Dakar 2013 (pg13 >>)

Etapa 47º Geral 60º... subiu 3 lugares.

543159_10152390871295626_776847108_n.jpg

Bianchi Prata

Hoje foi um dia muito giro :) especial rapida com areia pedra e dunas :) um pouco de tudo !!! andei muito tranquilo e ainda subi alguns lugares... já so falta um dia para estarmos todos os juntos para chegarmos a Santiago :)

394970_10152434649040626_847864524_n.jpg

DAKAR 2013
Ruben Faria segundo no Dakar

Confirmado, Ruben Faria está de regresso ao segundo lugar da classificação do Dakar à entrada da derradeira especial da prova, já que o chileno Chaleco Lopez teve de mudar o motor da sua KTM esta noite, e por isso foi penalizado nos habituais 15 minutos, o que o faz cair para o terceiro lugar atrás do português. Caso se confirme o resultado, mais logo, após o final da derradeira etapa, a KTM coloca três motos nos três primeiros lugares, Cyril Desprès obtém a quinta vitória e Rúben Faria a melhor posição de sempre entre concorrentes portugueses.

https://www.facebook.com/photo.php?...52212777.85744.378370555556880&type=1&theater

549994_461757340551534_1057928918_n.jpg

No live timing está:

Etapa

Faria 2º - Rodrigues 4º - Patrão 6º - Gonçalves 9º - Prata 33º

Geral

Faria 2º - Rodrigues 7º - Gonçalves 10º - Patrão 30º - Prata 58º

No Dakar.com diz que quem ganhou a etapa foi o Faria e quem ganhou na realidade foi o Contardo... pelo mesno foi o que percebi No Eurosport e é o que está no LT.

Last edited:
537281_456609677733773_1217021092_n.jpg

Carlos Sousa

Está feito! Carlos Sousa termina o Dakar 2013 num fantástico 6º lugar, igualando os feitos de 2010 e 2012 nas suas três únicas participações no atual formato sul-americano do rali. Na última especial, o português da Great Wall garante o 8º melhor tempo, a 3m19s de Nani Roma, o vencedor desta 14ª tirada.

Carlos Sousa brilha em mais um Dakar sul-americano igualando o 6º lugar de 2010 e 2012

Despedindo-se do Dakar 2013 com um 8º lugar na 14ª e última especial, depois de um furo logo ao km 74 os ter impedido de lutar por uma eventual vitória à chegada a Santiago do Chile, Carlos Sousa e Miguel Ramalho confirmaram, apesar de tudo, um resultado que era para muitos era impensável à partida desta edição: um 6º lugar na classificação geral da corrida automóvel.

“Foi muito bom e não dava mesmo para mais”–desabafou o piloto português após igualar os seus anteriores registos na América do Sul, em 2010 e 2012.

“Este tem outro sabor, porque foi arrancado a ferros,com um carro sem evoluções e ao fim de ano inteiro sem competir”. Melhor, de facto,era impossível

Provando que não há duas sem três, Carlos Sousa confirmou hoje, à chegada a Santiago do Chile, após mais de 8.000 quilómetros percorridos desde a partida em Lima, há exata menteduas semanas, um brilhante 6º lugar da classificação geral, repetindo assim os feitos alcançados em 2010 e 2012 no atual formato sul-americano do rali Dakar.Superando as expetativas mais otimistas, face ao nível competitivo das equipas presentes e a extrema dureza desta edição, o piloto português voltou a sublinhar toda a sua experiência e enorme regularidade, garantindo uma presença no top-10 final pela décima vez em 14 participações.

“Considerando que estive um ano parado, que fiz apenas 300 km de testes em novembro e que o carro não sofreu qualquer evolução face ao ano anterior, chegar ao fim e novamente em 6º lugar é simplesmente formidável. Estou muito feliz com este resultado que honestamente supera as nossas melhores expetativas e ainda mais as dos responsáveis da equipa Great Wall”, revelou Carlos Sousa à chegada a Santiago do Chile, após concluir a 14ª e última etapa deste longo e exigente Dakar.

“Queríamos muito terminar este Dakar com um bom resultado, até para vingar os pequenos azares que tivemos nestes últimos dias. Estávamos a ser rápidos, mas um furo logo ao km 74 voltou a estragar-nos os planos, tal como ontem”, lamentou o português, ainda assim, o 8º mais rápido a cumprir os dois setores cronometrados deste último dia, cedendo apenas 3m19s para o vencedor, Nani Roma.

