Desabafo

Bem surf parece que não é o melhor desporto para quem vive em coimbra onde nem há mar[:D] só se fizer surf no Mondego[:cool:] mas com carro , tempo e euros para gastar é possivel o surf[;)]

se optares pelo surf e quiseres um fatinho barato apita[;)]

Boas!... Não pude deixar de ler este tópico com atenção até porque, sou médico. Por essa razão, como poderás calcular, não me porei aqui com bitaites ou paplites pois, como te terás apercebido, a medicina não funciona assim.
Independentemente da etiologia, funcional, orgânica, psiquiátrica, respondo-te, não como médico, mas como eventual semelhante em muita coisa pois não devemos ter idades muito diferentes para além de que não foi há muito que finalizei o curso e que curso.. e que desesperos por se ter um exame para o qual foi IMPOSSÍVEL estudar tudo... e tanta vida, vivência, maluqueira da juventude de que se abdicou, etc. etc.

A definição de "saúde" de acordo com a OMS passa por uma forma de bem-estar repartida às mais diversas esferas mas o estado de doença não decorre necessariamente da negação da definição desta. O âmbito de possibilidades de um diagnóstico médico não passa, nem tem que passar, necessariamente, pelos diagnósticos diferenciais dentre patologias.

Referes acompanhamento psiquiátrico e mesmo no contexto da psiquiatria, os diagnósticos diferenciais fazem-se e principalmente entre estados de normalidade relativa e os patológicos, sistematica e reavaliativamente.

Voltando um pouco atrás, como tu, terei passado pelas dificuldades de uma adolescência e juventudes que tais... mas, como "colega" te respondo... Porquê encarar, se calhar, um perfil de personalidade como um defeito? ... Há-nos, mais ansiosos, mais hipocondríacos, mais descontraídos, mais brilhantes, mais bonitos, mais feios... e não obstante, todos normais...

Adoras conduzir? Conduz!... Digo-te mais! Já experimentaste surfar? Sou médico, matei a cabeça a marrar durante a maior parte da minha juventude... e tudo isso para hoje, continuar sem tempo para nada! Mas sou um surfer inveterado! Senão lê o que me saiu há pouco num tópico em que participei..
"Está a ficar caramelo" dizia-me, a remar para fora, 1 dos meus surfistas preferidos numa das minhas ondas preferidas... Nao recordo quando foi, mas lembro-me, perfeitamente, do set que se armava a Norte e se preparava para rolar a 200 por hora pelo inside, desdobrando-se em ondas, pouco menos que perfeitas. ..Os ondes, quandos e porquês vêm à boleia da imagem...como uma foto numa pagina duma revista aberta, abandonada.. O único modo de reproduzir a experiência do surf será a vivencia. Tudo o resto, como estas palvaras, sao mero jogo de espelhos recriados numa imagem projectada de mim e do surf, do surf e de mim.. de mim com o surf.. Por isso, as mesmas vivências terão significados diferentes e isto enquanto significados semelhantes se podem traduzir por vivências diferentes. Parece confuso, mas o que fica desta teia fotogrâmica trata-se do que resta depois da imagem (como a areia molhada, a beira-mar, quando a espuma se retrai...) As imagens, essas, nao me largam e colam-me os momentos que me acolheram. Impressões que se seguem, desordenadas, em ritmo de recordacao de ondas feitas, de instantes que congelam na agua, texturas e rostos... a cores. O definhar do conforto que em vontade se torna, de partir para as ondas...num fim da rua ou num fim do mundo. Esperar que passe o set para remar para o outside, hoje, um modus operandus que nao escolhe onde, quando ou porque .. ... Não há muito que perceber. Se "está tudo bem"... então está optimo!... Cabe-te a ti e só a ti mudar o que quer que seja. Manda-te às ondas...experimenta superar os altos e baixos de uma surfada... as sovas...os enrolanços no beachbrake mas principalmente...aprende a emergir.

Grande Abraço!

