desabafos!!

Tenho seguido este tópico sem nada comentar, mas a situação não passa do mesmo, eu deixo um exemplo:

Tinha 2 carros que foram comprados novos há mais de 11 e 15 anos, respectivamente, que foram adquiridos novos para os meus filhos. Só andavam para ir ao IPO e nada mais, mas pagavam seguro, IUC e IPO.

A minha mulher por teimosia não queria se desfazer dos mesmos dado ser um valor sentimental " eram carros dos meninos, bla, bla, etc e tal.

Um dia, por necessidade de espaço e deixar de ter que andar a carregar baterias, mudar óleos, pneus sem os carros andar assim como o seguro, resolvi vender no site vendas que anda por aí.

Muitas fotos, carros muito bem estimados, que era verdade, começaram a chover e-mails e telefonemas, com oferta s irrisórias até que a minha mulher um dia atendeu o telefone (o meu) e era um psud cliente que disse que tinha visto o preço de uma carro marca y modelo x por a quantia de xxx.

Conseguiu arranjar um problema nesse dia que até choveu na terra!

Aumentei em 1500 euros o preço do carro e após umas horas um telefonema melhor preço e tal, ou se pelo menos pagava a transferência de propriedade, aceitei, nesse dia veio com o filho e 2 mecânicos verem o carro, experimentaram, puxou por um "maço notas" pagaram e foram embora.

Ganhei mais 1.445 euros...

250€ o que muda na sua vida? Ainda por cima ele paga a passagem de nome. Vende logo o carro, fica a ser menos um problema, a cada mês que passa menos valor tem. Se estás á espera que te vão dar o 'justo' valor pelo carro, compra uma poltrona confortável porque tu vais esperar bastante. Com 250€ vais ao macdonald, metes gasolina e compras uma roupinha e mesmo assim não chega para ir apanhar um arzinho.

se não muda na minha tambem nao muda na vida dos outros! se calhar sou eu que ja estou em idade de pré-velho ou coisa assim mas 50 contos ainda são 50 contos!

exxemplo!

1 email -esta disponivel
resposta sim esta
2 email tenho 3500 quer?
resposta -o minimo que faço são 3750
3 email so dou 3500 e vou buscar hoje
resposta 3750
4email olhe que dou 3500 e ainda pago eu o registo e vou buscar agora
resposta-3750 lista de carros iguais á venda em diversos sites junto com a recomendação de ir "tentar" negociar com outro proprietario um valor de consenso entre os 2 e ainda adicionei um muito obrigado!

A parte a vermelho comigo já não existe, e com isso perco menos tempo.

Se ao fim de uns meses (aqui o tempo depende da procura que o carro tem, também medida pelo número de contactos que recebo por ele) ninguém for além desse passo, eu serei obrigado a render-me às evidências e colocar o carro a 3.500€ (ou 3.600€ negociáveis pronto para descer para os 3.500€).

Como te disse atrás, nem o comprador nem o vendedor fazem isoladamente um negócio.

Se tiver o carro 3 meses online e nada se concretizar, é porque possivelmente estou a esticar o valor para lá do realista, e aí só sobram duas opções:

a) Ajustar o valor;
b) Não vender o carro;

Dependendo do estilo do carro e cliente-alvo potencial, poderia equacionar acrescentar algo que fosse um valor acrescentado e o diferenciasse no anúncio.
Mas há casos onde isso não funciona e só aumentaria o prejuízo. [;)]

Este ano vendi 3 viaturas minhas e entreguei uma quarta como retoma.
Uma foi vendida em menos de 24 horas, outra em menos de uma semana e outra em menos de um mês (a mais cara das 4).

A quarta foi entregue como retoma depois de uma negociação mais firme, porque percebi pelo anúncio online que apesar de o carro ter poucos km (reais e comprováveis) e estar num excelente estado visual, seria uma venda com potencial para demorar muito, e ainda assim ter de sofrer muitos ajustes (reduções) no preço.

O valor que me deram à retoma não seria fácil de obter se o colocasse directamente online a esse valor, pelo que aí a decisão foi tomada com alguma rapidez.

O facto de tu achares que o teu carro vale mais de 3.500€ não significa que realmente o valha, e o tempo vai mostrar se estavas certo ou não.
Mas para deixares esse tempo passar vais ter de ter paciência...
...ou ceder! [;)]

Ontem fui ver um mercedes, e o "dono" nem sabia que o carro estava sem inspeção, andava com ele todos os dias e nem inspeção tinha. Sinceramente... fugi logo do homem, se nem da inspeção sabe, imagino como está a parte mecânica.

se não muda na minha tambem nao muda na vida dos outros! se calhar sou eu que ja estou em idade de pré-velho ou coisa assim mas 50 contos ainda são 50 contos!

Eu acho que os carros após a compra desvalorizam dia para dia. Por 250€ eu não me ia chatear. Mas sou eu...

