

Um Dacia cumpre na perfeição o propósito para o qual foi criado, ser um automóvel fiável, económico e espaçoso para o segmento, portanto é um produto com qualidade.

Não consigo hoje em dia relativizar a Dacia à expressão falta de qualidade.

Hoje em dia os produtos Dacia têm qualidade bastante aceitável. Quando fiz o teste drive num duster de 2019, senti-me muito bem no carro.

Para mim a Dacia tem dispensa é alguns aspetos que dão um toque mais requintado aos carros.

O Duster p.e. eu e a minha mulher gostamos até ela olhar para a cava das rodas e ver que as mesmas não tinha revestimento. Só se via chapa com soldas [:D]
E um Duster é um Dacia de geração anterior...
Se formos comparar este modelo ao "primo" G. Scenic que também tive a oportunidade de andar 1 dia, não vejo grandes diferenças de qualidade. Ok há diferenças mas nunca na visa essas diferenças valem os 10k € de valor de compra. Na minha opinião diria que a G. Scenic valeria mais uns 2500 a 3000€ no máximo.
Bem, aí já tenho de discordar. Uma Scenic é outro campeonato e não estamos a falar só de 10k€.

Claro que tem que se refletir no preço, mas e é apenas a minha opinião, nunca na diferença de preço que existe entre elas.
Até porque temos que ser práticos na análise?

Quantas viagens por ano de 800kms seguidos vais fazer?

Quantas vezes por ano vais precisar da mala toda?

Atenção eu não estou a dizer que eu não optaria pela G. Scenic mesmo achando a diferença de preços absurda.

No entanto tenho a plena que mais que a qualidade do produto paga-se a marca em si.
Falo do que senti quando nos ultimos anos tive a oportunidade de andar com Logan MCV, Duster da 1ª e desta nova geração e o novo Sandero.
É o pessoal que procura soluções de mobilidade a combustão em que o efeito premium não é valorizado e conseguem um veiculo novo mais barato que um premium com 10 anos de uso...

Quando falas de falta de qualidade é por experiência própria com um produto recente da marca ou pelo que lês aqui e ali?
Não consigo hoje em dia relativizar a Dacia à expressão falta de qualidade.

Hoje em dia os produtos Dacia têm qualidade bastante aceitável. Quando fiz o teste drive num duster de 2019, senti-me muito bem no carro.

Para mim a Dacia tem dispensa é alguns aspetos que dão um toque mais requintado aos carros.

O Duster p.e. eu e a minha mulher gostamos até ela olhar para a cava das rodas e ver que as mesmas não tinha revestimento. Só se via chapa com soldas [:D]
Já minha ex 308 SW era assim. dá mais trabalho andar a por e a tirar, mas na verdade isso só me acontecia quando ia de férias com apenas 4 pessoas e não precisava dos bancos a 3 fila. De resto andavam sempre lá, ou abertos ou fechados.
Lá está, são estes "pormenores", que depois fazem a diferença no preço. Uma das coisas que gosto no meu 5008, é a forma como em 5 minutos, consigo transformar um carro de 5 lugares, em 7, mas lá está, a versatilidade também se paga.
A Jogger, para além de se ter de tirar os bancos da 3.ª fila, não tem calhas para ajustamento longitudinal da 2ª fila. Ainda assim, daquilo que tenho visto nas reviews, parece-me bastante competente e com qualidade, e com uma excelente relação preço/qualidade.

Entretanto já vi algumas unidades, todas elas da cor de lançamento, à porta de alguns stands na zona centro.

Acho uma comparação a uma Scenic algo injusta. A jogger não consegue esconder que deriva do Sandero, é uma proposta que seria alternativa a uma Clio ST. Claro que eles na Dacia elevaram a parada ao inventar uma traseira onde conseguiram encaixar mais espaço e mais uma fila de bancos e na realidade não tem concorrência.

Não é por levar 7 pessoas que consigo considerar um concorrente directo de outras propostas com essa lotação.

Seja como for acho muito importante que existam assim propostas diferentes no mercado. Pessoalmente é um carro que gostava bastante de testar e perceber o que consegue de facto oferecer por um preço tão concorrencial!

O Jogger "só" tem mais 8 centímetros de distância entre-eixos que o Lodgy que veio substituir ou um GScénic.

E consegue transportar em melhores condições, especialmente na terceira fila, que monovolumes maiores e bastante mais caros.

Pena mesmo é não ter o Blue dCi de 115 cv. Ainda venderia como pãezinhos quentes, com a vantagem de oferecer substancialmente bastante mais binário que o curto 1.0...

O Jogger "só" tem mais 8 centímetros de distância entre-eixos que o Lodgy que veio substituir ou um GScénic.

E consegue transportar em melhores condições, especialmente na terceira fila, que monovolumes maiores e bastante mais caros.

Pena mesmo é não ter o Blue dCi de 115 cv. Ainda venderia como pãezinhos quentes, com a vantagem de oferecer substancialmente bastante mais binário que o curto 1.0...

Para que é preciso o dCi, se tem a versão a GPL, que é muito mais económica e mais barata no valor de aquisição.

Binário.

Carrega lá 6/7 adultos e vais ver como o 1.0 se revela bem curto.
Respondo muitas vezes a essa questão...

Depende do ponto de vista e de aquilo a que estamos habituados.

Sendo que estes novos motores de baixa cilindrada, turbinados, surpreendem muito.

Claro que o carro não será um foguete, nem é esse o propósito, é um carro de 7 lugares, que custa 15.000€, só isso e como já foi referido, é único e de louvar.

Binário.

Carrega lá 6/7 adultos e vais ver como o 1.0 se revela bem curto.

7 adultos já é peso considerável, nem me parece que a jogger seja pensada para uma utilização diária desse género.

De qualquer forma andei uma semana e 600 kms num Clio TCE 90 com caixa de 6v, 0kms, e achei o motor bem interessante. Raramente notei falta de binário. Acaba cedo sim e nas maiores subidas de AE nota-se onde acaba. Mas em tudo o resto não senti um downgrade importante ao sair da HDI 130 do dia a dia.

7 adultos já é peso considerável, nem me parece que a jogger seja pensada para uma utilização diária desse género.

De qualquer forma andei uma semana e 600 kms num Clio TCE 90 com caixa de 6v, 0kms, e achei o motor bem interessante. Raramente notei falta de binário. Acaba cedo sim e nas maiores subidas de AE nota-se onde acaba. Mas em tudo o resto não senti um downgrade importante ao sair da HDI 130 do dia a dia.

Deduzo que te refiras ao 0.9TCE do Clio IV... Não gosto desse motor, embora em AE seja interessante. Da pouco experiência que tenho com o atual 1.0TCE, em ambiente urbano é bem mais interessante que o 0.9TCE.

Voltar
Superior