Obrigado pelas tuas palavras...
eu sei que mt tem de partir de mim, mas nem sempre e facil..
no entanto tudo tenho feito para alterar essa situaçao, e espero um dia poder dizer que emergi
abraço

Banho antes do ginasio ?:eek: já agora pk? eu tomo é depois do ginasio para retirar o suor[;)]

Isto é mesmo muito "off topic" (até para mim [:D] ), mas ok... eu não consigo sair de casa sem tomar banho, sem me sentir "limpo" [:D]
Pancada... quando era puto não gostava de tomar banho, de há uns anos para cá (uns 18, vá... [:D] ) fiquei viciado. Coisas da vida [:p]

Já consegui melhorar numa coisa: para ir à praia não tomo banho (dantes tomava). De resto, tomo sempre banho para sair de casa.

Espero que ninguém fique em depressão ou tenha um esgotamento a ler isto [:D]

Isto é mesmo muito "off topic" (até para mim [:D] ), mas ok... eu não consigo sair de casa sem tomar banho, sem me sentir "limpo" [:D]
Pancada... quando era puto não gostava de tomar banho, de há uns anos para cá (uns 18, vá... [:D] ) fiquei viciado. Coisas da vida [:p]

Já consegui melhorar numa coisa: para ir à praia não tomo banho (dantes tomava). De resto, tomo sempre banho para sair de casa.

Espero que ninguém fique em depressão ou tenha um esgotamento a ler isto [:D]

Acho que, de pelo menos há uns 10 anos para cá, nunca saí de casa sem tomar banho. Não consigo, sinto-me mal, "sujo", arghh. :(

Sorry pelo O.T.

Lá está para ir á praia tomo banho...pois vou tar ali ao pé do pessoal e posso nao ir logo á agua ou ate psso passar o tempo na esplanada...

Agora para o ginasio não tomo banho pois não vou perder tempo e gastar agua e gaz para a seguir entrar no ginasio e ficar logo a suar que nem um porco[:cool:] , acho que nao faz sentido...pelo menos pa minha cabeça.

Bem surf parece que não é o melhor desporto para quem vive em coimbra onde nem há mar[:D] só se fizer surf no Mondego[:cool:] mas com carro , tempo e euros para gastar é possivel o surf[;)]

Tem aqui a Figueira da Foz e Quiaios, tão perto. [;)]

LOL! Escapou-se-me esse pormenor.. o da localização. Mas ele percebeu o que eu quis dizer e tenho a certeza que assim que passar a rebentação vai andar aí a ripar grandes picos por essa vida fora... seja isto, uma mera metáfora que tal.
Agora, que custa, custa!... e tal como no surf, só para se fazer o 1º take-off é preciso ir para a rebentação, muitas vezes, muitos dias, às vezes meses!!! a levar sovas, a fazer figuras no meio de muitos "moranguitos-com-açucar" mas sempre com a confiança que um dia... se há-de conseguir.. e não é que quem quer, consegue sempre!? Não conheço nenhum novo ou velho, alto ou baixo, magrinho ou gordo.. que não tenha conseguido finalmente, por-se de pé!...

Grande abraço!

E para quem odeia desporto :sh) como eu :sh) há maneira de pôr as endorfinas a rolar?

Boa pergunta... bem.. só tenho 1 resposta. Estou no solplay há já 6 anos. Os 1ºs 4 foram só para relax.. para a sauna depois da surfada.. umas braçadas na piscina nada mais... Depois comecei a sentir-me mal.. andava a atirar dinheiro fora.. mas odiava as salas de musculação a fazer "músculo" em frente ao espelho.. as aulas com aquelas coreografias ridículas e complicadas.. mas um dia, pensei. Ou dou uso a isto ou cancelo a inscrição e forcei-me a ir às coisas. Forcei-me mesmo.
De repente, não passo sem aquilo. Sei lá... o remédio para quem não gosta de desporto? É levar mais uma vez "sovas" e um dia, de surpresa, passa a gostar... digo eu..

E para quem começou por dizer que não se ir por a mandar bitaites, tou a brilhar...mas espero que seja por boas causas..