“Hoje, sem o furo, acho que poderíamos ter lutado pela vitória na especial ou, pelo menos, por um lugar no top-3. Talvez se o Dakar começasse agora”, atirou Carlos Sousa,confirmando o excelente andamento demonstrado ao longo destes últimos dias.

“Já o início foi particularmente duro e acusámos naturalmente alguma falta de ritmo nas primeiras etapas”, recorda o piloto da Great Wall, que era apenas 17º da geral após o terceiro dia, com um atraso superior a uma hora para o líder.“Não foi o melhor arranque, é verdade, mas daí pa ra a frente foi sempre a recuperar”, como o comprova a subida ao 10º lugar, então já a pouco mais de meia hora do 6º classificado, no final da primeira semana.Embora já dentro do objetivo apontado para este Dakar, Carlos Sousa logo admitiu que era ainda possível chegar mais longe

Dito e feito com o português a fixar-se no 6º posto logo após a jornada de descanso, impondo toda a sua experiência na mais longa especial desta edição. Aproveitando um tipo de terreno mais propício às características do SUV Haval – este ano bastante mais limitado em potência e velocidade de ponta –, a segunda e última semana permitiu à dupla portuguesa consolidar a sua posição e brilhar em algumas etapas, mesmo apesar de alguns percalços mecânicos:

“Tivemos dois dias complicados na sequência de um problema com a correia que faz a ventilação ao motor. Num deles, chegámos a temer o pior

Felizmente, tudo se resolveu e hoje podemos estar aqui com toda a equipa a festejar este fantástico resultado.
É uma classificação que me deixa muito orgulhoso e com a plena satisfaçãode dever cumprido. Face a todas as nossas limitações, acho que era mesmo impossível
aspirar a melhor”
, destacou o piloto, antevendo já um possível regresso em 2014.

“Gostaria muito de voltar mas para lutar por um objetivo bem mais ambicioso do que um top-10. Espero que os responsáveis pela Great Wall mantenham este entusiasmo e possam dar um passo em frente neste projeto”, desejou. As decisões estão para muito breve

CLASSIFICAÇÃO

ETAPA 14

1º Roma/Périn MINI 1h44m10s
2º Terranova/Fiuza BMW a 13s
3º Alvarez/Graue Toyota a 31s
4º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 2m05s
5º Chicherit/Garcin SMG a 2m05s

8º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 3m19s

12º Zhou/Maimon GREAT WALL a 6m39s

CALSSIFICAÇÃO GERAL

1º Peterhansel/Cottret MINI 38h32m39s
2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 42m22s
3º Novitskiy/Zhiltsov MINI a 1h28m22s
4º Roma/Périn MINI a 1h36m43s
5º Terranova/Fiuza BMW a 1h49m10s
6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h38m16s

19º Zhou/Maimon GREAT WALL a 7h27m51s

394953_459032970824777_1389573886_n.jpg

Dakar: Ruben Faria vence última etapa e faz história

Português terminou em segundo, o melhor resultado de sempre de um português no Dakar

19/01/2013 em Geral
294x276

Ruben Faria venceu a derradeira etapa do Dakar - cem quilómetros entre La Terena e Santiago, no Chile -, assegurando desta forma o segundo lugar no Dakar2013, o melhor resultado de sempre de um português na prova «rainha» do todo-o-terreno. Aliás, a última etapa foi inteiramente dominada pelos pilotos portugueses: Hélder Rodrigues foi terceiro, Mário Patrão, quarto, e Paulo Gonçalves, sexto.

A jogar em casa, «Chaleco» Lopez arriscou tudo para ultrapassar o piloto algarvio na etapa que terminou em La Serena. Mas, durante a noite, foi obrigado a trocar o motor da sua moto e, nestes casos, o regulamento é bem claro: um motor novo custa 15 minutos.

Mesmo assim, na primeira parte da tirada o chileno ainda esteve ao ataque, chegando mesmo a terminar como o mais rápido. Contudo, os 15 minutos de penalização, atiraram-no para fora dos vinte primeiros, com o 29º tempo (+14m 31s), que ainda assim lhe garantiu o último lugar no pódio.

