(Des)serviço ao cliente do Activobank

Charger144

Well-known member
Alguém daqui tem conta no Activo, que tenha precisado do serviço de atendimento nos últimos tempos?

Não sei o que se passa, mas parece que eles contrataram um bando de imbecis para atender chamadas. É que realmente não há outra palavra mais apropriada.

Eu já deixei de ligar para a linha de apoio, porque não tenho a mínima confiança nas respostas que dão.

Nos últimos tempos, aconteceram comigo estas duas situações, entre outras:

- preciso de um cheque, ligo para perguntar se há alguma máquina Atm que imprima. Eles dizem que qualquer uma do millennium dá. Chego ao millennium e dizem que não dá, que essa informação é totalmente disparatada.

- tenho de fazer o pagamento de uma compra de valor elevado por cartão multibanco, ligo antes para perguntar se existe algum limite para compras no cartão, o funcionário responde que só conseguirei fazer a compra numa caixa multibanco (como??) :sh):sh)

Não vou contar outras para não ficar muito longo, mas basicamente o serviço ao cliente do activo transformou-se em algo indescritível, acho que num nível até pior do que o das operadoras de telecomunicações.

- tenho de fazer o pagamento de uma compra de valor elevado por cartão multibanco, ligo antes para perguntar se existe algum limite para compras no cartão, o funcionário responde que só conseguirei fazer a compra numa caixa multibanco (como??

Já vi essa noutro banco: as subscrições de aforros são pagamentos com entidade+referência, mas para quantias mais gordas só funcionam na caixa MB com o cartão físico. Aí pode ir aos cem mil euros (99999, calculo que seja limitado a cinco dígitos).

Para as transacções online há um limite que não pode ser mexido, ou pelo menos sem intervenção de alguém no banco.

Não vou contar outras para não ficar muito longo, mas basicamente o serviço ao cliente do activo transformou-se em algo indescritível, acho que num nível até pior do que o das operadoras de telecomunicações.

Como? Ontem estive meia hora ao telefone e falei com quatro operadores diferentes. Além que a linha de apoio não me permitia sequer falar directamente com um operador, tinha que ir para os "pacotes" para depois transferirem-me a chamada. Além que me deram uma informação que se veio a confirmar errada, mesmo que tenha sido o operador mais prestável de todos.

Eu felizmente quando menos contacto com qualquer call centre melhor. [:D]
Até tenho apanhado pessoas simpáticas, mas os "scripts" dão cabo de tudo, quando tu sabes o problema e a solução, mas eles não conseguem passar da checklist. Tá tudo lixado.

Eu no activo tenho o problema que me pedem para actualizar os dados da minha filha (menor), e que posso fazer através da APP, mas não dá, não consigo, então tenho de ir a uma loja, na loja há sempre 30 paquistaneses na fila, por isso não vou. Resolvido. [:D]

Só precisei há uns anos, e correu bem, estava no estrangeiro.
Mas no geral este tipo de serviços funciona cada vez pior, não são raras as vezes em que ligo e sei mais que quem nos está a atender sobre o seu serviço.

Já vi essa noutro banco: as subscrições de aforros são pagamentos com entidade+referência, mas para quantias mais gordas só funcionam na caixa MB com o cartão físico. Aí pode ir aos cem mil euros (99999, calculo que seja limitado a cinco dígitos).

Para as transacções online há um limite que não pode ser mexido, ou pelo menos sem intervenção de alguém no banco.

Não é isso, não tem nada a ver com referências. Não é uma compra por ref. Multibanco, mas sim uma compra num espaço físico, com um terminal de pagamento.

Mais concretamente, eu queria fazer uma compra com o cartão multibanco, era o pagamento de IMT em um notário, e o valor é bem elevado. Para não ter chatices, liguei para ver se ia funcionar.

O funcionário foi incapaz de compreender a minha questão, e mandou-me ir pagar a uma caixa multibanco, o que no caso não tem lógica nenhuma. Eu ainda tive a paciência de explicar que não era isso, e perguntei se não havia ninguém por lá que soubesse a resposta. Ele disse para aguardar, e voltou com a mesma conversa: Compras de valor elevado têm de ser feitas em uma caixa multibanco e não online......