Boa pergunta... bem.. só tenho 1 resposta. Estou no solplay há já 6 anos. Os 1ºs 4 foram só para relax.. para a sauna depois da surfada.. umas braçadas na piscina nada mais... Depois comecei a sentir-me mal.. andava a atirar dinheiro fora.. mas odiava as salas de musculação a fazer "músculo" em frente ao espelho.. as aulas com aquelas coreografias ridículas e complicadas.. mas um dia, pensei. Ou dou uso a isto ou cancelo a inscrição e forcei-me a ir às coisas. Forcei-me mesmo.
De repente, não passo sem aquilo. Sei lá... o remédio para quem não gosta de desporto? É levar mais uma vez "sovas" e um dia, de surpresa, passa a gostar... digo eu..

E para quem começou por dizer que não se ir por a mandar bitaites, tou a brilhar...mas espero que seja por boas causas..

Agradecemos os teus bitaites. Acredita que sim! [;)]

Pois é verdade, eu nunca gostei de fazer desporto. Mas isso porque nunca revelei a mínima tendência, jeito ou habilidade para tal. Lembro-me de andar na escola e, em 8 anos de educação física, ter conseguido marcar dois cestos no basketball. :sh) Uma fartura em 8 anos inteiros! :sh)

Ainda hoje, qd tento fazer alguma coisa, irrita-me a minha inépcia. E qd começo a fazer actividade saio de lá mais irritado do que qd entrei.

LOL! Escapou-se-me esse pormenor.. o da localização. Mas ele percebeu o que eu quis dizer e tenho a certeza que assim que passar a rebentação vai andar aí a ripar grandes picos por essa vida fora... seja isto, uma mera metáfora que tal.
Agora, que custa, custa!... e tal como no surf, só para se fazer o 1º take-off é preciso ir para a rebentação, muitas vezes, muitos dias, às vezes meses!!! a levar sovas, a fazer figuras no meio de muitos "moranguitos-com-açucar" mas sempre com a confiança que um dia... se há-de conseguir.. e não é que quem quer, consegue sempre!? Não conheço nenhum novo ou velho, alto ou baixo, magrinho ou gordo.. que não tenha conseguido finalmente, por-se de pé!...

Grande abraço!

Por acaso nao sou de coimbra, apenas estudava la...
a brincar que o digas sempre achei o surf mt interessante.. tento ir acompanhando o que por ca se faz e nao so...
Mas sim, percebi a metafora.. espero um dia poder por me de pe..
obrigado pelo apoio e pelas palavras...
abraço..

Boas!... Não pude deixar de ler este tópico com atenção até porque, sou médico. Por essa razão, como poderás calcular, não me porei aqui com bitaites ou paplites pois, como te terás apercebido, a medicina não funciona assim.
Independentemente da etiologia, funcional, orgânica, psiquiátrica, respondo-te, não como médico, mas como eventual semelhante em muita coisa pois não devemos ter idades muito diferentes para além de que não foi há muito que finalizei o curso e que curso.. e que desesperos por se ter um exame para o qual foi IMPOSSÍVEL estudar tudo... e tanta vida, vivência, maluqueira da juventude de que se abdicou, etc. etc.

A definição de "saúde" de acordo com a OMS passa por uma forma de bem-estar repartida às mais diversas esferas mas o estado de doença não decorre necessariamente da negação da definição desta. O âmbito de possibilidades de um diagnóstico médico não passa, nem tem que passar, necessariamente, pelos diagnósticos diferenciais dentre patologias.

Referes acompanhamento psiquiátrico e mesmo no contexto da psiquiatria, os diagnósticos diferenciais fazem-se e principalmente entre estados de normalidade relativa e os patológicos, sistematica e reavaliativamente.

Voltando um pouco atrás, como tu, terei passado pelas dificuldades de uma adolescência e juventudes que tais... mas, como "colega" te respondo... Porquê encarar, se calhar, um perfil de personalidade como um defeito? ... Há-nos, mais ansiosos, mais hipocondríacos, mais descontraídos, mais brilhantes, mais bonitos, mais feios... e não obstante, todos normais...

