Dakar 2019

Para mim é a prova de desporto automóvel que mais interesse tenho em seguir, por vários motivos: maratona, montes de pilotos em prova, vários tipos de veículo, categorias e objectivos diferentes, dureza, navegação, todo-o-terreno... Não é para meninos!

De resto, sigo as 24 Horas Le Mans porque também revejo na prova muito do que há no Dakar. Moto GP vou vendo com bastante frequência, já F1, cada vez tenho visto menos nos últimos anos, e já começo a estar muito fora dos acontecimentos.

Não há tempo para tudo, mas para mim Dakar é Dakar, como se pode ver pelo meu avatar [;)]

Carlos Sousa

1 h ·

Infelizmente, ontem acabei por ser penalizado não em 20 minutos, mas sim em duas horas. Estou desolado! Acho uma tremenda injustiça, mas ainda há a possibilidade da situação ser reposta. A Toyota protestou, porque a organização tinha os "waypoint" trocados. Ou seja, o 7 estava trocado com o 8... Parece incrível, mas é verdade. Com isto, caí para a 84ª posição. Ou seja, só tenho quatro pilotos classificados atrás de mim...
1f641.png
:(
Mas parece que a situação ainda vai ser reavaliada até ao final do dia de hoje pela organização.

Mais do mesmo.
A vitória vai sempre para os franceses de lá por onde dê, ou não fossem eles os donos de tudo.
às vezes parece-me que esta prova é para dar uma de superiores ao "3º mundo"
Seja a nível competitivo seja a nível social
Depois fazem reportagens a pintar casas de madeira como se fosse algums coisa...mas pronto.
continuo a assitir sem grande interesse por este ou aquele concorrente ou resultado
como não existe qualquer ligação à maior parte das viaturas que aparecem face aquilo que existe na rua é quase igual ao litro... Hilux com motor V8 central...
Não é tão mau como o novo pseudo MINI [:vm)]
Tenho lá os episódios do Africa Race para ver. Nesta prova com um ambiente mais familiar, parece-me que existe uma aproximação maior ...

As reportagens são tão pobres que até chateia.
Depois 2 ou 3 canais que fazem a cobertura diária dão meia dúzia de minutos mostrando sempre os mesmo 5 pilotos de cada categoria. [:vm)]

A malta diz que foi o mais duro inicio de Dakar de sempre.

Uma coisa é certa, as imagens que a América do sul proporciona são de uma beleza incrível. Aquelas dunas, as varias cores, de uma beleza única.

O resumos são sempre o mesmo.... So se safam porque tem lá o João Carlos Costa, o resto é muito fraco.

BTW ontem o Luis Oliveira ganhou o troço no Eco Race.

A malta diz que foi o mais duro inicio de Dakar de sempre.

Uma coisa é certa, as imagens que a América do sul proporciona são de uma beleza incrível. Aquelas dunas, as varias cores, de uma beleza única.

O resumos são sempre o mesmo.... So se safam porque tem lá o João Carlos Costa, o resto é muito fraco.

BTW ontem o Luis Oliveira ganhou o troço no Eco Race.

E parece que de facto foi o arranque mais agressivo. Já tivemos diversos acidentes graves, e algumas idas ao hospital.
Para além que no dia 2 e 3, alguns dos concorrentes mais fortes tanto em motos como em carros tiveram problemas de navegação.

Hoje temos o Barreda a tentar recuperar tempo.

Última edição:

Cometeu vários erros para um (grande) profissional que é!

O mais óbvio foi não ter respeitado o roadbook! Se estivesse mais atento tinha visto que era uma zona perigosa e virava à direita, como todos os outros!

O segundo foi ao saltar (e o salto é medonho): havia uma ínfima possiiblidade de conseguir não cair (e digo ínfima sobretudo porque a mota vai ainda muito pesada e o piso é bastante mole). percebe-se, quando vai no ar, que ele acelera numa primeira fase e alivia quando está a chegar ao chão! Nunca o poderia ter feito! É claro que o instinto te diz para abrandar, mas um pro com esta experiência sabe que tem que fazer o contrário e sem pensar: dar gás para compensar o embate e acreditar!

Seja como for, rápidas melhoras e vamos ver como corre o resto da prova! Isto quase sem tugas não é a mesma coisa! :(

Uma coisa é certa, a luz ambiente é completamente diferente daquela que estamos habituados a ver em África

Para melhor ou para pior?

Eu acho que o Dakar está bem como está, apesar de achar que poderia variar por várias zonas do Globo.

O que não gosto muito na América latina é haver especiais tão curtas, acho que fazer o dia praticamente todo em especial como era muitas vezes em África, torna a prova muito mais interessante é imprevisível.
Agora o que acho impressionante é a dificuldade de às vezes recuperar 5 minutos, com vários carros que fazem a etapa separados por segundos!

Para melhor ou para pior?

Eu acho que o Dakar está bem como está, apesar de achar que poderia variar por várias zonas do Globo.

O que não gosto muito na América latina é haver especiais tão curtas, acho que fazer o dia praticamente todo em especial como era muitas vezes em África, torna a prova muito mais interessante é imprevisível.
Agora o que acho impressionante é a dificuldade de às vezes recuperar 5 minutos, com vários carros que fazem a etapa separados por segundos!

Depende dos gostos.
[:cool:]

Cometeu vários erros para um (grande) profissional que é!

O mais óbvio foi não ter respeitado o roadbook! Se estivesse mais atento tinha visto que era uma zona perigosa e virava à direita, como todos os outros!

O segundo foi ao saltar (e o salto é medonho): havia uma ínfima possiiblidade de conseguir não cair (e digo ínfima sobretudo porque a mota vai ainda muito pesada e o piso é bastante mole). percebe-se, quando vai no ar, que ele acelera numa primeira fase e alivia quando está a chegar ao chão! Nunca o poderia ter feito! É claro que o instinto te diz para abrandar, mas um pro com esta experiência sabe que tem que fazer o contrário e sem pensar: dar gás para compensar o embate e acreditar!

Seja como for, rápidas melhoras e vamos ver como corre o resto da prova! Isto quase sem tugas não é a mesma coisa! :(

O acidente é de facto muito estranho, e parece-me também que ele erra de forma algo amadora... Deve estar devastado. Um ano inteiro para depois ali, naquele sitio, borrar a pintura toda.

Voltar
Superior