A vitória não escapou ao francês Cyril Despres, que depois dos azares dos primeiros líderes, Olivier Pain e David Casteau, a juntar às polémicas ordens de equipa, bastou-lhe controlar o andamento para conquistar a sua quinta vitória, a segunda consecutiva na competição.

O francês já havia ganho as edições de 2005, 2007, 2010 e 2012. Despres passa a ter mais duas vitórias que o seu principal adversário Marc Coma, vencedor em 2006, 2009 e 2011, mas que ficou fora da edição deste ano por lesão.

Entre os portugueses, Hélder Rodrigues assegurou a sétima posição na sua estreia com a equipa oficial da Honda, e Paulo Gonçalves (Husqvarna) terminou na nona posição, contribuindo assim para um feito inédito: três portugueses no «top 10» do Dakar.

A última etapa ficou ainda marcada pelo quarto tempo de Mário Patrão (Suzuki). O piloto de Seia, estreante na competição, foi uma das surpresas da prova, terminando na 30ª posição, a pouco mais de seis horas do vencedor.

Já Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) perdeu algum tempo e terminou com o 30º tempo, a 11m21s do vencedor, garantindo a 57ª posição final nesta edição.

Marcos Patronelli vence nos quads

Nos Quads, a vitória de Van Biljon (E-ATV) na etapa e o segundo lugar de Husseini (Honda) foram uma forma de sair em beleza de um Dakar onde o nome dos Patronelli continua a ser sinonimo de sucesso. Marcos voltou a vencer com uma vantagem de 1h50m sobre o segundo classificado, o chileno Ignacio Nicolas Casale.

Classificação da 14ª etapa:

1. Chaleco Lopez, CHI (KTM), 3h44m54s

1. Ruben Faria, POR (KTM), 1h43m06s
2. Juan Barreda, ESP (Husqvarna), +08s
3. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +24s
4. Mário Patrão, POR (Suzuki), +1m21s
5. Olivier Pain, FRA (Yamaha), +2m14s
6. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +2m32s

14. Cyril Després, FRA (KTM), +3m58s

30. Bianchi Prata, POR (Husqvarna), +01h54m27s

Classificação FINAL do Dakar2013:

1. Cyril Després, FRA (KTM), 43h24m22s
2. Ruben Faria, POR (KTM), +10m43s
3. Chaleco Lopez, CHI (KTM), +18m48s
4. Ivan Jakes, ESL (KTM), +23m54s
5. Juan Pedrero, ESP (KTM), +55m29s
6. Olivier Pain, FRA (Yamaha), +1h06m30s
7. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +1h11m22s
8. Javier Pizzolito, ARG (Honda), +1h26m07s
9. Frans Verhoeven, HOL (Yamaha), +1h26m35
10. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +1h28m20s
...
30. Mário Patrão, POR (Suzuki), +49h28m02s
...
58. Bianchi Prata, POR (Husqvarna), +54h17m44s

948x624

948x624

948x624

Dakar: Ruben Faria vence ltima etapa e faz histria - Autoportal

Mário Patrão termina em quarto o Rali Dakar

por Mário Patrão a Sábado, 19 de Janeiro de 2013 às 23:15 ·

Português cumpriu objetivo de chegar ao fim da grande maratona!

Mário Patrão fez hoje parte de mais uma página da história do Motociclismo português. O piloto de Seia inscreveu o seu nome na lista de portugueses que chegaram ao fim do Rali Dakar, prova que este ano partiu de Lima, no Peru, e terminou hoje em Santiago do Chile.

A última etapa levou a caravana de La Serena até à capital chilena, com um total aproximado a 600 quilómetros, cerca de 100 cronometrados.

Sem navegação, a derradeira tirada foi propícia aos mais velozes e, neste patamar, Mário Patrão não quis deixar de fora as suas qualidades.

O senense conseguiu o quarto melhor tempo do dia e ‘bateu’ grandes nomes da maior prova de Todo-o-Terreno do mundo. «Foi espetacular, a etapa de hoje tinha caraterísticas propícias ao meu ataque e, já que tudo estava a correr bem, não quis deixar de terminar de forma especial esta minha estreia e poder dar uma alegria a todos os que nela me acompanharam», salientou o piloto do Crédito Agrícola no final.

Nas contas finais, o Patrão português deteve a 30.ª posição de uma tabela geral que contava 184 pilotos nas duas rodas a 5 de Janeiro.