Adoras conduzir? Conduz!... Digo-te mais! Já experimentaste surfar? Sou médico, matei a cabeça a marrar durante a maior parte da minha juventude... e tudo isso para hoje, continuar sem tempo para nada! Mas sou um surfer inveterado! Senão lê o que me saiu há pouco num tópico em que participei..
"Está a ficar caramelo" dizia-me, a remar para fora, 1 dos meus surfistas preferidos numa das minhas ondas preferidas... Nao recordo quando foi, mas lembro-me, perfeitamente, do set que se armava a Norte e se preparava para rolar a 200 por hora pelo inside, desdobrando-se em ondas, pouco menos que perfeitas. ..Os ondes, quandos e porquês vêm à boleia da imagem...como uma foto numa pagina duma revista aberta, abandonada.. O único modo de reproduzir a experiência do surf será a vivencia. Tudo o resto, como estas palvaras, sao mero jogo de espelhos recriados numa imagem projectada de mim e do surf, do surf e de mim.. de mim com o surf.. Por isso, as mesmas vivências terão significados diferentes e isto enquanto significados semelhantes se podem traduzir por vivências diferentes. Parece confuso, mas o que fica desta teia fotogrâmica trata-se do que resta depois da imagem (como a areia molhada, a beira-mar, quando a espuma se retrai...) As imagens, essas, nao me largam e colam-me os momentos que me acolheram. Impressões que se seguem, desordenadas, em ritmo de recordacao de ondas feitas, de instantes que congelam na agua, texturas e rostos... a cores. O definhar do conforto que em vontade se torna, de partir para as ondas...num fim da rua ou num fim do mundo. Esperar que passe o set para remar para o outside, hoje, um modus operandus que nao escolhe onde, quando ou porque .. ... Não há muito que perceber. Se "está tudo bem"... então está optimo!... Cabe-te a ti e só a ti mudar o que quer que seja. Manda-te às ondas...experimenta superar os altos e baixos de uma surfada... as sovas...os enrolanços no beachbrake mas principalmente...aprende a emergir.

Grande Abraço!

Brilhante................
Obviamente que assino por baixo e cumprimento o autor.
Ao destinatário do post...aprende a emergir, estamos aqui para te ajudar.[;)]

Concordo[;)]

Trata é o mais rápido possivel fazer o desmame da medicação, que a habituação é pior que a "doença"

Enfrenta a vida de peito aberto e sem andares "drogado"

Arranja como droga uma "GAIJA" [;)]

Depois de ler a 1ª mensagem também pensei nisso... o que ele precisa é: "desintoxicar" o organismo, boa alimentação.

Sem a desintoxicação nenhum processo de cura é eficaz.

A desintoxicação deve ser o primeiro passo.[;)]

Eu sugiro-te duas coisas , resultam para mim.

Arranja uma namorada e vai viajar.
Eu no teu caso ia tipo fazer 2 ou 3 meses de viagem , ou se nao tiveres meios mete te em africa a fazer voluntariado que é mais barato. Aposto que voltas mto melhor. E passas a ver que a tua vida até é boa.

A namorada nao sei se é facil ou dificil no teu caso. depende de cada um. Mas se gostares dela e se derem bem , resulta de certeza.

Coragem e boa sorte!

durmo cerca de tres a quatro horas por noite...
nao penso em nada concretamente.. apenas dou voltas e mais voltas e nao adormeço...
Se eu dormisse 3/4 horas/dia, passado alguns dias andava a cair pelos cantos. É importante que o "apoio químico" te ajude a estabilizar os sonos. Talvez seja necessário ajustar as doses que tomas.
E não me parece nada boa ideia andares por aí a conduzir nesse estado....

Quando dizes que não pensas em nada em concreto, significa o quê? que ficas a "contar carneiros"? Sentes-te simplesmente apático? ou há outro tipo de sentimentos como medo, angústia, solidão, saudade, revolta, raiva, vergonha... ou outro qualquer?

Se eu dormisse 3/4 horas/dia, passado alguns dias andava a cair pelos cantos. É importante que o "apoio químico" te ajude a estabilizar os sonos. Talvez seja necessário ajustar as doses que tomas.
E não me parece nada boa ideia andares por aí a conduzir nesse estado....

