Dacia vs Trabant

(...)
Kingtdi, trabalhas num fornecedor?

Já trabalhei.
Como era o responsável pelo A.P.A., estive varias vezes no armazém schnellecke e algumas vezes na Weels, aquilo é um MUNDO de perfeição, comparando com as pequenas fabricas espalhadas por esse pais fora. Melhor em termos de "limpeza" só mesmo a Mitsubishi em Vendas Novas...[:D]

Porque muitos não sabem como se faz certas operações de mecânica.
É claro que quanto maior rigos houver na montagem, menores afinações serão necessárias. Mas maior rigor metrológico significa maiores custos.

Se calhar se vissem trocar um semi-eixo, um diferencial ou como se solta um tambor ou cubo "soldado" pelos anos ou por deformação diziam que lhes estavam a danificar o carro.

O video trata da produção de carros novos, não da reparação de carros usados.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

KingTDI, estive 5 meses na Autoeuropa (EOS/Scirocco/MPV) e garanto-te que até a nova (protótipo) afinavam do mesmo modo. Não, não tirei fotos [;)]. Contudo, a maneira mais fácil de arranjar pequenos defeitos sem parar a linha ou enviar para local próprio, depende quase sempre do operador.

PS: Tive o prazer de ver a fábrica TODA, o processo de montagem (cuidadosos no interior) dos carros(dos rolos de chapa até à vistoria final e de seguida carregados no comboio/camião). Adorei trabalhar lá [;)]

Tenho serias duvidas em relação a isso, mas acredito que possa haver pequenas afinações feitas com alguma "força", ou até mesmo pequenas "batidas", agora "pancadaria" como no Dacia, ai desculpa mas não acredito.

EDIT: atenção que eu não sou de maneira nenhuma contra os carros low cost, nem postei os vídeos para "deitar abaixo", confesso que até fiquei surpreso por ver um desses carros ser produzido á mão, tinha mais na minha ideia de que estes carros eram produzidos quase inteiramente por maquinas.

Last edited:
Que se cuide a Aston Martin..
Isto sim, sao carros Handmade [:D]
Fartei-me de rir, obrigado pela partilha.
Romania FTW

Se tivesses a mínima noção do que é a mecânica e de como se monta um automóvel já não rias tanto, até aposto que se a Aston Martin ou outra marca qualquer que montar as portas do carros a mão a "pancadaria" para afinar os trincos ainda vai ser maior, mas aquilo é mesmo assim que se faz não tem mal nenhum, se levares o carro a uma oficina seja ela qual for se o bate chapas tiver que desmontar uma porta para a reparar, adivinha como é que ele a vai por a fechar na perfeição quando a montar de novo.

...

Falo de metalomecânica, e tem tudo a ver uma com a outra.
Se a mão de obra em Portugal fosse ainda mais barata, a AE também apostaria em menos rigor na produção de cada peça e mais no acerto final.
Todas as operações de contrução mecÂnica podem necessitar de operações que à primeira vez podem parecer mais "brutas".

Tenho serias duvidas em relação a isso, mas acredito que possa haver pequenas afinações feitas com alguma "força", ou até mesmo pequenas "batidas", agora "pancadaria" como no Dacia, ai desculpa mas não acredito.

EDIT: atenção que eu não sou de maneira nenhuma contra os carros low cost, nem postei os vídeos para "deitar abaixo", confesso que até fiquei surpreso por ver um desses carros ser produzido á mão, tinha mais na minha ideia de que estes carros eram produzidos quase inteiramente por maquinas.

As dobradiças das portas são fixas com parafusos e os engates dos trincos também, portanto durante a montagem vão sempre existir diferenças pois é difícil conseguir montar aquilo sempre no mesmo sitio com precisão cirurgia por isso tem que haver sempre afinações.

Como é que se afina os engates?
Desperta-se um pouco os parafusos e depois vai-se batento com o maço até eles estarem no sitio certo depois e só voltar a apertar os parafusos de forma defenitiva.

Falo de metalomecânica, e tem tudo a ver uma com a outra.
(...).

Um carro usado para estar num bate-chapas por alguma razão é, quando num acidente há partes que se deformam e o bate-chapas tem de arranjar uma forma de as fazer voltar ao lugar, dai que tenha de dar pancadas, na produção de um carro novo não há peças empenadas por nenhum acidente.
São peças produzidas com rigoroso controle micrométrico, se há alguma afinação a fazer tem de ser com aperto/desaperto de parafusos não á pancada.
Se estivesse-mos a falar numa parte "bruta" do carro (tipo chassis) ainda acreditava que houve-se tolerância para essas pancadinhas, mas neste caso estamos a falar de um produto (quase) acabado, já com pintura e tudo...

