Decisão difícil

Isto pareceu-me lógico desde o início. Nem sei porque é que havia duvida.

Quando se mete algo na cabeça como a ENSP, não olhamos para o que realmente devemos olhar. Não ter entrado em Lisboa foi excelente pois permitiu que agora raciocinasse um pouco mais sobre questões que não estava a preocupar minimamente. [;)]

Muito muito Obrigado mesmo pelos conselhos :)

Caro Colega Sansoni, agradeço muito as palavras. Que a enfermagem comece a investir mais, espero eu :):)
Os Enfermeiros/Enfermagem até que investem....o problema é o não aproveitamento da sua Formação que faz com que tenham que deixar o país...para «locais» onde até lhes pagam para fazer Formação.
Outras realidades....

Orgulhosamente Enfermeiro (de Reabilitação) [;)]
E acabei o Mestrado há menos de um mês..[;)]

Já estou farto de estudar..e pagar propinas..[:cool:]

Muitos Parabéns Sgarcsa [;)]
Em que área foi o mestrado e tese?

Não menosprezando as outras especialidades, mas vejo nos cuidados intensivos que a reabilitação faz "milagres". Muitas vezes pela gravidade dos pacientes, não há condições de se realizar reabilitação, mas quando há, nota -te uma diferença brutal, tanto a nível respiratório como muscular.
Dá gosto de ver.
Ah não esquecer claro que trabalhando sempre em equipa com a fisioterapia :-)

Os Enfermeiros/Enfermagem até que investem....o problema é o não aproveitamento da sua Formação que faz com que tenham que deixar o país...para «locais» onde até lhes pagam para fazer Formação.
Outras realidades....
Sansoni infelizmente isso acontece com qualquer formação que o enfermeiro tire. Já viste o bumm de pessoas a tirar especialidade agora? Principalmente com esta história do siadap? Mesmo os Cit estão todos a tirar e sabem que nunca (está bem expresso na lei do siadap) irão progredir e poder obter cargos de chefia. No entanto, eu acho muito bem que o façam, aumentem as suas qualificações.

Tenho muita pena de dizer isto mas, adoro enfermagem, não adoro é quem Temos muitas vezes a chefiar os serviços. Não se admite que médicos, direcção UAG dê mais valor a nós novos do que o nosso próprio chefe de enfermagem.
Eu durante 2 anos "parei" no tempo porque pura e simplesmente a chefia nunca me permitiu fazer nada. Só vê coordenadores e sub coordenadores. Os novos estão ali é para fazer horas e mais horas.

E digo isto Sansoni com profunda tristeza. Tenho 28 anos, e se hoje ainda digo que sou com muito orgulho Enfermeira, não é graças a estes chefes.

E só não fui embora, por causa dos meus pais. Por o meu pai estar numa fase que precisa de mim. Senão é exatamente como dizes, estudamos, somos bons, e quem tira proveito são os outros países.

Pronto já tive o desabafo do dia [:D]

Certíssimo [;)]
Mas o que quis dizer com o meu comentário, é que muito raro se ver um enfermeiro optar pela via do doutoramento. Mantendo-se na prática clínica claro.
Isso só acontece por objectivos pessoais ou objectivos académicos. Pelo menos eu só conheço casos assim.

Sim claro.

Eu sei que sou ainda muito nova, e ainda vou aprender muito da vida.
Mas obtuso, mesmo dependendo dos objetivos, um profissional da saúde não deveria estar sempre aliado à prática clínica?

Como é óbvio não digo que este tenha que estar a fazer 40h [;)]
Como é que se apercebe das mudanças que ocorrem na prática ? A evolução dos cuidados?

Certíssimo [;)]
Mas o que quis dizer com o meu comentário, é que muito raro se ver um enfermeiro optar pela via do doutoramento. Mantendo-se na prática clínica claro.

Da mesma forma que é muito raro se ver um médico optar pela via do doutoramento. Durante muitos anos a enfermagem tinha emprego garantido. Hoje já não é assim e como tal já se vêm enfermeiros a doutorarem-se.