Quando dizes que não pensas em nada em concreto, significa o quê? que ficas a "contar carneiros"? Sentes-te simplesmente apático? ou há outro tipo de sentimentos como medo, angústia, solidão, saudade, revolta, raiva, vergonha... ou outro qualquer?

"Apoio quimico" comigo só se for deste: http://www.garrafeiranacional.com/products/2020021.jpg

Se tiver que levar com os efeito secundarios do "tratamento" antes que seja com aquele produto... é mais barato que uma consulta medica (sem contar com os "remedios") para alem do mais com uma garrafa daquelas podes fazer o "tratamento em grupo" com os amigo e/ou familia, a descontração e diversão é garantida... mal por mal...

Brilhante................
Obviamente que assino por baixo e cumprimento o autor.
Ao destinatário do post...aprende a emergir, estamos aqui para te ajudar.[;)]

Fiquei muito contente e até surpreso por reparar que, tal como ao Lost Soul , a sugestão do "desporto" (que, apenas, reiterei depois de muitos outros) ser por vários, motivo de curiosidade e acolhimento. Tem piada como, mesmo quando tentamos ajudar de forma mais ou menos altruísta, somos também contemplados com a "ajuda" que provém de feedback´s. Eu próprio, acabo de confirmar permeio de uma espécie de pequeno estudo multicêntrico que a terapêutica é uma disciplina que se deve pautar pela multidisciplinaridade e não por sentidos estritos e redutores...enfim, obrigado eu.
Excluí à partida, hipóteses diagnósticas... não o consegui evitar mas, lost Soul, disseste-o em demonstração da preservação clara de insight, que analítica e imagiologicamente estava tudo ok. Descartem-se boas possibilidades como questões endocrinológicas, hipers e hipos que tais, nomeadamente tiroidismos, cushings...neurológicas e/ou auto-imunes, fibromialgias, tumores, etc. e com um insight assim, parte considerável das psiquiátricas...

Não me apetece, tampouco, falar como médico até porque não será esse, decerto, o teu objectivo neste contexto, Lost soul..

Prefiro falar como surfer e sobre um handicap associado à classe.. o conceito de secret spot. Se existe algo que torna o surf menos perfeito é a teoria dos irredutíveis defensores dos "secret spots". É até desumano pois somos desde pequenos, talhados à partilha e adoramos divulgar a decoberta de coisas fabulásticas como o seja aconselhar um bom filme aos amigos, postar no forum a foto de uma grande bomba que vimos, etc etc... e por isso quero que acredites que aquilo que se tem dito por todos aqui, não foram hipóteses terapêuticas à la equipa do dr. house mas factos de vida, histórias de sucessos, que tu também irás alcançar.
Carl Sagan no "Pale blue dot" descreve
"A terra é um estádio muito pequeno da vasta arena cósmica. Pensem nos rios de sangue entornados por generais e imperadores, para que, na glória e no triunfo, pudessem ser os mestres da fracção de um ponto".
Não por ser um cientista mas, Carl Sagan poderia, em "The Pale blue Dot", ser considerado a antítese de um surfer ao definir a terra com uma obra iniciada a partir de uma fotografia tirada pelo Voyager I...Por vezes é necessário que sejamos mestres momentâneos da fracção de um ponto. O ponto é pálido e pequeno e por isso mesmo, são curtos os momentos desta viagem instantânea que enchem de felicidade uma vida. Não existe nada mais egotrípico que o surf, com aquela sensação de realização que nos envolve a cada onda surfada e nos impele para mais uma. O objectivo? Um deslize incrivelmente curto, incrivelmente rápido (e para nós, quanto mais rápido melhor)num espaço imenso - o mar como o espaço de Sagan. E isto é bom.

Grande seca que acabo de mandar para concluir e acrescentar a tudo quanto tem sido dito... não esperes para emergir... Não proteles a tua iniciativa com "Um dia hei-de...". A vida é demasiado curta. Sou apologista de que, como muitos têm dito, a felicidade não seja um estadio final, um objectivo alcançável, mas a colecção de muitos momentos felizes... uma caderneta de cromos.. um hi5 de momentos..

Atalha aí caminho, rapaz!

Última edição:
Voltar
Superior