Dakar 2013 (pg13 >>)

Este ano, apesar de já ter começado a seguir após o 5º dia, até estava a dar uma hipótese ao Dakar francês que decorre na América do Sul. Começa-se a assistir a estas novelas da treta a beneficiar sempre os avecs, e lá se vai o pouco interesse que restava...

Estava a ver as imagens do carro do Nasser e nunca tinha pensado nisso, como ao carro é permitido um curso de suspensão superior ele corta caminho á grande!!!!!

É um risco grande mas no fim do rali são muitos kms a menos (os outros lá vão na estradinha...)

É impressionante (ou não) a passividade da organização perante estas situações.
Se fosse comigo, levavam uma castanhada que os atiraria para o meio da classificação.

Para mim a saída do Nasser, ainda que envolta em polémica, acabou por retirar à prova o seu principal animador e show man. Por muito que ele diga mal do Hummer (deve ser no que dá estar mal habituado dos tempos da VW), o que é certo é que a equipa do Gordon teve, este ano, um destaque muito acima do que tinha tido noutros anos.

Ok que o Gordon nunca como este ano andou tantos dias na frente mas o espectáculo que o Nasser dava todos os dias fez com que os Hummer se tivessem tornado no fenómeno da prova deste ano, pois qualquer um mais interessado nestas coisas já viu ou ouviu falar das peripécias a voar baixinho destes carros. Basta ver que abundam vídeos na net com estes carros (na prova de 2012), sempre a fundo e com o pessoal quase em histeria. Por isso digo, por muito mal que o árabe diga, devem ser às dezenas os pilotos que devem sair deste Dakar a pensar em como montar um projecto, para o próximo ano, com este carro. É a tal questão, "...o que interessa é falar..."[:D]

Quanto às questões à volta de tempos perdoados e desclassificações (ou vista grossa feita às mesmas), isso não é novidade nenhuma. Já por múltiplas vezes, na já longa história do Dakar, se assistiu a "coisas" no mínimo estranhas. Quando lá andava a Citroen então aquilo quase que parecia feito por medida para os franceses. A Mitsubishi que o diga!

Já no que toca a esta edição, devo dizer que a cena do Despres não me espantou. Nunca o achei particularmente simpático ou galante para com os adversários. Já tive a oportunidade de falar com ele (encontrei-o num hotel em França) e achei-o de uma frieza que até meteu dó, parecendo fazer um frete (até para os seus compatriotas). Percebendo que ele estava na luta pela vitória, também o Paulo estava na sua luta muito própria. Por isso não acho que essa da "luta pela vitória" justifique o que quer que seja. Além disso, ficou a sensação que a organização tentou, de forma artificial, mantê-lo na luta. Ou muito me engano ou se fosse com o Coma...está-se a ver que seria o oposto.

Quanto ao Peterhansel, é outro tipicamente francês. Aquando de uma prova em Lisboa, em que as verificações técnicas eram no pavilhão Carlos Lopes, lá fui eu fotografar e tentar uns autografos. Dos que lá estavam (VW, X-Raid e Mitsubishi), o único que foi menos educado para os fãs foi ele. O Sainz e especialmente o Roma foram uns porreiros. Este último então é de uma simpatia impressionante. Mas voltando ao Peterhansel, aquele encosto num motard, em pleno curso de água, não lhe ficou mesmo nada bem. Por muito que me digam que aquilo foi para evitar alguma pedra que estava no rio e que a coisa lhe saiu mal, neste Dakar um dos Kamaz foi ao ar por algo parecido. E veja-se o Leal dos Santos, que ficou atascado num lamaçal porque teve de evitar um motard. Se fosse o francês, acho que o motard era passado a ferro pois para a frente é que é caminho.

Enfim, esta coisa de proteger os franceses é velha na A.S.O. Não me surpreende mas fica mal e mata o pouco que ainda resta do espírito desta prova.

Dito isto, que ganhe o Gordon (se a organização não conseguir dar a volta a cena dos restritores que "só" agora parecem ilegais!) ou o Roma! E na motos, não ganhando um português, que ganhe o Coma!

O Dakar já não é a grande aventura, com tantas limitações, regras e tangas para dar a vencer quem necessita a qualquer forma de atenção e protagonismo.

Curto ver o Gordon a acelerar. Nesse vídeo acima só falta meterem o "meme do Problem?" e a dizer, "Problem Gravity?"

Grande bacorada na edição de hoje... A Laya Sanz não é nada mulher do Roma. Foi a miúda que o ano passado correu com um aguadeiro de luxo, Jordi Arcarons, e ganhou as mulheres.