A maioria das pessoas que seguem a via do doutoramento fazem-no porque:

1) Não arranjam emprego na área;
2) Até arranjam emprego na área, mas uma bolsa de doutoramento paga 1000 euros limpos/mês o que na maioria dos casos é mais do que o emprego pagaria e o doutoramento acarreta menos responsabilidades que um emprego e dá menos chatisses;
3) A vida académica é altamente e não apetece desligar desta vida já;

Depois há uma infima minoria que tira doutoramento porque:

a) quer valorizar-se pessoalmente e/ou profissionalmente;
b) gosta verdadeiramente de investigação;

Isso só acontece por objectivos pessoais ou objectivos académicos. Pelo menos eu só conheço casos assim.

E isso está tão errado. Todos os hospitais públicos de média e grande dimensão (especialmente os que incluem faculdades de medicina integradas no hospital) deveriam ter laboratórios de R&D com pessoal doutorado em medicina, enfermagem, farmácia, microbiologia, etc. a trabalhar nesses laboratório em full time ou part time.

Em Portugal a investigação está restrita aos laboratórios associados e às universidades e isso é muito, muito errado.

Sim claro.

Eu sei que sou ainda muito nova, e ainda vou aprender muito da vida.
Mas obtuso, mesmo dependendo dos objetivos, um profissional da saúde não deveria estar sempre aliado à prática clínica?

Como é óbvio não digo que este tenha que estar a fazer 40h [;)]
Como é que se apercebe das mudanças que ocorrem na prática ? A evolução dos cuidados?
Pensa naquele programa do undercovered Boss. Chegas a um patamar em que tens de te especializar. Não podes ser ceo da DHL e andar com uma carrinha a fazer entregas para não desligar da prática.

Muitos Parabéns Sgarcsa [;)]
Em que área foi o mestrado e tese?

Não menosprezando as outras especialidades, mas vejo nos cuidados intensivos que a reabilitação faz "milagres". Muitas vezes pela gravidade dos pacientes, não há condições de se realizar reabilitação, mas quando há, nota -te uma diferença brutal, tanto a nível respiratório como muscular.
Dá gosto de ver.
Ah não esquecer claro que trabalhando sempre em equipa com a fisioterapia :-)

A minha Tese foi em Treino Propriocetivo com idosos. Criei e implementei um programa de treino propriocetivo em idosos, avaliei os efeitos na capacidade funcional e comprovei que assim podemos ter idosos mais saudáveis, com mais independência, mais capacidade funcional que vão ter menos problemas de saúde, recorrer menos ao SNS e assim poupar os cofres do nosso estado.. no fundo é Economia de saúde..[;)]

Tirei o mestrado porque gosto da área, queria aprofundar conhecimentos,e queria replicar o meu estudo pelo país fora para capacitar os idosos para serem independentes o mais tempo possível..(e claro, implementar o estudo na minha prática diária..[;)])

A minha Tese foi em Treino Propriocetivo com idosos. Criei e implementei um programa de treino propriocetivo em idosos, avaliei os efeitos na capacidade funcional e comprovei que assim podemos ter idosos mais saudáveis, com mais independência, mais capacidade funcional que vão ter menos problemas de saúde, recorrer menos ao SNS e assim poupar os cofres do nosso estado.. no fundo é Economia de saúde..[;)]

Tirei o mestrado porque gosto da área, queria aprofundar conhecimentos,e queria replicar o meu estudo pelo país fora para capacitar os idosos para serem independentes o mais tempo possível..(e claro, implementar o estudo na minha prática diária..[;)])

Interessantissimo :):) Tendo em conta que temos uma população cada vez mais envelhecida.
Conseguido tu comprovar que esse programa torna os idosos mais saudáveis e independentes, alguém se interessou em implementar? [;)]

Onde de tiraste o mestrado? Como falaste em Economia da Saúde. Eu tirei o meu na Faculdade de Economia do Porto. Adorei a faculdade e os professores [;)]

Voltar
Superior