:sh):sh):sh):sh)

Nunca liguei nem tive problemas, esse tipo de dúvidas pesquiso online, se não encontrar a resposta também já sei que não vale a pena ligar [:D]

Não é isso, não tem nada a ver com referências. Não é uma compra por ref. Multibanco, mas sim uma compra num espaço físico, com um terminal de pagamento.

Mais concretamente, eu queria fazer uma compra com o cartão multibanco, era o pagamento de IMT em um notário, e o valor é bem elevado. Para não ter chatices, liguei para ver se ia funcionar.

O funcionário foi incapaz de compreender a minha questão, e mandou-me ir pagar a uma caixa multibanco, o que no caso não tem lógica nenhuma. Eu ainda tive a paciência de explicar que não era isso, e perguntei se não havia ninguém por lá que soubesse a resposta. Ele disse para aguardar, e voltou com a mesma conversa: Compras de valor elevado têm de ser feitas em uma caixa multibanco e não online......

:sh):sh):sh):sh)

Eu quando fui tirar uma pos graduação c/ o cartão de debito da CGD não deixou pagar 7500€ no TPA da faculdade, tive de ir ao MB da faculdade pagar a pos-graduação,

isso do IMT também me aconteceu na escritura no TPA não passou tive de ir ao MB que havia na rua

p/ aumentar o valor da transacção através do homebanking é preciso pedir o certificado digital e este tem vários níveis de segurança dependendo p/ o valor que pretendes desbloquear

Quando paguei o meu carro, foi por MB, num terminal do concessionário.

Na altura, tive de avisar a minha gestora de conta que ia fazer o pagamento nesse dia, no valor mais ou menos X, para ser aceite.

Eu quando fui tirar uma pos graduação c/ o cartão de debito da CGD não deixou pagar 7500€ no TPA da faculdade, tive de ir ao MB da faculdade pagar a pos-graduação,

isso do IMT também me aconteceu na escritura no TPA não passou tive de ir ao MB que havia na rua

p/ aumentar o valor da transacção através do homebanking é preciso pedir o certificado digital e este tem vários níveis de segurança dependendo p/ o valor que pretendes desbloquear

Acho isso estranho, por acaso o cartão não era daqueles de estudante? É que esses realmente eram limitados, se não estou em erro não deixava mais de 2K por compra.

Entretanto perguntei ao gestor de uma outra conta que tenho (EuroBic), e ele disse que sendo uma compra com cartão físico e PIN, em um terminal identificado, teoricamente não há nenhum limite para o pagamento, e podes comprar um carro, uma casa, ou qualquer outra coisa.

Quanto aos pagamentos online, isso é normal. Cada banco limita a um valor X, e se quiseres aumentar, tens de dar instruções para isso.

....
Entretanto perguntei ao gestor de uma outra conta que tenho (EuroBic), e ele disse que sendo uma compra com cartão físico e PIN, em um terminal identificado, teoricamente não há nenhum limite para o pagamento, e podes comprar um carro, uma casa, ou qualquer outra coisa.
....

Da experiência que tenho, nao funciona assim.
Compra de um carro novo.
Não dava...

Da experiência que tenho, nao funciona assim.
Compra de um carro novo.
Não dava...

O que me explicaram foi que, em teoria, funciona. Mas pode acontecer da transação ser bloqueada por ser atípica, um pouco como acontece com os cartões de crédito.

Ora, um gajo não compra carros e casas todos os dias (a não ser o CR7), então a chance disso acontecer ainda deve ser grande. Daí eu estar preocupado com esse pagamento.

Mas voltando à ideia inicial do tópico, o problema com o Activo nem é saber se dá ou não. Eles simplesmente não conseguem entender o que eu quero!

Cartão de débito AB, nunca tive problema em pagar nada fisicamente com ele, incluindo escrituras de casa. O único limite parece ser o dinheiro disponível na conta.