Um sonho que ficou cumprido com revelação!

Reveladora foi a participação de Mário Patrão no Rali Dakar. Aos 35 anos, o beirão apostou na sua estreia na grande maratona e levou consigo mais de uma dezena de títulos nacionais.

Chegar ao fim foi sempre o principal objetivo. «Desde sempre que não escondi que queria chegar ao fim, esta foi uma aposta que conciliou diferentes entusiasmos, mas mantive-me sempre concentrado na minha verdadeira aposta. Hoje soltei-me mais, já me andava a conter faz muitos dias», confessou o único piloto Suzuki em prova.

Termina, assim, a 35.ª edição do Rali Dakar.

https://www.facebook.com/notes/mári...-rali-dakar/495786123806169?notif_t=notify_me

484790_495734857144629_1360082185_n.jpg

Classificação FINAL do Dakar2013:

1. NIKOLAEV (RUS) SAVOSTIN (RUS) RYBAKOV (RUS) KAMAZ
2. MARDEEV (RUS) BELYAEV (RUS) MIRNIY (RUS) KAMAZ
3. KARGINOV (RUS) DEVYATKIN (RUS) MOKEEV (RUS) KAMAZ
4. DE ROOY (NLD) COLSOUL (BEL) RODEWALD (NLD) IVECO
5. KOLOMY (CZE) KILIÁN (CZE) KILIAN (CZE) TATRA
6. LOPRAIS (CZE) BRUYNKENS (BEL) PUSTĚJOVSKÝ (CZE) TATRA
7. VERSLUIS (NLD) SCHUURMANS (NLD) DAMEN (BEL) MAN
8. VAN VLIET (NLD) KLEIN (DEU) PRONK (NLD) MAN
9. KUIPERS (NLD) VAN EERD (NLD) TORRALLARDONA (ESP) IVECO
10. VAN DEN BOSCH (NLD) BOUW (NLD) ROSEGAAR (NLD) DAF

543159_10152390871295626_776847108_n.jpg

Bianchi Prata

Acabei agora mais um. Dakar :) o sexto :) a missao foi cumprida... Mas o objectivo ficou bem longe :) mas pelo menos fizemos um quarto lugar que fica para a historia :) obrigado a todos que acreditaram e ajudaram este projecto :)

394909_10152437228460626_1602101366_n.jpg

303329_10150643187282615_1565634091_n.jpg

Hélder Rodrigues

Foi um grande desafio e honra participar neste projecto e vestir as cores da Honda neste Dakar. Não posso estar contente com o meu resultado em termos de classificação geral, porque cheguei muito bem preparado e porque com esta equipa e com esta moto tínhamos potencial para lutar pelo pódio, mas não nos podemos esquecer que este é um projecto com 6 meses de trabalho. Tivemos alguns azares e alguns problemas em 3 etapas que comprometeram o nosso resultado, mas a equipa trabalhou arduamente e a moto melhorou, etapa após etapa. Estou muito satisfeito por estarmos todos aqui em Santiago e por a equipa estar muito motivada em continuar esta experiência.
A edição deste ano do Dakar também revelou ao mundo que temos pilotos de top em Portugal.
Quero agradecer a todos os meus patrocinadores e a todos vós que me acompanham e apoiam incansavelmente. Grande abraço.

549953_10151282409737615_1997744688_n.jpg

Parabéns a todos os nossos Tugas, estiveram muito bem pelo que me apercebi não falharam em quase nada, a maioria foram problemas mecânicos apr:)

Grande resultado para os portugueses. O Carlos Sousa parece estar cada vez melhor com a idade, seria bom ele no próximo ano ter um carro mais competitivo para tentar acabar no pódio ou mesmo, quem sabe vencer o Dakar. Também é bom ver o Fiuza bem classificado, porque apesar do Terranova ser rápido, não tem uma personalidade nada fácil e por isso acredito que o Fiuza não foi só navegar o Terranova mas também teve trabalho em lidar com a personalidade.

Nas motos foi excelente, tenho pena o Hélder Rodrigues não ter feito melhor mas acho que se a Honda continuar a apostar para o ano o Hélder estará melhor e lutará pela vitória.

Agora o Ruben Faria com este resultado será que vai continuar como aguadeiro ou terá uma oportunidade para brilhar ainda mais que este ano?

Back