De que forma trabalhamos mais, para nós próprios ou para os outros?

De que forma trabalhamos mais, para nós próprios ou para os outros?

• Acho que para mim trabalharia (trabalharei) sempre mais

Votos: 22 28,9%
  • Acho que para os outros trabalharia (trabalharei) sempre mais

Votos: 1 1,3%
  • É idêntico e só depende da motivação - vencimentos, regalias, bom ambiente, etc...

Votos: 44 57,9%
  • Acho que nunca conseguiria trabalhar por conta própria

Votos: 0 0,0%
  • Acho que nunca conseguiria trabalhar para os outros

Votos: 2 2,6%
  • Depende de muita coisa e não se resume a estas opções

Votos: 5 6,6%
  • Consigo ter duas ou mais ocupações com o mesmo empenho e também trabalhar para mim próprio

• Não sei responder

• Total de eleitores
    76
Eu acho que trabalharia mais (e melhor) se o fizesse "para mim", ou seja, se iniciasse uma actividade ou uma empresa para viver exclusivamente dela.
Se for numa área que me interesse (que, à partida, faria todo o sentido que assim fosse), penso que seria muito mais produtivo do que trabalhar para outros. Teria o meu escritório (possivelmente na minha casa, de início) e faria o meu horário de acordo com as minhas necessidades e as do negócio. Isso permitir-me-ia gerir a minha vida pessoal e a minha vida profissional sem que uma sacrificasse a outra.
E acho que, para isso acontecer, gostar do que se faz é meio caminho andado.
Eu sou uma pessoa que gosta de ter o controlo sobre tudo o que me diz respeito directamente. Consigo trabalhar em equipa, mas ando sempre tentado a "meter o nariz" em todas as áreas do trabalho, apesar de assumir que não posso (nem sei) fazer tudo sozinho.
Só trabalho para outros porque, de momento, tem que ser.

Depende das situações.

O que às vezes me acontece é que trabalho tanto para os outros que, por exaustão, acabo por deixar para segundo plano algumas coisas minhas.

É idêntico e só depende da motivação - vencimentos, regalias, bom ambiente, etc...

Nada mais que isto. :)
Calhando até trabalhamos mais para alguém, porque não há preocupações para além da de fazermos o nosso trabalho bem feito. :)

Ahhhhhhh coveiro! :D

É bem relembrado, apesar do desenterranço, pois o mercado de trabalho está cada vez mais desafiante e a dúvida cada vez mais pertinente!

Não há nada como trabalhar em bolsa a encostar países incumpridores à parede e sacar-lhes o dinheiro dos juros até mais não. :)
Aí não há desafio nenhum, é ler jornais e estar informado. [:cool:]

Última edição:
Tem-se surgido esta dúvida, das conversas que tenho visto um pouco por todo o lado (e aqui também) e fiquei na dúvida! Uns dizem que se trabalha muito mais se se trabalhar para si próprio, pois quanto mais trabalhar mais e melhor ganha, mas, por outro lado, vejo outros a trabalharem "até se desunharem"... para os outros e a acharem que são mais e melhor produtivos!

Por isso, e até para, de algum modo, desmistificar o assunto, o que é que vocês acham, somos tentados a trabalhar mais e melhor (aplicamo-nos mais) a trabalhar num negócio nosso ou a trabalhar para "um patrão"?

E vocês, o que pensam?

(PS: Sem guerras sff.)

Isso não é pergunta. Depende da situação, e cada situação é diferente, cada ramo de actividade é diferente, e, ultimamente, cada pessoa é diferente. Só há uma excepção à regra em que a constante entra: Os funcionários públicos que já estão no quadro. Esses obviamente que trabalham muito menos pois trabalham para um patrão que não exige absolutamente nada dos trabalhadores, não impõe regras nem objectivos (os que impõe são fictícios), entre outros.

Agora para o resto é impossível generalizar.

Este tópico passou-me ao lado.

Acho que salvo raras excepções trabalha-se mais por conta própria do que por conta de outros.

'É idêntico e só depende da motivação - vencimentos, regalias, bom ambiente, etc...'

Um bom profissional, consciencioso do seu valor e capacidade de contribuir para a sociedade, a trabalhar no que gosta e sabe fazer e para o qual se formou/preparou ao longo de muitos anos, terá sempre o mesmo empenho, quer trabalhe para si ou para outros.

Mas na ausência destes factores, já que nem sempre isto é possível, uma boa motivação, vencimento, regalias, ambiente, etc, são condições essenciais na forma como se trabalha e na respectiva dedicação.

Eu pessoalmente ja estou cansado de trabalhar por conta de outrem. Considero que para a minha idade, atingi um bom nivel profissional dentro da minha area, numa boa empresa, mas sinto-me a perder motivacao Tambem estou numa fase da minha vida, onde a mobilidade e bastante importante.

Considero que o proximo desafio agora seria, para mim, tomar o passo de ter o meu proprio negocio online. e ser o meu proprio chefe.

'É idêntico e só depende da motivação - vencimentos, regalias, bom ambiente, etc...'

Um bom profissional, consciencioso do seu valor e capacidade de contribuir para a sociedade, a trabalhar no que gosta e sabe fazer e para o qual se formou/preparou ao longo de muitos anos, terá sempre o mesmo empenho, quer trabalhe para si ou para outros.

Mas na ausência destes factores, já que nem sempre isto é possível, uma boa motivação, vencimento, regalias, ambiente, etc, são condições essenciais na forma como se trabalha e na respectiva dedicação.

Reúno os factores que mencionaste e volto a afirmar que a trabalhar por conta própria, trabalhava mais.

Na realidade nós trabalhamos sempre para nós próprios, mesmo quando somos trabalhadores de uma empresa ou entidade.

Voltar
Superior