EDIT: é milimetrica e não micrométrico como escrevi em cima.

Last edited:
Micrométrica?
Mas tu sabes do que tás a falar?
É que nem na aviação há controlo ao micron.

Mas não vou perder mais tempo com isto, porque não era por saber que o meu carro levava umas marteladas que deixava de o comprar. Um RR levou marteladas que se fartou para chegar à forma final, mas nesse caso não faz mal porque não era um romeno mas um artesão de inglês, por isso não me importava nada.

Mesmo sem conhecimentos devemos ter em conta que 1 micron = 0,001 mm, e que das duas uma, ou por ex. um trinco ou não tem afinação e até poderia usar cavilhas ou ser soldado, ou tem no mínimo a folga dos furos de passagem dos parafusos e esses trincos como outros objectos sofrem de um mal, gravidade, e como tal para afinar têm de estar minimamente apertados para ajustar.

Sobre os métodos usados, claro que existe a qualidade e o preço, mas penso que que nenhuma marca tem uma lâmpada que esfrega e aparece mais uma carro produzido.

Micrométrica?
Mas tu sabes do que tás a falar?
É que nem na aviação há controlo ao micron.

Mas não vou perder mais tempo com isto, porque não era por saber que o meu carro levava umas marteladas que deixava de o comprar. Um RR levou marteladas que se fartou para chegar à forma final, mas nesse caso não faz mal porque não era um romeno mas um artesão de inglês, por isso não me importava nada.

Ninguem te esta a obrigar a escrever, ou tens alguma arma apontada á cabeça?

Não é micrométrico mas sim milimetrica, a correcção automática é que me "trocou" a palavra.

Ainda gostava de saber onde é que um RR se farta de levar pancadas para chegar á forma final!?!?!?!

Apareceram pelo fórum fotografias de um Golf VI com as portas com um desnível que chegava facilmente aos vários milímetros. Se tivesse sido sujeito a esta operação, não tinha saído assim [:D]

KingTDI, até podes ter trabalhado na APA, mas não é à APA que compete colocar as portas nos veículos.

O eblase está-te a dizer que trabalhou 5 anos num local muito próximo dessa área, qual é a dúvida?

Quando falas em controle milimétrico, tens noção que estamos a falar da colocação de portas, em que a afinação provém directamente das dobradiças e dos apoios de fecho da própria porta, portanto não existe tal coisa como controle milimétrico de maquinagem nesta fase de montagem, pois isso exigiria custos muito elevados, quando está visto que com a adequada mão de obra, se conseguem resultados muito bons, com custos muito inferiore.

Ninguem te esta a obrigar a escrever, ou tens alguma arma apontada á cabeça?

Não é micrométrico mas sim milimetrica, a correcção automática é que me "trocou" a palavra.

Ainda gostava de saber onde é que um RR se farta de levar pancadas para chegar á forma final!?!?!?!

Ninguém me está a apontar uma arma à cabeça, mas como sou um gajo porreiro, tento partilhar o meu conhecimento. Eu quando várias pessoas me dizem o mesmo, tenho o bom senso de pensar que posso estar errado.

Mas como não vejo aqui nenhuma arma, e como também não ias acreditar, não vale a pena explicar como um veículo cujos acabamentos e econtrução base tÊm uma enorme componente de artesão é efectuada. Mas como isto é um forum, onde alguns como eu ainda têm o bom-senso e simpatia de partilhar conhecimento, aconselho-te a veres alguns programas de tv muito em voga hoje em dia onde se reconstroem/constroem automoveis e motos e pode ser que percebas o que eu e outros estamos a tentar simpaticamente explicar há vários posts.

Se tivesses a mínima noção do que é a mecânica e de como se monta um automóvel já não rias tanto, até aposto que se a Aston Martin ou outra marca qualquer que montar as portas do carros a mão a "pancadaria" para afinar os trincos ainda vai ser maior, mas aquilo é mesmo assim que se faz não tem mal nenhum, se levares o carro a uma oficina seja ela qual for se o bate chapas tiver que desmontar uma porta para a reparar, adivinha como é que ele a vai por a fechar na perfeição quando a montar de novo.
Achei graça, principalmente ao uso de escopro e martelo, tenho esse direito ou nao?
Peço desculpa se de alguma forma te ofendi.
E nao..n tenho nenhum tipo de aspiraçao a mecanico(seja qual for a hierarquia).

Back