Dacia Spring II 2026

estou super dividido… por um lado apetece-me dizer que deviam impor regras de homologação, tipo baterias de 30kwh mínimo, 45min carregamento 10-80%, … etc etc.
Mas pronto sim, há cliente que nunca vai usar isso, queremos carros baratos,… ok, então pq simplesmente não obrigam as marcas a divulgar as limitações dos seus carros!?!? O twingo como se vê nesse vídeo, em carga dc rápida a 60% já só está a carregar a 10kw. Isso nem é carregar, há carga AC chamada de lenta, bem mais rápida! Vamos colocar carros no mercado que vão fazer cargas lentas em carregadores rápidos?

Foi há conta de não avisarem que os carros estavam limitados a um certo tipo de uso que muitos carros só deram chatices com egr, faps, adblue,… deviam sobretudo evitar erros do passado nos VE!
E tu a dar-lhe com a capacidade da bateria ou velocidade de carregamento.

O caso que descrevi é da minha mãe, mas como ela há milhares em PT e milhões pela europa...

É que uma bateria maior custa mais dinheiro...qual a necessidade?

A velocidade de carregamento é irrelevante.
Demore 5h ou 12h não tem qq problema.

Nesse caso este pode ser uma boa solução. A minha mãe está numa situação semelhante. Se ela quiser um elétrico também lhe compro um pequeno e maneirinho mesmo que tenha uma bateria pequena e carregue mais lento.

E tu a dar-lhe com a capacidade da bateria ou velocidade de carregamento.

O caso que descrevi é da minha mãe, mas como ela há milhares em PT e milhões pela europa...

É que uma bateria maior custa mais dinheiro...qual a necessidade?

A velocidade de carregamento é irrelevante.
Demore 5h ou 12h não tem qq problema.
Isso. O problema será alguém comprar um spring com a polivalência em mente, com o propósito de ser o carro principal/único. Se ele for comprado para o que foi feito, é completamente irrelevante se demora 4h a carregar ou 8h, ou até 16h, não foi feito para emergências, não foi feito para muitos km e se for usado para os ~20km diários nem sequer precisa ser carregado todos os dias.

Eu sei que um veículo novo é sempre um veículo novo. Mas neste caso, e passando a publicidade, quer servirá, apenas, como comparação, não seria melhor adquirir um veículo idêntico a este? SÓ BARROSO - Peugeot e-208
Não é comparável, caso contrário poder-se-ia dizer então que em vez desse e208 mais valia este pelo mesmo preço:

Não é comparável, caso contrário poder-se-ia dizer então que em vez desse e208 mais valia este pelo mesmo preço:
Percebo o que queres dizer, mas esse veículo tem muitos quilómetros, ao contrário daquele que identifiquei como comparação.
Mesmo levando em consideração a degradação da bateria, certamente é melhor.
Agora, apenas coloquei aquele comentário para saber o que poderá levar uma pessoa comprar um Dacia com o tamanho daquela bateria, quando existe veículos com bateria superior à venda no mercado. A bateria do Dacia chega perfeitamente para o dia a dia. Mas quem reside longe dos grande centros e necessitar de se deslocar até eles (no meu caso deslocar-me a Coimbra + de 90 km, à Guarda 70 km, a Viseu 50 km) obriga o condutor a carregar no destino se quer regressar a casa com alguma carga, tendo em consideração a orografia do trajecto. Se tivesse uma bateria de 40 e o preço que tem era excelente para quem tem de fazer estas deslocações algumas vezes ao mês....

Para isso tens outras opções no mercado por mais 2-3 mil euros: Firefly, Bonfeng Box, eventualmente um C3 (embora a segurança seja um tiro no escuro)... É preciso teres umas promoções e alguma sorte mas compensam bem a diferença de preço.

Ou então um usado, de facto começam a aparecer muitos como esse 208, ou Insters, ou até R5 de base...

Para isso tens outras opções no mercado por mais 2-3 mil euros: Firefly, Bonfeng Box, eventualmente um C3 (embora a segurança seja um tiro no escuro)... É preciso teres umas promoções e alguma sorte mas compensam bem a diferença de preço.

Ou então um usado, de facto começam a aparecer muitos como esse 208, ou Insters, ou até R5 de base...
Acho que compensa se fores fazer viagens um pouco maiores.
Para as muito curtas as vantagens reduzem-se.

Quer dizer tens sempre coisas como segurança ou assim mas por ex se fizeres 100KM por dia um Spring serve, mas acredito que um 208 faça muito melhor.

Já se for pa 10, as diferenças, ainda que existindo, disfarçam-se muito mais.

Já nos dacia ICE que vivi tive alguns, é diferente. Até em 2KM agora me causam azia hahaha.

Voltar
Superior