Na minha opinião, acho que quando se compra um carro usado tem de se ter em atenção àquilo que se quer:

a) Ou se quer um carro a preço médio/baixo de mercado e tentamos manter o budget baixo, com pneus de marcas low-cost (ou usados), lidamos bem com volantes descascados, com pequenos rasgões nos estofos, luzes do tablier fundidas, pintura queimada, ruídos...

b) Ou se quer um carro a preço de mercado para ir pondo «au point» e facilmente gastamos umas largas centenas de euros (ou mesmo mais de 1000);

c) Ou se compra um carro próximo da perfeição cujo preço terá de ser, forçosamente, acima do preço de mercado. Assim, cada carro é um caso! Os preços praticados pelo mercado deverão ser, apenas, indicativos.

Quanto a negociar preços, depende daquilo que se quer: em última análise, o veículo está em tão bom estado que não vale a pena negociar. Perder tempo a negociar antes de ver o produto, não faz o meu género.

Na última compra em usado que fiz (um Nissan Primera 1.6 de 01/2000), o vendedor pedia 1800 euros. Vi o carro e detectei um farol de nevoeiro partido (que o dono não se teria apercebido) e um vidro elétrico que não funcionava. Face a estas falhas, com as quais não contava, pedi-lhe que fizesse uma nova proposta de preço. Ele fez: 1650e. Achei justo. Fechei negócio. (já agora, arranjei o farol de nevoeiro num centro de abate e um motor de vidro elétrico por 120e).

Abraço e boas compras

MJAG bom Post !

Aqui as pessoas parecem não ter a noção que um carro em 3 meses desvaloriza e em 6 consideravelmente e que dificilmente se consegue um grande preço em algo que esteja muito bom.

Ontem fui ver um mercedes, e o "dono" nem sabia que o carro estava sem inspeção, andava com ele todos os dias e nem inspeção tinha. Sinceramente... fugi logo do homem, se nem da inspeção sabe, imagino como está a parte mecânica.

Deixa-me dizer-te que há uns anos lembrei-me que o meu carro de serviço estaria sem IPO há mais de uma semana num dia de manhã enquanto estava a fazer a barba.:sh)

No entanto, esse carro fez sempre todas as revisões certinhas na marca sem atrasar qualquer substituição que fosse necessária (antes pelo contrário), e estava muito longe de ser um carro desleixado (fosse no sentido que fosse).

O que aconteceu foi uma combinação de factores num um período de trabalho mais intenso e onde a data de IPO "escapou".
Fui nessa mesma manhã (já com receio de ser apanhado pelo caminho) fazer a IPO, mas até aí andava perfeitamente descansado.

Aliás, de há uns anos para cá é mais fácil uma pessoa esquecer-se de uma IPO do que uma revisão, porque os carros avisam-no cada vez que se dá à chave.[:D]

Na minha opinião, acho que quando se compra um carro usado tem de se ter em atenção àquilo que se quer:

É um excelente resumo! [;)]

O grande problema é que as pessoas começam por achar que na compra o valor de um determinado carro/modelo é aquele que está anunciado pelo preço mais baixo, mas que normalmente está cheio de mazelas para resolver (algumas só se vêm ao vivo, enquanto outras são logo visíveis a quem conheça bem o modelo e os seus pontos frágeis).

Um carro quase imaculado não pode custar o mesmo que um todo esmurrado por dentro e por fora, e a avaliação dos donos dos carros tem quase sempre tendência para menosprezar os defeitos, dizendo facilmente "o carro está como novo" quando fala de um carro com 15 anos e 300.000 km. [:D]

E quer queiramos quer não, existem barreiras mentais algo definidas em torno dos km.

A proximidade com os 100.000 km tem um significado, a proximidade com os 200.000 km tem outra, e a partir dos 250.000 km acho que se começa a entrar num terreno onde o preço tem mesmo de vir por aí abaixo para compensar.

a) Ou se quer um carro a preço médio/baixo de mercado e tentamos manter o budget baixo, com pneus de marcas low-cost (ou usados), lidamos bem com volantes descascados, com pequenos rasgões nos estofos, luzes do tablier fundidas, pintura queimada, ruídos...

b) Ou se quer um carro a preço de mercado para ir pondo «au point» e facilmente gastamos umas largas centenas de euros (ou mesmo mais de 1000);

c) Ou se compra um carro próximo da perfeição cujo preço terá de ser, forçosamente, acima do preço de mercado. Assim, cada carro é um caso! Os preços praticados pelo mercado deverão ser, apenas, indicativos.

Quanto a negociar preços, depende daquilo que se quer: em última análise, o veículo está em tão bom estado que não vale a pena negociar. Perder tempo a negociar antes de ver o produto, não faz o meu género.

Na última compra em usado que fiz (um Nissan Primera 1.6 de 01/2000), o vendedor pedia 1800 euros. Vi o carro e detectei um farol de nevoeiro partido (que o dono não se teria apercebido) e um vidro elétrico que não funcionava. Face a estas falhas, com as quais não contava, pedi-lhe que fizesse uma nova proposta de preço. Ele fez: 1650e. Achei justo. Fechei negócio. (já agora, arranjei o farol de nevoeiro num centro de abate e um motor de vidro elétrico por 120e).

Abraço e boas compras

explicação ao milimetro do que sinto!!muito obrigado!.

Back