O nasser al-attiyah não é um piloto qualquer... foi o vencedor do Dakar 2011, foi dos mais rápidos sempre que não tinha problemas no Dakar 2012... e não precisa de se sacrificar para correr para o ano porque tem €€€ que qualquer equipa deseja.

Quando o seu Hummer estava tão problemático e depois de 3!!! problemas com o mesmo componente... adeus. Cansou-se já que deixou de ter hipótese de fazer o que pretendia... revalidar o título.

Quanto ao Peterhansel, aquele chega para lá ao motard foi de muito mau gosto. Merecia um aviso.

PS: O Kamaz foi desclassificado por ter abalroado um carro e ter prestado informação falsa aos comissários (fonte Eurosport)

Paulo Gonçalves ajudou Cyril Despres a sair de um lago de lama, mas quando se viu “solto”, o francês não retribuiu o favor. O piloto português ainda protestou e esbracejou, mas o piloto francês já tinha feito a sua escolha, deixando o português “desamparado”.

O Paulo Gonçalves foi penalizado porque não parou para ajudar um concorrente!!!! (estou a brincar, isto é ironia, atenção).

Os Hummer vão ser sempre um problema porque como são carros diferentes, eles fazem umas regras "equilibradas", pelos vistos este anos são mais equilibradas para o lado do Americano!

Sou contra isto de equilibrar regras, dá sempre confusão.

Para manter a credibilidade é preciso definir as regras para o tipo de carro ganhador (como isto normalmente mete marcas fransesas serão as regras tipo Mini) todos os carros diferentes terão que ser inferiores.

Por mim podia ser ao contrario!!! os carros ganhadores deveriam ser os tipo Hummer!!!!!!!!!

Quero lá saber se a Citroen regressa em 2013, quero é ver carros a andar fora de estrada, para ver todos em fila no pó uns dos outros vamos ali ao Alentejo!!!

França - Espanha no Dakar... com árbitro francês
França - Espanha no Dakar... com árbitro francês -

Os espanhóis não ficaram nada contentes com o que se passou na etapa de ontem, onde Cyril Després ficou preso num lamaçal e foi socorrido por Paulo Gonçalves, que depois de ajudar o seu adversário a sair da armadilha onde se encontrava, viu-o ir-se embora deixando o piloto português na mesma situação que ajudou Després a sair. Os operadores de imagem captaram tudo, as imagens correram mundo, e como se não bastasse, no final do dia, foram creditados ao francês os oito minutos que perdeu preso na lama.

Do lado espanhol não se fizeram esperar reações, ao ponto de ser ler na imprensa de "nuestros hermanos" que Marc Coma teve de "morder a língua" evitando produzir delcarações que o prejudicassem nos próximos dias. No dia de ontem, Coma saiu na frente, e com o "bónus" Després acabou por terminar o dia na frente da corrida para desespero do espanhol: "Ás vezes temos a sensação que tens de lutar contra outras coisas, mas o importante é estar na corrida. Estamos na parte decisiva da corrida e espero que tudo se jogue no terreno da corrida e não fora.", referiu Marc Coma. Já Desprès, preferiu olhar em frente: "Foi uma decisão justa, e por essas e outras que gosto tanto de raguebi onde ninguém discute decisões dos árbitros.", referiu o francês que teve de apagar centenas de comentários da sua conta de Facebook.

Já Coma, foi naturalmente apoiado pelos espanhóis: "É uma vergonha e foi o mesmo que alguém não conseguir passar uma duna e ajudarem-no. Se as coisas estão assim estamos mal, pois o Marc tinha uma boa vantagem e agora está muito equilibrado, referiu Viladoms. Paulo Gonçalves, diretamente envolvido na polémica, disse que "fiquei lixado, mas agora já me passou.", referiu.

Autosport | Notícias do desporto automóvel, Fórmula 1, Dakar, Ralis e Motos

A historia um pouco mais bem explicada sobre a questão Gordon... Redneck supercharging [:D]

Gordon fights disqualification from Dakar | Motor Sport | Fox Sports

Já se sabe o porquê da penalização para o Speedy Gonçalves?

Segundo o Sapo Desporto:

O piloto português está agora em 36.º da geral.

Paulo Gonçalves foi penalizado em seis horas pela organização do Dakar depois de terem chegado à direção da prova algumas queixas por, alegadamente, o piloto ter sido rebocado na etapa em que ficou atolado num charco de lama.

Com esta penalização, o piloto da Husqvarna cai de 7.º para 36.º da classificação, a 7:41.41 horas do líder Cyril Despres.

Recorde-se ainda que foi nesta mesma especial em que o piloto ficou atolado que o piloto foi "abandonado" por Cyril Despres depois de ter ajudado o francês da KTM.

in: SapoDesporto

Olha que é o cumulo...

Voltar
Superior