Transferências online a história já é outra... :sh):sh)

O que me explicaram foi que, em teoria, funciona. Mas pode acontecer da transação ser bloqueada por ser atípica, um pouco como acontece com os cartões de crédito.

Ora, um gajo não compra carros e casas todos os dias (a não ser o CR7), então a chance disso acontecer ainda deve ser grande. Daí eu estar preocupado com esse pagamento.

Mas voltando à ideia inicial do tópico, o problema com o Activo nem é saber se dá ou não. Eles simplesmente não conseguem entender o que eu quero!

Todos os cartões de débito têm associados limites de atividade diária para levantamentos em caixa ATM, pagamentos e transferências em caixa ATM, pagamentos em TPA, etc. Sei que nas caixas ATM são de 400 euros por dia para levantamento de notas e 100.000 euros por dia para pagamentos e transferências. Para pagamentos em TPA os limites são muito mais baixos que isso e quem quer usar para pagamentos elevados tem que falar com o seu banco e pedir um aumento do tal limite de atividade diária.
Fui agora consultar o limite do meu cartão de débito na plataforma de banca online e é de 5.000,00 euros.

Bem, lá chegou o dia de usar o cartão e funcionou tudo ok. Dois pagamentos de 11K cada um, sem problemas. Se calhar por ser impostos, aquilo aceita qualquer coisa.

O único entrave a compras com cartão são os comerciantes, porque as taxas de serviço dos terminais por norma são em percentagem. E mesmo que tenham uma tarifa de 0,3 ou 0,4 que são tarifas que já não são acessíveis a qualquer um, num pagamento de 11.000€ o comerciante tem uma comissão de 44€, é natural que haja resistência. Já os pagamentos por referência, transferências e pagamentos online têm sempre limites de segurança. E obviamente nos cartões de crédito há o limite do plafond.

Quanto ao relatado, as pessoas também têm que ser coerentes no que pretendem, ou pretendem serviço low cost, ou pretendem um serviço com níveis mínimos de qualidade. Se querem ter balcões e pessoas para falar, de preferência falar sempre com as pessoas que até já conhecem e em quem se confia, isso tem que se pagar.

Os call centers antigamente até tinham alguma qualidade, neste momento, por causa do atual momento do mercado de trabalho, seja qual for o ramo de atividade, têm uma rotatividade brutal, as pessoas não param lá muito tempo e os operadores que vos atendem têm algumas semanas ou no máximo uns meses de experiência e para temas comuns podem ter a resposta logo num script, mas conhecimento geral sobre aspectos mais específicos da atividade de um banco, não contem com isso.

Quem vai atrás de serviços gratuitos num ActivoBank, Revolut, Moey e afins tem de ter essa consciência, pela minha experiência diria que para miúdos, para segundas contas e afins funcionam bem, como banco principal para alguém com algumas necessidades de serviços financeiros, é para esquecer.

Última edição:
  • Gosto
Reações: DMA
- preciso de um cheque, ligo para perguntar se há alguma máquina Atm que imprima. Eles dizem que qualquer uma do millennium dá. Chego ao millennium e dizem que não dá, que essa informação é totalmente disparatada.

disparatada é a resposta de quem disse que é disparatado, pois as maquinas do millenium dao serviço aos clientes do activo bank, mesmo que não imprimam cheques oferecem outros serviços, portanto não seria "disparatado" assumir isso...

no entanto ultimamente não tem funcionado muito bem, costumava depositar dinheiro no multibanco do millinium de vez em quando e agora é rara a máquina que dá...

Mas qualquer pessoa que soubesse do que está a falar, sabia que a resposta é disparatada.

As máquinas que dispensam cheques têm cheques pré impressos, só falta colocar a linha óptica e o nome do titular da conta, como é óbvio se os cheques dentro das máquinas são cheques do Millennium nunca poderiam ser emitidos para clientes de outros bancos, como é o caso do AB.

Agora um operador de call center que está há duas semanas a lidar com assuntos de bancos, no mês passado vendia seguros para a Cristina Ferreira, como é natural não faz ideia disso. Sabe que há alguns serviços prestados nos balcões do Millennium e por isso acha que tudo é possível.

Voltar
Superior